sábado, 17 de maio de 2008

GNR de Lordelo com novo quartel

O novo quartel da GNR de Lordelo deverá estar pronto em meados de 2010. As obras de construção do edifício ainda não começaram, mas já é certo o aval do Governo quanto à sua construção. A obra terá um custo de cerca de um milhão de euros, suportado pelo Governo. A assinatura do protocolo entre a administração central e a autarquia de Paredes aconteceu na última terça-feira, dia 13 de Maio, no âmbito de uma visita do Secretário de Estado da Administração Interna ao concelho.
O novo quartel da GNR de Lordelo vai ser construído num terreno, propriedade da Câmara Municipal de Paredes, situado atrás da Escola Primária da Igreja. O edifício, construído de raiz, terá uma área de construção de 1200 metros quadrados, num total de 2600 metros quadrados de área de implantação.
Esta decisão do governo veio pôr fim a um impasse que durava há vários anos e que obrigava os militares da GNR a trabalhar num quartel sem o mínimo de condições. Mas esta é uma decisão que ainda coloca dúvidas em algumas pessoas. Para o presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Joaquim Mota, “este é um dia feliz, mas ainda me custa a acreditar que este protocolo seja verdade”. Isto porque, recorda, “foi celebrado um protocolo do género com o Governo de Durão Barroso, em 2004, em que me disponibilizei a ceder um espaço do edifício da sede da Junta para a instalação do quartel da GNR. Um protocolo que nunca andou para a frente. Espero que este (protocolo) seja diferente”.
E será. Pelo menos a fazer fé nas palavras de Rui Sá Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna. “Este protocolo é um reflexo do nosso investimento nas forças de segurança. Queremos melhorar as condições das forças de segurança para oferecer um melhor serviço aos cidadãos. Não se trata de um protocolo para ficar perdido numa qualquer gaveta, mas de um protocolo que é para cumprir”, garantiu o governante.


A construção do novo posto da Guarda Nacional Republicana representa um investimento financeiro de um milhão de euros. Mas, e agora que “temos terreno, que temos dinheiro e que há vontade de avançar, temos todas as condições para daqui a dois anos estarmos aqui a inaugurar o novo quartel”, referiu Rui Sá Gomes, durante uma visita ao terreno onde será construída a infra-estrutura.
O quartel vai ser construído atrás do edifício da Escola Primária da Igreja, a cerca de 100 metros do parque do Rio Ferreira, e terá capacidade para acolher cerca de 60 militares.
Na sua visita a Paredes, o Secretário de Estado falou na importância da segurança, sendo esta a “primeira das liberdades”. E para que exista cada vez mais segurança no país, o Governo vai contratar, até ao final da legislatura, mais 4.500 novos elementos para as forças de segurança, quer seja a GNR, quer seja a PSP. Um investimento superior a 62 milhões de euros que vem de encontro à prioridade deste Governo: paz pública e prevenção da criminalidade.
Segundo Rui Sá Gomes “esta obra parecia talhada para não sair de uma gaveta. Esta obra arrastava-se há vários anos”. E isto acontecia, segundo o governante, “porque, durante alguns anos, a segurança não era uma prioridade neste país”.
O protocolo assinado entre o Governo, a autarquia e a DGIE (Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos) foi assinado a 13 de Maio e visa a construção do Posto Territorial da GNR de Lordelo. Um quartel que “vem reforçar o papel da segurança neste território”, salientou o presidente da autarquia paredense, Celso Ferreira. O edil lembrou que em Paredes existe um agente para 1350 cidadãos, ao passo que há localidades onde existe um agente para cada 800 pessoas.Visivelmente satisfeito, Celso Ferreira lembrou que o novo posto da GNR servirá uma população de 50 mil habitantes.


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você