A exposição conta com cerca de 25 presépios desde os mais tradicionais aos mais vanguardistas. Ao longo destes dias, foram em grande número os visitantes que já ali acorreram para apreciar estas “obras de arte” construídas pelas crianças da catequese infantil, adolescentes, grupo de jovens e respectivos catequistas, que deram largas á sua imaginação, sem nunca fugir ao tema proposto.
O CFPIMM, Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, localizado na cidade de Lordelo, organizou, no passado dia 14 de Dezembro, um Seminário subordinado ao tema “Procedimentos e Indicadores da Qualidade em Educação e Formação Profissional”, que contou com a presença de oradores representantes de várias instituições nacionais com vocação específica nesta
área, a saber: Agência Nacional para a Qualificação, Instituto Português da Qualidade, Associação Portuguesa para a Qualidade e Associação Portuguesa para a Certificação.
Este Seminário representou o encerramento do trabalho realizado no âmbito de um projecto aprovado pela Comissão Europeia (programa LEONARDO DA VINCI), trabalho parao qual o CFPIMM contou com a colaboração das seguintes instituições nacionais e estrangeiras: CFPIMM - Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (Coordenador) (Portugal); IFW – Institut für Wissenstransfer -
Universitãt Bremen (Alemanha); AIDIMA – Instituto Tecnológico del Mueble, Madera, Embalaje y Afines (Espanha); Seinãjoen Kouiutuskeskus, Sedu (Finlândia); PRKK - Pécsi Regionális Kepzo Kózpont (Hungria); AIMMP -Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal; CE-QUAL - Centro de Formação Profissional para a
Qualidade (Portugal); e ICCOPN - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (Portugal).
O referido projecto, designado PROQUALITY- Procedimentos e Indicadores da Qualidade em Educação e Formação Profissional, teve como objectivo principal a criação de um Quadro de Procedimentos e Indicadores da Qualidade em Educação e Formação Profissional. Este Seminário reuniu responsáveis pela gestão de instituições de Educação e Formação Profissional, técnicos responsáveis por Sistemas de Gestão de Qualidade e outros profissionais com intervenção nas áreas da Qualidade.
"Feira da Saúde" para a população de Lordelo
Nos passados dias 14 e 15 de Dezembro, decorreu na cidade de Lordelo, uma Feira da Saúde, promovida pela Servilord, que contou com o apoio da Fundação A Lord. Realizaram-se vários rastreios gratuitos da diabetes, audição, visão, podologia e dentista, que decorreram em várias salas do Salão Paroquial de Lordelo. Uma iniciativa muito participada e apreciada pela população, que assim pode analisar de uma forma gratuita, livre e descomprometida a sua saúde do momento.Este tipo de iniciativas está cada vez mais em voga, face ao facto de ser promovida em diferentes locais, o que descentraliza os espaços onde a saúde da população pode ser analisada.
Biblioteca "A Lord" festeja o seu 7º Aniversário
De 21 a dia 30 Novembro, a Biblioteca da Fundação A Lord festejou o seu 7º Aniversário, com um sem número de actividades (A Biblioteca e a Comunidade; Sessão de Cinema; Atelier de Expressão Dramática, A Branca de Neve e os Sete Anões; Um Roubo na Véspera de Natal e Vamos ouvir uma História) já habituais neste espaço. “A Tradição do S.Martinho” foi a exposição do mês de Novembro, depois de Mulheres Escritoras em Outubro, Povos de Africa em Setembro, A Peneda Gerês em Agosto e a Biblioteca Vai à Escola em Julho. Vamos ouvir uma história, Sessão de Cinema, A Billioteca Vai á Esco1a, Exposição, Teatro de Fantoches, Caixa e Baú da Biblioteca são outras das actividades desenvolvidas.




De reduzidas dimensões (já que o curso do rio, neste trecho, não obrigaria a maior amplitude), a tosca Ponte Granítica apresenta um pavimento em lombo asinino, conservando um muito irregular lajeado de revestimento. 


No Brasão de Lordelo, vem mesmo uma alusão aos moinhos (“a roda-penada”), fazendo lembrar os tempos de outrora.

Está localizado no alto da Serra de Meda, lá no seu pináculo, muito próximo da cadeia Civil do Norte, onde a fé cristã e o amor patriótico do povo lordelense implantou no ano de 1940 uma cruz baptizada com o nome de Cruzeiro da Independência.
Altivo e dominador lá se encontra a varrer com os seus olhos um vasto horizonte, entrando por cinco ou mais concelhos. Voltados com o rosto para nascente, apreciam toda a cidade de Lordelo.
Aqui, realiza-se no 3º Domingo de Junho a Festa da Paróquia, que assinala o encerramento do ano pastoral.
Localizado a poucos passos da igreja paroquial, em pleno cruzamento, aparece esta belíssima coluna em granito encimada por uma cruz, estando envolvida por um espaço ajardinado, atestando a fidelidade de um povo a uma religião secular. O espaço envolvente foi muito recentemente remodelado pela Câmara Municipal de Paredes.

.jpg)













