domingo, 9 de setembro de 2007

Locais de Culto

- Igreja Matriz e Salão Paroquial



A igreja que hoje se vê, tendo integrada a casa paroquial, não é a mesma que serviu Lordelo durante muitos anos. Da igreja primitiva apenas resta a capela-mor, ladeada à entrada por duas colunas em pedra em cujos capiteis apareceram esculpidas figuras estilizadas de animais e plantas (ao gosto do estilo romântico). Segue-se a parte moderna ampla e funcional destinada a receber um maior número de fiéis para os actos litúrgicos. A sua restauração data do ano de 1900.







- Capela de S.Roque



Trata-se de um modesto templete, de reduzidas dimensões. Edificada em granito, a estrutura mostra uma humilde frontaria marcada pela porta principal, rectangular e de emolduramento liso, esta sobrepujada por um janelão gradeado do mesmo formato; ao alto da respectiva empena surge uma singela cruz de cantaria.
Não sendo possível datar com precisão a sua construção, crê-se não se errar muito ao atribuí-la à segunda metade do século XVIII, ou inícios da centúria seguinte. O culto a S.Roque costuma relacionar-se com surtos de peste que, até aos inícios do século passado, provocaram numerosos votos, traduzidos na erecção de templetes. A festividade religiosa que aqui tem lugar anualmente recai sobre o segundo Domingo de Junho.


(Junho de 1988)


(Junho de 2008)





-Capela de Nossa Senhora do Alívio



Situada no lugar do Vinhal, é uma construção de linhas simples mas harmoniosas, e que sofreu uma remodelação à poucos anos.
A estrutura ostenta agora uma curiosa volumetria e harmoniosas linhas ao gosto contemporâneo, com recurso à técnica do betão. Destaca-se sobretudo a frontaria, de peculiar silhueta resultante da integração , a um dos flancos, de uma espécie de torreão sineiro vazado por amplo fenestramento em forma de cruz latina; a porta principal é recortada em arco de volta perfeita, tendo ao lado uma janela-nicho de interessante formato “parabólico”. Os vãos dos alçados laterais são também rasgados em arco redondo ressaltando da imaculada alvura das paredes lisas.
A festa móvel que aqui tem lugar anualmente, reverte para a quinzena posterior à Páscoa.





-Capela de S. José


Esta capela, situada no lugar de Corregais, na EN 209, é o local de culto mais recente da freguesia. Sofreu obras de requalificação há poucos anos, tendo ficado então com a aparência actual.
O seu interior, com linhas muito modernas, tem o aspecto de um auditório, ficando o altar no fundo da longa escadaria. O santo de culto, é o mesmo que lhe dá o nome, S. José.

2 comentários:

Joaquim Coelho disse...

Boa noite, meus senhores.

Há um mês, mais ou menos, enviei-lhes um email perguntando se seria possível saber, mesmo que aproximadamente, a data de construção da igreja paroquial. Lembro-me da placa que existia na sacristia onde se lia: "No ano de 1900 foi restaurada esta igreja, tendo custado todas as obras dous contos de reis".
Ora, isso quer dizer que a construção será, pelo menos, do século 19.
Haverá algum arquivo que possa dar essa informação?
Muito obrigado pela atenção dispensada.
Joaquim Coelho

Anónimo disse...

Deviam era de fazer uma capela das almas na rua da Sra. do alivio para cultuar trabalhos afro-brasileiras da umbanda e quimbanda, rituais de prosperidade limpeza espiritual, magias de amarração e firmeza de proteção espiritual para a divindade tata caveira é um exemplo.

Em português Tatá palavra do idioma do povo banto por isso em Portugal significa é pai caveira.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você