domingo, 11 de maio de 2008

Origens e Evolução histórica

No local onde é hoje Lordelo existiram duas freguesias. Uma, chamada Lordelo, situava-se na margem esquerda do rio Ferreira e fazia parte do concelho de Aguiar de Sousa. Outra, designada por Castanheira, localizada na margem direita do rio, pertencia a Refojos de Riba d'Ave. As duas povoações acabaram por se fundir numa só, constituindo a actual freguesia de Lordelo, que é a mais populosa do concelho de Paredes.
O topónimo “Lordelo” encontra-se relativamente difundido um pouco por todo o país e terá origens etimológicas, tudo o indica, na palavra “loureiro”, a tal espécie arbórea que também por aqui seria abundante.
Tal como sempre acontece em relação às origens etimológicas, outras hipóteses são avançadas, uma delas pouco crível a apontar “Lordelo” derivando do inglês “Lord” (“Lordesinho”). A acreditar nesta versão, e atendendo à tal profusão do topónimo a que já se fez referência, muitos Lords teriam existido em Portugal. Ao contrário da primeira, bem mais verosímil, mesmo tendo em conta a actual ausência local de loureiros, já que poderia ter sido uma espécie bastante abundante no passado.
Efectivamente, e seguindo a tradição de várias outras terras e locais, também Lordelo terá germinado em torno de um remoto mosteiro, cuja origem e até a localização precisa se desconhece. As poucas informações documentadas referem-se ao Mosteiro de São Salvador como pertencendo à ordem de Santo Agostinho (documento de 1329). Será, depois, posteriormente unido e anexado à mesa pontifical da Catedral do porto, em 1475.
Por volta de 1542, a freguesia de Lordelo “recebe” o território da então extinta freguesia de São Paio de Parada, o correspondente ao que ainda hoje popularmente se chama de “Lordelo de Cima”, na margem direita do Rio Ferreira.
A freguesia de Lordelo possui um património edificado que denota o seu extraordinário passado histórico. Da passagem dos romanos pela região ficou uma ponte romana, exemplo da alta técnica de construção daquele povo e da atenção que dedicou a esta região. A passagem por Lordelo permite-nos ainda uma viagem ao passado reflectida nos canais de irrigação e transporte de água, nos incontáveis moinhos de farinha e no engenho de cortar madeira. Este último elemento faz com que a população de Lordelo, reivindique para si a invenção da arte de trabalhar madeira.
Dizem os populares que nesta região nasceu a indústria do mobiliário. Uma das justificações para esta afirmação está relacionada com existência na freguesia de inúmeros Soutos e Soutelos, que poderiam ter sido usados como matéria prima.
A freguesia de Lordelo foi crescendo e desenvolveu-se ao longo dos tempos e dos séculos. Com um crescimento populacional algo contido até finais do século XIX, conheceu a partir daí uma aceleração muito mais efectiva, contando actualmente mais de 13.000 habitantes.
Mas o desenvolvimento não se verificou somente a nível demográfico. Lordelo foi elevada a vila em 1984. Menos de 20 anos volvidos, foi elevada a cidade, em 2003. Um factor elucidativo da forte e rápida progressão que perpassou a então aldeia, depois vila, e agora cidade de Lordelo, hoje um pólo atractivo e dinamizador de toda a região envolvente.
Lordelo desenvolveu-se muito à custa da sua indústria, primeiramente ligada à panificação e aos típicos moinhos, proporcionada pelo rio que a atravessa, e mais tarde virada para o mobiliário, que ocupa actualmente um lugar de superior destaque na economia local. O enorme parque industrial aqui existente comprova a importância que a indústria representa para a freguesia. Mas o progresso que a elevou até à categoria de cidade dotou-a simultaneamente de condições urbanas suficientes para a tornarem num autêntico centro comercial e de serviços. Com as principais agências bancárias aqui instaladas, bem como agências de seguros, de contribuintes, mediação imobiliária, e tantos outros ofícios igualmente indispensáveis ao bom funcionamento de uma comunidade moderna, Lordelo não apenas se apresta a atender às necessidades dos seus habitantes, como também às dos muitos que para aqui se dirigem, das freguesias vizinhas ou dos municípios contíguos. A acompanhar este progresso institucional e empresarial, o seu comércio, cada vez mais pujante e diversificado, empresta-lhe uma cor e uma animação muito próprias, urbanizando-a ainda mais. Com uma oferta gastronómica capaz de cobrir todos os gostos e paladares e agradar ao mais exigente visitante, também não será certamente por aqui que a freguesia fica a perder. O Centro de Saúde de Lordelo bem apetrechado em termos de pessoal e de equipamento, assegura todos os cuidados básicos da saúde, enquanto os Bombeiros Voluntários e a GNR proporcionam a segurança necessária aos seus habitantes. Modernamente equipada com piscinas cobertas, court de ténis, biblioteca, Pavilhão multiusos e infra-estruturas desportivas, como o estádio relvado, a cidade de Lordelo tem tudo para justificar o galardão de cidade e continuar na senda evolutiva que tem marcado a sua história mais recente.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você