domingo, 4 de maio de 2008

50 anos da morte de José Ribeiro da Silva

No passado dia 9 de Abril, fez 50 anos que o grande ciclista lordelense, Ribeiro da Silva, perdeu a vida, com apenas 23 anos, vítima de uma colisão entre a mota que conduzia e um camião que transportava móveis, em Lagoas, Lousada. Decorria o ano de 1958.
Para não deixar cair no esquecimento os feitos desportivos do ciclista a quem um jornal francês chegou a chamar “o português voador”, o café com o mesmo nome atleta tem patente uma exposição, na qual é retratada com grande destaque e pormenor a carreira de um dos maiores ciclistas portugueses de todos os tempos.
Do currículo deste Lordelenses, que envergou a camisola do Académico do Porto, fazem parte duas vitórias na Volta a Portugal (1955 e 1957), um quarto Lugar na Vuelta e uma vitória de etapa do Tour de França.
José Manuel Ribeiro da Silva nasceu em 16 de Fevereiro de 1935, em Lordelo, Paredes. Desde tenra idade que cultivou o gosto pelas bicicletas. Apesar de fazer parte de uma família que vivia com algumas dificuldades, usuais na época, conseguiu que a paixão pelo ciclismo passasse a ser uma realidade. Tornar-se uma referência na modalidade foi o passo mais lógico.
Aos 17 anos participou pela primeira vez numa prova oficial no Porto, na categoria “populares”. Em 1955, o “rei da montanha”, como ficou conhecido, conquistou a primeira Volta a Portugal em Bicicleta. Um feito que repetiu dois anos depois. Faleceu no dia 9 de Abril de 1958. Como forma de recordar para sempre este ciclista fora de série, podemos encontrar bem no coração de Lordelo, uma estátua em sua homenagem.
Desapareceu há cinquenta anos, mas continua bem vivo na memória de todos os Lordelenses.



2 comentários:

Anónimo disse...

pessoas importantes nunca são esquecidas!!!! são eternas.

Anónimo disse...

Olá, esta vivo ainda?

 
© 2007 Template feito por Templates para Você