terça-feira, 13 de maio de 2008

3º Grande Prémio Internacional de Ciclismo

Realiza-se de 15 a 18 de Maio, o 3º Grande Prémio Internacional de Ciclismo Paredes Rota dos Móveis. A província espanhola da Corunha é, mais uma vez, a região privilegiada para iniciar esta prova inscrita no calendário da União Ciclista Internacional com estatuto 2.1. Além de Espanha, a competição desenrolar-se-á no norte de Portugal e concretamente na Rota dos Móveis. Com passagem por Paredes, capital da Rota dos Móveis, a prova tem início em Santiago de Compostela e final na Rebordosa.
A terceira edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo Paredes Rota dos Móveis será a próxima prova por etapas a discutir-se em território português contando à partida com algumas das mais fortes equipas do pelotão mundial. Vão alinhar 16 formações com um total de128 corredores que terão pela frente 614 KM divididos por quatro dias de competição.
À semelhança do ano anterior, a corrida vai começar na capital galega. A 15 de Maio, a Plaza Obradoiro, ponto emblemático no centro histórico de Santiago de Compostela, verá sair a primeira etapa totalmente disputada em território espanhol. Após 156,9 KM a corrida terminará na vila de Padrón, conhecida internacionalmente devido à especialidade gastronómica que são os pequenos pimentos verdes. É famosa a frase: “Pimientos de Pádron (unos pican otros non)”
O segundo dia de prova será o mais longo deste Grande Prémio Internacional. A partida será em Pontevedra, ainda do lado de lá da fronteira, mas a chegada será feita em território português. A meta estará instalada na cidade de Paredes, município que dá nome à competição e centraliza a denominação Rota dos Móveis. Após duas etapas de dificuldade média, a montanha irá surgir no caminho do pelotão no sábado, 17 Maio, quando se cumprir o percurso entre Vila Nova de Gaia e Lordelo. O relevo da terceira tirada irá exigir por parte dos corredores mais algum esforço devido às três contagens para o prémio de montanha. A etapa terminará no Alto do Cruzeiro, em Lordelo, após dois mil metros bastante acentuados que, junto à linha de meta, são considerados prémio de montanha de 2ª categoria.
Final dificílimo a fechar 3º Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos MóveisPara o quarto e último dia de prova, domingo 18 de Maio, está reservada a etapa mais pequena com quase 137 KM, mas também a mais exigente. A começar na Gandra, freguesia de Paredes, o traçado prevê muitas dificuldades tendo inscritas seis contagens para a camisola verde, símbolo que nas provas organizadas pela PAD/LagosSports premeia o melhor trepador. O entusiasmo das gentes da região pelo ciclismo e o fervor da competição que deverá estar ao rubro antevêem um grandioso final para este 3º Grande Prémio Internacional. A 4ª etapa irá percorrer as freguesias mais emblemáticas do concelho percorrendo seis vezes um circuito de cerca de 20 KM que terá como epicentro a passagem por Vandoma, uma montanha de 2ª categoria. No fim, o pelotão, concerteza muito fraccionado pela dificuldade do terreno, fará a subida para o Campo de Futebol da Rebordosa onde estará a meta final e o cenário que vai coroar o vencedor da prova.

Resumo das etapas

-15-Maio (quinta) Santiago de Compostela (ESP) - Padron (ESP) 156,9 kms

-16-Maio (sexta) Pontevedra (ESP) - Paredes 182,0 kms

-17-Maio (sábado)Vila Nova de Gaia - Lordelo 138,3 kms


-18-Maio (domingo) Gandra - Rebordosa 136,8 kms

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você