quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Lordelo, uma cidade em expansão

São Salvador de Lordelo é a maior freguesia do Vale do Sousa, terra bafejada pela natureza, situada a norte do concelho de Paredes.
A pujança dos industriais (na sua maioria ligados ao ramo do mobiliário) e comerciantes, bem como de todos os lordelenses em geral, fizeram esta cidade, que cada vez mais se impõe no contexto nacional.
Recentemente servida pela A42,com rápida ligação ao Porto,(dista cerca de 30 km),tem vindo a conhecer um aumento populacional,contando nos nossos dias com cerca de 14000 habitantes.
Foi elevada a vila a 28 de Junho de 1984 e a cidade em 26 de Agosto de 2003, por mérito próprio. Maiores são as responsabilidades, numa terra próspera com todas as condições para quem cá vive, e muito para oferecer a quem a visita.
O Rio Ferreira, com as suas quedas de água e os Moinhos, ainda em laboração no lugar de Penhas Altas, a Torre dos Mouros ou dos Alcoforados, a Ponte Romana, a Igreja Matriz, são sinais evidentes de um passado glorioso.
Piscinas cobertas, jardins, biblioteca, zona industrial, courte de ténis, pavilhão multiusos, estádio relvado, são alguns sinais de progresso e modernidade.
Visite-nos!!

7 comentários:

Anónimo disse...

ÉS UM ANJO NA TERRA MINHA AMOR.
CONTINUA KE ESTÁS NO BOM CAMINHO.

PAULINHOCOELLHINHO

Anónimo disse...

Vou ficar aqui eternizado :D! Adoro a comida da Dona Ilda, ela sim devia estar listada em personalidades. Atualizem por favor. Cumprimentos Raposa cujo o penedo foi destruído para CONTRUÍREM A POIA DE UMA ESCOLA PRIMÁRIA ARHGGGG!!!

Anónimo disse...

E fazer eventos culturais na rua do vinhal como por exemplo, fazer novamente as festas da Sra. do alivio, fazer varias feiras exmp: feira do fumeiro, antiguidades, feira de comidas, festivais de musica, jogos tradicionais, o jogo da malha.

Era bom que existisse mais tradições na rua do vinhal porque a rua do vinhal tá a ficar muito abandonado e tem de haver mais costumes e cultura naquela rua para haver mais movimento.

Lordelo só é Lordelo lá pra baixo a onde é a igreja matriz isso não é justo Lordelo é em todos os locais desde a rua da torre, rua do vinhal etc... etc... Lordelo é a cidade mais fixe do mundo mas.

Lordelo tem que mudar mais e melhor.

Anónimo disse...

Halloween


Hoje é dia de Halloween fazer uma homenagem aos defuntos , devia-se de fazer esta festa pagã, a onde, local certo em Lordelo na rua do vinhal para a haver mais cultura e tradição pra frente é que é caminho.

Aquela rua do vinhal tá sempre vazia, morta e abandonada nunca á uma festividade, nunca á uma tradição para o povo daquela rua do vinhal a zona do vinhal tem que crescer mais e melhor nas raízes tradicionais se não o vinhal vai estar sempre morto e desertificado e sem vida isso é ruim porque não á tradição, não á movimento não um meio de amizade, nem comunicação, nem socialização.

A vida não é só telemóveis nem tecnologias na vida, a vida é cultura e origens tradicionais as tradições antigas morreram isto não é justo, justo é fazer a cultura ficar viva e forte.


O melhor é cagar nos telemóveis, e fazer de Lordelo um povo cultural mais forte e feliz, isso é que devia de acontecer. Lordelo tem ainda que crescer muito na cultura e costumes.

Anónimo disse...

Deviam era de fazer um museu de Lordelo na escola de moinhos, porque aquela escola e o local ficou abandonado, e fazer la um museu da terra e ter as origens culturais da cidade por exemplo, livros antigo sobre Lordelo, instrumentos de agricultura dos tempos antigos e objetos e maquinas de como se fazia antigamente um móvel antigo era grande exemplo etc...


Era bom que existisse essa ideia de um museu em Lordelo.

Lordelo tem que crescer, crescer e crescer ainda muito mais na parte da cultura e tradições para ser uma cidade melhor.

Anónimo disse...

Mais uma ótima ideia cultural para a rua do vinhal.


Á certa tradições de Lordelo que se mantem é verdade, e que tal a sugestão de existir na rua do vinhal e da rua da torre alta, ter um forno comunitário para fazer broas tradicionais de milho ou outros tipos de pão, era grande ideia para o vinhal.

Se existe aldeias antigas em Portugal o "forno comunitário" então em Lordelo também devia de ter um forno, á que manter as origens e tradições em Lordelo para melhorar a cultura do povo no vinhal.

Anónimo disse...

Já fizeram 2 vezes a festa de musica metal em lordelo, a 1ª vez foi no ano de 2015 e no 2º ano foi em 2016 o festival hell sweet hel Lordelo metal fest , podia-se fazer uma 3ª festa de metal na rua do vinhal ponham o "palco no campo antigo" onde antigamente se fazia a festa da senhora do alivio, isso é que era uma ideia espetacular.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você