Lordelo é uma das 24 freguesias do Concelho de Paredes, situada no Distrito do Porto. Ocupa uma importante fatia no território do concelho, de aproximadamente 10km2, sendo igualmente das mais populosas, e a maior de todas as freguesias do Vale do Sousa.
Distando cerca de 12 km da sede concelhia, ocupa uma posição priveligiada, estabelecendo fronteira com três outros municípios-Paços de Ferreira (a nordeste), Santo Tirso (a norte) e Valongo (a oeste)- e com duas das suas congéneres paredenses-Vilela (a este) e Rebordosa (a sul).
Atravessada pela EN 209, faz desta estrada a sua principal via de comunicação, nomeadamente com Paços de Ferreira e Valongo, sendo também servida recentemente pela A42, que veio melhorar de forma decisiva a qualidade das suas acessibilidades.
Compreende os lugares da Igreja, S.ta Marta, Guardão, Ribeira, Codeçais, Ferrugenta, Campa, Soutelo, Outeiro, Agrelo, Vila, Corregais, Bouçô, Parteira, Vinhal, Levadinha, Ronfe, Penhas Altas, Corujeira, Cales, Taio, Cruzes, Torre, Cerqueda, Cosme, Padrão.
A topografia do territorio de Lordelo é francamente acidentada, atendendo sobretudo ao seu encaixe na bacia orográfica do Rio Ferreira. Este pequeno curso de água, tributário do Sousa e com as suas nascentes no vizinho concelho de Paços de Ferreira, atravessa Lordelo no sentido nordeste-sudoeste, em trecho particularmente acidentado do seu curso. De facto as suas águas correm aqui algo intempestivas e perssurosas, isto a despeito do seu ainda relativamente magro caudal, pois que o vale surge encaixado e profundo. De uma e outra margem sucedem-se as elevações e pregas do terreno, numa ondulação marcada por alguns outeiros mais proeminentes. A paisagem natural, hoje extremamente alterada pela acção humana, seria outrora de peculiar e rara beleza quando conservava o coberto florestal autóctone. Hoje está praticamente estinta, dado que os poucos terrenos florestados que se conservam, mostram agora larga predominância de espécies "intrusivas", como o eucalipto ou a austrália. É ainda junto ao rio que se poderão detectar alguns amieiros, freixos ou carvalhotos, últimos resistentes de uma flora que se adivinharia rica. Dos bosques de loureiros que terão contribuido para a denominação de Lordelo, sobra um ou outro arbusto de pequeno porte. Se há zona cuja paisagem natural mereça ainda certos cuidados protectores, a despeito das graves adolterações já sofridas, essa é certamente a de Penhas altas, com os seus percursos acidentados (o morro de ERVÕES é verdadeiramente pitoresco), suas pequenas e toscas pontes de arco, seus aglomerados de moinhos e permanente sussurar das inquietas águas, saltitando entre fraguedos e apertados despenhadeiros.
Da freguesia agrícola que foi outrora, Lordelo é hoje uma populosa cidade, densamente urbanizada, industrializada e próspera, sobrando um ou outro campo de cultivo, um ou outro trecho de escalvado monte.
Fábricas de móveis e moradias, aos mais diversos estilos e gostos, constituem-se sem dúvida como o grosso das construções
Localização Geográfica do Concelho de Paredes no Território Nacional:
Lordelo no Concelho de Paredes:
0 comentários:
Enviar um comentário