segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Nova descarga no Rio Ferreira


No final da semana passada, a ETAR de Arreigada (Paços de Ferreira) fez nova descarga no leito do Rio Ferreira, para revolta de toda a população de Lordelo, que se vê desta forma confrontada há uma série de anos, com a agressão sistemática do ambiente, e que apesar de ser considerada um crime público, as autoridades competentes não actuam devidamente.
Há já vários anos que a referida ETAR, procedeu à construção de uma conduta, que se arrasta ao longo de vários quilómetros no leito do Rio Ferreira, e que termina em Lordelo, imediatamente abaixo da Levada do Souto, onde tem início o novo parque urbano. E é precisamente nesse local que são efectuados os despejos a céu aberto, e que comprometem o bem-estar da população de Lordelo, bem como a saúde do parque fluvial do Rio Ferreira, que é munido de espaços de lazer, desporto e merendas, ao dispor de toda a população.
Os cheiros provocados pelas descargas são nauseabundos, bem como a contaminação das águas e consequente mortandade de peixes.
Perante mais esta infeliz ocorrência, Joaquim Mota, presidente da junta de freguesia de Lordelo, procedeu à recolha de amostras da água, pouco tempo depois da descarga, e contactou as entidades responsáveis, que destacaram para o local a brigada do SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza) da GNR de Penafiel, para recolha de provas e meios de análise.
Contudo, o intervalo de tempo até à chegada da brigada do SEPNA, fez com que muitos vestígios já tivessem sido levados pela corrente. Este facto é preocupante, visto que a denúncia às autoridades não tem qualquer efeito, uma vez que só as amostras recolhidas pelos serviços do ambiente têm valor probatório em tribunal.
A Junta de freguesia, já chegou em outras ocasiões semelhantes, a instaurar um processo contra aquela ETAR, junto do Ministério Público, sem que sortisse qualquer efeito.
A situação é lamentável, e causa rebelião entre a população, que vê cada vez mais longe, a esperança de ver erradicada a poluição no Rio Ferreira.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você