sábado, 16 de junho de 2012

DREN quer impedir criação de turmas do 10º ano em Lordelo

A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) quer impedir que sejam criadas, já no próximo ano, novas turmas do 10º ano de escolaridade em Rebordosa e Lordelo. Caso a proposta da DREN seja implantada, os alunos de Rebordosa terão de frequentar o ensino secundário em Baltar e os de Lordelo em Vilela. 

A revelação foi feita, na segunda-feira, por Honório Novo. No final de uma visita à EB 2,3 de Rebordosa, o deputado do PCP desvendou também que as cerca de 200 turmas dos Cursos de Educação e Formação (CEF) actualmente existentes no Vale do Sousa e Baixo Tâmega serão reduzidos a 22. 

"Vou perguntar ao Governo se acha isto razoável", prometeu. 

A visita à EB 2,3 de Rebordosa teve como pano de fundo a criação do mega-agrupamento escolar que já foi alvo de uma manifestação do povo rebordosense. Mega-agrupamento esse que Honório Novo critica severamente. "Em Julho de 2010, apresentámos um projecto de resolução para suspender os mega-agrupamentos. O PSD e o CDS votaram a favor, mas hoje a maioria está a fazer exactamente o que reprovou em 2010. Isto é exactamente o que o Governo de Sócrates propunha", afirmou. 



Para Honório Novo, o único critério que sustenta esta reforma é o da "poupança através do despedimento de centenas de professores, funcionários e auxiliares administrativos". "O desnorte e o economicismo presidem hoje ao Ministério da Educação com uma intensidade nunca vista", acrescentou. 

À saída de uma reunião com a direcção da escola rebordosense, o deputado comunista revelou dados que podem inflamar a comunidade escolar e civil nos próximos dias. "Foi-me comunicado pela direcção da escola que há uma proposta da DREN para que Rebordosa e Lordelo não tenham novas turmas do 10º ano de escolaridade em Setembro". Se a proposta for avante, explicou Honório Novo, os alunos de Rebordosa que quiserem seguir o ensino secundário terão de ir para a Escola de Baltar. Já os alunos de Lordelo vão para Vilela. "Isto é brincar com as pessoas. Parece que quem está a fazer os agrupamentos não está no mesmo andar de quem faz esta proposta", defendeu. 

Na mesma altura, o deputado criticou a redução dos cursos CEF sugerida igualmente pela DREN. "Na região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, estes cursos passarão de cerca de 200 para 22. E isto na sub-região mais pobre da Europa", evidenciou. 

Segundo Honório Novo, todas estas alterações retirarão autonomia às escolas, aumentarão o abando escolar e afastarão os pais dos estabelecimentos de ensino.


Fonte: Verdadeiro Olhar

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você