terça-feira, 26 de junho de 2012

Dia de Lordelo- Todos ao Parque


domingo, 24 de junho de 2012

Lordelo "invade" Santuário da Penha em Guimarães


A junta de freguesia de Lordelo, em parceria com a Câmara Municipal de Paredes, realizou, no passado dia 19 do corrente mês, o já clássico: “Encontro Entre Nós”, encontro anual que junta pessoas com mais de 60 anos, oriundas de todo o concelho de Paredes. Este ano, o local escolhido foi o Santuário da Penha, em Guimarães.




Mais de cinco centenas de pessoas, repartidas por 11 autocarros tiveram um dia diferente, na passada terça-feira, 19 de Junho, com o passeio anual dos habitantes do concelho de Paredes, com mais de 60 anos de idade. Esta actividade, com expressão há vários anos, insere-se no projecto: “Encontro Entre Nós”, promovido pela Câmara Municipal de Paredes, em parceria com as 24 juntas de freguesia que compõem o concelho. Desta feita, coube a Lordelo, e aos seus habitantes, desfrutarem de um dia descontraído e bem alegre. O primeiro ponto de paragem foi em São Torcato, às portas de Guimarães, para pequeno-almoço e visita à imponente capela, onde se encontra exposto o corpo mumificado deste conhecido santo. Mais tarde, já no santuário da Penha, teve lugar uma missa, presidida pelo Fernando Carneiro, auxiliado pelos também padres José Costa e Fernando Rocha, todos naturais de Lordelo. Finda a missa teve lugar o almoço convívio, a que se seguiu uma tarde de variedades com a actuação do grupo lordelense de bombos: “Os Pestinhas” e um concurso de “karaoke” onde os concorrentes enfrentaram o “rigorosíssimo” crivo do júri presente. No final, teve lugar a entrega de prémios aos vencedores.

"Carnaval Infernal" em Lordelo

Ao ambiente carnavalesco, juntemos dois lobos estilo punk, um Anjo Rico, um Pobre Diabo e uma Bruxa casamenteira, entre outros personagens do imaginário infanto-juvenil. Resultado: uma comédia mordaz com diálogos curtos mas certeiros, adaptados aos dias correntes.


Lotação esgotada no auditório da Fundação A LORD, em Lordelo, para a apresentação oficial da peça teatral “Carnaval Infernal”, uma (magnífica) adaptação e encenação de Eugénia Gonçalves do texto original de Carlos Correia, e arranjo musical de Luís Teixeira. Ao longo de uma hora, catorze atrizes, desenvolvem em palco uma verdadeira e divertida panóplia de artimanhas casamenteiras, tentado arranjar uma esposa e marido para o pobre e solitário diabo. E para o “cantor” de serviço. Refira-se a forte influência do mestre e pai do teatro português, Gil Vicente nos diálogos das personagens e a notável adaptação de Eugénia Gonçalves que conseguiu dar um toque moderno aos mesmos, inspirada nos tempos conturbados que o País e a Europa atravessam. 

 …E em Amarante


 Depois do enorme êxito alcançado na noite de estreia da peça, o grupo deslocou-se ao Centro Local de Animação e Promoção Rural de Vila Chã (CLP), Amarante. Tal como sucedeu em Lordelo a sala encheu para ver esta divertida peça. No final, e após longos minutos de aplausos, a encenadora e responsável pelo grupo, Eugénia Gonçalves, foi brindada com um vistoso e generoso ramo de flores.

sábado, 16 de junho de 2012

DREN quer impedir criação de turmas do 10º ano em Lordelo

A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) quer impedir que sejam criadas, já no próximo ano, novas turmas do 10º ano de escolaridade em Rebordosa e Lordelo. Caso a proposta da DREN seja implantada, os alunos de Rebordosa terão de frequentar o ensino secundário em Baltar e os de Lordelo em Vilela. 

A revelação foi feita, na segunda-feira, por Honório Novo. No final de uma visita à EB 2,3 de Rebordosa, o deputado do PCP desvendou também que as cerca de 200 turmas dos Cursos de Educação e Formação (CEF) actualmente existentes no Vale do Sousa e Baixo Tâmega serão reduzidos a 22. 

"Vou perguntar ao Governo se acha isto razoável", prometeu. 

A visita à EB 2,3 de Rebordosa teve como pano de fundo a criação do mega-agrupamento escolar que já foi alvo de uma manifestação do povo rebordosense. Mega-agrupamento esse que Honório Novo critica severamente. "Em Julho de 2010, apresentámos um projecto de resolução para suspender os mega-agrupamentos. O PSD e o CDS votaram a favor, mas hoje a maioria está a fazer exactamente o que reprovou em 2010. Isto é exactamente o que o Governo de Sócrates propunha", afirmou. 



Para Honório Novo, o único critério que sustenta esta reforma é o da "poupança através do despedimento de centenas de professores, funcionários e auxiliares administrativos". "O desnorte e o economicismo presidem hoje ao Ministério da Educação com uma intensidade nunca vista", acrescentou. 

À saída de uma reunião com a direcção da escola rebordosense, o deputado comunista revelou dados que podem inflamar a comunidade escolar e civil nos próximos dias. "Foi-me comunicado pela direcção da escola que há uma proposta da DREN para que Rebordosa e Lordelo não tenham novas turmas do 10º ano de escolaridade em Setembro". Se a proposta for avante, explicou Honório Novo, os alunos de Rebordosa que quiserem seguir o ensino secundário terão de ir para a Escola de Baltar. Já os alunos de Lordelo vão para Vilela. "Isto é brincar com as pessoas. Parece que quem está a fazer os agrupamentos não está no mesmo andar de quem faz esta proposta", defendeu. 

Na mesma altura, o deputado criticou a redução dos cursos CEF sugerida igualmente pela DREN. "Na região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, estes cursos passarão de cerca de 200 para 22. E isto na sub-região mais pobre da Europa", evidenciou. 

Segundo Honório Novo, todas estas alterações retirarão autonomia às escolas, aumentarão o abando escolar e afastarão os pais dos estabelecimentos de ensino.


Fonte: Verdadeiro Olhar

II Torneio Futebol Aliados FC

Depois do sucesso da edição do ano anterior, o departamento de Formação do Aliados FC Lordelo vai realizar entre o dia 6 de Junho e 4 de Agosto o "II Torneio de Fut 5".

O torneio mais uma vez realizar-se-à no poli-desportivo das Piscinas Municipais de Lordelo e será dividido em duas competições. Competição 1 - atletas nascidos nos anos de 1999 e 2000 e Competição 2 - para atletas nascidos nos anos de 2001/2002/2003. O preço de inscrição de cada equipa é de 30€.


Fonte: Facebook Aliados Futebol Clube de Lordelo

Jornadas Culturais 2012

Já se encontra disponível o Cartaz das Jornadas Culturais 2012! Esteja a par de todos os eventos que vão decorrer ao longo dos próximos meses na cidade de Lordelo! 


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Jaime Pacheco: melhor treinador no campeonato chinês



Um lordelense a ter sucesso no "outro" lado do mundo: Jaime Pacheco, foi eleito o melhor treinador do campeonato chinês na época 2011/2012. Parabéns!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Caminhada no Gerês


No passado dia 3 de junho a Piscina Municipal de Lordelo realizou uma atividade para os seus utentes no Parque Nacional Peneda-Gerês. Foram realizadas duas caminhadas nas imediações da aldeia de Ermida, uma de manhã e outra de tarde. Para além das caminhadas, realizou-se um piquenique e uma paragem obrigatória nas cascatas do "Tahiti". O dia terminou com um lanche no parque fluvial de Caldas das Taipas. A alegria, boa disposição e o convivo reinou durante todo o dia.

Fonte: CM Paredes

Judite Neto recebeu Mazda 2 MZR 1.3


Com a entrega do Mazda 2 MZR 1.3 à feliz contemplada, chegou ao fim ao Concurso “Do Natal… até à Páscoa”, iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Paredes com o objetivo de dinamizar o comércio tradicional e fidelizar a população aos estabelecimentos locais.
Ao todo foram quase sete dezenas de estabelecimentos que aderiram a esta iniciativa o que se traduziu num movimento de largos milhares de cupões de participação. O objetivo, do ponto de vista dos clientes, passava por amealhar o maior número de oportunidades de se habilitar ao Mazda 2 MZR 1.3 de cinco portas que estava em jogo. E para isso bastava fazer compras de valor igual ou superior a 20 euros.

Foi o que aconteceu com Maria Judite Alves Costa Neto, residente em Lordelo-Paredes, que fez compras no estabelecimento comercial EDUZAR – Comércio de Vestuário, Lda, situado na Estrada Nacional 209 - Edifício Fontenário, Loja T – Lordelo.

Não revelando o montante exato das compras efetuadas, a feliz contemplada não escondia a sua enorme satisfação quando recebeu as chaves das mãos de Gualter Morgado, presidente da Direção da Associação Empresarial de Paredes, que se encontrava acompanhado pelos diretores Carlos Rego e António Carneiro Santos e pelo representante da MCoutinho, agente oficial Mazda em Paredes.
“Foi uma maneira engraçada de festejar a Páscoa com as compras efetuadas no Natal. Como a maioria das pessoas também achava que não me ia sair a mim mas a verdade é que a sorte esteve do meu lado e acabou por me dar este magnífico presente” – disse-nos Judite Neto.
Para Gualter Morgado, o êxito da iniciativa é motivação suficiente para uma reedição, “talvez com alguns ajustamentos” mas sempre norteados pelo objetivo de ajudar à promoção e dinamização do comércio tradicional.
“A adesão de empresas foi significativa mas podia ter sido maior o que daria outra dimensão à iniciativa. Houve alguma dificuldade em fazer passar a mensagem da mecânica do concurso e isso pode ter sido redutor do sucesso. Naturalmente, o objetivo em termos futuros passa por duplicar o número de empresas participantes e tornar mais interessante o conjunto de prémios a sortear. Mesmo assim, para primeira iniciativa, o balanço é francamente positivo” – disse-nos.

Fonte: AE Paredes

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lordelo caminha por uma boa causa


Cerca de duas centenas de pessoas meteram pés ao caminho, este domingo, numa caminhada solidária para angariar fundos a favor dos Bombeiros Voluntários de Lordelo para aquisição de uma nova viatura de combate a incêndios.


Apesar da frescura matinal, foram muitos os lordelenses que responderam à chamada e meteram, literalmente, os pés ao caminho, numa caminhada promovida pelos Bombeiros Voluntários de Lordelo (BVL), com vista à obtenção de fundos para a aquisição de uma nova viatura de combate a incêndios. Ao longo de duas horas foram percorridos cerca de cinco quilómetros repletos de belas paisagens sempre com o Rio Ferreira a “acompanhar”. Apesar da “curta” distância, houve que repor energias para quebrar o ritmo e o posto de reabastecimento teve bastante clientela. Nada que afastasse os afoitos atletas que não deram tréguas às pernas aproveitando, também, para queimar “aquela” gordurinha tão inestética. No final, todos ficaram com o sentimento nobre de missão cumprida.


sábado, 2 de junho de 2012

Lordelo veste-se de gala para ouvir poesia

O auditório da Fundação A Lord, encheu-se para a apresentação do livro: “À volta da Poesia”, das poetisas: Fernanda Matias, Maria da conceição Silva e Maria Fernanda Amorim. 


Coube a Francisco Leal, presidente da cooperativa e fundação A Lord a abertura da sessão, que, em curtas palavras, enalteceu o arrojo destas três poetisas em lançar uma obra de “valor cultural e literário inquestionável.” 


Findo o discurso, teve lugar um breve apontamento musical pelo Quinteto de Metais “Gaudette” que brindou o numeroso público presente com um pequeno, mas versátil reportório cronológico que começou no período Barroco, passando pela música clássica, ligeira e fechando, com chave de ouro, com incursões pelo Jazz e contemporânea. 


Finda a apresentação, houve a tradicional sessão de autógrafos e um pequeno beberete.  

Um dia na vida de...

Irmãos, tios, sobrinhos e primos cruzam-se no quartel de Lordelo


Um comando de bombeiros que não é uma mas três famílias

Costuma-se dizer que uma corporação de bombeiros é como uma família. Mas, em Lordelo, esta máxima não corresponde à verdade. Isto porque, nesta cidade do concelho de Paredes, são várias as famílias que compõem um quadro activo de 110 homens.

As ligações familiares são de tal forma estreitas que o próprio comando é composto por três conjuntos de irmãos. Uma curiosidade que, garantem os "soldados da paz", não coloca em causa a eficácia do socorro, mas que, admitem, faz com que as conversas de família sejam, quase sempre, dedicadas aos bombeiros.

Comandante tem irmão gémeo como subchefe

Irmãos, tios, sobrinhos, já para não falar em primos ou outras ligações familiares mais distantes. Na corporação de Lordelo há vários exemplos de famílias que decidiram dar corpo ao lema "Vida por Vida".

Até o recém-empossado comandante Pedro Alves tem a apoiá-lo um irmão gémeo que, no último aniversário da corporação, também ganhou a patente de subchefe. Armando Alves vestiu a farda dois anos depois de o irmão entrar para bombeiro. Foi há 17 anos e, desde então, os dois têm estado lado a lado em muitas situações de emergência e socorro.





Irmãos gémeos promovidos

Situação em tudo idêntica é vivida por Vítor Manuel e Mário Rui Ferreira. Irmãos e igualmente gémeos estes dois homens têm feito o mesmo percurso e também eles foram promovidos a subchefe há duas semanas. Agora, são superiores hierárquicos de Filipe Ferreira, o irmão mais novo que também abraçou este projecto humanitário.

Num comando que, para além do comandante e de um adjunto, conta com um chefe e oito subchefes, encontramos ainda Abel e Paulo Sousa. Em 1994, os dois seguiram os passos do irmão mais velho José Manuel, voluntário na corporação desde 1981. "Já andávamos na fanfarra e éramos amigos de muitos bombeiros. O nosso irmão também nos incentivou a vir. Foi uma decisão natural", recorda Paulo Sousa.

Nessa altura, Abel tinha 18 anos e Paulo tinha acabado de entrar na casa dos 20 e a juventude foi, por isso, passada no quartel, no combate a incêndios ou no banco de uma ambulância em marcha urgente a caminho de um acidente.

Agora, Abel continua como voluntário, mas Paulo passou para os quadros profissionais da Associação Humanitária de Lordelo. "Desde 2003", confirma.



Sobrinho seguiu exemplo dos três tios

Quem também é profissional nos Bombeiros de Lordelo é Ricardo Sousa, sobrinho de Abel, Paulo e José Manuel. "Ele também veio para bombeiro. Tem 26 anos e já trabalha aqui a tempo inteiro", diz, orgulhoso, o tio Abel. "Neste momento, e sem contar com os primos, já somos quatro", acrescenta.

E o clã Sousa nos Bombeiros de Lordelo pode crescer daqui a alguns anos. Paulo tem um filho de oito anos que já pede para ir para o quartel e vestir a farda vermelha. "Eu não me importava de o ter cá. Vamos ver como será daqui a alguns anos", diz.



Preocupação estende-se a todos

Numa situação de perigo eminente, a preocupação com os familiares é maior do que com os colegas normais? A esta pergunta, Paulo Sousa responde de forma imediata e sem hesitações: "não".

Segundo este bombeiro, que já esteve diversas vezes com dois irmãos a combater fogos, "a preocupação é geral e extensiva a todos". Até porque, explica, é "dos elementos mais velhos" e "com mais responsabilidade" no teatro de operações. "Temos de nos proteger uns aos outros e não interessa se quem está ao nosso lado é nosso irmão, primo ou vizinho", assegura o comandante Pedro Alves.

Fonte: Verdadeiro Olhar

Grupo "Os Pestinhas" no Dia do Bombo no Seixal



O grupo de bombos lordelense "Os Pestinhas" participaram, mais uma vez, no Dia do Bombo do Festival de Percussão Portugal A Rufar 2012. 
Esta festa anual do Tocá Rufar conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e realizou-se, como manda a tradição, no último domingo de Maio.

Fonte: A Farpa

Vaga de assaltos a escolas de Lordelo


Durante o último fim-de-semana a Escola EB1 de Moinhos, em Lordelo, foi assaltada. O crime só foi descoberto na manhã desta segunda-feira, quando as primeiras funcionárias do estabelecimento de ensino chegaram para trabalhar. O presidente da Junta de Freguesia desta localidade, Joaquim Mota, não sabe o que fazer para evitar uma vaga de assaltos que já percorreu todas as 11 escolas e jardins-de-infância da cidade. 

A última escola a ser assaltada foi a de Moinhos. Os ladrões arrombaram três portas para aceder ao interior do edifício, de onde levaram alguns objectos de pouco valor. 

Antes de fugirem, ainda passaram pela cantina para remexer nalguns alimentos que aí se encontravam. 

"Todas as semanas temos assaltos às escolas. Normalmente, acontecem aos fins-de-semana", explica Joaquim Mota. "Não há uma única escola ou jardim-de-infância que se possa vangloriar de ainda não ter sido assaltada", continua o autarca. 

Entre os 11 estabelecimentos de ensino de Lordelo, a escola de Corregais é a mais atingida pelos assaltos que, essencialmente, provocam avultados prejuízos. "Já nem sei o que fazer. As escolas não têm sistemas de vigilância e a GNR não tem capacidade para vigiar todas as escolas", lamenta Joaquim Mota.

Fonte: Verdadeiro Olhar

 
© 2007 Template feito por Templates para Você