domingo, 24 de outubro de 2010

Aliados já tem presidente

António Ferreira Sousa assume presidência do Aliados de Lordelo

A possibilidade do clube fechar portas, acentuada com a obrigatoriedade de pagar 41700 euros de indemnização à família de um árbitro agredido em 1998, foi o mote para dezenas de pessoas aceitarem integrar a direcção do Aliados de Lordelo.
Na segunda-feira, numa Assembleia-Geral extraordinária, António Ferreira Sousa foi eleito novo presidente e, desde logo, apelou à união dos sócios. "Se todos ajudarmos com um euro que seja vamos conseguir", garantiu.


Dono da empresa de móveis Almanovas, em Lordelo, António Ferreira Sousa chegou ao Aliados há três anos. "Fui convidado pelo então presidente António Lemos", explicou.

Nas últimas três épocas, foi desempenhando diferentes funções e, no ano passado, assumiu a chefia do departamento de futebol, já com Manuel Valente na liderança.

No início da semana passada começou a ser pressionado de forma mais intensa para assumir a presidência e, perante o impasse directivo, acabou por ceder. "Tinha pensado descansar e esperava que alguém deitasse a mão ao clube. Só que ninguém o fez e eu andava triste, porque via o clube do meu coração a ficar derretido", justificou.

Assim, na segunda-feira à noite, António Ferreira Sousa respondeu afirmativamente à pergunta feita pela presidente da Assembleia-Geral em exercício, Manuel Barbosa, e entregou a lista com os nomes que, pouco depois, foram eleitos para os órgãos sociais.

Para além de António Ferreira Sousa, foram aprovados como presidentes-adjuntos Filipe Costa e Domingos Sousa, assim como António Lemos, Manuel Fernando Ribeiro, Mário Ribeiro, Fernando Ferreira e Paulo Sousa para vices-presidentes. O tesoureiro será Leonel Moreira e a Assembleia-Geral passa a ser presidida por Henrique Madureira.

"Temos uma tarefa difícil, mas não impossível. Com muito trabalho vamos levar este barco a bom porto", sustentou, perante dezenas de sócios, o novo presidente. Mais tarde, aos jornalistas, António Ferreira Sousa voltou a mostrar confiança na resolução dos problemas que têm afectado o clube, nomeadamente a recente condenação em Tribunal. "É uma situação que vamos estudar e que acredito a que vamos dar a volta. Um dos meus sonhos é liquidar todas as dívidas do clube", frisou.

Filó começou a época como treinador do Aliados de Lordelo, mas acabou por sair da equipa técnica, desde então entregue a Paulo Fernando, ex-director técnico, e a Duarte, adjunto do agora técnico do Espinho. "Foi uma saída pacífica. Ele teve um convite do Espinho, que é a sua terra, e decidiu aceitar", explicou José Mota, que renunciou à hipótese de assumir o comando da equipa.

Também para o novo presidente a prioridade é manter a estabilidade e, como tal, Paulo Fernando e Duarte deverão continuar nas actuais funções. "Para já, vamos continuar com esta equipa técnica", revelou António Ferreira Sousa.

Mas, salientou o mesmo responsável, tudo está dependente dos resultados. "Se eles forem bons, o Paulo Fernando e o Duarte vão continuar a ser os nossos treinadores até ao fim", disse.

Fonte: Verdadeiro Olhar

"O Português Voador"

A vida do ciclista Lordelense Ribeiro da Silva encontra-se, desde este fim de semana, a ser retratada na peça de teatro “O Português Voador”, no Auditório da Fundação A LORD.


Produzido pela Associação Astrofingido e encenado por Fernando Moreira, o espectáculo conta com a participação de actores profissionais e amadores locais, tendo, estes últimos, frequentado a Oficina de Teatro promovida pela mesma Instituição.

“O Português Voador” é um projecto realizado pela Astrofingido, com o apoio da Fundação A LORD e da Direcção Geral das Artes Ministério da Cultura.

Os bilhetes para os dias 29 e 30 encontram-se à venda na Fundação A LORD, ao preço de 3,5 Euros.

Fonte: Blog da Fundação A LORD

Aliados condenado

Decisão, referente a jogo de 1998, não é passível de recurso
Aliados de Lordelo condenado a pagar 41700 euros à família de árbitro agredido

O Aliados de Lordelo viu o Supremo Tribunal de Justiça confirmar a sentença que o obriga a pagar uma indemnização de 41700 euros à família do árbitro agredido no final de um jogo que se realizou em 1998. A decisão, sem hipótese de recurso, coloca em causa o futuro do clube, precisamente numa altura em que se tinha encontrado um sócio disponível para assumir a presidência do clube.


Na próxima segunda-feira há Assembleia-Geral para discutir este assunto.

Clube corre o risco de fechar portas

A notícia caiu que uma bomba em Lordelo. Os directores do Aliados ficaram a conhecer à dias a decisão do Supremo Tribunal de Justiça relativamente ao processo judicial em que a família de Jorge Humberto, árbitro assistente no jogo que opôs a equipa de Paredes ao Sousense, pedia uma indemnização de 110 mil euros.

O Aliados de Lordelo já tinha sido condenado pelo Tribunal de Paredes em 46 mil euros e pelo Tribunal da Relação numa verba inferior e que agora foi confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça. Segundo o acórdão, o Aliados de Lordelo violou a lei que consagra que o túnel de acesso aos balneários "deve ser construído tendo em vista a protecção, entre outros agentes do fenómeno desportivo, dos componentes da equipa de arbitragem".

Já em primeira instância, o Tribunal tinha considerado que as condições de segurança não estavam totalmente garantidas, o que sempre foi contestado pela advogada do clube, Manuel Barbosa. "Continuo a defender que o que se passou não foi da responsabilidade do Aliados de Lordelo. O clube tomou todas as medidas de segurança necessárias para aquele jogo", referiu a causídica depois da leitura da sentença, altura em que realçou ainda o facto de "a avaliação do risco do jogo e das condições de segurança ser da responsabilidade da GNR".

Certo é que o Aliados de Lordelo tem de pagar 41700 euros, valor que poderá colocar em causa o futuro do clube. Quem o diz é o presidente da Junta de Freguesia de Lordelo e director da instituição, Joaquim Mota. "Se tivermos de pagar ficará muito complicado, senão impossível, continuar com o clube. O valor a pagar é quase metade do orçamento para a época", refere.
Para Mota, a decisão agora conhecida "é lamentável e, sobretudo, uma injustiça", visto que, diz, "o árbitro nunca esteve em coma e morreu de doença e não em consequência dos ferimentos".

O autarca lamenta, por fim, que a sentença tenha sido conhecida um dia depois de se ter encontrado um sócio disponível para assumir a presidência do Aliados de Lordelo. "É um dia negro e voltou tudo à estaca zero", resumiu.

Caso tem 12 anos

O caso remonta a 1998, quando, numa das últimas jornadas do campeonato, o Aliados de Lordelo, com aspiração a subir de divisão, recebeu o Sousense. O jogo correu de forma tranquila até cinco minutos do fim, altura em que a equipa de arbitragem assinalou uma grande penalidade contra a equipa da casa, que colocou o resultado empatado a duas bolas.

No final do encontro, os adeptos do Aliados de Lordelo invadiram o campo e encurralaram, durante 30 minutos, os árbitros no túnel de acesso ao campo. Passado esse tempo, os três homens tentaram chegar aos balneários, mas, segundo a acusação, Jorge Humberto, foi atingido na cabeça por pedaços de cimento arremessado por um adepto situado em cima da placa dessa infra-estrutura. O clube de Paredes sempre negou esta versão e defendeu que o árbitro caiu e bateu com a cabeça.

Este caso também foi alvo de um processo-crime deduzido pelo Ministério Público, mas acabou arquivado por não se ter descoberto quem arremessou os pedaços de cimento. Jorge Humberto não se conformou com a decisão e avançou com um processo cível, mas acabaria por falecer há sete anos.

A mulher e a filha do ex-árbitro continuaram, no entanto, com o processo.
Fonte:Verdadeiro Olhar

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Actualizar em breve

domingo, 15 de agosto de 2010

Depois do impasse Aliados FC já trabalha

Ainda sem direcção, clube conta com a ajuda de um grupo de notáveis da terra.

Depois de se ter chegado a falar em dissolução do clube e em acabar com a equipa sénior, o Aliados de Lordelo "está bem e recomenda-se". Quem o garante é Joaquim Mota, presidente da Junta e integrante do "grupo de notáveis" que está a liderar o clube.

Os trabalhos da próxima época já arrancaram, explicou o autarca, com o primeiro treino da equipa sénior, que joga na II Divisão, a ser realizado na passada terça-feira. Filó, que treinou o Paredes na época passada, é o treinador e quem está a chefiar o departamento de futebol é, para já, o treinador lordelense José Mota.

Por agora, este grupo funciona como uma espécie de comissão administrativa de onde deverá sair no futuro a próxima direcção. Falta definir o presidente. "Para já não há presidente, há um grupo de trabalho. Todos somos lideres", sustentou Joaquim Mota.

Situação está resolvida, garante Joaquim Mota

Depois de várias assembleias-gerais em que se procurou encontrar uma solução directiva para o clube, desde que a equipa de Manuel Valente terminou o seu mandato, tudo continuava na mesma. Mas na última reunião o ex-presidente do clube, Nené, propôs a criação de "uma comissão", constituída por alguns notáveis da freguesia e/ou ligado ao Aliados, que discutisse os problemas do clube, já que as assembleias não pareciam dar resultado. A estratégia passava por angariar verbas e patrocínios que garantam à próxima direcção estabilidade financeira.

O grupo, explicou Joaquim Mota, é constituído por 24 elementos, de que fazem parte nomes como Leonel Moreira, José Mota, Hélder Oliveira, Filipe Costa, entre outros, reuniu várias vezes nas últimas quatro semanas para conseguir que o clube pudesse dar início à época. "Batemos de porta em porta aos industriais da freguesia e do concelho e todo contribuíram, do rico ao pobre", adiantou.

O clube está inscrito, e não tem qualquer impedimento para inscrever novos jogadores, frisou Joaquim Mota. "Na região devemos ser o clube que menos dívidas tem", disse.

Com esta solução, a vida do clube está para já resolvida. Há atletas já definidos e o Aliados procurará nas próximas semanas fazer novas contratações.

Na passada quarta-feira, esta comissão de notáveis voltou a reunir com o objectivo de dar início aos treinos das camadas jovens.


Fonte:Verdadeiro Olhar

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cartaz das Festas da Cidade de Lordelo 2010

Nota: dia 25, a Eucaristia Solene em honra do Padroeiro Salvador de Lordelo vai ter transmissão directa na TVI apartir das 11h00.

Aliados FC sem direcção e perto da dissolução

Ontem, dia 14 de Julho, a Comissão Administrativa do Aliados de Lordelo realizou mais uma Assembleia Geral Extraordinária que tinha como ordem de trabalhos a dissolução do clube e a eleição da Comissão Liquidatária. Mas apesar de não ter aparecido, durante a sessão, uma lista para a formação de uma nova direcção, a dissolução do clube não foi permitida devido aos estatutos do clube. Segundo Manuel Valente, presidente da Comissão Administrativa do Aliados de Lordelo, “para que possamos dissolver o clube é necessária a aprovação de 3/4 dos sócios, o que significa serem precisos 600 sócios e aqui não temos esse número”, explicou. Na Assembleia marcaram presença cerca de 50 associados, mas ninguém apresentou uma lista para a nova direcção, sendo que Manuel Valente insistiu uma vez mais: “estivemos três anos à frente do clube, foram três anos muito bonitos, mas há uma exaustão, conto com vocês para dar vida ao Aliados e para tentarmos arranjar uma solução”. Vários sócios pediram a palavra durante a assembleia e apontaram algumas soluções, como o clube desistir dos seniores e apostar só na formação, mas não passaram apenas da apresentação de soluções. O presidente Manuel Valente garantiu que hoje, juntamente com a Junta de Freguesia de Lordelo, iria inscrever o clube e, com a parte jurídica Associação de Futebol do Porto, tentar resolver o problema da dívida dos 11 mil euros de taxas de jogos, assegurando ainda que não seriam realizadas mais Assembleias Gerais. Por sua vez, Joaquim Mota, vice-presidente do Aliados, não está de acordo que o clube continue sem seniores e afirmou que “se o Aliados desaparecer é uma parte de nós que também desaparece”. Joaquim Mota alertou os sócios sobre o passivo do clube que “não é nada de dramático, mas há situações pontuais como as taxas de jogos, que têm de ser pagos”. O passivo do clube, segundo Manuel Valente, é de cerca de 150 mil euros. Sem soluções encontradas e sem ter sido possível dissolver o clube, no próximo sábado, dia 17 de Julho, vai decorrer na Junta de Freguesia de Lordelo uma reunião com ex-dirigentes do clube, a Comissão Administrativa e outras pessoas que de certa forma estiveram ligadas ao Aliados de Lordelo, para se encontrar uma solução a nível da direcção para época 2010/2011.
Fonte:O Progresso de Paredes

Mastro "de Lordelo" não vai ser construído

A Câmara Municipal de Paredes já não vai construir um mastro com cem metros de altura e que seguraria a maior bandeira nacional. Isto porque nenhuma empresa se disponibilizou para construir o monumento até ao valor máximo de 280 mil euros.

Como o concurso público ficou vazio, Celso Ferreira garante que o processo fica definitivamente encerrado e promete transferir a verba para a habitação social.



A polémica instalou-se quando a maioria PSD na Câmara Municipal de Paredes apresentou o Orçamento para 2011. Numa das rubricas, o executivo municipal destinava um milhão de euros para a construção de um mastro com cem metros de altura e com uma bandeira de Portugal que, prometia o edil, seria a maior do país e uma das maiores do mundo.

A medida logo mereceu várias críticas tanto a nível local, como nacional, mas o tema foi sendo esquecido até que, recentemente, foi aberto o concurso público para a construção do monumento.

No caderno de encargos, a autarquia acrescentou que o mastro seria edificado no Cruzeiro de Meda, em Lordelo, que seria feito em aço e com uma base em betão. A bandeira ficaria com um tamanho de 25 por 16,67 metros e o preço de construção baixaria de um milhão para 280 mil euros.

A inauguração teria lugar a 5 de Outubro, dia em que é celebrado o centenário da República portuguesa.

Porém, ao concurso público aberto pela Câmara Municipal de Paredes nenhuma empresa concorreu. É o próprio Celso Ferreira quem confirma a ausência de interessados na construção do mastro. "Houve várias consultas, mas nenhumas propostas. As empresas entenderam que a margem de lucro era mínima. O mercado assim o entendeu e nós respeitamos", explica o autarca.

Neste cenário, Celso Ferreira garante que a "Câmara não reabrirá o processo", deixando cair um projecto que, continua a defender, seria interessante para a projecção de Paredes no país. "Não fico desagradado. Este foi um projecto acolhido com entusiasmo pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, mas que devido à conjectura económica não foi possível concretizar", sustenta.

Agora, Celso Ferreira promete transferir os 280 mil euros previstos para a construção do mastro para a habitação social, nomeadamente para a requalificação de casas degradadas espalhadas pelo concelho.

Já a comemoração do centenário da República será realizada através de eventos culturais já programados. "É importante que as pessoas reflictam sobre a República, que implantou um modelo organizativo que permitiu um desenvolvimento que de outra forma era impossível de alcançar", concluiu.

Fonte:Verdadeiro Olhar

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Aliados de Lordelo pode entregar as chaves à JF


E à terceira… não foi de vez. O Aliados de Lordelo continua sem direcção depois de mais uma Assembleia-Geral inconclusiva. O actual presidente da Comissão Administrativa, Manuel Valente, deu como terminado o seu mandato e só a intervenção de um associado – que deixou no ar a hipótese de formar uma direcção – impediu que as chaves do clube fossem entregues à Junta de Freguesia de Lordelo.
Mesmo assim, Manuel Valente é peremptório: se não aparecer ninguém o Aliados de Lordelo fecha portas.
Necessários 12.500 euros por mês
O Aliados de Lordelo continua à procura de quem queira tomar conta do clube. Nas duas primeiras Assembleias-Gerais, nenhum sócio mostrou interesse em substituir a Comissão Administrativa que liderou os destinos da instituição nos últimos três anos e Manuel Valente marcou uma terceira reunião sob a ameaça de entregar as chaves do clube à Junta de Freguesia se o impasse se mantivesse.
Na última quarta-feira, cerca de 50 associados reuniram-se no salão nobre da autarquia lordelense e começaram por ouvir Manuel Valente a explicar novamente a necessidade de constituir um elenco directivo.
No entanto, depois de alguns minutos em reflexão silenciosa, ninguém mostrou vontade em avançar para a liderança do clube. Neste contexto, Valente voltou a apelar ao coração dos associados e garantiu que a época poder-se-á "fazer com 12.500 euros por mês". "Mas aviso que são precisos quatro ou cinco directores para adiantar entre 2000 e 2500 euros em alguns meses mais complicados", disse ainda.
E foi já com a Comissão Administrativa a preparar-se para entregar as chaves do clube à Junta de Freguesia que António Cotovio, um antigo jogador e funcionário do Aliados de Lordelo, anunciou que havia a hipótese de reunir um grupo de associados em torno de um projecto para a instituição.
No entanto, esta solução não criou grande entusiasmo e foi necessária a intervenção de Joaquim Mota, presidente da Junta de Freguesia e vice-presidente da Comissão Administrativa do Aliados de Lordelo, para que todos concordassem com a realização de uma quarta Assembleia-Geral na próxima semana. "Entregar as chaves à Junta de Freguesia não é uma solução. Mas eu cá estarei. Se o Aliados morresse era uma parte de cada um de nós que desaparecia", argumentou.
Neste contexto, Manuel Valente assentiu em "esforçar-se mais um bocadinho", mas, já no final da reunião, garantiu ao VERDADEIRO OLHAR, que o seu mandato terminou na quarta-feira. "Se ninguém aparecer é o fim do clube. Neste momento, tudo está parado à espera dos novos directores", assegurou.
Valente revelou, por fim, que o Aliados de Lordelo tem, actualmente, um passivo na ordem "dos 15, 20 mil euros", mas que é um "clube estável".
Fonte:Verdadeiro Olhar

quarta-feira, 30 de junho de 2010

7º Aniversário da elevação de Lordelo a cidade

Amanhã, dia 1 de Julho, Lordelo celebra o 7º Aniversário da elevação a cidade. Para assinalar a data vai realizar-se mais um "Lordelo Agradece" no Salão Paroquial, pelas 21horas. Serão homenageadas 7 individualidades/colectividades nas seguintes categorias:
Dedicação: Sr. Albino (carteiro)
Associação: Grupo de Bombos "Os Pestinhas"
Desporto: Rita Mota, Rafaela Dias e Flávia Pacheco
Saudade:Cipriano Oliveira
Personalidade do Ano: Eng. Matos Gil
A entrada é livre.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festa da Paróquia 2010


No último domingo de Junho de cada ano, Lordelo realiza a festa da paróquia no alto do cruzeiro de Meda, para assinalar o fim de mais um ano pastoral. Foi assim no passado dia 27 de Junho.
Apesar do pó, do calor e da falta de sombras no local, foram centenas as pessoas que marcaram presença. Da parte da manhã, celebrou-se a missa campal, presidida pelo pároco de Lordelo, Padre Rui, e da parte da tarde, todos os grupos da paróquia, mostraram as suas “habilidades”.
Mais do que uma festa, na verdade, é a oportunidade de as pessoas estarem juntas, numa vida que nem sempre permite este tipo de contacto, que enche a alma de quem partilha ideais cristãos comuns.


domingo, 20 de junho de 2010

"Os Expansivos" festejam Trigésimo Aniversário

O Grupo Cultural e Recreativo “Os Expansivos” completou 30 anos de existência no passado dia 17 de Junho. De modo a assinalar esta efeméride, foram realizadas durante a tarde e noite do passado sábado uma série de iniciativas.
Após a celebração eucarística na Igreja Matriz, seguiu-se uma romagem ao cemitério para homenagear os membros deste grupo já falecidos.
O resto da tarde foi de festa, tendo-se realizado um lanche com todo o grupo e respectivos convidados, não faltando os discursos da praxe pelos membros da direcção e o cantar dos parabéns pelas três décadas de existência deste grupo, composto por pessoas de todas as idades, que procuram através das suas danças e cantares manter vivas as tradições da nossa região.
Ao cair da noite o grupo brindou as centenas de pessoas presentes na Alameda de S. Salvador com algumas das suas danças, seguindo-se a actuação do Grupo de Cavaquinhos Vir’Agora.

http://lordelo-paredes.blogspot.com/2008/07/grupo-cultural-e-recreativo-os.html

1º Enduro lordelo Aventura


Durante o dia de hoje, decorreu, na cidade de Lordelo, o 1.º Enduro Lordelo Aventura. A iniciativa foi organizada pela associação Lordelo Aventura e consistiu num percurso com cerca de 30 quilómetros e três especiais – Enduro Test, Extreme Test e Crosse Test. As zonas de espectáculo da prova foram o Jardim Central, o Pavilhão Rota dos Móveis, os Moinhos de Penhas Altas, a Zona Industrial e a Ribeira de São Roque. Participaram na prova 72 atletas, um número abaixo das expectativas da organização. “Estávamos a contar com 90 participantes, mas à última hora houve algumas desistências”, explicou Rogério Silva, membro da organização, acrescentando ainda que “contudo o número de atletas foi suficiente para proporcionar um bom espectáculo”. Em relação à escolha do percurso, Rogério Silva afirmou que a tarefa foi fácil, pois “em Lordelo há bons espaços para fazer provas de enduro e com a grande adesão que houve por parte do público, penso que a prova foi ao agrado de todos”. Da organização do 1.º Enduro Lordelo Aventura fica “um balanço positivo” e se existir uma segunda edição da prova, Rogério Silva afirmou, ao nosso jornal, que a prova decorrerá nos mesmos moldes da primeira edição. Para a realização da prova, a associação Lordelo Aventura contou com o apoio de vários patrocinadores da cidade de Lordelo, assim como a Casa Castelo.

Fonte:O Progresso de Paredes

XI ORFFLORD


O décimo primeiro encontro de coros, organizado pela Fundação A LORD, realizou-se, no passado dia 19 de Junho no Auditório da Instituição. O Orfeão de Gondomar entrou no palco, a maestrina Isabel Rodrigo deu as notas e o espectáculo começou.
A Canção do Mar foi a primeira a ser apresentada, seguiram-se composições populares de diversos países e espirituais negros. Eram cerca de quarenta vozes à capela, a entoar afinada e vigorosamente as nove músicas referidas no seu programa.
O grupo deu vez, posteriormente, à prestação do Orfeão de Loureiro. Ave Vera Virginitas foi a primeira canção a ser apresentada, uma das duas sacras, às quais se seguiram quatro músicas portuguesas, A Paixão de Rui Veloso, Vejam Bem de Zeca Afonso e Acordai de Fernão Lopes Graça. Sob a orientação do maestro Rui Manuel Ferreira, os oliveirenses representaram muito bem a sua terra, tendo finalizado com as afamadas Meninas da Ribeira do Sado, por entre o sotaque alentejano que os orfeonistas tão bem conseguiram fazer.
Por fim e orientado pelo maestro Manuel Monteiro, o Orfeão anfitrião, da Fundação A LORD, presenteou o público com sete músicas de estilo variado, das quais se salientam a eterna Coimbra de Raul Ferrão e José Galhardo e a The Lion Sleeps Tonight, da banda sonora do filme Rei Leão.

Blog da Fundação A LORD

"Corrente do Rio Ferreira"


Arrancou 2.ª fase do projecto “Corrente do Rio Ferreira” em Lordelo

Os objectivos continuam a ser os mesmos: promover a qualidade da água, a despoluição e a limpeza das margens do rio. Depois de ter sido iniciado, há cerca de um ano, o projecto Corrente do Rio Ferreira, transversal aos quatro municípios que o curso de água atravessa – Paredes, Paços de Ferreira, Valongo e Gondomar –, vê agora arrancar a segunda fase.

No passado sábado, para marcar de forma simbólica o reinício dos trabalhos, hasteou-se a bandeira do projecto no Parque do Rio Ferreira, em Lordelo, procedendo-se ainda há tomada e passagem do testemunho, por alguns ciclistas, entre os limites do concelho de Paredes com os de Paços de Ferreira e Valongo.
A iniciativa, que começou em 2009 e é um projecto a três anos, recebe do município paredense uma comparticipação de 35 mil euros, sendo que cerca de 15 mil já foram investidos, explicou a vereadora do pelouro, Raquel Moreira da Silva.
Na actividade estiveram também presentes os autarcas de Lordelo e Rebordosa. Para o presidente da Junta lordelense, Joaquim Mota, este é um projecto importante para um rio onde quase todos os habitantes locais aprenderam a nadar. "É preciso deitar mãos à obra e tratar deste bem fundamental", frisou. O autarca de Lordelo referiu ainda que até agora nada tinha sido feito em Lordelo para este programa, tendo sido a Junta e uma associação local quem se dedicou à limpeza das margens do rio nas últimas três semanas.

Depois de terem feito limpezas no primeiro ano, respondeu Raquel Moreira da Silva, a vegetação e a poluição começam a voltar ao que eram antes, pelo que o projecto precisa de ser levado a cabo não só pelas juntas de freguesia, mas necessita também do apoio da comunidade. "É um trabalho constante e sucessivo. Não basta limpar um ano", sustentou, dizendo que durante a semana dois funcionários da autarquia já ajudariam na limpeza na zona de Lordelo de Rebordosa.

Os rios e ribeiras, adiantou também a vereadora, vão ter este mandato "tratamento especial" apesar de ser "difícil" e "desanimador" descobrir onde estão as fontes de poluição.

Não escondendo a preocupação com o Rio Ferreira, a vereadora adiantou que a construção de uma nova ETAR e o avanço do saneamento em alta no concelho melhorarão a qualidade de vida dos munícipes. Entretanto, referiu, a autarquia paredense tem reunião marcada com a AGS de Paços de Ferreira "que é quem coloca o rio no estado em que ele está".

Mas segundo a mesma vereadora, foi feita recentemente uma recolha de água para análise junto ao local onde a água da ETAR de Paços de Ferreira é descarregada, em Lordelo, não tendo sido detectados sinais de toxicidade a mais.
Fonte:Verdadeiro Olhar

Manhã com letras

A manhã do dia 17 de Junho da Biblioteca da Fundação A LORD foi passada com letras de olhares de menina e letras de afugentar medos. Quem as desenhou e verbalizou foi a Escritora Adélia Carvalho, no Salão Paroquial da Igreja de Lordelo e quem brincou com elas foram os alunos da EB1 de Gandra de Moreira e do Colégio Marca D’ Água.O livro “Matilde Rosa Araújo – um olhar de menina” foi aquele sobre o qual se debruçou a primeira actividade. A autora, Adélia Carvalho, contou a história, “Era uma vez uma menina com cabelos loiros caídos até aos ombros. Dos seus olhos claros – diz quem alguma vez os fixou – transbordava um mar de interminável ternura. Olhava para tudo como se fosse sempre a primeira vez.” A protagonista da história era, exactamente, a escritora Matilde Araújo que deu tudo o que tinha pelo bem estar dos seus alunos e ainda hoje, com 89 anos, tem os olhos em forma de coração.Os meninos e as meninas da EB1 de Gandra de Moreira, depois de ouvirem a história, ficaram ainda mais curiosos sobre a autora e a protagonista do conto, levantando inúmeras questões e todas elas tiveram direito a respostas à altura.

(Clique na imagem para ver a reportagem da TV Vale do Sousa)

No final, surpresa das surpresas, Adélia Carvalho recebeu um lote de desenhos que os mesmos alunos tinham feito na escola, sobre o Livro da Matilde.
Mas a manhã continuou, desta vez, com os pequeninos do Colégio Marca D’ Água, que, entusiasmados, ouviram a Escritora contar os segredos do Livro dos Medos. Falou-se da “bestalhuda, um animal muito esquisito com umas orelhas muito grandes, que (…) faz cócegas nos dentes”, do “bicho-papão que adora cantar e comer sabão”, de bruxas com vestidos e sapatos cor de rosa, morcegos com asas às bolinhas, … um conjunto de seres que amedrontam os meninos e os faz ter receio de dormirem sozinhos, mas que são tão esquisitos e anedóticos que, com a ajuda de Adélia Carvalho, em vez de meterem medo passaram a fazer rir.

As obras encontram-se à venda na Feira do Livro da Biblioteca da Fundação A LORD, organizada na Alameda de São Salvador de Lordelo (junto à Igreja Paroquial).


Blog da Fundação A Lord

Festa de S.Roque

No 2º Domingo do mês de Junho, Lordelo celebra a Festa de S.Roque e S.Tecla. Durante muitos anos, esta era uma festividade que atraía muita população, quer fosse para as grandes noitadas animadas por cantores/grupos do panorama nacional, quer para a parte religiosa.

Hoje, a festa apenas compreende a celebração eucarística da parte da manhã e a procissão solene da parte da tarde. Contudo, ainda são muitos aqueles que fazem questão de marcar presença, quer por devoção, tradição ou gosto.

terça-feira, 1 de junho de 2010

XI ORFFLORD



No próximo dia 19 de Junho, Sábado, pelas 21h30, o Auditório da Fundação A LORD vai receber o XI ORFFLORD.

Este evento tem reunido, ao longo dos anos, Coros de vários pontos do país, que encontram na música os seus momentos de apoteose.

Desta vez, para além de se contar com a actuação da prata da casa, Orfeão da Fundação A LORD, também se vai poder ouvir o Orfeão de Loureiro e o de Gondomar. A entrada é livre.

1º Enduro Lordelo Aventura


terça-feira, 25 de maio de 2010

1º Encontro Regional de Autocaravanas

Lordelo acolheu no passado fim de semana o 1º Encontro Regional CPA, da Zona Norte. Mais de duas dezenas de autocaravanas chamaram a atenção de toda a população que passava junto ao parque do Rio Ferreira. Do programa constou entre outros, uma visita guiada a Lordelo a todos os autocaravanistas, com especial incidência para a zona de Penhas-Altas (Moinhos e Ponte Romana). A noite foi animada na Alameda de S. Salvador, ao som do Grupo de Cavaquinhos Vir'Agora. A realização deste encontro em Lordelo, é segundo o Clube Português de Autocaravanas, uma demonstração de apoio às localidades que criam condições para a prática do autocaravanismo. De salientar que Lordelo possui a primeira Área de Serviço para Autocaravanas pública no distrito do Porto.

Fotos:
José Gonçalves e José Espírito Santo
(caravanistas participantes neste encontro).

sexta-feira, 21 de maio de 2010

III Maratona 24horas FUTSAL

1º Passeio Todo-o-Terreno


1º Passeio todo-o-terreno organizado por Lordelo TT Aventura com cerca de 20 kms, no final Pista de Obstáculos. Dia 29 de Maio, no Jardim Central.

domingo, 16 de maio de 2010

BVL celebram 40 anos de existência

Veja a reportagem clicando nesta imagem.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo festejou, hoje, o seu 40.º aniversário.
O dia foi assinalado com uma missa comemorativa na Igreja Matriz, seguida da habitual romagem ao cemitério em homenagem a membros já falecidos.
Em dia de aniversário, a Associação Humanitária dos BVL, teve direito a 2 presentes especiais. Uma nova ambulância oferecida pela câmara municipal e um veículo usado que foi doado pela EDP.
Este segundo carro teve uma adaptação que custou cerca de 40 mil euros e permite fazer resgate em grande ângulo, dando uma resposta eficaz em qualquer local e situação.
Refira-se ainda a oferta da Fundação A Lord de seis fatos nomex, que são extremamente resistentes ao fogo.
Durante a tarde, realizou-se ainda um desfile de grande parte dos veículos desta associação, por várias artérias de Lordelo.

20º Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis

50 empresas de mobiliário expõem, até ao próximo domingo, os seus principais produtos na 20ª edição da Mostra de Mobiliário de Paredes. A inauguração do certame, patente no Pavilhão Rota dos Móveis, decorreu ontem e contou com a presença do secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho.


E, em Lordelo, o governante ouviu o presidente da Câmara Municipal de Paredes salientar que o sector do mobiliário "é das poucas indústrias em Portugal que exporta mais do que importa". Como tal, Celso Ferreira pediu a Zorrinho, mas também ao representante da AICEP, Vital Morgado, maior atenção para este sector. "Peço-lhe [a Vital Morgado] que passe a integrar mais empresas de mobiliário nas comitivas que participam nas missões empresariais ao estrangeiro", solicitou Celso Ferreira. "O nosso objectivo é aumentar as exportações e ganhar escala nos mercados internacionais", afirmou, de igual modo, o autarca.

O representante da AICEP não respondeu directamente a Celso Ferreira, preferindo aconselhar os industriais do sector a apostar em "mercados alternativos".

Em internacionalização falou, igualmente, a presidente da Associação Empresarial de Paredes. "Devemos assumirmo-nos como portugueses e potencializar a marca Portugal", propôs Elsa Leite, que também defendeu a "especialização e a subcontratação" das empresas.
Na mesma linha apresentou-se o secretário de Estado. "Um país como Portugal não pode ser seguidor e imitador. Temos de ser pioneiros", disse.
Carlos Zorrinho aproveitou, ainda, a passagem por Lordelo para justificar as medidas de austeridade anunciadas recentemente pelo Governo. "O esforço que nos é pedido vai dar-nos credibilidade e retorno. Nos últimos meses, as nossas exportações já aumentaram oito por cento", frisou.
Convidado de honra da inauguração da 20ª Mostra de Mobiliário de Paredes foi o antigo ministro inglês e actual presidente do Planit Valley, Ian Taylor, que lançou um desafio aos industriais presentes na feira. "Façam uma cadeira para eu ter no meu escritório em Paredes. Será uma cadeira que, depois, eu levarei para todo o lado e direi que foi feita em Paredes", prometeu.

Fonte: Verdadeiro Olhar

quarta-feira, 5 de maio de 2010

1º Enduro Open Lordelo Aventura


É já no próximo dia 20 de Junho, que a cidade de Lordelo vai acolher o 1º Enduro Open, organizado pela Associação Lordelo Aventura.
Se é amante de desportos motorizados, não perca tempo e inscreva-se já nesta prova que promete pôr Lordelo a vibrar.

Inscrições e mais informações através do endereço
http://www.lordeloaventura.com/

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jornadas de Gestão e Modernização Autárquica



Com a presença da Ministra do Ambiente, a Engª Dulce Pássaro, o Presidente da CM de Lisboa, Dr. António Costa, Dr. Pedro Santana Lopes entre outros.

Para mais informações ou inscrições: http://www.jornadas.smartvision.pt/

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia

Dia 25 de Abril, às 9h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia

Ordem de trabalhos:
1 - Período antes da ordem do dia;
2 - Votação e aprovação da acta da sessão anterior;
3 - Relatório de actividades do primeiro trimestre de 2010;
4 - Documentos de prestação de contas da freguesia de Lordelo - ano 2009;
5 - Toponímia - atribuição de nomes de algumas ruas da cidade;
6 - Apresentação geral do programa das jornadas culturais 2010;
7 - Período de trinta minutos para intervenção do público.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

"As Mulheres de Atenas" já em cena


“As Mulheres de Atenas” do dramaturgo brasileiro Augusto Boal é a nova peça trazida à cena pelo grupo de teatro “Os Expansivos”, de Lordelo.
A estreia decorreu no Auditório da Fundação A Lord, com casa cheia, e regozijou o público presente. Ao longo de mais de uma hora, os 18 actores em palco mostraram uma peça construída tomando como ponto de partida duas comédias de Aristófanes.
A primeira parte, baseada em “Lisístrata”, retrata a greve de sexo feita pelas mulheres para obrigarem os homens a acabar com a guerra. A segunda parte, baseada em “Assembleia de Mulheres” fala-nos sobre a ocupação do poder político por parte das mulheres.

Tudo se passa numa fictícia Atenas, sem nenhum realismo. Augusto Boal dedicou “As mulheres de Atenas” a todos os movimentos de libertação feminina e a todas as feministas que o ajudaram a escrever esta peça, quer através dos seus livros, das suas pesquisas ou através dos seus exemplos de vida.
A digressão deste grupo teatral e o mais representativo desta cidade, vai continuar nos próximos meses pelas várias freguesias do concelho de Paredes, com actuações ainda em Valongo, Paços de Ferreira e Ribeiro de Pêna. Se não teve oportunidade de ver a estreia, aqui ficam algumas datas das próximas actuações deste grupo de teatro, que apesar de amador, tem feito um trabalho notório.
25 de Abril-Cête
15 de Maio-Paços de Ferreira
23 de Maio- Casa da Cultura de Paredes
29 de Maio-Cristelo
26 de Junho-Lordelo (Salão Paroquial)
Nota: Horários-Sábado-Noite
Domingo-Tarde


Ficha Técnica:

Encenação e direcção de actores: Inês Leite

Interpretação:Alice Moura, André Oliveira, Arminda Machado, Daniela Borges, Duarte Menezes, Eduardo Ferreira, Elisabete Machado, Igor Alves, Isabela Mota, Joaquim Carvalho, Joaquim Gonçalves, Marcela Alves, Luísa Dias, Nuno Serra, Rafaela Machado, Rosa Gonçalves e Sérgio Machado.
Desenho de Som: Grupo de Música Tradicional Portuguesa "Viragora"
Apoios: Câmara Municipal de Paredes, Junta de Freguesia de Lordelo, Paróquia de Lordelo e Fundação A Lord

PT-PAREDES COM TEATRO

Biblioteca da Fundação destruída num incêndio


Este domingo, pouco passavam das 10 horas da manhã, quando foi dado o alerta de incêndio na Biblioteca da Fundação A Lord. Uma cortina de fumo invadiu o prédio e obrigou à evacuação das 4 famílias residentes no edifício. Além das habitações, o prédio alberga ainda uma clínica dentária, escritórios e um salão de cabeleireiro, que dado o dia da semana, se encontravam encerrados.
Ao longo de 4horas, 49 bombeiros de 5 corporações (Lordelo, Rebordosa, Baltar, Paredes e Cête) combateram as chamas que em simultâneo com a água e o fumo destruíram quase todo o espólio da biblioteca, material informático e multimédia. Apesar disso foi a rápida intervenção dos bombeiros que evitou que o fogo se propagasse aos andares superiores.
Para facilitar as operações, a GNR cortou o trânsito na EN 209, tendo sido reaberto apenas ao início da tarde.
Cerca de 15mil livros foram afectados, provocando um prejuízo superior a 150 mil euros.
Recorde-se que esta infra-estrutura era a única disponível para milhares de alunos que frequentam as escolas da região e, como tal, estava, sobretudo, apetrechada com livros escolares ou obras com informação adequada aos diversos programas curriculares.
A Fundação A Lord, entidade proprietária da biblioteca, garante, no entanto, que não vai baixar os braços e mostra-se empenhada em reabrir aquele equipamento o mais rapidamente possível.

Portagens nas Scut's! Jamais?

Cerca de um milhar de viaturas participaram em mais uma acção de protesto contra a implementação de portagens nas Scuts, pelo actual Governo. Os carros, provenientes de vários pontos do norte do país encheram por completo a Avenida dos Aliados onde os esperavam os responsáveis pelo Movimento de contestação das portagens nas SCUT's.
Na semana passada, também a Associação de Municípios do Vale do Sousa, do qual fazem parte concelhos como Paredes e Paços de Ferreira, fizeram um comunicado de imprensa, garantindo fazer tudo o que estiver ao alcance para impedir que seja posta em prática esta medida, que em muito vai prejudicar o Vale do Sousa, uma das regiões mais desfavorecidas do país.

Veja a reportagem clicando na imagem.

domingo, 11 de abril de 2010

Nova marcha lenta contra a introdução de portagens


Dia 17 de Abril (sábado)
PONTOS E HORAS DE PARTIDA
a sair em direcção à Av. dos Aliados, no Porto

Viana: Campo da Agonia - 14h
Esposende: Largo do Mercado - 14h30m
Barcelos: Campo da Feira - 14h
Vila do Conde: Av. Dr. Júlio Graça - 14h30m
Póvoa de Varzim: Central Camionagem - 14h30m
Sto. Tirso: Rotunda Agrela - 14h30m
Matosinhos: Piscinas Perafita - 14h30m
Maia: Largo Requeixo, junto ao Maia Jardim - 14h30m
Porto: Rotunda Castelo do Queijo - 14h30m
Gaia: Centro Tecnológico em S. Félix da Marinha - 15h
Vale do Sousa: Largo da Feira de Lousada - 14h30m
Gondomar: Ex Mercado Rio Tinto - 14h30m
Valongo: Rotunda da A41 em Alfena - 14h30
Aveiro: Rotunda EN 109 em Avanca/Estarreja - 14h30m

PARTICIPA!

Expansivos estreiam "As Mulheres de Atenas"

O Grupo de Teatro Os Expansivos de Lordelo, vão estrear o seu mais recente trabalho, no próximo dia 17 de Abril, pelas 21h30, no Auditório da Fundação A Lord. Esta peça intitulada "As Mulheres de Atenas", promete ser mais um sucesso, recheado de humor e que vai com toda a certeza proporcionar ao público presente um serão bem passado. A entrada é livre, mas limitada ao número de lugares do auditório.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Os que cuidam também sentem"

“Os que cuidam também sentem” , é o título da obra da lordelense Ana Cristina Alves Ferreira,apresentado no passado dia 26 de Março no Salão Paroquial de Lordelo.
O livro, tese de mestrado da autora,aborda os preconceitos etários em relação aos idosos, idadismo – preconceito baseado na idade – , discriminação e marginalização dos idosos; centra-se nos cuidadores – ajudantes de lar – e nos efeitos destes preconceitos no seu comportamento e bem estar e conclui pela existência desses preconceitos nos cuidadores, tornando aconselhável a sua submissão a acções de formação, para os atenuar .

Ana Cristina Alves Ferreira é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior do Serviço Social do Porto e Mestre em Psicologia do Idoso pela Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

63 participantes no 3º Encontro Nacional de Minis


Foram 63 os participantes no 3.º Encontro Nacional de Minis que decorreu, no passado dia 27 de Março, em Lordelo.
A iniciativa contou com o apoio do Clube Mini de Portugal, e pela terceira vez, decorreu em terras lordelenses. A organização fez um balanço positivo pretendendo repetir o encontro no próximo ano.
Do programa constou a recepção no Jardim Central de Lordelo, a realização de uma prova de trial seguida de uma visita à fábrica de mobiliário (LIGA). Depois do almoço uma prova de perícia no Jardim Central com prémios para os 10 primeiros classificados, sendo o primeiro, em masculinos, entregue a Ferraz (Paredes) e, em femininos, a Márcia Andreia (Lordelo).
O objectivo deste encontro anual é, além do convívio, mostrar a terra e o que esta tem de bom.
No 3.º Encontro Nacional de Minis participaram pessoas da região, mas também oriundas de vários pontos do país, como Mirandela, Oliveira de Azeméis, Amadora ou Porto.
Este ano a organização ficou a cargo de César Machado e de mais oito pessoas. César Machado fez também questão de agradecer o apoio de todos os que ajudaram a levar a organização deste encontro a bom porto, sobretudo à Associação Lordelo Aventura.

Para visualizar a reportagem referente ao evento clique na imagem abaixo.

I Feira de Emprego em Lordelo


O projecto "Paredes Meias" pôs em prática, nos dias 28, 29 e 30 de Março, a primeira feira de emprego, formação e empreendedorismo no pavilhão Rota dos Móveis. Nesta primeira organização do certame, ainda de dimensão reduzida, o público-alvo abarcou a população de todas as faixas etárias e compreendeu workshops de formação profissional, técnicas de procura de emprego e de elaboração de currículos e cartas de apresentação.
Em parceria com a Câmara de Paredes, a mostra é entendida pela própria organização como sendo particularmente pertinente, numa altura em que a freguesia de Lordelo se debate com um sério problema de falta de qualificação da mão de obra.
Entre cerca de duas dezenas de expositores de diversas áreas, em destaque na feira estiveram também os stands de recrutamento das Forças Armadas, cuja vantagem por si assinalada consiste numa taxa de empregabilidade próxima dos cem por cento.
Esta primeira feira de emprego foi impulsionada pela Associação de Desenvolvimento Integrado de Lordelo, cujo objectivo será expandir e o projecto nos próximos anos de forma a abarcar o maior número de empresas e desempregados possível.


Para visualizar a reportagem da Tv Vale do Sousa sobre este evento, clique na imagem abaixo.


Centros de Saúde transformados em USF's

Os centros de saúde de Rebordosa e Lordelo vão ser transformados em unidades de saúde familiares (USF). Esta medida ainda não tem um prazo definido para ser implantada, mas deverá ser concretizada ao longo deste ano.
A novidade saiu da reunião entre o Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde de Lordelo e Rebordosa (MUSS-L/R) e o Agrupamento dos Centros de Saúde Tâmega II - Vale de Sousa Sul, que decorreu na semana passada.

No final deste encontro, os representantes do Movimento mostraram-se satisfeitos com os melhoramentos introduzidos desde que a falta de médicos de família em Lordelo foi denunciada em vários jornais.

Na reunião, que contou com a presença de três elementos do MUSS-L/R, da directora do Agrupamento, Fátima Gonçalves, e do presidente do Conselho Clínico, Baptista Pereira, foram discutidos várias temáticas relacionadas com a saúde nestas duas cidades de Paredes.

No entanto, entre as principais conclusões, destaca Miguel Correia do MUSS-L/R, está o facto de os centros de saúde de Lordelo e Rebordosa passarem a funcionar como USF's. "Segundo os responsáveis do Agrupamento, os centros de saúde estão em condições de serem transformados em USF's. No entanto, essa é uma medida que será para ser concretizada ao longo do ano. O próximo passo vai ser escolher a equipa", revela Miguel Correia.

Antes disso já deverão estar em funcionamento as novas instalações do centro de saúde de Rebordosa, cujo atraso na abertura já provocou trocas de acusações entre PSD e o actual executivo da Junta de Freguesia. "Disseram-nos que a abertura do centro de saúde está para muito breve. Depende apenas das ligações da Portugal Telecom no interior", afirma.

Outro tema em foco na reunião da semana passada foi o número de utentes sem médico de família. E, no que a isto diz respeito, Fátima Gonçalves e Baptista Pereira defenderam que a recente contratação de médicos, mesmo sem ser com horário completo, está a suprimir lacunas antigas. Segundo foi transmitido aos responsáveis pelo MUSS-L/R, os novos médicos responderam, na totalidade, às necessidades de Rebordosa. Já Lordelo continua com 3600 utentes sem médico de família. "O panorama está ligeiramente melhor do que há umas semanas. A evolução tem sido positivo", admite Miguel Correia. Mesmo assim, o MUSS-L/R mantém algumas reservas até "que as promessas sejam cumpridas".

O presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) afirmou que Paredes e Penafiel, mas também Amarante e Marco de Canaveses são os concelhos nos quais é mais difícil colocar médicos.

As declarações de Fernando Araújo foram feitas ao jornal "Público", no âmbito de uma entrevista na qual o responsável defende que as Unidades de Saúde Familiar (USF) são a solução para resolver a falta de clínicos nos centros de saúde.

O líder da ARS-N admite que dez por cento da população da região Norte, ou seja 400 mil utentes, não tem médico de família. E, dentro desta área, os piores concelhos são os de Paredes e Penafiel. "[Os pontos críticos] são Paredes, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses… É uma zona muito complicada. Temos muita dificuldade em convencer colegas a irem para lá", afirmou ao diário.

Segundo Fernando Araújo, nem com uma estratégia de sedução que prevê o pagamento de 750 euros a mais por mês a quem queira prestar serviços nestes concelhos, os médicos aceitam deslocar-se para o Vale do Sousa, sub-região que fica a pouco mais de 20 quilómetros do Porto. "Com urgências e horas extra, os médicos têm capacidade para ir buscar esse dinheiro, se ficarem na cidade", diz o responsável.

Neste contexto, a solução para a ARS-N deverá passar pela criação de USF's, medida que prevê a criação de uma equipa multidisciplinar gerida pelos próprios médicos e enfermeiros e que recebe do Estado conforme a sua produtividade.

O número de internos em formação na região representa, de igual forma, uma esperança para Fernando Araújo que só não é uma certeza devido ao elevado número de pedido de aposentações. "[O Norte] é a região que tem mais internos em formação. Houve uma aposta muito grande e os especialistas estão a começar a sair. Mas coloca-se o problema das aposentações. Com as novas leis, o número de pedidos de aposentação nestes dois meses de 2010 foi igual ao que tivemos no ano passado. Mais de 80 em Fevereiro, por exemplo", pode ler-se no "Público".

Fonte: "Verdadeiro Olhar"

domingo, 14 de março de 2010

Limpar Portugal

À semelhança do que vai suceder um pouco por todo o país, numa iniciativa designada LIMPAR PORTUGAL e apadrinhada pelo Sr. Presidente da Républica, Lordelo também vai dedicar o próximo dia 20 de Março a fazer uma limpeza ás margens do Rio Ferreira. Esta é uma iniciativa aberta a toda a população e que vai contar com a participação de várias associações da freguesia. A limpeza tem início às 9h e termina às 16, com churrasco na hora de almoço. Apareça, faz toda a diferença!!

Concentração de Minis


Para mais informações: http://minislordelo.pt.vu/

 
© 2007 Template feito por Templates para Você