quarta-feira, 30 de junho de 2010

7º Aniversário da elevação de Lordelo a cidade

Amanhã, dia 1 de Julho, Lordelo celebra o 7º Aniversário da elevação a cidade. Para assinalar a data vai realizar-se mais um "Lordelo Agradece" no Salão Paroquial, pelas 21horas. Serão homenageadas 7 individualidades/colectividades nas seguintes categorias:
Dedicação: Sr. Albino (carteiro)
Associação: Grupo de Bombos "Os Pestinhas"
Desporto: Rita Mota, Rafaela Dias e Flávia Pacheco
Saudade:Cipriano Oliveira
Personalidade do Ano: Eng. Matos Gil
A entrada é livre.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festa da Paróquia 2010


No último domingo de Junho de cada ano, Lordelo realiza a festa da paróquia no alto do cruzeiro de Meda, para assinalar o fim de mais um ano pastoral. Foi assim no passado dia 27 de Junho.
Apesar do pó, do calor e da falta de sombras no local, foram centenas as pessoas que marcaram presença. Da parte da manhã, celebrou-se a missa campal, presidida pelo pároco de Lordelo, Padre Rui, e da parte da tarde, todos os grupos da paróquia, mostraram as suas “habilidades”.
Mais do que uma festa, na verdade, é a oportunidade de as pessoas estarem juntas, numa vida que nem sempre permite este tipo de contacto, que enche a alma de quem partilha ideais cristãos comuns.


domingo, 20 de junho de 2010

"Os Expansivos" festejam Trigésimo Aniversário

O Grupo Cultural e Recreativo “Os Expansivos” completou 30 anos de existência no passado dia 17 de Junho. De modo a assinalar esta efeméride, foram realizadas durante a tarde e noite do passado sábado uma série de iniciativas.
Após a celebração eucarística na Igreja Matriz, seguiu-se uma romagem ao cemitério para homenagear os membros deste grupo já falecidos.
O resto da tarde foi de festa, tendo-se realizado um lanche com todo o grupo e respectivos convidados, não faltando os discursos da praxe pelos membros da direcção e o cantar dos parabéns pelas três décadas de existência deste grupo, composto por pessoas de todas as idades, que procuram através das suas danças e cantares manter vivas as tradições da nossa região.
Ao cair da noite o grupo brindou as centenas de pessoas presentes na Alameda de S. Salvador com algumas das suas danças, seguindo-se a actuação do Grupo de Cavaquinhos Vir’Agora.

http://lordelo-paredes.blogspot.com/2008/07/grupo-cultural-e-recreativo-os.html

1º Enduro lordelo Aventura


Durante o dia de hoje, decorreu, na cidade de Lordelo, o 1.º Enduro Lordelo Aventura. A iniciativa foi organizada pela associação Lordelo Aventura e consistiu num percurso com cerca de 30 quilómetros e três especiais – Enduro Test, Extreme Test e Crosse Test. As zonas de espectáculo da prova foram o Jardim Central, o Pavilhão Rota dos Móveis, os Moinhos de Penhas Altas, a Zona Industrial e a Ribeira de São Roque. Participaram na prova 72 atletas, um número abaixo das expectativas da organização. “Estávamos a contar com 90 participantes, mas à última hora houve algumas desistências”, explicou Rogério Silva, membro da organização, acrescentando ainda que “contudo o número de atletas foi suficiente para proporcionar um bom espectáculo”. Em relação à escolha do percurso, Rogério Silva afirmou que a tarefa foi fácil, pois “em Lordelo há bons espaços para fazer provas de enduro e com a grande adesão que houve por parte do público, penso que a prova foi ao agrado de todos”. Da organização do 1.º Enduro Lordelo Aventura fica “um balanço positivo” e se existir uma segunda edição da prova, Rogério Silva afirmou, ao nosso jornal, que a prova decorrerá nos mesmos moldes da primeira edição. Para a realização da prova, a associação Lordelo Aventura contou com o apoio de vários patrocinadores da cidade de Lordelo, assim como a Casa Castelo.

Fonte:O Progresso de Paredes

XI ORFFLORD


O décimo primeiro encontro de coros, organizado pela Fundação A LORD, realizou-se, no passado dia 19 de Junho no Auditório da Instituição. O Orfeão de Gondomar entrou no palco, a maestrina Isabel Rodrigo deu as notas e o espectáculo começou.
A Canção do Mar foi a primeira a ser apresentada, seguiram-se composições populares de diversos países e espirituais negros. Eram cerca de quarenta vozes à capela, a entoar afinada e vigorosamente as nove músicas referidas no seu programa.
O grupo deu vez, posteriormente, à prestação do Orfeão de Loureiro. Ave Vera Virginitas foi a primeira canção a ser apresentada, uma das duas sacras, às quais se seguiram quatro músicas portuguesas, A Paixão de Rui Veloso, Vejam Bem de Zeca Afonso e Acordai de Fernão Lopes Graça. Sob a orientação do maestro Rui Manuel Ferreira, os oliveirenses representaram muito bem a sua terra, tendo finalizado com as afamadas Meninas da Ribeira do Sado, por entre o sotaque alentejano que os orfeonistas tão bem conseguiram fazer.
Por fim e orientado pelo maestro Manuel Monteiro, o Orfeão anfitrião, da Fundação A LORD, presenteou o público com sete músicas de estilo variado, das quais se salientam a eterna Coimbra de Raul Ferrão e José Galhardo e a The Lion Sleeps Tonight, da banda sonora do filme Rei Leão.

Blog da Fundação A LORD

"Corrente do Rio Ferreira"


Arrancou 2.ª fase do projecto “Corrente do Rio Ferreira” em Lordelo

Os objectivos continuam a ser os mesmos: promover a qualidade da água, a despoluição e a limpeza das margens do rio. Depois de ter sido iniciado, há cerca de um ano, o projecto Corrente do Rio Ferreira, transversal aos quatro municípios que o curso de água atravessa – Paredes, Paços de Ferreira, Valongo e Gondomar –, vê agora arrancar a segunda fase.

No passado sábado, para marcar de forma simbólica o reinício dos trabalhos, hasteou-se a bandeira do projecto no Parque do Rio Ferreira, em Lordelo, procedendo-se ainda há tomada e passagem do testemunho, por alguns ciclistas, entre os limites do concelho de Paredes com os de Paços de Ferreira e Valongo.
A iniciativa, que começou em 2009 e é um projecto a três anos, recebe do município paredense uma comparticipação de 35 mil euros, sendo que cerca de 15 mil já foram investidos, explicou a vereadora do pelouro, Raquel Moreira da Silva.
Na actividade estiveram também presentes os autarcas de Lordelo e Rebordosa. Para o presidente da Junta lordelense, Joaquim Mota, este é um projecto importante para um rio onde quase todos os habitantes locais aprenderam a nadar. "É preciso deitar mãos à obra e tratar deste bem fundamental", frisou. O autarca de Lordelo referiu ainda que até agora nada tinha sido feito em Lordelo para este programa, tendo sido a Junta e uma associação local quem se dedicou à limpeza das margens do rio nas últimas três semanas.

Depois de terem feito limpezas no primeiro ano, respondeu Raquel Moreira da Silva, a vegetação e a poluição começam a voltar ao que eram antes, pelo que o projecto precisa de ser levado a cabo não só pelas juntas de freguesia, mas necessita também do apoio da comunidade. "É um trabalho constante e sucessivo. Não basta limpar um ano", sustentou, dizendo que durante a semana dois funcionários da autarquia já ajudariam na limpeza na zona de Lordelo de Rebordosa.

Os rios e ribeiras, adiantou também a vereadora, vão ter este mandato "tratamento especial" apesar de ser "difícil" e "desanimador" descobrir onde estão as fontes de poluição.

Não escondendo a preocupação com o Rio Ferreira, a vereadora adiantou que a construção de uma nova ETAR e o avanço do saneamento em alta no concelho melhorarão a qualidade de vida dos munícipes. Entretanto, referiu, a autarquia paredense tem reunião marcada com a AGS de Paços de Ferreira "que é quem coloca o rio no estado em que ele está".

Mas segundo a mesma vereadora, foi feita recentemente uma recolha de água para análise junto ao local onde a água da ETAR de Paços de Ferreira é descarregada, em Lordelo, não tendo sido detectados sinais de toxicidade a mais.
Fonte:Verdadeiro Olhar

Manhã com letras

A manhã do dia 17 de Junho da Biblioteca da Fundação A LORD foi passada com letras de olhares de menina e letras de afugentar medos. Quem as desenhou e verbalizou foi a Escritora Adélia Carvalho, no Salão Paroquial da Igreja de Lordelo e quem brincou com elas foram os alunos da EB1 de Gandra de Moreira e do Colégio Marca D’ Água.O livro “Matilde Rosa Araújo – um olhar de menina” foi aquele sobre o qual se debruçou a primeira actividade. A autora, Adélia Carvalho, contou a história, “Era uma vez uma menina com cabelos loiros caídos até aos ombros. Dos seus olhos claros – diz quem alguma vez os fixou – transbordava um mar de interminável ternura. Olhava para tudo como se fosse sempre a primeira vez.” A protagonista da história era, exactamente, a escritora Matilde Araújo que deu tudo o que tinha pelo bem estar dos seus alunos e ainda hoje, com 89 anos, tem os olhos em forma de coração.Os meninos e as meninas da EB1 de Gandra de Moreira, depois de ouvirem a história, ficaram ainda mais curiosos sobre a autora e a protagonista do conto, levantando inúmeras questões e todas elas tiveram direito a respostas à altura.

(Clique na imagem para ver a reportagem da TV Vale do Sousa)

No final, surpresa das surpresas, Adélia Carvalho recebeu um lote de desenhos que os mesmos alunos tinham feito na escola, sobre o Livro da Matilde.
Mas a manhã continuou, desta vez, com os pequeninos do Colégio Marca D’ Água, que, entusiasmados, ouviram a Escritora contar os segredos do Livro dos Medos. Falou-se da “bestalhuda, um animal muito esquisito com umas orelhas muito grandes, que (…) faz cócegas nos dentes”, do “bicho-papão que adora cantar e comer sabão”, de bruxas com vestidos e sapatos cor de rosa, morcegos com asas às bolinhas, … um conjunto de seres que amedrontam os meninos e os faz ter receio de dormirem sozinhos, mas que são tão esquisitos e anedóticos que, com a ajuda de Adélia Carvalho, em vez de meterem medo passaram a fazer rir.

As obras encontram-se à venda na Feira do Livro da Biblioteca da Fundação A LORD, organizada na Alameda de São Salvador de Lordelo (junto à Igreja Paroquial).


Blog da Fundação A Lord

Festa de S.Roque

No 2º Domingo do mês de Junho, Lordelo celebra a Festa de S.Roque e S.Tecla. Durante muitos anos, esta era uma festividade que atraía muita população, quer fosse para as grandes noitadas animadas por cantores/grupos do panorama nacional, quer para a parte religiosa.

Hoje, a festa apenas compreende a celebração eucarística da parte da manhã e a procissão solene da parte da tarde. Contudo, ainda são muitos aqueles que fazem questão de marcar presença, quer por devoção, tradição ou gosto.

terça-feira, 1 de junho de 2010

XI ORFFLORD



No próximo dia 19 de Junho, Sábado, pelas 21h30, o Auditório da Fundação A LORD vai receber o XI ORFFLORD.

Este evento tem reunido, ao longo dos anos, Coros de vários pontos do país, que encontram na música os seus momentos de apoteose.

Desta vez, para além de se contar com a actuação da prata da casa, Orfeão da Fundação A LORD, também se vai poder ouvir o Orfeão de Loureiro e o de Gondomar. A entrada é livre.

1º Enduro Lordelo Aventura


 
© 2007 Template feito por Templates para Você