terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Comissões contra portagens marcam buzinão


As comissões de utentes contra as portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) anunciaram um buzinão, a realizar a 26 de fevereiro, e que vai abranger vários municípios.

Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Porto, Vila Nova de Gaia, Lousada, Paredes e Paços de Ferreira vão ser os municípios envolvidos neste protesto que visa «contestar a instalação de portagens nas SCUT», anunciou José Rui Ferreira, o porta-voz do movimento.

A introdução de portagens nas SCUT (auto-estradas sem custo para o utilizador) serão uma realidade dentro de "curtos meses" assegurou, recentemente, o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, escusando avançar com uma data concreta para a sua introdução.
Concentração: Rotunda da A42 em Frazão/Arreigada, 26 Fevereiro, sexta-feira, a partir das 18.30h. Aparece!

É difícil ser-se sócio da ADIL!

Ao contrário do que pensava, fazermo-nos sócios de algumas associações não é tarefa fácil. Aquele passo que a partida deveria ser simples e desejado por quem está do outro lado, acabou por não o ser. Uma certa manhã dirigi-me a ADIL, para obter informações acerca do que era necessário para me fazer sócia desta instituição. Fiquei um tanto ao quanto perplexa com o atendimento, e com a falta de informação e profissionalismo de quem estava atrás do balcão. Questionei-me de como seria possível que se coloque um profissional no atendimento ao público sem lhe dar o mínimo de informação/formação.
Pormenores à parte, queria apenas concretizar o que realmente me levou ali. Após ter dado início ao processo, fui informada que teria de esperar uns 4dias para efectuar o pagamento mas que entravam em contacto comigo. Certo é que esses 4 dias já vão em mais de um mês e até hoje nada mais me foi dito.
Talvez não cumpra os requisitos para me tornar associada. Talvez sejam mais rigorosos com o perfil dos novos sócios do que com o dos funcionários. É de lamentar realmente.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

24 horas BTT de Lordelo 2010

Nos dias 3 e 4 de Julho a cidade de Lordelo vai acolher a 4ª edição do BTT 24horas. Este evento que teve o seu início em 2006, foi desde logo reconhecido por toda a crítica da especialidade. Em 2009 a prova não se realizou tendo criado um vazio enorme que apenas pode ser colmatado com a prova de 2010.
Para obter toda a informação acerca deste acontecimento aceda a:
http://www.24hbttlordelo.com/

Pequeno reparo!

As amigas **** de Paredes, e **** de Cete, não se deixaram intimidar pelo frio e foram a Lordelo ver “os mascarados”. “Isto está tudo muito bonito, só é pena estar tanto frio. Este Carnaval foi bem melhor do que o da cidade de Paredes, que não tem nada, é uma tristeza”, adiantou ****. A amiga, que veio ao Carnaval de Lordelo pela primeira vez, justificou a afirmação de **** pelo facto de “estarmos na terra do presidente na Câmara. Se Celso Ferreira fosse da cidade de Paredes, o Carnaval na sede do concelho seria bem melhor do que este”.

Ao ler este pequeno excerto de um artigo sobre o Carnaval de Lordelo publicado num jornal da região, não pude deixar de dar uma gargalhada. Gostaria, no entanto de fazer um pequeno reparo de que o carnaval de Lordelo já existe há mais de 20 anos. Ainda Celso Ferreira se encontrava a gozar a sua juventude e já existia Carnaval em Lordelo. Como por todo o concelho se diz que tudo se faz cá devido ao presidente ser lordelense, já só faltava mesmo dizer que o Carnaval em Lordelo começou em 2005 quando Celso Ferreira assumiu o comando da autarquia.

"Juntos pelo nosso Rio"


Com a elevada precipitação que se fez sentir este inverno, o caudal do Rio Ferreira subiu consideravelmente. Com esta subida, ficou também uma considerável quantidade de lixo suspenso nas margens e arbustos que ali estão alojados. Não deixa de ser curioso ver que a população apenas se preocupa com a poluição do rio na época estival. E a primeira medida a tomar é sempre atacar o poder local.
O nosso rio é dotado de uma extrema beleza natural, que é seriamente afectada com a poluição que o atinge. No entanto, e apesar de serem inúmeros os factores que contaminam as águas tais como os resíduos das fábricas, os esgotos, as Etar’s, os produtos tóxicos provenientes da agricultura… certo é que o lixo que podemos “deslumbrar” nas margens é fruto da actividade doméstica, que vem provar uma vez mais que a mentalidade da população pouco ou nada se tem alterado nos últimos tempos.
Os 4 municípios atravessados pelo Rio Ferreira, sendo Paços de Ferreira, Paredes, Valongo e Gondomar, iniciaram no dia 22 de Abril de 2009, um projecto de requalificação ambiental do rio considerado um dos mais poluídos do distrito do Porto (Ver peça). No entanto este é um projecto nada fácil de concretizar, sobretudo se a população não der o seu contributo.

Muitas vezes aqueles que criticam o estado em que o rio se encontra são os primeiros que sem qualquer consciência deitam lixo para o chão e/ou para os rios.
Por isso, se aspiramos um dia ter um rio limpo, bonito, onde possamos passar bons momentos e dar uns bons mergulhos, temos de fazer por isso, e não esperar que sejam as autarquias a fazer milagres.
Pequenos gestos podem fazer a diferença, tais como, reciclar, não mandar lixo para o chão, rios e mares, usar produtos biodegradáveis, andar mais a pé ou de transportes públicos, utilizar as energias renováveis… Não são só as grandes descargas que afectam o ambiente, pois um simples papel de pastilha pode provocar a morte de vários seres vivos.
É muito importante que se entenda que a poluição afecta o ambiente e que é nosso dever protegê-lo.

“Juntos pelo nosso Rio”

Lordelo já tem Mastro?


No mesmo local onde o ano passado foi colocada a palavra Lordywood, surgiu um mastro, com uma bandeira vermelha e verde que com apenas alguns metros de altura é visível de alguns locais da freguesia. Assim há distância tudo leva a crer que a haste enverga a bandeira nacional. No entanto qualquer espectador mais atento apercebe-se que lhe falta o brasão amarelo.
Pormenores à parte, o certo é que os responsáveis por esta construção, queriam chamar a atenção para o polémico assunto do mastro que seria construído em Paredes para assinalar os 100 anos da República.
As opiniões dividem-se, e as interpretações também. Os apoiantes querem crer que este pequeno mastro não é mais do que um “Força Sr. Presidente, Lordelo está consigo neste projecto. E se este projecto de mastro já dá uma graça à cidade de Lordelo, o que fará um com 100 metros de altura”. Por outro lado a população que se opõe à sua construção pensa “Como vê Sr. Presidente não foi preciso um milhão de euros para realizar esta obra. Já lhe tiramos o trabalho. Lordelo já tem mastro”.
A ver vamos o desfecho de toda esta controvérsia gerada à volta do mastro comemorativo do Centenário da Républica, que mesmo sem ter sido construído já teve os seus momentos de fama.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cancros da cabeça e pescoço

Um estudo recente do IPO do Porto revelou que os fabricantes de móveis de Paredes e Paços de Ferreira têm grande incidência de cancro no nariz.


Os cancros da cabeça e do pescoço incluem os tumores da laringe, faringe, hipofaringe, nariz, seis perinasais, boca e glândulas salivares, ocupando o quinto ou sexto lugar no ranking dos mais frequentes.
Segundo o Jornal de Notícias, os dados do Registo Oncológico Regional do Norte permitem ligar alguns destes tumores a profissões, como o fabrico de móveis ou o trabalho em postos de combustíveis. Em declarações a esse jornal, Eurico Monteiro, director do serviço de Otorrino do IPO, realçou que existe uma elevada taxa de cancros dos seios perinasais em operários da indústria de mobiliário, sendo os concelhos de Paredes e Paços de Ferreira os "maiores clientes" do Instituto portuense.

Ainda segundo este estudo, são os homens quem tem mais probabilidades de desenvolver estas patologias, pelo que foram estabelecidas algumas causalidades profissionais. É o caso dos cancros dos seios perinasais nos operários da indústria do mobiliário, e dos tumores da laringe, associados aos doentes que trabalharam com poluentes, por força da inalação, como, por exemplo, os empregados de gasolineiras e/ou polimentos.
Apesar dessa associação, o principal factor de risco dos cancros da cabeça e pescoço é o tabaco (em 85% dos casos), seguindo-se o álcool.


Sendo a população activa de Lordelo maioritáriamente ligada à indústria da madeira, será importante ter cuidado redobrado com quaisquer sintomas que possam surgir.

Novo veículo do INEM

Os Bombeiros Voluntários de Rebordosa passam a dispor de uma ambulância de emergência médica a partir do corrente mês. Este novo veículo vai servir também as freguesias de Lordelo, Gandra, Astromil, Vandoma e Vilela.
A assistência que garante aos sinistrados ou vítimas de doença súbita que habitam na região, a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde, está agora muito mais perto da população de Lordelo.

Programação da Fundação A Lord


Fonte: Blog da Fundação A Lord

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Tradições de Carnaval


Actualmente o Carnaval em Lordelo resume-se muito à tarde de domingo que antecede o dia de Entrudo. Realiza-se o já famoso Cortejo de Carnaval, e pouco ou nada mais se faz.

Houveram no entanto outras tradições que se foram desvanescendo ao longo do tempo. Na 3ª feira de Carnaval, os amigos/vizinhos juntavam-se em ambiente de festa, e construíam um mastro, com silvas, pneus... e com um velho(a) de trapos, bem no topo. Quando a noite já ía longa todos se juntavam para ver arder o mastro e a personagem criada. Num passado bem mais recente, também as crianças enfeitavam as ruas com serpentinas, dando um ar bem à Santos Populares.

Apesar de escassos, ainda é possível ver em alguns locais da freguesia, na noite de carnaval, pequenos mastros a arderem, permitindo deste modo que a tradição não caia no esquecimento.

Carnaval de Lordelo supera as expectativas

No passado domingo saiu à rua o corso carnavalesco de Lordelo. Se muitos faziam fisgas para que o S. Pedro desse uma ajudinha, certo é que a chuva não se viu, mas foi debaixo de um frio intenso que o cortejo saiu à rua.
Este adversário de peso não foi suficiente para impedir que milhares de pessoas abandonassem as suas casas, e muitas outras afluíssem a Lordelo, para ver aquele que é considerado o maior carnaval de todo o Vale do Sousa.

O corso contou este ano, com a participação de 12 carros alegóricos, 6 grupos de bombos, uma escola de samba, 2 fanfarras e uma outra "fanfarra" da terra, ironizando deste modo o fim da fanfarra local.
Como já é habitual neste dia, a cor, a alegria e a sátira acompanharam este desfile.
Mas a grande atracção da tarde foi mesmo o actor Paulo Rocha, cara bem conhecida da televisão portuguesa, que se estreou como Rei de Carnaval. Sempre sorridente, esbanjou ao longo de todo o percurso, simpatia e sensualidade fazendo suspirar muito do público feminino.
O desfile teve início na Alameda de Portugal (junto ao Pavilhão Rota dos Móveis) e terminou na Escola EB 2/3 de Lordelo. Para o ano há mais e espera-se que cada vez melhor.

Comandante dos BVL está demissionário


Segundo informação do Jornal "Verdadeiro Olhar" de 11 de Fevereiro, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lordelo está demissionário.
Segundo a mesma fonte, Miguel Ferreira (à esquerda na fotografia) já comunicou à direcção, verbalmente, a decisão de abandonar o posto que ocupou nos últimos três anos e que espera, apenas, a resolução de questões burocráticas para oficializar o seu abandono do comando da corporação.
Na base desta demissão estão divergências entre o comandante e o presidente da Associação Humanitária lordelense.
Os desentendimentos entre o comandante e o presidente já são antigos. No entanto, Miguel Ferreira nunca forçou a sua saída, até porque estavam marcadas umas eleições para Dezembro último, das quais poderia emergir um novo elenco directivo. Mas, a esse acto eleitoral concorreu uma lista única, mais uma vez liderada por Manuel Moreira Costa (à direita) que, desta forma, foi reeleito para um segundo mandato.
A nova direcção tomou posse apenas há cerca de 15 dias, mas nem isso impediu Miguel Ferreira de avançar com a demissão, alegando, desentendimentos irreversíveis com Manuel Moreira Costa. O ainda comandante dos Bombeiros Voluntários de Lordelo não confirma, nem desmente o pedido de demissão e reserva para "mais tarde" qualquer comentário a uma situação que está a abalar a rotina dos "soldados da paz" lordelenses.
Também o presidente da direcção optou por atitude idêntica. "Não quero comentar. Para já, não presto declarações. Esse é um assunto do foro interno da Associação", afirmou, simplesmente, Manuel Moreira Costa.
Miguel Ferreira era comandante há três anos , mas bombeiro há 22 anos, tendo assumido, durante cinco anos, lugares de chefia na instituição. Dois deles foram cumpridos como 2º comandante, enquanto os três últimos anos foram passados como comandante da corporação.
Aos 53 anos, Miguel Ferreira deverá, depois de concluído o processo da sua demissão, passar ao quadro de honra de uma instituição fundada em 11 de Maio de 1970.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Confirmado Rei do Carnaval


O nome daquele que será rei no carnaval de Lordelo, esteve no segredo dos deuses até esta semana. Ao contrário do que foi anunciado, o rei é mesmo um actor, mas não de uma novela da TVI. Trata-se de Paulo Rocha, um dos rostos do elenco principal de ‘Perfeito Coração’ da SIC. Pelo desfile, o actor vai cobrar cerca de quatro mil euros. Segundo a organização, o ‘cachet’ do actor Paulo Rocha está dentro dos preços que foram pagos no ano passado para ter cá Nereida Gallardo, a ex-namorada de Cristiano Ronaldo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Blog na TV Vale do Sousa

O Blog "Lordelo-Paredes: Uma Cidade em Expansão", foi alvo de uma pequena reportagem na TV Vale do Sousa. Queria desde já agradecer à TV o trabalho desenvolvido, mas também a todos aqueles que acompanham o meu blog, pois é graças a todos que continuo cheia de vontade para trabalhar neste projecto. Aproveito também para realçar que estou sempre disponível para publicar informação sobre Lordelo.
Para aceder ao conteúdo cliquem no link:

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Reportagem SIC

Na última semana, a falta de médicos no Centro de Saúde de Lordelo, e as noites passadas ao relento pelos seus utentes para conseguirem marcar uma consulta, foi notícia em quase todos os jornais da região. Contudo, na última madrugada, de 5ª para 6ª feira, uma equipa de reportagem da SIC, acompanhou o drama destas pessoas, e noticiou o caso no programa "Nós Por Cá".

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010

O Carnaval de Lordelo, é já uma referência em toda a região. Atrai milhares de pessoas todos os anos a esta cidade. Depois do sucesso do ano passado, com a espanhola Nereida Gallardo como rainha, a edição deste ano, se tudo correr conforme previsto, contará com um rei, jovem modelo e actor, cara bem conhecida das telenovelas portuguesas, exibidas na TVI. No entanto este nome mantêm-se no segredo dos deuses, uma vez que o contrato ainda não está assinado.
O Carnaval de Lordelo sairá à rua no próximo dia 14 de Fevereiro, domingo, e contará com a participação de mais de uma dezena de carros alegóricos, a escola de samba da terra, gigantones, figurantes, grupos de bombos e fanfarras. O desfile terá início pelas 14h30 e espera-se uma multidão de gente a encher as ruas da cidade. O orçamento deste evento ronda os 30 mil euros.
Fazem-se figas para um dia soalheiro.
Venha passar uma tarde de muita animação: Visite a cidade de Lordelo.

Orquestra de Bandolins de Esmoriz na Lord


No passado dia 30 de Janeiro, pelas 21h30, a Orquestra de Bandolins de Esmoriz encantou a avantajada plateia do Auditório da Fundação A LORD.
O conjunto de cerca de 25 músicos tocou um reportório variadíssimo, lembrando composições que os mais velhos cantavam nas escolas. Exemplo disso foi a composição Recordações do Passado de Luís M. Aleixo. Palladio, do contemporâneo Karl Jenkins, também surpreendeu, pela pujança com que os músicos dedilharam os bandolins e as bandolas.
De facto, o Auditório tem a particularidade do aconchego, aproximando o palco e a plateia. E, mais uma vez, proporcionou familiaridade entre estes dois elementos. Neste concerto, a orquestra interagiu com o público, colocando-o a participar em diferentes músicas, ora com palmas, ora com a manifestação de vozes afinadas.

O Grupo de Esmoriz foi constituído em 1984 e é detentor de uma grande experiência, tendo já deixado rasto em participações nacionais e internacionais. Em Novembro de 2009, venceu o Concurso Nacional de Música do INATEL, na vertente Orquestra.
Actualmente encontra-se sob a direcção musical do maestro Luís Sá e incorpora instrumentistas que dinamizam bandolins, bandoletas, bandoloncelo, guitarras, guitarra-contrabaixo, piano e percussões.

No final do evento, foi notória a satisfação das pessoas que a ele assistiram.

"Lordelo revelado por residentes" na Tv Vale Sousa


A Tv Vale do Sousa desenvolveu mais uma reportagem sobre a cidade de Lordelo. Este novo vídeo, publicado no passado dia 29 de Janeiro, foi intitulado de "Lordelo revelado por residentes". Podem ver todo o seu conteúdo clicando no link:

http://www.valedosousa.tv/?video=dc5a608a-5e20-102d-aa6c-0019996c

Utentes do C. de Saúde Lordelo REVOLTADOS

A situação já não é nova, e foi finalmente "denunciada" por um jornal da região. Pode ler-se na edição do passado dia 29 de Janeiro, no jornal regional "O Verdadeiro Olhar".


"Todas as quintas-feiras o ritual repete-se. Dezenas de utentes da cidade de Lordelo, passam a noite em frente à porta do centro de saúde para conseguir marcar uma consulta para a semana seguinte. Chegam a levar cobertores e almofadas para dormir durante a longa espera. As primeiras pessoas sem médico de família chegam pouco após as 23h00 e, às 4h30 da madrugada, já estão ocupadas mais de 20 das 40 vagas anunciadas numa folha de papel afixada no vidro.
Perante a necessidade dos utentes, há quem passe a noite ao relento para, pela manhã, vender a sua vaga a cinco euros, mas quem não tem dinheiro para desperdiçar é obrigado a enfrentar o frio da madrugada e, a seguir, enfrentar mais um dia de trabalho.
Aliás, só a presença do quartel dos Bombeiros Voluntários dá coragem a estes utentes para passar a noite ao relento e para se deslocarem à casa de banho mais próxima, situada no edifício da Junta de Freguesia, a cerca de 300 metros de distância.O barulho provocado pelas conversas que se vão mantendo entre todos até às 8h00 da manhã, hora a que o centro de saúde abre as portas, é tal que os moradores dos prédios em redor da unidade de saúde chegam a chamar a GNR.
Os mais azarados podem ainda ver uma espera de nove horas resultar… em nada. Basta que o médico falte no dia para o qual a consulta seja marcada. Nestes casos, o ritual repete-se na quinta-feira seguinte.
O centro de saúde de Lordelo serve uma população com cerca de dez mil habitantes e tem ao seu serviço quatro médicos a tempo inteiro. Feitas as contas dá, em média, 2 500 utentes para cada clínico, quando as entidades competentes apontam que o rácio ideal é de 1 500 pacientes por cada médico existente.
Há ainda um quinto clínico nesta unidade de saúde que dá consultas às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h00 às 14h00, mas que também não se revelou suficiente para acabar com os utentes sem médico de família.
Desta forma, os utentes de Lordelo não estão satisfeitos com o serviço que tem vindo a ser prestado e estão a promover um abaixo-assinado que pretendem entregar à Direcção Regional de Saúde do Norte."

 
© 2007 Template feito por Templates para Você