domingo, 24 de janeiro de 2010

A Biblioteca na TV


No passado dia 15, o Teatro de Fantoches, realizado na Biblioteca da Fundação, foi o tema de uma reportagem realizada pela TV Vale do Sousa.

A Princesa Santinha, foi o título da peça e a EB1 de Moinhos de Lordelo foi a escola que assistiu.

A TV do Vale do Sousa tem vindo a realizar um conjunto de reportagens, com o objectivo de divulgar os eventos culturais organizados no Vale do Sousa. O teatro de fantoches da Biblioteca da Fundação foi uma das actividades escolhidas para integrar esse projecto.

Podem ver a reportagem clicando no link:
http://www.valedosousa.tv/?video=4369ffba-558e-102d-aa6c-0019996c


Fonte:Blog da Fundação A Lord

Roubo de ovelhas origina luta em Lordelo


Tudo terá começado quando um pastor de 47 anos deu por falta de algumas ovelhas do seu rebanho. Nessa altura terá acusado o seu vizinho mais próximo da autoria do roubo, o homem de 56 anos que disparou depois os tiros. Após uma acesa discussão os dois homens envolveram-se em confrontos físicos. Os familiares de ambos acorreram de imediato ao local munidos de forquilhas e de outras ferramentas agrícolas.

No meio da discussão e das agressões, o homem acusado de roubo foi a casa buscar a caçadeira e disparou vários tiros para o ar para intimidar o pastor. Os populares, que entretanto se juntaram no local, conseguiram tirar-lhe a arma, evitando, assim, uma tragédia. Os elementos da autoridade foram chamados ao local e, depois de ouvirem vários insultos e impropérios, acabaram por deter o homem de 56 anos, que passou a noite no posto da GNR.


Fonte: O Progresso de Paredes

População Escolar em números

Segundo dados do Projecto Educativo do Agrupamento (PEA), 2009/2013, publicados na edição deste mês no Boletim A Farpa, a população escolar de Lordelo é constituída por:
Da análise destes dados concluimos que o universo escolar da freguesia é constituído por 1588 alunos, de onde 801 alunos frequentam Jardins de Infância e 1º Ciclo, 663 alunos no 2º e 3º ciclos, 56 em percursos qualificantes e os restantes 68 integram a formação de adultos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Uma Cidade de Futuro para viver como um Lord (elo)

"Lordelo - Uma Cidade de Futuro para viver como um Lord (elo)"-Video para a inauguração da Sede da Junta de Freguesia a 20 de Setembro de 2009 produzida por "Agente Secreto" - Comunicação, Audiovisuais e Televisão (http://www.agentesecreto.pt/)

Aliados afastado da Taça de Portugal

O sonho de chegar ao Jamor, caíu ontem por terra, naquela que acabaria por se tornar a última eliminatória da Taça de Portugal nesta época, para o Aliados FC Lordelo. Cerca de 1000 adeptos apoiaram a equipa lordelense que defrontava o Naval 1º de Maio, da 1ª Liga.
Pela atitude e qualidade das oportunidades, o Aliados merecia ganhar, mas, como isso não chega, saiu derrotado frente a uma Naval que cumpriu os serviços mínimos. A equipa da casa esteve impecável nos primeiros 35 minutos, período durante o qual criou três ocasiões flagrantes para marcar. Das três vezes, a bola andou pela pequena área da Naval, mas os avançados do Aliados finalizaram sempre de forma pouco ortodoxa. E acabou por ser no capítulo da concretização que a lei do mais forte se fez notar, com a Naval a confirmar o favoritismo e a garantir, pela terceira época seguida, o acesso aos quartos-de-final da Taça.
Apesar da derrota, os adeptos aplaudiram no final da partida a equipa de Lordelo não só pelo belo desempenho que tiveram ao longo de todo o jogo mas de toda a prova. Recorde-se que o Aliados havia já afastado a equipa do Leixões, também da 1ª liga.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Expectativas para 2010

Hoje tem início um novo ano, cheio de expectativas para milhões de pessoas. Para trás fica 2009, o último ano da primeira década deste milénio. Certamente será recordado em todo o mundo pelas melhores e piores razões. Lordelo, não é por isso excepção.
Na memória de muitos lordelenses , 2009 perdurará como o ano em que Lordelo se vestiu de branco corria o dia 9 de Janeiro; ou como o ano que a 20 de Setembro viu finalmente inaugurada a sede da Junta de Freguesia, considerada por muitos a melhor do país. Foi ainda ano de Eleições Autárquicas, que deram mais um mandato a Joaquim Mota e um número expressivo de votos (5002) à vitória de Celso Ferreira na Câmara Municipal de Paredes.
Com a chegada de um novo ano, e após ter sido aprovado no orçamento municipal uma verba de cerca de 6milhões de euros para esta cidade, são já muitos os lordelenses que sonham ver sair do papel muitos projectos ambiciosos, que mudarão de certo, o ambiente citadino de Lordelo. Obras como a nova travessia sobre o Rio Ferreira, o Centro de Ciência Viva, a 2ª fase do Parque, os novos Pólos Educativos ou o novo Quartel da GNR têm grandes possibilidades de saírem do papel ao longo deste ano (ver Menu Projectos).
Outra obra emblemática, mas que tem gerado grande controvérsia não só no concelho, mas um pouco por todo o país, é a construção de um mastro, provavelmente no Cruzeiro de Meda, com 100 metros de altura, para assinalar as comemorações do Centenário da República a 5 de Outubro de 2010. Uma ideia brilhante, que a ser levada avante, em muito vai favorecer esta cidade no panorama nacional. E se um milhão de euros, custo estimado do mastro, é para muitos uma verba exorbitante, que deveria ser gasta na reparação de estradas ou em subsídios a desempregados, levantam-se algumas questões: Lordelo ficará mais conhecido por ter estradas arranjadas? Não que não seja um aspecto importante, mas é algo que a qualquer momento se pode fazer. Quanto a subsídios, à mercê do governo socialista, existem para todos os gostos e feitios. E infelizmente alguns deles, como o Rendimento Mínimo, só servem para criar vícios numa parte da população que não quer trabalhar. Será por aqui que se alcança o progresso de uma terra? Penso que não. Por isso sou uma das lordelenses que com ansiedade aguarda pelo momento em que possa avistar a Bandeira Nacional no alto daquele belo monte, um pouco esquecido e abandonado.
Palavras sábias, proferiu Duarte Menezes, na última AF, que merecem destaque: “Só se atiram pedras às árvores que dão fruto”. E nós cá estaremos para as apanhar.

A todos os lordelenses um óptimo ano de 2010.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você