quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Uma ponte para o futuro

Nova travessia sobre o Rio Ferreira, entre os BVL e a Rotunda do Cemitério.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Festa de Natal da Catequese

No passado domingo, realizou-se no Salão Paroquial, uma tarde de convívio, para assinalar o Natal, que contou com a presença dos diferentes anos da catequese infantil. A festa, organizada pela equipa da catequese, era dedicada aos cantares das Janeiras, que animaram o público que encheu completamente aquele espaço.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Centro de Ciência Viva

Uma parceria da empresa Y Dreams com a autarquia que visa a criação de um espaço de tecnologia, inovação e design de grande utilidade para os industriais de mobiliário e ao serviço da juventude. Ficará situado no terreno contíguo ao Jardim Central, frente às piscinas, terreno este já propriedade recente da autarquia.

Orçamento para 2010 aprovado na AF

Decorreu sem sobressaltos a Assembleia de Freguesia realizada no passado dia 26. Apesar do pouco público, foram muitos os assuntos em cima da mesa, e muitos os esclarecimentos pedidos.
De salientar foi mesmo a aprovação do Orçamento para 2010, com os votos a favor do PSD (10) e PS (2) e a abstenção da CDU (1), e a apresentação pela bancada do PSD, de uma moção contra a introdução de portagens na A42, aprovada por unanimidade.
A subida do preço dos jazigos e sepulturas foi aprovado pela maioria, facto que não impede que em Lordelo se comprem sepulturas a preços inferiores à maioria dos praticados nas restantes freguesias do concelho.
Pela boca do edil paredense Celso Ferreira, foi ainda apresentado o projecto da 2ª fase do parque do Rio, sendo uma realidade que os terrenos da margem norte, sejam finalmente propriedade da autarquia.
Recorde-se que o orçamento aprovado na última Assembleia Municipal, prevê uma verba de 6milhões de euros para investimento em Lordelo, valor inédito na freguesia.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Um Santo e Feliz Natal para todos os Lordelenses

Sessão Ordinária da AF Lordelo

No próximo dia 26 de Dezembro, sábado, às 9:30H, na sede da Junta de Freguesia, vai realizar-se a Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Lordelo, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Período antes da ordem do dia;
2. Votação e aprovação da acta da sessão anterior;
3. Alteração do preço de concessão de sepulturas e jazigos;
4. Documentos previsionais para o ano de 2010-Orçamento da receita e da despesa;
5. Relatório de actividades do 4º trimestre/09;
6. Toponímia;
7. Apresentação da 2ª fase do projecto do Parque do Rio Ferreira;
8. Período de 30 minutos para intervenção do público.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Urbanização na Irvão

Projecto de Urbanização do Monte da Irvão (junto ao Pavilhão Rota dos Móveis e Alameda de Portugal e a escassos metros do Parque do Rio Ferreira).


Aliados elimina Leixões e segue na Taça de Portugal


A jogar em casa, a equipa do Aliados FC Lordelo, recebeu no passado domingo, o Leixões Sport Club da 1ª Liga, num jogo a contar para a Taça de Portugal. Com 1400 pessoas na bancada, certo é que a festa foi mesmo dos adeptos do Aliados, uma vez que a equipa da casa derrotou o adversário por 1-0. O golo da partida foi marcado aos 41 minutos de jogo, por Fernandes (na imagem).
O treinador do Aliados de Lordelo, José Augusto, afirma que a sua equipa teve mérito ao controlar defensivamente o Leixões e ao criar dificuldades ao adversário. Na sala de imprensa, o mister afirmou ainda que o grande sonho da sua equipa era ter como adversário na próxima eliminatória o F.C. Porto ou o Sporting e, de preferência, jogar em casa.
Recorde-se que a equipa do Leixões é treinada por um filho da terra, José Mota, que no entanto não esteve nas suas funções habituais, uma vez que estava castigado. O treinador adjunto, Jorge Mendonça, falou à comunicação social alegando que o Aliados teve muito mérito na vitória.
Com mau perder, parecem ter ficado alguns adeptos do Leixões que se deslocaram a Lordelo, pois mal Pedro Henriques (árbitro da partida) apitou para o final do jogo, dois indivíduos saltaram da bancada para o relvado, na tentativa de chegar até aos jogadores leixonenses.
A pronta e eficaz acção da GNR evitou males maiores. Os dois jovens foram detidos e, presentes a um juiz do Tribunal de Paredes na 2ª feira.
Certo certo é que o Aliados segue em frente na Taça de Portugal.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

1º Pólo Educativo

Já foi lançada a primeira pedra do 1º Polo Educativo que vai servir a parte de cima da freguesia. Ficará situado na Campa, junto aos depósitos da água.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Rota das Castanhas


Na passada 4ª feira, dia por excelência dedicado a S. Martinho, decorreu o tradicional magusto, levado a cabo pela Junta de Freguesia, e que envolve todas as escolas e jardins de infância de Lordelo. Pelo segundo ano consecutivo, esta festa decorreu no Pavilhão Rota dos Móveis, devido ao tempo que se fazia sentir, mas esse contratempo não serviu para estragar a alegria das crianças. Foi uma tarde bem passada, que promoveu o contacto mais amplo entre alunos, docentes, auxiliares e população em geral. A abrilhantar a festa estiveram os tradicionais insufláveis, para gáudio dos mais pequenos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Torre dos Alcoforados

Recuperação da Zona Histórica da Torre e criação de um parque de lazer na sua zona envolvente.

domingo, 1 de novembro de 2009

Tomada de posse da Assembleia e Junta Freguesia

No passado dia 30 de Outubro, no novo salão nobre do edifício sede da Junta de Freguesia, realizou-se a cerimónia de instalação da Assembleia e da tomada de posse da nova Junta de Freguesia.
Perante uma interessada assistência de lordelenses que não quiseram perder mais este importante momento da vida democrática, os eleitos assumiram o seu compromisso de honra perante o Presidente da Assembleia cessante.
De seguida, por voto secreto, foram sucessivamente eleitos e tomaram posse, o executivo da Junta e a mesa da Assembleia, sem grandes surpresas.
Instituídos que foram os órgãos autárquicos da Freguesia para a corrente legislatura 2009-2013, não faltaram os habituais discursos da praxe.
Celso Ferreira fez questão de marcar presença, e falou uma vez mais da obra que aí vem.
No final não faltaram os foguetes, o bolo e o champagne.
Órgãos Autárquicos para a legislatura 2009-2013
Junta de Freguesia
Presidente-Joaquim Ferreira da Mota (PSD)
Secretário- José Gonçalves de Sousa (PSD)
Tesoureiro-Francisco Ferreira da Silva (PSD)
1º Vogal-Mário Martins da Costa (PSD)
2º Vogal- José Ferreira da Mota (PSD)
Assembleia de Freguesia
Presidente-Duarte Menezes Soares (PSD)
1ª Secretária-Maria Manuela Alves Barbosa (PSD)
2º Secretário- Fábio André Carneiro Machado (PSD)
Vogais:
Rosa Isabel da Silva Ribeiro (PSD)
Cristina Maria Valente Monteiro (PSD)
Helder Fernando Monteiro Oliveira (PS)
Domingos Fernando Taipa de Sousa (PS)
António Miguel Barbosa Correia (CDU)
Alexandra Nazaré Moreira Torres (PSD)
Fernando Nuno Leal Lamas Serra (PSD)
Júlio Agostinho Barbosa de Sousa (PSD)
Milene Sofia Moreira Rodrigues (PSD)
Custódio do Carmo Machado (PSD)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Percurso de Joaquim Mota


Joaquim Ferreira da Mota

46 anos
Casado – 2 filhos
Comerciante

Percurso Politico
Presidente da Junta de Freguesia (1997 – 2009)
Presidente da JSD Paredes (1987 – 1990)
Presidente do Núcleo do PSD Lordelo (2001-2005)
Secretário da Junta de Freguesia de Lordelo (1989 – 1997)
Membro da Comissão politica concelhia PSD (2001 – 2005)


Participação em actividades de Intervenção Social
Presidente da Associação de estudantes da Escola de Abrantes
Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Lisboa
Presidente da Assembleia-Geral do Aliados Futebol Clube de Lordelo
Membro do Conselho Paroquial
Presidente do Conselho Fiscal da ADIL
Membro conselho geral da fundação “A Lord”
Vice-Presidente da Direcção do Aliados Futebol Clube de Lordelo

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Joaquim Mota reeleito pela população de Lordelo

Resultados Finais das Eleições Autárquicas em Lordelo

PSD: 68.25% (4150 votos) - 10 mandatos
PS:
17.46% (1062 votos) - 2 mandatos
CDU: 6.4% (389 votos) - 1 mandato
CDS: 5.44% (331 votos)

O PSD obteve maioria absoluta em Lordelo ultrapassando a fasquia dos 4 mil votos. Joaquim Ferreira da Mota, é assim reeleito pela população de Lordelo, para aquele que será o seu último mandato à frente dos destinos desta terra. Presidente da Junta desde 1997, a sua lista arrecadou um total de 68,25 por cento dos votos, garantindo 10 dos 13 mandatos.
A surpresa foi mesmo na CDU, que pela primeira vez, consegue um mandato para a Assembleia de Freguesia.
O mesmo cenário foi obtido nas votações para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal, onde a população de Lordelo votou esmagadoramente no partido laranja.

Resultados Concelhios das Eleições Autárquicas

Resultados Concelhios para a Câmara Municipal



O PSD de Celso Ferreira garantiu clara e inequívoca vitória em Paredes, reforçando a sua votação em mais 6 mil votos e ultrapassando, pela primeira vez, a barreira dos 30 mil votos. Fazendo o pleno de vitórias em todas as 24 freguesias no sufrágio para a Câmara Municipal, elegendo 6 vereadores em 9 possíveis e conquistando 19 das 24 freguesias do concelho, o PSD vê a sua posição reforçada no próximo quadriénio, chegando aos 58 por cento dos votos, enquanto o PS obtém o seu segundo pior resultado de sempre em Paredes (26%) e de novo por intermédio de Artur Penedos.

A abstenção foi das mais baixas do país, com mais de 73% de afluência às urnas


Resultados Concelhios para a Assembleia Municipal

domingo, 11 de outubro de 2009

Candidatos às Eleiçoes Autárquicas



Parque do Rio Ferreira foi inaugurado



O Presidente da Câmara de Paredes dedicou o dia 5 de Outubro, para inaugurar o Parque do Rio Ferreira. Debaixo de forte chuva, as muitas pessoas presentes não arredaram pé, e escutaram Celso Ferreira falar de algumas obras emblemáticas por si realizadas em Lordelo, e a promessa de que a 2ª fase do Parque, mais concretamente na outra margem do rio, seria uma realidade no próximo mandato, caso ganhe as eleições. Este parque foi uma obra sonhada por muitos e que ao fim de muitos anos se tornou efectivamente uma realidade.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Parque Florestas do Mundo

Futuro Parque Botânico na zona das Agras, junto à Capela de S.Roque. Dividido em 5 áreas distintas simulando os cinco continentes, onde estará patente a flora relativa a cada um deles.


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lançada a 1º Pedra do Novo Centro Escolar



Na presença de mais de uma centena de pessoas, na sua maioria crianças provenientes de alguns estabelecimentos de ensino da freguesia, o Presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira, na presença do vereador Pedro Mendes, da Presidente do Agrupamento de Escolas de Lordelo, Beatriz Castro e do presidente da Junta Lordelo, Joaquim Mota, lançou a primeira pedra daquele que será o 1º Centro Escolar da Cidade de Lordelo.


Este estabelecimento, que vai servir a parte de cima da freguesia, contará com o ensino pré-escolar e 1.º ciclo e será dotado das melhores condições. Celso Ferreira, arriscou mesmo a dizer que estas serão as “melhores escolas do mundo”. No discurso habitual realçou ainda que este "é o maior projecto de sempre do concelho de Paredes e o maior projecto municipal em Portugal".
Visivelmente feliz, o autarca sente que o objectivo está prestes a ser cumprido - "fazer uma revolução educativa e pedagógica e criar as bases da justiça e da igualdade no acesso à educação".
Este centro escolar tem data de conclusão prevista para 2010, e terá um custo de 3 milhões de euros.

Resultados das Eleições Legislativas em Lordelo

Nulos – 74
Brancos – 72
PS – 2192
PSD – 2157
MMS – 10
POUS – 7
PNR – 8
CDS-PP – 560
MPT-PH – 7
PND – 9
CDU – 187
PCTP-MRPP – 30
MEP – 9
BE – 292
PPM – 3
PPV – 7

Inscritos - 8725 Votantes - 5624

Abertura do Novo Ano Pastoral

O Pavilhão Rota dos Móveis foi, pela primeira vez, palco da eucaristia solene que marcou a abertura de mais um ano pastoral. A presidir a cerimónia esteve o pároco da freguesia Pdr. Rui, acompanhado pelo Pdr. Fernando Carneiro, natural de Lordelo.
Mais de um milhar de pessoas, na sua maioria crianças acompanhadas pelos pais, bem como todos os grupos da paróquia, marcaram presença neste momento especial para todos os cristãos da freguesia de Lordelo.

Junta de Freguesia com "nova" casa



Lordelo esteve em festa no passado domingo, dia 20 de Setembro, devido à tão aguardada inauguração da nova sede da Junta de Freguesia e da Alameda de Portugal, principal acesso ao Pavilhão Rota dos Móveis, ambas emblemáticas e necessárias.
O edifício da Junta de Freguesia, foi uma obra morosa iniciada acerca de 15 anos. Lordelo, não dispunha até então de uma sede digna desta grande terra. Joaquim Mota, presidente da junta de freguesia de Lordelo, esclareceu os presentes, que perante a verba necessária para a realização desta obra (cerca de 1milhão de euros), foi necessário todo este tempo, não só para que o resultado final fosse o melhor, mas também porque, para a sua conclusão mais rápida, seria necessário esgotar todo o orçamento de um mandato e obviamente que a freguesia tinha outras carências a suprir. A obra foi-se desenvolvendo ao longo do tempo, faseadamente, sendo que a sua conclusão foi marcada por muita alegria e emoção por parte de todos aqueles que trabalharam para que a mesma fosse possível.
A junta de freguesia pretende, dada a sua capacidade, acolher uma loja do Cidadão de 2ª Geração, mas também alojar os CTT e um posto de atendimento da Segurança Social. Possui ainda uma sala dedicada às associações de Lordelo, uma zona de exposições e espaço internet.
Depois da visita às instalações, e no novo salão nobre, não faltaram os discursos da praxe, dos mais altos representantes do concelho de Paredes e da Junta de Freguesia. Houve mesmo quem afirma-se estar convicto de que daqui a 200 ou 300 anos este edifício ainda será a sede da Junta de Freguesia, e que Lordelo possui uma das melhores juntas de freguesia do país. Com casa cheia, foram ainda entregues lembranças deste dia emblemático a pessoas e associações da terra.
A festa prosseguiu em direcção à Alameda de Portugal, onde milhares de pessoas acompanharam a inauguração deste espaço carregado de beleza, que veio dar outro ar de cidade e excelência a esta terra.
A festa continuou durante horas, ao som dos grupos lordelenses, com muita animação, comida e bebida.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Alteração do local de voto

Avisa-se toda a população de Lordelo, que a partir da presente data, todas as eleições, incluindo as legislativas de 27 de Setembro e as autárquicas de 11 de Outubro, realizar-se-ão no Edifício da Junta de Freguesia, e não na Escola EB 2/3 de Lordelo, como tem sucedido nos últimos anos.

Dia de inaugurações


No próximo domingo, dia 20 de Setembro, vão ser inauguradas duas obras de extrema importância para a freguesia de Lordelo: falamos da sede da Junta de Freguesia, que ao fim de longos anos está finalmente concluída, e da Alameda de Portugal, principal acesso ao Pavilhão Rota dos Móveis.
Do programa fazem parte:

13h- Desfile de Bombos;

14h-Recepção aos convidados;

14:15h-Formatura Geral dos BVL;

14:30h- Inauguração da Sede da Junta de Freguesia com sessão de fogo-de-artifício e visita às instalações; ~

16h- Inauguração da Alameda de Portugal e actuação dos grupos lordelenses: “Os Lordes”, Cavaquinhos “Vir’agora”, Rancho Folclórico “Os Expansivos” e Grupo Cultural das “Lavradeiras de Parteira”.

Haverá ainda porco no espeto.

Aliados prossegue na Taça

No passado fim-de-semana, o Aliados FC derrotou, após prolongamento, a equipa 1º de Dezembro por 2-1, mantendo-se deste modo na corrida à Taça de Portugal. Após um arranque de época positivo, com uma vitória frente ao Padroense, a equipa lordelense encontra-se agora a preparar o encontro com o Merelinense, já este domingo.

domingo, 23 de agosto de 2009

ETAR faz mais uma descarga no Rio Ferreira




A situação já não é nova, e continua a indignar a população de Lordelo... A ETAR de Arreigada (Paços de Ferreira), fez, no fim-de-semana passado, nova descarga no Rio Ferreira, imediatamente abaixo à Levada do Souto, provocando a morte a centenas de peixes, cheiros nauseabundos, e consequente contaminação das águas do rio. Recorde-se que esta é uma zona muito frequentada, sobretudo no verão, em que muitas pessoas, fazem piqueniques e vão mesmo a banhos.

Fonte Verdadeiro Olhar


Devido ao "sentimento de revolta", o presidente da Junta de Lordelo convocou a população e, na tarde de segunda-feira, promoveu uma caravana automóvel que parou pela primeira vez em frente à Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Nos paços do concelho pacense, o autarca foi o primeiro a despejar um dos baldes cheio de peixe morto apanhado no rio Ferreira.
A acção de protesto repetiu-se uns metros à frente, no exterior das instalações da AGS e, por fim, à entrada da ETAR, mas Mota promete novas iniciativas caso as descargas continuem. A primeira das quais passará pela saída da Corrente do rio Ferreira", projecto criado recentemente e que integra 37 entidades dos concelhos de Paços de Ferreira, Paredes, Valongo e Gondomar com o objectivo de, num prazo de quatro anos, despoluir o rio Ferreira.
Apesar das acusações da Junta de Lordelo, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira assegura que a ETAR cumpre todos os requisitos impostos por lei.
Contudo as descargas estão bem à vista de quem quer ver. "As descargas poluentes são feitas através do terminal da ETAR. Levamos com a merda de Paços de Ferreira", sustenta o autarca lordelense.

sábado, 22 de agosto de 2009

Cartaz Prova de Pesca Americana


Festa do Emigrante e Dia do Bombeiro


Nos dias 8 e 9 de Agosto, a cidade de Lordelo proporcionou a todos os emigrantes da região mais uma edição da Festa do Emigrante, numa organização da junta de freguesia local.
Do programa constou a actuação do Grupo de Cavaquinhos e Música Tradicional Portuguesa, “Vir’Agora” que proporcionou às centenas de pessoas presentes um serão bem animado, onde não faltou a boa disposição e o habitual “pezinho de dança”, mas sobretudo o convívio dos emigrantes que nesta época do ano regressam para junto da sua família e da sua terra natal para gozar uns dias de férias.


Em simultâneo, decorria o dia do bombeiro, em que foram realizados alguns simulacros, nomeadamente de incêndio e acidente, simulacros estes que captaram a atenção e curiosidade de muito público, enaltecendo o papel crucial dos bombeiros na sociedade.


A homenagem terminou na manhã de domingo com a feira de artesanato seguida da missa dominical dedicada aos emigrantes, na Igreja Matriz.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cartaz Festa do Emigrante


Aliados apresenta equipa aos sócios



A equipa do Aliados Futebol Clube de Lordelo foi oficialmente apresentada aos sócios ontem, dia 5 de Agosto, contra o Leixões da 1ª Liga, do mister lordelense José Mota. A equipa da casa perdeu por duas bolas a uma, numa partida com muito público.




O ponto negativo foram mesmo as condições do Estádio de Parteira, que se encontra a ser remodulado, e apresenta deficientes condições de segurança. Espera-se que aquando do arranque da época esta situação já se encontre normalizada, de modo a evitar males maiores.

XI Mini-Chuva de Estrelas


No passado sábado, Lordelo foi palco da XI Edição do Mini-Chuva de Estrelas, que pela primeira vez se realizou no Salão Paroquial devido ás condições climatéricas. Centenas de pessoas quiseram apoiar e aplaudir estes pequenos talentos da cidade.A noite começou com a actuação do Grupo de Hip Hop do Ginásio lordelense FREEMOTION CLUB, seguindo-se a participação de meia centena de crianças em 20 actuações, distribuídas por dois escalões etários (dos 4 aos 8 e dos 9 aos 12 anos).
O júri formado por cinco elementos, teve a difícil tarefa de apurar os vencedores, de acordo com 3 critérios de avaliação: interpretação, dança e caracterização.

O primeiro lugar do 1º escalão, foi atribuído ao tema “Kjra Re” da Banda Sonora Caminho das Índias, interpretado pelas gémeas Ana Leite e Sandra Leite com 6 anos de idade. A 2ª classificada foi Bruna Micaela Pacheco, com o tema “Salaam-E-‘Jshq” da mesma banda sonora. Cátia Almeida, Francisca Santos, Inês Silva e Pedro Costa, arrecadaram o 3º lugar com o tema “Everybody”-Rudenko.

No 2º escalão, os vencedores foram Lisandra Carneiro, Carolina Carneiro, Mª de Jesus Sousa e Porfírio Taipa de Sousa, de 5, 9, 10 e 8 anos respectivamente, com o tema “Acelerou” da Banda Calipso (na imagem). Vitor Sousa e Diana Neves obtiveram o 2º lugar com a interpretação de “Você Não Vale Nada” dos Calcinha Preta. O 3º lugar foi atribuído ao maior grupo participante constituído pela Estela, Cátia, Ângela, Ana, Bruna, Mária, Inês e Andreia com o badalado “Oops!...I did it again” da conhecida cantora Britney Spears.
Mais que uma noite de disputa, esta foi sem dúvida uma noite de diversão, englobada nas Jornadas Culturais, com o apoio da Junta de Freguesia de Lordelo.

Milhares de pessoas nas Festas da Cidade


Ao longo de onze dias, milhares de pessoas encheram a cidade de Lordelo para celebrarem as Festas da Cidade em honra de S. Salvador, as maiores dos últimos anos.
Do programa destacaram-se os concertos dos “cabeça de cartaz” escolhidos pela comissão de festas para abrilhantar as noites de romaria, como Quim Barreiros, José Malhoa, Blasted Mechanism e os Canta Bahia.

Na tarde de domingo, e como já vem sendo hábito, saiu á rua a majestosa procissão, com os andores da freguesia, e a participação de todas as colectividades de Lordelo.

No final da procissão de domingo, decorreu a sessão solene para tomada de posse da nova comissão de festas do Divino Salvador de Lordelo, para o ano de 2010. A organização do evento estará a cargo de 26 elementos: Andreia Patrícia Reis Pereira, Ricardo Fernando Gonçalves Carneiro, Cipriano Silva Oliveira, Marco Emanuel Ferreira Gomes, Marta Carina Dias da Silva, António Nogueira Pacheco, Eva Adília Barros Fernandes, Idalina Augusta Sousa Lamas Cristina, Mário Ferreira Teixeira, Mª Filomena Ferreira Dias Ribeiro, Ana Alexandra Barros das Neves Carneiro, Joaquim Dias Campos, Luciano Moreira Ferreira, Paula Mª Ribeiro Moreira Almeida, Ana Catarina Santos, José da Silva Ferreira, Nuno Filipe Oliveira Rodrigues, Acácio Amaro Passos Ferreira, Mª Manuela Moreira de Sousa, Ana Isabel Machado da Silva, Claridite Gonçalves Sousa, Carla Isabel Gonçalves Carneiro, Mário Fernando Moreira Gonçalves, Lassalete Lopes de Freitas, Manuel Armando da Costa Martins e Mª Emília Ribeiro de Sousa.
A todos se deseja um bom ano de trabalho, para dar continuidade a esta grande festa.

domingo, 26 de julho de 2009

Jornadas Culturais para o próximo fim-de-semana

Vai realizar-se no próximo dia 1 de Agosto, no Jardim Central, mais uma edição do Mini-Chuva de Estrelas da cidade de Lordelo. Venha divertir-se com estes pequenos talentos, às 21horas no Jardim Central.

XIX Festival de Folclore

No passado dia 18, decorreu o XIX Festival Nacional de Folclore “Lordelo 2009”, inserido nas festas da cidade, levado a cabo pelo Grupo Cultural e Recreativo “Os Expansivos”. A concentração dos grupos visitantes foi na Escola EB 2/3 de Lordelo, seguindo-se um desfile até ao Jardim Central.
Milhares de pessoas marcaram presença neste festival que contou com a presença de 5 grupos: o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça – Ribatejo; o Grupo Folclórico e Etnográfico As Tecedeiras de Almalagues – Coimbra; o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões – Guimarães; o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Godim – Peso da Régua e o Rancho Típico de Santa Maria da Reguenga – Santo Tirso.

X OrffLord


O auditório da Fundação A Lord, acolheu no passado sábado o OrffLord, que vai na sua X edição. Este evento, organizado pelo orfeão local contou com a presença do Grupo Coral Portuense Os Fenianos e o Coral da Sociedade Cultural da Areosa de Piñeiros Corunha.
Durante mais de uma hora e meia, o público pode apreciar o que de melhor se faz no canto “à capela”, com temas bem conhecidos do panorama musical popular e religioso. No final do espectáculo decorreu o tradicional cocktail convívio entre todos os presentes.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Fim-de-semana Radical ao rubro





A Junta de Freguesia, em colaboração com a Associação Lordelo Aventura, organizou no fim-de-semana de 11 e 12 de Julho um programa radical no Jardim Central de Lordelo.A organização promoveu dois dias de verdadeira aventura colocando à disposição dos milhares de participantes a realização de actividades como rappel, slide, escalada, touro mecânico, escorrega da água, insufláveis para os mais novos…
Em simultâneo, decorreu na tarde de sábado, no mesmo local, uma concentração de minis, organizada pelo Clube Mini de Portugal, que envolveu uma prova de perícia, que fez a delícia do muito público ali presente.
Foi sem dúvida um fim-de-semana de emoção, adrenalina e puro divertimento para miúdos e graúdos.

Cartaz das Festas da Cidade de Lordelo 2009


DIA 18 (sáb.)- XIX Festival Nacional de Folclore “Lordelo 2009”:
- Grupo de Danças e Cantares de Lordelo “Os Expansivos”;
- Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça – Ribatejo;
- Grupo Folclórico e Etnográfico As Tecedeiras de Almalagues - Coimbra;
- Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões – Guimarães;
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Godim – Peso da Régua;
- Rancho Típico de Santa Maria da Reguenga – Santo Tirso;
21h00 - O desfile sairá da Escola EB2/3 de Lordelo em direcção ao Jardim Central
23h30 – Sessão de Fogo de Artifício

DIA 19 (dom.)- Grandioso desfile de bombos em comemoração do 9º aniversário do Grupo de Bombos de Lordelo “Os Pestinhas” com saída da Capela N.ª Sr.ª do Alivio ás 20h em desfile ate ao Jardim Central e a presença dos seguintes grupos:
- Grupo de Bombos “Os Pestinhas”;
- Grupo de Bombos de Susão – Valongo;
- Grupo de Bombos de Mouzinho – Penafiel;
- Grupo de Bombos Cordovenses – Monte Córdova – Santo Tirso;
- Grupo de Bombos “As Bombas da Reguenga” – Santo Tirso;
- Grupo de Bombos Sr.ª da Hora de Lamoso – Paços de Ferreira;
- Grupo de Bombos Escolas de Modelos – Paços de Ferreira;
- Grupo de Bombos Amigos do Salão Paroquial de Sobrosa – Paredes;
- Grupo de Bombos S. Mamede – Seroa – Paços de Ferreira;
- Grupo de Zés Pereiras de Gandra – Paredes;
- Grupo de Bombos Os Toupeiros de Rebosdosa – Paredes;
- Grupo de Bombos Os Milénios de Rebordosa – Paredes;
- Grupo de Bombos Amigos do Padrão – Lordelo;
- Escola de Samba de Lordelo;
Sessão de fogo de artifício.

DIA 20 (Seg.):
21h30
– Actuação do grupo de musica tradicional portuguesa "Virágora" dos Expansivos de Lordelo;
23h30
– Fogo de Artificio.

DIA 21 (Ter.):
21h30 –
Actuação do Grupo "Tradições";
23h30 – Fogo de Artificio.

DIA 22 (Quar.):
21H30 – Actuação do artista "Acácio"

22h00 – Actuação do grupo "Os Lordes"
23h30 –
Fogo de Artifício.

DIA 23 (Qui.):
22H00 –
Actuação do artista Quim Barreiros;
23h30 –
Fogo de Artifício.

DIA 24 (Sex.):
22H00 –
Actuação do artista José Malhoa
23h30 – Fogo de Artifício.

DIA 25 (Sáb.):
9h00 –
Alvorada com entrada dos grupos de Bombos “Os Pestinhas” e “Os amigos do Padrão” que irão percorrer toda a freguesia.
22h00 – Actuação da artista Rosinha
23h30 – Grandiosa sessão de Fogo de Artificio
00h00 – Actuação do Grupo Blasted Mechanism

DIA 26 (Dom.):
9h00 –
Entrada das bandas de musica de Baltar e Cete;
11h00 – Missa Solene na Igreja Matriz de Lordelo em honra do Padroeiro Salvador de Lordelo
17h00 – Majestosa procissão, com os andores do Salvador de Lordelo, Sr.ª do Alivio, S. José, S. Roque e St.ª Tecla, S. Saturnino, St.ª Rita, N.ª Sr.ª de Fátima e de todas as Forças Vivas da Cidade.
19h30 – Sessão Solene para a tomada de posse da nova comissão de festas da Cidade para 2010 (Salão Paroquial), seguida de Porto de Honra.
22h00 – Actuação da Banda Canta Bahia
23h30 – Fogo de Artifício.

DIA 27 (Seg.):
21H30 –
Actuação do grupo Augusto Canário & Amigos
23h30 – Fogo de Artificio.

sábado, 11 de julho de 2009

Fim-de-semana Radical e Prova de Minis


Este fim de semana, Lordelo vai estar em grande com o fim-de-semana radical, no Jardim Central, ao longo de todo o dia de sábado e domingo. Em simultâneo no mesmo local, vai decorrer uma concentração de minis, com provas de perícia à mistura. Se gostas de emoção, adrenalina e puro divertimento vem visitar a cidade de Lordelo.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Actividades da Comissão de Festas da Cidade


Durante todo o ano, foram muitas as iniciativas levadas a cabo pela actual comissão de festas da cidade no sentido de angariarem fundos para as respectivas festividades. No passado domingo realizou-se a “Cagada da Vaca” e este domingo vai realizar-se o primeiro passeio de bicicletas, destinado a toda a família, com saída prevista para as 9horas da manhã. As inscrições podem ser feitas na esplanada, em frente a sede da Junta de freguesia. Estas serão mesmo as últimas actividades da actual comissão, visto as festas da cidade de Lordelo, estarem aí mesmo à porta.

Prova de resistência BTT


No passado dia 5 de Julho, foi levada a cabo pela Associação Lordelo Aventura, uma prova de Resistência BTT, que contou com a presença de 80 participantes. A organização estava à espera de uma maior afluência, mas certo é que o tempo que se fazia sentir, não foi um bom aliado.

A prova, com meta no Parque do Rio Ferreira, teve um circuito circular, com 3km de extensão, maioritariamente à beira rio, que lhe conferiu uma beleza natural, não deixada ao acaso pelos participantes.
Ao longo de duas horas os atletas mostraram a sua resistência, tendo Rui Vinhas obtido o primeiro lugar da prova com 18 voltas dadas ao circuito. O 2º e 3º lugares couberam aos participantes Helder Leal e Filipe Brito. As restantes classificações serão publicadas nos próximos dias no endereço: //lordelo-aventura.blogspot.com.


Esta foi mais uma actividade inserida nas Jornadas Culturais, com o apoio da Junta de Freguesia de Lordelo.

Campeonatos da Petanca


Durante dois fins-de-semana seguidos, Lordelo foi palco de dois campeonatos de extrema importância no contexto nacional da modalidade da Petanca.
No dia 28 de Junho no Campo de S. Roque, realizou-se o Campeonato ATZC, das zonas Norte e Centro, que contou com a participação de 200 atletas. O primeiro e terceiro lugares foram conquistados por equipas do Clube Amigos da Petanca de Lordelo, constituídas por: Abílio Moreira, Adão Alves e Jorge Gonçalves; Fernando Lamas, Fernando Ferreira e António Amaral, respectivamente. O 2º lugar coube à equipa de Petanca das Taipas.
Já no passado dia 5 de Julho, disputou-se na sede da Petanca, no Parque do Rio Ferreira, a final do campeonato nacional da modalidade, disputada pela primeira vez no Norte do país, onde se apuraram os campeões nacionais de doublete, quer masculinos, quer femininos, e que contou com a presença do edil paredense Celso Ferreira. Uma vez mais o Clube lordelense obteve boas classificações, tendo a equipa constituída por Nequinha e Moreira chegado aos quartos de final da prova, ficando deste modo entre as oito melhores equipas portuguesas nesta categoria. A escola de Loulé foi a grande vencedora desta final.
Este campeonato arrastou atletas oriundos de vários pontos do país, especialmente do Algarve, e todos eram unânimes ao afirmarem que a nível de organização esta prova foi a melhor até aos dias de hoje.

Anita Costa no VIII Moda-Lordelo


Em mais uma iniciativa das Jornadas Culturais, a Junta de Freguesia com a colaboração do grupo de jovens "Forças Vivas", realizou a 8ª edição do Moda Lordelo. O vereador Pedro Mendes esteve presente na abertura do desfile, e o público uma vez mais fez-se notar, para aplaudir a gente bonita e conhecida da terra, que por uma noite nos presenteou com o seu talento e glamour no ramo da moda.
Mas a grande atracção da noite, foi mesmo a presença de Anita Costa, a Filipa da série “Morangos com Açúcar”, que juntamente com outras crianças, jovens e adultos desfilou com várias peças de roupa da Boutique FlorZé e da Loja Éduzar, ambas de Lordelo.
No final, o resultado não podia ser mais positivo: uma noite de muito brilho que não deixou indiferentes os milhares de pessoas presentes.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Lordelo Agradece 2009


Foi em 1 de Julho de 2003, que Lordelo passou a ostentar o título de “cidade”. Para comemorar a data celebrou-se nesse dia o Lordelo Agradece, no Salão Paroquial da Igreja, com a presença de centenas de pessoas.
Foram várias as personalidades de vários quadrantes, que marcaram presença, tais como, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, Manuel Valente, presidente do Aliados FC Lordelo, o presidente da Junta de Lordelo, entre outros.A noite começou com a actuação do grupo da Escola EB 2/3 de Lordelo, que brindou o público com um belo espectáculo musical.
A entrega dos galardões, incluída nas comemorações do 6º aniversário da elevação de Lordelo a cidade, teve início logo de seguida. Jerónimo Ferreira na categoria da Dedicação, os Voluntários da ADIL na acção humanitária, a Associação Unidos de Santa Marta nas Instituições/Associações e Fernando Santos no desporto, foram apenas alguns dos nomes ouvidos e homenageados nesta noite simples mas carregada de simbolismo. A presença de Joaquim Martins, condutor do autocarro da Pacense, acidentado em Dezembro passado com vários jovens a bordo, foi um dos momentos mais emocionantes da noite. A título de gratidão, alguns dos petizes, seus familiares e em geral toda a população, agradeceram ao homem a sua coragem e perícia que foi crucial para o desfecho ditoso deste fatídico acontecimento.
O título de Personalidade do Ano foi entregue ao Engenheiro Couto, natural de Lordelo, e vereador na Câmara Municipal de Paredes durante oito anos, pelo seu importante contributo para o desenvolvimento desta cidade.
A noite terminou com o tradicional bolo e champanhe.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Final do Campeonato Nacional da Petanca


 
© 2007 Template feito por Templates para Você