domingo, 23 de agosto de 2009

ETAR faz mais uma descarga no Rio Ferreira




A situação já não é nova, e continua a indignar a população de Lordelo... A ETAR de Arreigada (Paços de Ferreira), fez, no fim-de-semana passado, nova descarga no Rio Ferreira, imediatamente abaixo à Levada do Souto, provocando a morte a centenas de peixes, cheiros nauseabundos, e consequente contaminação das águas do rio. Recorde-se que esta é uma zona muito frequentada, sobretudo no verão, em que muitas pessoas, fazem piqueniques e vão mesmo a banhos.

Fonte Verdadeiro Olhar


Devido ao "sentimento de revolta", o presidente da Junta de Lordelo convocou a população e, na tarde de segunda-feira, promoveu uma caravana automóvel que parou pela primeira vez em frente à Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Nos paços do concelho pacense, o autarca foi o primeiro a despejar um dos baldes cheio de peixe morto apanhado no rio Ferreira.
A acção de protesto repetiu-se uns metros à frente, no exterior das instalações da AGS e, por fim, à entrada da ETAR, mas Mota promete novas iniciativas caso as descargas continuem. A primeira das quais passará pela saída da Corrente do rio Ferreira", projecto criado recentemente e que integra 37 entidades dos concelhos de Paços de Ferreira, Paredes, Valongo e Gondomar com o objectivo de, num prazo de quatro anos, despoluir o rio Ferreira.
Apesar das acusações da Junta de Lordelo, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira assegura que a ETAR cumpre todos os requisitos impostos por lei.
Contudo as descargas estão bem à vista de quem quer ver. "As descargas poluentes são feitas através do terminal da ETAR. Levamos com a merda de Paços de Ferreira", sustenta o autarca lordelense.

sábado, 22 de agosto de 2009

Cartaz Prova de Pesca Americana


Festa do Emigrante e Dia do Bombeiro


Nos dias 8 e 9 de Agosto, a cidade de Lordelo proporcionou a todos os emigrantes da região mais uma edição da Festa do Emigrante, numa organização da junta de freguesia local.
Do programa constou a actuação do Grupo de Cavaquinhos e Música Tradicional Portuguesa, “Vir’Agora” que proporcionou às centenas de pessoas presentes um serão bem animado, onde não faltou a boa disposição e o habitual “pezinho de dança”, mas sobretudo o convívio dos emigrantes que nesta época do ano regressam para junto da sua família e da sua terra natal para gozar uns dias de férias.


Em simultâneo, decorria o dia do bombeiro, em que foram realizados alguns simulacros, nomeadamente de incêndio e acidente, simulacros estes que captaram a atenção e curiosidade de muito público, enaltecendo o papel crucial dos bombeiros na sociedade.


A homenagem terminou na manhã de domingo com a feira de artesanato seguida da missa dominical dedicada aos emigrantes, na Igreja Matriz.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cartaz Festa do Emigrante


Aliados apresenta equipa aos sócios



A equipa do Aliados Futebol Clube de Lordelo foi oficialmente apresentada aos sócios ontem, dia 5 de Agosto, contra o Leixões da 1ª Liga, do mister lordelense José Mota. A equipa da casa perdeu por duas bolas a uma, numa partida com muito público.




O ponto negativo foram mesmo as condições do Estádio de Parteira, que se encontra a ser remodulado, e apresenta deficientes condições de segurança. Espera-se que aquando do arranque da época esta situação já se encontre normalizada, de modo a evitar males maiores.

XI Mini-Chuva de Estrelas


No passado sábado, Lordelo foi palco da XI Edição do Mini-Chuva de Estrelas, que pela primeira vez se realizou no Salão Paroquial devido ás condições climatéricas. Centenas de pessoas quiseram apoiar e aplaudir estes pequenos talentos da cidade.A noite começou com a actuação do Grupo de Hip Hop do Ginásio lordelense FREEMOTION CLUB, seguindo-se a participação de meia centena de crianças em 20 actuações, distribuídas por dois escalões etários (dos 4 aos 8 e dos 9 aos 12 anos).
O júri formado por cinco elementos, teve a difícil tarefa de apurar os vencedores, de acordo com 3 critérios de avaliação: interpretação, dança e caracterização.

O primeiro lugar do 1º escalão, foi atribuído ao tema “Kjra Re” da Banda Sonora Caminho das Índias, interpretado pelas gémeas Ana Leite e Sandra Leite com 6 anos de idade. A 2ª classificada foi Bruna Micaela Pacheco, com o tema “Salaam-E-‘Jshq” da mesma banda sonora. Cátia Almeida, Francisca Santos, Inês Silva e Pedro Costa, arrecadaram o 3º lugar com o tema “Everybody”-Rudenko.

No 2º escalão, os vencedores foram Lisandra Carneiro, Carolina Carneiro, Mª de Jesus Sousa e Porfírio Taipa de Sousa, de 5, 9, 10 e 8 anos respectivamente, com o tema “Acelerou” da Banda Calipso (na imagem). Vitor Sousa e Diana Neves obtiveram o 2º lugar com a interpretação de “Você Não Vale Nada” dos Calcinha Preta. O 3º lugar foi atribuído ao maior grupo participante constituído pela Estela, Cátia, Ângela, Ana, Bruna, Mária, Inês e Andreia com o badalado “Oops!...I did it again” da conhecida cantora Britney Spears.
Mais que uma noite de disputa, esta foi sem dúvida uma noite de diversão, englobada nas Jornadas Culturais, com o apoio da Junta de Freguesia de Lordelo.

Milhares de pessoas nas Festas da Cidade


Ao longo de onze dias, milhares de pessoas encheram a cidade de Lordelo para celebrarem as Festas da Cidade em honra de S. Salvador, as maiores dos últimos anos.
Do programa destacaram-se os concertos dos “cabeça de cartaz” escolhidos pela comissão de festas para abrilhantar as noites de romaria, como Quim Barreiros, José Malhoa, Blasted Mechanism e os Canta Bahia.

Na tarde de domingo, e como já vem sendo hábito, saiu á rua a majestosa procissão, com os andores da freguesia, e a participação de todas as colectividades de Lordelo.

No final da procissão de domingo, decorreu a sessão solene para tomada de posse da nova comissão de festas do Divino Salvador de Lordelo, para o ano de 2010. A organização do evento estará a cargo de 26 elementos: Andreia Patrícia Reis Pereira, Ricardo Fernando Gonçalves Carneiro, Cipriano Silva Oliveira, Marco Emanuel Ferreira Gomes, Marta Carina Dias da Silva, António Nogueira Pacheco, Eva Adília Barros Fernandes, Idalina Augusta Sousa Lamas Cristina, Mário Ferreira Teixeira, Mª Filomena Ferreira Dias Ribeiro, Ana Alexandra Barros das Neves Carneiro, Joaquim Dias Campos, Luciano Moreira Ferreira, Paula Mª Ribeiro Moreira Almeida, Ana Catarina Santos, José da Silva Ferreira, Nuno Filipe Oliveira Rodrigues, Acácio Amaro Passos Ferreira, Mª Manuela Moreira de Sousa, Ana Isabel Machado da Silva, Claridite Gonçalves Sousa, Carla Isabel Gonçalves Carneiro, Mário Fernando Moreira Gonçalves, Lassalete Lopes de Freitas, Manuel Armando da Costa Martins e Mª Emília Ribeiro de Sousa.
A todos se deseja um bom ano de trabalho, para dar continuidade a esta grande festa.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você