domingo, 26 de julho de 2009

Jornadas Culturais para o próximo fim-de-semana

Vai realizar-se no próximo dia 1 de Agosto, no Jardim Central, mais uma edição do Mini-Chuva de Estrelas da cidade de Lordelo. Venha divertir-se com estes pequenos talentos, às 21horas no Jardim Central.

XIX Festival de Folclore

No passado dia 18, decorreu o XIX Festival Nacional de Folclore “Lordelo 2009”, inserido nas festas da cidade, levado a cabo pelo Grupo Cultural e Recreativo “Os Expansivos”. A concentração dos grupos visitantes foi na Escola EB 2/3 de Lordelo, seguindo-se um desfile até ao Jardim Central.
Milhares de pessoas marcaram presença neste festival que contou com a presença de 5 grupos: o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça – Ribatejo; o Grupo Folclórico e Etnográfico As Tecedeiras de Almalagues – Coimbra; o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões – Guimarães; o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Godim – Peso da Régua e o Rancho Típico de Santa Maria da Reguenga – Santo Tirso.

X OrffLord


O auditório da Fundação A Lord, acolheu no passado sábado o OrffLord, que vai na sua X edição. Este evento, organizado pelo orfeão local contou com a presença do Grupo Coral Portuense Os Fenianos e o Coral da Sociedade Cultural da Areosa de Piñeiros Corunha.
Durante mais de uma hora e meia, o público pode apreciar o que de melhor se faz no canto “à capela”, com temas bem conhecidos do panorama musical popular e religioso. No final do espectáculo decorreu o tradicional cocktail convívio entre todos os presentes.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Fim-de-semana Radical ao rubro





A Junta de Freguesia, em colaboração com a Associação Lordelo Aventura, organizou no fim-de-semana de 11 e 12 de Julho um programa radical no Jardim Central de Lordelo.A organização promoveu dois dias de verdadeira aventura colocando à disposição dos milhares de participantes a realização de actividades como rappel, slide, escalada, touro mecânico, escorrega da água, insufláveis para os mais novos…
Em simultâneo, decorreu na tarde de sábado, no mesmo local, uma concentração de minis, organizada pelo Clube Mini de Portugal, que envolveu uma prova de perícia, que fez a delícia do muito público ali presente.
Foi sem dúvida um fim-de-semana de emoção, adrenalina e puro divertimento para miúdos e graúdos.

Cartaz das Festas da Cidade de Lordelo 2009


DIA 18 (sáb.)- XIX Festival Nacional de Folclore “Lordelo 2009”:
- Grupo de Danças e Cantares de Lordelo “Os Expansivos”;
- Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça – Ribatejo;
- Grupo Folclórico e Etnográfico As Tecedeiras de Almalagues - Coimbra;
- Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões – Guimarães;
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Godim – Peso da Régua;
- Rancho Típico de Santa Maria da Reguenga – Santo Tirso;
21h00 - O desfile sairá da Escola EB2/3 de Lordelo em direcção ao Jardim Central
23h30 – Sessão de Fogo de Artifício

DIA 19 (dom.)- Grandioso desfile de bombos em comemoração do 9º aniversário do Grupo de Bombos de Lordelo “Os Pestinhas” com saída da Capela N.ª Sr.ª do Alivio ás 20h em desfile ate ao Jardim Central e a presença dos seguintes grupos:
- Grupo de Bombos “Os Pestinhas”;
- Grupo de Bombos de Susão – Valongo;
- Grupo de Bombos de Mouzinho – Penafiel;
- Grupo de Bombos Cordovenses – Monte Córdova – Santo Tirso;
- Grupo de Bombos “As Bombas da Reguenga” – Santo Tirso;
- Grupo de Bombos Sr.ª da Hora de Lamoso – Paços de Ferreira;
- Grupo de Bombos Escolas de Modelos – Paços de Ferreira;
- Grupo de Bombos Amigos do Salão Paroquial de Sobrosa – Paredes;
- Grupo de Bombos S. Mamede – Seroa – Paços de Ferreira;
- Grupo de Zés Pereiras de Gandra – Paredes;
- Grupo de Bombos Os Toupeiros de Rebosdosa – Paredes;
- Grupo de Bombos Os Milénios de Rebordosa – Paredes;
- Grupo de Bombos Amigos do Padrão – Lordelo;
- Escola de Samba de Lordelo;
Sessão de fogo de artifício.

DIA 20 (Seg.):
21h30
– Actuação do grupo de musica tradicional portuguesa "Virágora" dos Expansivos de Lordelo;
23h30
– Fogo de Artificio.

DIA 21 (Ter.):
21h30 –
Actuação do Grupo "Tradições";
23h30 – Fogo de Artificio.

DIA 22 (Quar.):
21H30 – Actuação do artista "Acácio"

22h00 – Actuação do grupo "Os Lordes"
23h30 –
Fogo de Artifício.

DIA 23 (Qui.):
22H00 –
Actuação do artista Quim Barreiros;
23h30 –
Fogo de Artifício.

DIA 24 (Sex.):
22H00 –
Actuação do artista José Malhoa
23h30 – Fogo de Artifício.

DIA 25 (Sáb.):
9h00 –
Alvorada com entrada dos grupos de Bombos “Os Pestinhas” e “Os amigos do Padrão” que irão percorrer toda a freguesia.
22h00 – Actuação da artista Rosinha
23h30 – Grandiosa sessão de Fogo de Artificio
00h00 – Actuação do Grupo Blasted Mechanism

DIA 26 (Dom.):
9h00 –
Entrada das bandas de musica de Baltar e Cete;
11h00 – Missa Solene na Igreja Matriz de Lordelo em honra do Padroeiro Salvador de Lordelo
17h00 – Majestosa procissão, com os andores do Salvador de Lordelo, Sr.ª do Alivio, S. José, S. Roque e St.ª Tecla, S. Saturnino, St.ª Rita, N.ª Sr.ª de Fátima e de todas as Forças Vivas da Cidade.
19h30 – Sessão Solene para a tomada de posse da nova comissão de festas da Cidade para 2010 (Salão Paroquial), seguida de Porto de Honra.
22h00 – Actuação da Banda Canta Bahia
23h30 – Fogo de Artifício.

DIA 27 (Seg.):
21H30 –
Actuação do grupo Augusto Canário & Amigos
23h30 – Fogo de Artificio.

sábado, 11 de julho de 2009

Fim-de-semana Radical e Prova de Minis


Este fim de semana, Lordelo vai estar em grande com o fim-de-semana radical, no Jardim Central, ao longo de todo o dia de sábado e domingo. Em simultâneo no mesmo local, vai decorrer uma concentração de minis, com provas de perícia à mistura. Se gostas de emoção, adrenalina e puro divertimento vem visitar a cidade de Lordelo.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Actividades da Comissão de Festas da Cidade


Durante todo o ano, foram muitas as iniciativas levadas a cabo pela actual comissão de festas da cidade no sentido de angariarem fundos para as respectivas festividades. No passado domingo realizou-se a “Cagada da Vaca” e este domingo vai realizar-se o primeiro passeio de bicicletas, destinado a toda a família, com saída prevista para as 9horas da manhã. As inscrições podem ser feitas na esplanada, em frente a sede da Junta de freguesia. Estas serão mesmo as últimas actividades da actual comissão, visto as festas da cidade de Lordelo, estarem aí mesmo à porta.

Prova de resistência BTT


No passado dia 5 de Julho, foi levada a cabo pela Associação Lordelo Aventura, uma prova de Resistência BTT, que contou com a presença de 80 participantes. A organização estava à espera de uma maior afluência, mas certo é que o tempo que se fazia sentir, não foi um bom aliado.

A prova, com meta no Parque do Rio Ferreira, teve um circuito circular, com 3km de extensão, maioritariamente à beira rio, que lhe conferiu uma beleza natural, não deixada ao acaso pelos participantes.
Ao longo de duas horas os atletas mostraram a sua resistência, tendo Rui Vinhas obtido o primeiro lugar da prova com 18 voltas dadas ao circuito. O 2º e 3º lugares couberam aos participantes Helder Leal e Filipe Brito. As restantes classificações serão publicadas nos próximos dias no endereço: //lordelo-aventura.blogspot.com.


Esta foi mais uma actividade inserida nas Jornadas Culturais, com o apoio da Junta de Freguesia de Lordelo.

Campeonatos da Petanca


Durante dois fins-de-semana seguidos, Lordelo foi palco de dois campeonatos de extrema importância no contexto nacional da modalidade da Petanca.
No dia 28 de Junho no Campo de S. Roque, realizou-se o Campeonato ATZC, das zonas Norte e Centro, que contou com a participação de 200 atletas. O primeiro e terceiro lugares foram conquistados por equipas do Clube Amigos da Petanca de Lordelo, constituídas por: Abílio Moreira, Adão Alves e Jorge Gonçalves; Fernando Lamas, Fernando Ferreira e António Amaral, respectivamente. O 2º lugar coube à equipa de Petanca das Taipas.
Já no passado dia 5 de Julho, disputou-se na sede da Petanca, no Parque do Rio Ferreira, a final do campeonato nacional da modalidade, disputada pela primeira vez no Norte do país, onde se apuraram os campeões nacionais de doublete, quer masculinos, quer femininos, e que contou com a presença do edil paredense Celso Ferreira. Uma vez mais o Clube lordelense obteve boas classificações, tendo a equipa constituída por Nequinha e Moreira chegado aos quartos de final da prova, ficando deste modo entre as oito melhores equipas portuguesas nesta categoria. A escola de Loulé foi a grande vencedora desta final.
Este campeonato arrastou atletas oriundos de vários pontos do país, especialmente do Algarve, e todos eram unânimes ao afirmarem que a nível de organização esta prova foi a melhor até aos dias de hoje.

Anita Costa no VIII Moda-Lordelo


Em mais uma iniciativa das Jornadas Culturais, a Junta de Freguesia com a colaboração do grupo de jovens "Forças Vivas", realizou a 8ª edição do Moda Lordelo. O vereador Pedro Mendes esteve presente na abertura do desfile, e o público uma vez mais fez-se notar, para aplaudir a gente bonita e conhecida da terra, que por uma noite nos presenteou com o seu talento e glamour no ramo da moda.
Mas a grande atracção da noite, foi mesmo a presença de Anita Costa, a Filipa da série “Morangos com Açúcar”, que juntamente com outras crianças, jovens e adultos desfilou com várias peças de roupa da Boutique FlorZé e da Loja Éduzar, ambas de Lordelo.
No final, o resultado não podia ser mais positivo: uma noite de muito brilho que não deixou indiferentes os milhares de pessoas presentes.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Lordelo Agradece 2009


Foi em 1 de Julho de 2003, que Lordelo passou a ostentar o título de “cidade”. Para comemorar a data celebrou-se nesse dia o Lordelo Agradece, no Salão Paroquial da Igreja, com a presença de centenas de pessoas.
Foram várias as personalidades de vários quadrantes, que marcaram presença, tais como, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, Manuel Valente, presidente do Aliados FC Lordelo, o presidente da Junta de Lordelo, entre outros.A noite começou com a actuação do grupo da Escola EB 2/3 de Lordelo, que brindou o público com um belo espectáculo musical.
A entrega dos galardões, incluída nas comemorações do 6º aniversário da elevação de Lordelo a cidade, teve início logo de seguida. Jerónimo Ferreira na categoria da Dedicação, os Voluntários da ADIL na acção humanitária, a Associação Unidos de Santa Marta nas Instituições/Associações e Fernando Santos no desporto, foram apenas alguns dos nomes ouvidos e homenageados nesta noite simples mas carregada de simbolismo. A presença de Joaquim Martins, condutor do autocarro da Pacense, acidentado em Dezembro passado com vários jovens a bordo, foi um dos momentos mais emocionantes da noite. A título de gratidão, alguns dos petizes, seus familiares e em geral toda a população, agradeceram ao homem a sua coragem e perícia que foi crucial para o desfecho ditoso deste fatídico acontecimento.
O título de Personalidade do Ano foi entregue ao Engenheiro Couto, natural de Lordelo, e vereador na Câmara Municipal de Paredes durante oito anos, pelo seu importante contributo para o desenvolvimento desta cidade.
A noite terminou com o tradicional bolo e champanhe.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você