quinta-feira, 28 de maio de 2009

Programação de 29 Maio a 5 de Junho

-Dia 29 de Maio, vai realizar-se um Sarau Cultural organizado pelo Agrupamento de Escolas de Lordelo e pela ADIL, às 21 horas no Salão Paroquial. Em simultâneo decorrerá no Pavilhão Rota dos Móveis o jantar oficial de apresentação da candidatura de Celso Ferreira à Câmara Municipal de Paredes.
-Dia 30 de Maio, às 21:30h, no Auditório da Fundação A Lord, concerto da Banda de Vilela. Entrada Livre.
-Dia 1 de Junho, a partir das 14horas no Jardim Central, comemoração do Dia Mundial da Criança, com todas as escolas e jardins de infância de Lordelo, contando com palhaços e insufláveis para animar as crianças.
-Dia 5 de Junho, inserido nas Jornadas Culturais, vai realizar-se mais um Festival de Tunas da Cidade de Lordelo, pelas 21:30 no Jardim Central. Neste mesmo dia vai decorrer a comemoração dos 59 anos de existência do Aliados Futebol Clube, tendo como ponto alto a missa às 20horas na Igreja Matriz, seguindo-se o jantar no Pavilhão Rota dos Móveis com animação por conta do grupo musical Os Lordes, e do famoso artista nacional Marante.

domingo, 24 de maio de 2009

“Energias Renováveis” na Fundação A Lord


No passado dia 16 de Maio, foi inaugurada na sede da Fundação A Lord, uma exposição subordinada ao tema “Energias Renováveis”. Cerca de duas centenas de pessoas, oriundas de diversos locais do país, puderam ao longo de 5 horas apreciar esta exposição de grande dimensão, qualidade e profissionalismo, bem como os diversos equipamentos e materiais das entidades de renome nacional nesta área, ali representadas. Esta inauguração, teve como ponto alto uma conferência levada a cabo pelo Eng.º Carlos Tello Sousa sobre as “Energias Renováveis no Quadro de uma Nova Realidade”, onde foi efectuada uma abordagem muito completa e esclarecedora sobre um tema cada vez mais presente na sociedade actual e que a todos devia interessar. Cada vez mais é urgente agir em prol da sustentabilidade ambiental, energética e económica, proporcionando uma melhor qualidade de vida no presente, salvaguardando o futuro.
Painéis fotovoltaicos, aerogeradores, instrumentos a funcionar a partir de energia solar, filmes, cartazes… são apenas algum do material patente nesta exposição que vai estar aberta ao público até ao próximo dia 27 de Junho, de segunda a sexta-feira, recebendo a visita de escolas e de grupos diversos, mediante marcação.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Centenas de crianças na Alameda de S.Salvador


No mesmo mês a Biblioteca da Fundação A LORD realizou duas iniciativas de carácter anual – a Feira do Livro e a Biblioteca de Jardim – ambas com o mesmo objectivo: atrair as crianças para a leitura mostrando a Biblioteca de uma forma diferente.
A Feira do Livro de Lordelo realizou-se entre os dias 4 e 9 de Maio, na Alameda de S. Salvador e foi especialmente vocacionada para o público infantil e juvenil, apresentando uma variada oferta de livros destinada especialmente a este tipo de público.
A Biblioteca de Jardim, que decorreu ao longo desta semana, no mesmo local, também foi visitada por muitas crianças, que aí puderam ler e brincar, participando nas diversas actividades que a Biblioteca dinamizou.
Estas acções têm sido um sucesso, contando com a participação de centenas de crianças em cada uma das iniciativas.

Estádio do Aliados vandalizado


O estádio do Aliados FC de Lordelo foi vandalizado na madrugada do passado dia 2 de Maio. Ao que tudo indica, os larápios queriam apenas dinheiro, mas como não o havia nas instalações, acabaram por furtar vários sacos que serviam para transportar material desportivo e a medicação que se encontrava no posto médico. Mas se por um lado não levaram verba alguma, os prejuízos ascendem a mais de 2000euros, já que os estragos são mais que muitos, desde portas e janelas dos balneários, gabinetes ou bar, tendo ficado marcas em praticamente todas as secções do estádio.
Este foi o primeiro assalto nos últimos três anos e apesar das medidas de segurança tomadas pelas anteriores direcções, este facto não impediu que os ladrões entrassem. Os responsáveis do clube temem que situações como esta possam repetir-se uma vez que o complexo desportivo fica situado numa zona isolada com pouca visibilidade e reduzido tráfego, especialmente durante a noite.

1º Corta-Mato Popular da Cidade de Lordelo

Debaixo de forte calor, decorreu, no feriado do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o 1º Corta-Mato Popular da Cidade de Lordelo. Muitos foram aqueles que se associaram a esta iniciativa, desde os escalões de infantis a veteranos, que percorreram o belo traçado do parque fluvial do Rio Ferreira. Promovida pelo Clube Altis de Paredes, liderado por Rui Merino (membro do departamento de Desporto da Câmara Municipal de Paredes), esta prova contou com a presença de Milene Coelho, atleta lordelense que representa o Clube Desportivo e Cultural de Codessos, clube com pergaminhos no atletismo nacional.
Esta prova para além de ter proporcionado um convívio e lazer entre toda a população, serviu também para captação de jovens atletas para uma futura equipa do concelho sediada em Lordelo.
No final os participantes receberam medalhas e diplomas de presença.

Clube Amigos da Petanca com casa nova


A Associação Os Amigos da Petanca, de Lordelo, passa a dispor, desde o primeiro dia de Maio, de uma nova sede, situada no novíssimo parque fluvial do Rio Ferreira, nesta cidade. A cerimónia de inauguração contou com a presença de Celso Ferreira, presidente da edilidade paredense, Joaquim Mota, presidente da junta de freguesia de Lordelo, e de responsáveis de várias entidades e Associações lordelenses.
Fundada no ano de 2000, teve a sua primeira e única sede, até à data, no lugar do Outeiro, em instalações alugadas, pelo que aspiravam por casa própria. Cientes das dificuldades, os seus corpos gerentes não se deixaram abater e puseram mãos à obra no sentido de criar uma sede e respectiva pista para dar aos seus atletas os meios necessários para a prática de um desporto em franco crescimento. Após seis anos de muito esforço e dedicação, é com indisfarçável emoção e orgulho que Pedro Lamas, actual presidente desta colectividade, vê de pé esta nova sede, “projecto por mim idealizado”.
Com cerca de 400 praticantes, 50 dos quais federados, os Amigos da Petanca não têm vida fácil, nesta década de vida, vivendo das cotizações dos sócios, das receitas do bar por eles explorado e de uma pequena ajuda da junta de freguesia (cedência da carrinha) e da cooperativa A Lord (que uma vez por ano cede o seu autocarro), uma vez que o calendário de provas obriga o clube a efectuar deslocações muitas vezes longas e dispendiosas. Contudo estes bravos não abdicam do gosto pelo jogo. A paixão e popularidade desta modalidade é tal que esta colectividade conta nas suas fileiras com alguns jogadores oriundos de locais longínquos da cidade de Lordelo.
Os resultados também não se têm feito esperar, mantendo-se em plano de evidência, ao conquistar vários prémios nas mais variadas vertentes da modalidade. Graças ainda ao trabalho deste clube, no próximo dia 28 de Junho, Lordelo vai acolher o Campeonato Nacional nas imediações do Pavilhão Rota dos Móveis, e a 5 de Julho, no novo campo dos Amigos da Petanca, vai realizar-se o apuramento dos 16 melhores jogadores nacionais. Entenda-se que é a primeira vez que esta prova se vai realizar no Norte do País.

De resto, os dias seguintes à inauguração desta estrutura que embarga 15 campos para a prática da modalidade, têm sido bastante movimentados com o “pelado” repleto de jogadores que aproveitam esta prenda para esquecer as agruras de uma crise que teima em persistir.

domingo, 10 de maio de 2009

"Nos Jardins De Alto Maior” em cena


“Nos Jardins de Alto Maior”, de Jaime Salazar Sampaio, é a nova peça trazida à cena pelo grupo de teatro “Os Expansivos”, de Lordelo. A representação, que teve lugar no Salão Paroquial, e que contou com casa cheia, insere-se na digressão que este grupo teatral e o mais representativo desta cidade, tem efectuado pelas várias freguesias do concelho de Paredes e com assinalável êxito.

Ao longo de uma hora, os cerca de 12 actores em palco mostraram ao público um texto que apresenta o absurdo do quotidiano, o cómico das relações e a interrogação do silêncio para dizer que “tudo existe, nada existe, não tem importância”. A ginástica que as personagens fazem nesta peça não é mais que isto. A luta quotidiana contra a desistência e o esquecimento. Esta luta faz-se pela música, pelas palavras, pela interrogação, pela interacção com o outro.
O que, à primeira vista, pode parecer um vazio de conteúdo da peça, não é senão um espelho do vazio que nos incomoda, que nos provoca. E é na provocação desse vazio que nos fazemos humanos, através do riso, da pergunta e do amor ao outro.
A próxima actuação será no dia 23 de Maio na freguesia de Cete.
Ficha Técnica:
Interpretação:Alice Moura, André Oliveira, Catarina Moreira, Daniela Borges, Duarte Menezes, Igor Alves, Isabela Mota, Joana Mota, José Mota, Judite Sousa, Luísa Dias e Sérgio Machado.
Encenação e direcção de actores: Inês Leite
Desenho de Som: Grupo de Música Tradicional Portuguesa "Viragora"
Apoios: Câmara Municipal de Paredes, Junta de Freguesia de Lordelo e Paróquia de Lordelo
PT-PAREDES COM TEATRO

Dia da liberdade assinalado com música


Para assinalar os 35 anos da “Revolução dos Cravos”, a Junta de Freguesia de Lordelo levou a cabo nesse dia duas actividades distintas. Da parte da manhã realizou-se a assembleia de freguesia, onde, entre outros pontos, foram apresentadas as actividades das Jornadas Culturais para 2009. Da parte da tarde, o Jardim Central de Lordelo foi palco da actuação da Banda de Música de Vilela. Durante uma hora, o numeroso público ali presente pode ouvir temas tão diversos como obras famosas de compositores clássicos e de música popular.

Encontro Anual da JUL


Realizou-se no passado dia 19 de Abril, na Igreja Paroquial, o 6º Encontro Anual da Juventude Universitária de Lordelo. Mais de meia centena de universitários, dos mais diversos anos e das mais variadas áreas, fizeram questão de marcar presença. A cerimónia, presidida pelo pároco local, Pdr. Rui, decorreu numa atmosfera carregada de simbolismo e emoção. De destacar as presenças de António Manuel, fundador e principal dinamizador deste grupo e de Beatriz Castro, Presidente do Agrupamento Vertical das Escolas de Lordelo. Aos 20 finalistas presentes foi ainda entregue a fita de curso com dedicatória da paróquia.

Gil Vicente na A Lord


O grupo de teatro da Fundação A Lord estreou, no passado dia 18 de Abril, no auditório daquela instituição, a peça Auto da Barca do Inferno, versão séc. XXI. Trata-se de uma adaptação livre da famosa peça satírica escrita pelo “pai” do teatro português, mestre Gil Vicente, e que proporciona uma amostra do que era a sociedade lisboeta das décadas iniciais do século XVI embora alguns dos assuntos que cobre sejam pertinentes na actualidade.
No final da representação, procedeu-se à entrega anual dos prémios aos estudantes e escolas que se distinguiram no desempenho das suas actividades curriculares, bem como os prémios para o melhor jornal escolar
.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você