domingo, 12 de abril de 2009

Tradições Pascais


À semelhança de anos anteriores, a visita pascal, em Domingo de Páscoa continua a ser tradição em Lordelo. O Compasso composto por cerca de 40 cruzes, percoreu as artérias da cidade e levou a quase todos os lares, o anúncio da ressurreição de Jesus Cristo. Como sempre a visita pascal é o culminar de uma semana marcada pela Via-Sacra a Meda e pelas cerimónias do lava pés de quinta-feira santa, da adoração da cruz de sexta-feira santa e da vigília pascal de sábado santo. Ao final do dia de Domingo e após a recolha do Compasso foi celebrada uma missa, que contou com a presença de todas as cruzes e muitos fiéis, que encheram a Igreja Matriz.

Associação de Pesca Desportiva


A freguesia de Lordelo sempre foi, ao longo da sua existência, terra de gente dinâmica, e de forte carácter, sempre disposta a ajudar, através do associativismo, destinado à promoção do convívio com quem lhes é querido. Foi neste contexto que a freguesia viu nascer, a 07 de Março de 2008, mais um movimento associativo, desta feita virada para a pesca desportiva: a Associação Clube de Pesca Desportiva “Os Patriotas”.
O elenco directivo desta jovem colectividade é composto por um pequeno grupo de amantes da modalidade, tendo David Cruz como Presidente; Fernando Oliveira (Vice-Presidente); Marcelo Gonçalves (Secretário); Martinho Dias (Presidente da Assembleia); Jorge Moreira (Vice-presidente da Assembleia); Pedro Gonçalves (Tesoureiro); Armando Matos (Vice-Presidente da Tesouraria); Cristiano Neves (Secretário do Tesoureiro) e António Martins (Vogal).
A associação com sede no Café Mary Cruz, na Avenida dos Aliados, em Parteira, conta já com 85 sócios, sendo mais de 60 praticantes da modalidade, e 7 dos quais federados.
Apesar da sua curta existência, esta associação conta já com sete troféus no seu palmarés arrecadados em diversas competições, encontrando-se pela primeira vez, a disputar o Campeonato da 2ª Divisão Regional do Norte.
No próximo dia 9 de Maio, o clube irá realizar a 1ª Taça A.C.P.D “Os Patriotas”, em Ílhavo (Aveiro), estando abertas as inscrições para as equipas que queiram participar.
Ainda este ano, com data prevista para o dia 23 de Agosto, a associação vai realizar a 1ª prova do género em Lordelo, mais concretamente, no Rio Ferreira. Para além do convívio salutar, esta prova vai servir para esta colectividade se dar a conhecer à população local.
Se é um apaixonado deste desporto, pode inscrever-se como sócio. Para mais informações ou inscrições, contactar através do telefone 22 4440130.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você