terça-feira, 31 de março de 2009

Passeio Todo-o-Terreno

As ruas da cidade de Lordelo tiveram uma agitação pouco vulgar para um fim-de-semana, com a realização, no passado sábado, do Primeiro Passeio de Todo o Terreno Bombeiros Voluntários de Lordelo. Para além de promover o convívio entre os participantes, esta prova de endurance visou obter fundos para a aquisição de equipamento diverso e adequado à actividade desta corporação de bombeiros. Durante14 horas, os participantes percorreram os tortuosos e poeirentos caminhos menos explorados de Lordelo, aliando o gosto pela adrenalina à beleza natural da paisagem de Lordelo. No final teve lugar um sorteio de uma moto e acessórios ligados à prática da modalidade, ao som do conjunto típico Os Lordes.

terça-feira, 24 de março de 2009

Escolas assinalam dia Mundial da Árvore


Com o objectivo de assinalar o Dia Mundial da Árvore e de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de proteger a Floresta, a Câmara Municipal de Paredes, em conjunto com a Junta de Freguesia de Lordelo levaram a efeito no Cruzeiro de Meda, a plantação de árvores. Esta iniciativa decorreu durante toda a manhã do dia 20 de Março e contou com a presença das crianças do Agrupamento de Escolas de Lordelo, que foram ainda brindadas com insufláveis e outras actividades para momentos de brincadeira ao ar livre. De salientar é a importância deste tipo de actividades junto do público mais pequeno que contribui para a formação de uma nova geração responsável e empenhada na defesa e preservação do meio ambiente. O edil paredense Celso Ferreira, o Presidente da Junta de Freguesia Joaquim Mota, e o Pároco de Lordelo P. Rui marcaram presença.

Semana Sénior de Paredes no Parque do Rio


DESCRIÇÃO Dia 17 de Março de 2009

Local: Parque Urbano do Rio Ferreira (Lordelo)

9.00h – Actividades Físicas
12.30h – Almoço (Fornecido pela Autarquia)
14.30h - Actividades Físicas
17.00h – Regresso

terça-feira, 17 de março de 2009

Capela de S.Roque em obras


A pequena Capela de S. Roque, está, finalmente, a sofrer obras profundas de restauro, após um peditório junto da população para a obtenção dos fundos necessários às mesmas. Esta capela, símbolo do património de Lordelo, que se crê ter mais de dois séculos de existência, há muito que vinha a pedir uma remodelação, generalizada, quer a nível do telhado que se encontrava bastante danificado, quer a nível das paredes. A festa de S.Roque, que se realiza no Segundo Domingo do mês de Junho, já vai poder contar este ano com uma “casa nova”.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Limpeza das Margens do Rio Ferreira


A Associação Moinho, procedeu á limpeza das margens do Rio Ferreira, nomeadamente de mato e outros detritos que lá se encontravam depositados. A zona em causa, no centro da cidade, ganha desta forma um ar mais fresco e aprazível, engrandecendo a beleza do rio e paisagem envolvente. É notável o trabalho que esta associação lordelense tem desenvolvido, a nível ambiental e de espaços verdes.

segunda-feira, 2 de março de 2009

O Estado da Educação em debate


“O Estado da Educação” vai ser o mote da sessão que se vai realizar dia 7 de Março, pelas 16 horas no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Lordelo. Esta iniciativa, levada a cabo pela Comissão Política do Núcleo do PSD de Lordelo, em parceria com o Secretariado Feminino da Secção de Paredes, conta com a participação de várias personalidades ligadas à área, entre as quais, o Ex-Secretário de Estado-Adjunto e da Administração Educativa e actual presidente do Conselho Científico da EPIS, José Canavarro, e da edilidade paredense representada ao mais alto nível por Celso Ferreira, e pelo vereador do pelouro da Educação, Pedro Mendes. A sessão é aberta a toda a população.

Atletismo


Mega-Festa Carnavalesca no "Rota dos Móveis"


Cor e boa disposição foram o ponto forte da mega-festa de Carnaval que decorreu no Pavilhão Rota dos Móveis. Cerca de 400 pessoas, dançaram ao som da X-Produções, e foram ainda presenteadas com actuação do Ginásio Põe-te em Forma. O tradicional Concurso de Máscaras, também não podia faltar numa festa desta índole. Organizado pela Comissão de Festas da Cidade de Lordelo, este evento visou angariar fundos para as festas da cidade, contando, ainda, com os apoios da Câmara Municipal de Paredes, Junta de Freguesia de Lordelo e comércio local.

Mini-Baile de Máscaras


No passado dia 22 de Fevereiro, o Salão Paroquial da Igreja recebeu um Mini-Baile de Máscaras, levado a cabo pelos Jovens Sem Fronteiras de Lordelo. Esta acção insere-se no programa de actividades desenvolvido por este grupo, ao abrigo do projecto de índole comunitária “Lar, Educação na Esperança”, que visa ajudar as crianças de Itoculo, em Moçambique, a terem acolhimentos e apoio escolar;
Participaram no concurso cerca de meia centena crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos, vestidas a rigor.
Cerca de 200 pessoas juntaram-se à festa, entre familiares das crianças e outros grupos JSF provenientes de Caíde de Rei; Santo Ovídio, V.N.Gaia e São Cristóvão do Selho, Guimarães.
O programa foi variado, tendo o evento começado pela apresentação de um vídeo intitulado “25 Traços JSF”, seguindo-se uma noite bastante animada pelos palhacinhos do grupo, a dança do Cancan realizada pelas meninas, e pelo espectáculo das crianças com a dança da Mãozinha.
Um dos pontos altos da noite foi mesmo o concurso das máscaras, que teve como júri o pároco da freguesia, Pe. Rui; Pe. João David (padre coordenador JSF região Douro), Manuela Oliveira (Presidente JSF região Douro); Delfina Nogueira (coordenadora JSF região Minho); Célia Dias (elemento do grupo JSF Lordelo) e Adão Barbosa (Presidente da Associação Portuguesa de Deficientes de Paredes);
Os três primeiros prémios, patrocinados pela PsicoEducar, foram entregues a:
1º. Prémio -“Cowboy” Ruben Passos, . - Dama Antiga Bárbara Pinho e - Tio Patinhas, Pedro Henrique.
A noite terminou com “Não Pares o Sonho”, cântico interpretado pelos JSF de Lordelo e Caíde de Rei.
Dado o carácter solidário deste evento, outras lojas do comércio local fizeram questão de ajudar com o seu contributo. (Lord Phone, Bazar Quinlino, Pétalas Soltas, Paço Print, Café Melro e Bazar Mirantes)

Aliados em Festa

Pelo segundo ano consecutivo, a equipa do Aliados FC Lordelo, vê alcançados os seus objectivos. Se Lordelo estava em festa devido ao Carnaval, a realidade no Estádio de Parteira, era bem mais sombria, pois o Aliados estava obrigado a vencer o jogo frente ao Esmoriz, para assegurar a manutenção na 2ª Divisão B. A vitória por 1-0, foi um alento para o colectivo lordelense que, assim, aspirou à 5ª posição da tabela classificativa e levou ao rubro a assistência.
Este fim de semana têm inicio os jogos de disputa da subida de divisão, onde a equipa lordelense terá pela frente um ciclo difícil de jogos com o Penafiel, União da Madeira, Espinho, Lourosa e Esmoriz.

Sol, alegria e... milhares de pessoas no Carnaval

Milhares de pessoas convergiram até Lordelo para assistirem ao famoso Corso Carnavalesco. Durante cerca de duas horas, centenas de foliões e 11 carros alegóricos exibiram euforia, brilho, beleza, criatividade, alegria, cor e ritmo naquela que é a festa popular do concelho que mais participantes e visitantes mobiliza.

A espanhola Nereida Gallardo, ex-namorada de Cristiano Ronaldo, reinou neste corso, mas para desilusão de muitos desfilou com um vestido de rainha, bem tapado, onde só o decote deixou os admiradores espreitarem alguns dos seus dotes físicos. Quem esperava ver a espanhola a desfilar com fato brasileiro perdeu a viagem. Contudo foi o centro das atenções do público e espalhou autógrafos, sorrisos e beijinhos durante todo o percurso.
Nos carros em desfile, a atenção ficou virada para o humor e a crítica social. O Referendo em Rebordosa sobre a localização da Casa Mortuária foi a maior paródia de todo o desfile, seguindo-se o carro da candidatura do PILA (Partido Independente de Lordelo e Arredores), que, se vencer as próximas eleições, promete trazer Guantánamo para a Zona Industrial (para fazer concorrência à Cadeia de Paços de Ferreira); oferecer a Rebordosa a 2ª pedra para a Capela Mortuária, e até mesmo vender o tractor da junta para comprar o 1º limpa neves do Concelho de Paredes. E, enquanto as próximas eleições e cortejo não chegam, o P.I.L.A. (carro da autoria da Associação Lordelo Aventura) já avançou com a construção dos novos estúdios cinematográficos “Lordywood”, no Monte da Irvão, facto que gerou muitas gargalhadas entre a assistência que se deparou com aquele cenário.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você