sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Joaquim Mota candidato do PSD em Lordelo


O presidente da Comissão Política Concelhia do PSD em Paredes, Celso Ferreira, deu uma conferência de imprensa na última terça-feira, dia 9, para apresentar o primeiro candidato social-democrata para as eleições autárquicas de 2009. Joaquim Mota, depois de ter vencido a Junta de Lordelo, em 2005, pelo MIL (Movimento Independente de Lordelo), volta a candidatar-se em 2009, mas agora pelo partido a que teceu duras criticas há três anos. “É com orgulho que começamos a preparar as eleições de 2009, justamente por Lordelo”, afirmou Celso Ferreira. Natural de Lordelo, o presidente da Comissão Política e, também, presidente da Câmara Municipal de Paredes, garantiu que agora “nada nos divide. O PSD está unido. O que nos dividiu em 2005 foi colocado para trás das costas”. Recorde-se que na “turbulenta” campanha de 2005, e na sequência da troca de candidatos do PSD (Granja da Fonseca foi substituído por Celso Ferreira na corrida à autarquia), Joaquim Mota deixou o partido de Sá Carneiro e enveredou por uma candidatura independente, que lhe viria a dar a vitória na Junta de Lordelo.
Três anos depois, “a concelhia vai propor a readmissão de todos os elementos suspensos no processo eleitoral de 2005”, revelou Celso Ferreira, salientando que a “actual estabilidade interna do PSD não vai permitir uma candidatura independente em Lordelo”.
A apresentação da candidatura de Joaquim Mota contou com a presença de vários elementos da Junta, amigos e familiares do candidato. Também Filipe Carneiro, presidente do núcleo social-democrata de Lordelo, marcou presença. “Tendo em conta o trabalho realizado nos últimos três anos e o bom entendimento da Câmara com a Junta, este é o nosso melhor candidato para Lordelo”, referiu Carneiro.
O actual candidato revelou que “o meu partido é, acima de tudo, Lordelo. Trabalhar por Lordelo e servir a nossa terra é o meu lema e o da equipa que me acompanha”.
Recorde-se que em 2005 Joaquim Mota pensava que seria vereador na autarquia paredense (um cargo prometido por Granja da Fonseca). Um sonho que ainda não perdeu. “Gostaria de ser vereador, um dia. Neste momento para mim Lordelo é tudo, até porque só posso ser presidente de Junta por mais um mandato”, esclareceu o candidato que tem por finalidade, entre outros projectos, criar um centro histórico junto à Torre dos Alcoforados.
Mota revelou também que vai tentar influenciar o presidente da Câmara a ter mais uma pessoa de Lordelo na sua equipa. Uma influência que não vai dar frutos, uma vez que Celso Ferreira garantiu, de imediato, que “Lordelo não terá outro vereador na autarquia”.
Joaquim Mota acredita que os lordelenses poderão ficar com algumas dúvidas, com esta sua candidatura laranja, mas ainda assim acredita que “estamos aqui para ganhar por uma maioria considerável”.
E se o processo eleitoral de 2005 “não foi bem gerido e o PSD viveu uma fase quase negativa”, a verdade é que “não há um culpado para o que se passou. Tudo aconteceu devido a um acumular de situações”, esclareceu Celso Ferreira aos jornalistas.
O presidente da Concelhia nega que esta revelação tenha acontecido agora, por estratégia política. “Já podíamos ter avançado com esta notícia há 4 ou 5 meses. Não o fizemos porque era demasiado cedo”, revelou.
O facto de Mota ser agora o candidato do PSD à Junta prende-se apenas com uma realidade: Mota “nunca votou contra uma deliberação. Apesar de independente nunca se afastou do projecto do PSD”, lembrou Celso Ferreira, aproveitando para afirmar que o mesmo não se passou com outros elementos do partido.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Biblioteca da “A Lord” festejou 8º aniversário


Desde o dia 2 de Dezembro do ano 2000, que a freguesia de Lordelo passou a dispor dos serviços da Biblioteca da A Lord. Este serviço adquiriu extrema importância ao longo destes últimos anos, promovendo o Livro e o hábito da Leitura, contribuindo, desta forma, para a dinamização cultural da população de Lordelo e concelhos vizinhos.
A data foi assinalada com uma vasta programação cultural que se estendeu ao longo de uma semana. A actuação da Banda de Música da EB 2/3 de Lordelo abriu o cartaz, seguindo-se espectáculos de teatro de fantoches, sessões de cinema, leitura dramatizada… A semana encerrou com apresentação de uma pequena peça de teatro infantil intitulada «Os Sarilhos do Amarelo», interpretada pelos alunos do 3º ano da EB1 de Soutelo, seguindo-se o tradicional bolo de aniversário.
Relembre-se que a Biblioteca promove mensalmente um conjunto de actividades muito diversificadas, que pretendem atrair à Biblioteca uma grande variedade de utilizadores, nomeadamente as crianças e os jovens. Está dotada de um fundo de cerca de 15.000 títulos, 1.500 audiovisuais, 35 periódicos e também um fundo multimédia.

Animações de Natal

Com a aproximação da quadra natalícia a cidade de Lordelo, já de si fértil em eventos que animam a freguesia grande parte do ano, assiste a todo um conjunto de actividades dinamizadas pela junta local em parceria com a Associação Empresarial de Paredes.
É esta a forma encontrada para reunir toda a população no espírito natalício e de desejar um “Feliz Natal Lordelo”, com momentos de animação, magia e confraternização.
E para que todos possam gozar estes dias verdadeiramente especiais que se aproximam, encontram-se agendadas uma série de iniciativas que vão decorrer nos fins de semana de 13-14, 20-21 e dia 24 de Dezembro. De destacar será o desfile de Pais Natal, os passeios de charrete, e a Aldeia Natal que será montada no jardim frontal ao edifício da Junta de Freguesia.
O ponto alto será mesmo no dia 24 de Dezembro, com a chegada do Pai Natal de helicóptero, pelas 16horas ao Jardim Central, com entrega de presentes às crianças, seguida de um passeio de charrete por várias artérias da cidade.

Maior Árvore de Natal do Vale do Sousa


Este é o primeiro ano em que uma grande estrutura de luzes ilumina a cidade de Lordelo. Falamos da maior árvore de Natal do Vale do Sousa, situada em frente ao edifício da Junta de Freguesia, com uma altura superior a 13 metros e composta por cerca de 20.000 lâmpadas.
A árvore montada no passado sábado, capta a atenção de crianças e adultos que por ali passam, que mais depressa se deixam envolver pelo espírito natalício.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Arranque das obras junto ao Entroncamento


Lordelo vê finalmente arrancar as obras de requalificação viária e urbana junto ao Entroncamento.
Uma espécie de praça, irá nascer naquele local, que será contemplado com alguns espaços verdes, locais de estacionamento e duas rotundas. Após a conclusão das obras será feito um reajustamento à circulação na EN 209, com a alteração dos sentidos de trânsito naquele local. O prazo de conclusão não se encontra ainda definido.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Acidente com autocarro escolar


O despiste de um autocarro escolar que transportava crianças para a E.B. 2, 3 de Lordelo, Paredes, causou 14 feridos ligeiros. Apenas uma rapariga ficará internada no Hospital Padre Américo, de Penafiel.

O autocarro, transportando entre 30 a 40 pessoas, despistou-se, pelas 7.50 horas, na Estrada Nacional 209, quando descia o Alto da Parteira em direcção a Lordelo. O motorista apercebeu-se que tinha perdido o controlo do veículo, mas não conseguiu travar.
O pesado, da Auto Viação Pacense, ainda colidiu na traseira de um outro autocarro de passageiros e acabou por cair numa pequena ravina, com cerca de dois metros de altura. Durante o deslize, o motorista terá conseguido que o veículo passasse entre duas árvores, evitando consequências mais graves.
Foram os próprios alunos da E.B. 2, 3 de Lordelo que avisaram as autoridades do acidente. Alguns deles, regressaram a casa pelo seu próprio pé.
Os feridos, 12 crianças e dois adultos, incluindo o motorista do veículo pesado, foram transportados para o Hospital Padre Américo de Penafiel.
Seis deles já tiveram alta e os restantes deverão deixar o hospital nas próximas horas. Apenas uma rapariga, de 15 anos, ficará internada para ser sujeita a uma intervenção cirúrgica ao cotovelo.
As causas do acidente ainda não estão apuradas mas, segundo declarações, ao JN, do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, tudo aponta para falha mecânica.
Os bombeiros de Lordelo, Rebordosa, Valongo, Baltar e Ermesinde estiveram no local do acidente.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Derrocada de prédio desabitado

Um edifício desabitado e com mais de cem anos anos, ruiu no lugar de Santa Marta, ao que tudo indica devido ao mau tempo que se fez sentir nas últimas semanas. As paredes de pedra por pouco não atingiram a estrada, facto que ao acontecer poderia ter consequências mais graves. Esta é uma situação que devia servir de exemplo aos proprietários de habitações no mesmo estado, pois deviam tomar medidas para evitar males maiores.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Aliados cede instalações

O Aliados FC Lordelo cedeu gentilmente as suas instalações ao União de Paredes, para efeito de treinos. Esta feita vem deste modo mostrar que o Aliados é uma instituição aberta ao desenvolvimento desportivo, pronto ajudar outros clubes do concelho.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Nova colheita de sangue


Superando as expectativas, cerca de 1400 pessoas responderam ao apelo feito para doarem medula óssea, nas instalações dos B.V. Paredes, e desta forma terem a oportunidade de salvar a vida da pequena Claúdia, do Miguel e de tantas outras pessoas que em todo o mundo padecem da mesma doença. A escassez de material levou a que muitas outras colheitas ficassem sem efeito. Para resolver o problema e dado que a ajuda de todos é imprescindível, vão realizar-se duas novas recolhas pelo Centro de Histocompatibilidade do Norte: DIA 28, ENTRE AS 9 E AS 17HORAS, NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE PAÇOS DE FERREIRA, E SÁBADO, DIA 29, ENTRE AS 14 E AS 20HORAS NO RECINTO DA FEIRA AGRIVAL, EM PENAFIEL.
O Centro de Histocompatibilidade do Norte, funciona ainda todos os dias úteis, entre as 9 e as 17:30 horas no Hospital de S. João.
Se é saudável, com peso superior a 50Kg, e idade compreendida entre os 18 e os 45 anos, inscreva-se como dador voluntário, sendo que, para o efeito, apenas se procede à recolha de uma pequena amostra de sangue, para apurar as características genéticas de cada um.
Um simples gesto pode salvar muitas vidas. Não deixe de ajudar!

Estacionamento do CTT em mau estado


A situação não é nova e parece não ter resolução à vista. Paralelos levantados e pavimento esburacado é o cenário presente no passeio e estacionamento existente, frente à estação dos CTT, nesta cidade.
Quem por ali passa ou tenta estacionar, está sujeito a quedas, estragos nos veículos e outros incómodos desnecessários. Para evitar males maiores, cabe a quem de direito resolver, o quanto antes, esta anomalia para o bem de todos os cidadãos.

Fundação festeja aniversário

De modo a assinalar os dez anos de existência, a Fundação A Lord recebeu no passado sábado, no seu auditório, a Banda Militar do Porto. Durante o espectáculo, o público, foi presenteado com um vasto reportório do panorama musical. A tarde pereceu com a entrega dos prémios do concurso de selos, seguida de bolo e champanhe aos presentes para festejar o aniversário da Fundação.

ATL ganha computador

O ATL da ADIL, recebeu na semana passada um computador, pelas mãos do edil paredense Celso Ferreira, acompanhado pelo Vereador Pedro Mendes. Este prémio surge na sequência da participação nas marchas populares da cidade de Paredes, no passado mês de Junho, que tinham como tema “Pegada Ecológica”.
De entre as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Jardins-de-infância, Creches, ATL’s e Centros Sócio-Educativos que participaram, oriundos de todos os pontos do concelho, o ATL da ADIL foi assim o vencedor da edição de 2008, primando pela originalidade e trabalho desenvolvido para esta iniciativa.

Passadeiras pintadas na EN209


Praticamente esbatidas, as passadeiras existentes na EN209, foram na semana passada alvo de uma nova pintura. Esta era uma acção à muito aguardada pela população, que via com perigo a travessia da respectiva estrada. Contudo esta pintura não resolve todos os problemas… numa extensão de 5,5Km, apenas existem 3 “zebras” sendo que duas delas se encontram a uns escassos 100metros. Daqui advém que em muitos quilómetros de estrada não se encontra uma única travessia para peões, nesta que é a principal artéria da cidade.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Rota dos Móveis na rota das castanhas

No dia de S. Martinho, decorreu em Lordelo, o tradicional magusto, levado a cabo pela Junta de Freguesia. Inicialmente previsto para o novo Parque Urbano, o magusto acabou por decorrer no Pavilhão Rota dos Móveis devido à chuva. Esta é uma iniciativa que decorre na freguesia há vários anos, e que envolve todas as escolas da cidade, promovendo assim, o contacto mais amplo entre alunos, docentes, auxiliares e população em geral. A abrilhantar a festa estiveram os tradicionais insufláveis, para gáudio dos mais pequenos.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ajude a Claúdia!!


Vamos ajudar a Cláudia, uma menina de apenas dois anos de idade, natural da freguesia de Lordelo, que padece de leucemia. A esperança da cura está no transplante de medula. Um simples gesto pode salvar a vida da Cláudia. Para o efeito, estará presente uma equipa do Centro de Histocompatibilidade do Norte, amanhã, DIA 15 DE NOVEMBRO, NA SEDE DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PAREDES, ENTRE AS 9 E AS 17:00HORAS. Todas as pessoas saudáveis, com peso superior a 50Kg, e idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, podem inscrever-se como dadoras voluntárias, sendo que, para o efeito, se procede à recolha de uma pequena amostra de sangue, para apurar as características genéticas de cada um.
Os Bombeiros Voluntários de Lordelo também vão participar activamente nesta causa, transportando até Paredes todos aqueles que compareçam no quartel, e que não tenham meios para se deslocarem.

Com esta nobre atitude, estaremos não só ajudar a pequena Cláudia, mas também todos aqueles que sofrem com a mesma doença. Na impossibilidade de comparecer no dia marcado, o Centro de Histocompatibilidade do Norte, funciona todos os dias úteis, entre as 9 e as 17 horas no Hospital de S. João. PARTICIPE!

sábado, 8 de novembro de 2008

Incêndio em prédio devoluto


Deflagrou no passado dia 6 de Novembro, um incêndio no edifício devoluto da antiga tipografia de Lordelo, situado em plena EN 209.
Faz muitos anos que aquele edifício se encontrava abandonado e em avançado estado de degradação. Ultimamente servia de “habitação” a toxicodependentes, facto que preocupava as entidades responsáveis, dado o perigo eminente de ruína do edifício.

Felizmente tudo acabou em bem, e este incidente propositado ou não, acabou mesmo por resolver de uma vez por todas essa inquietação, dado que o pouco que ainda restava do edifício ficou totalmente destruído.

Comissão avalia Agrupamento de Lordelo

Nos dias 4, 5 e 6 de Novembro, o agrupamento de Lordelo, pelas mãos da presidente, Beatriz Castro, recebeu a comissão de Avaliação Externa aos Agrupamentos, da parte do Ministério da Educação.
Ao longo dos 3 dias, a comissão deslocou-se a todas as escolas e jardins de infância da freguesia, analisando documentos fundamentais, ouvindo professores, auxiliares e alunos, de modo a avaliar o bom/mau funcionamento das mesmas, a vários níveis.
Aguarda-se agora pelo relatório final, onde serão apontados os pontos fortes e fracos deste agrupamento, bem como a classificação atribuída.

PAC de Lordelo


No Edifício da Junta de Freguesia de Lordelo, encontra-se em funcionamento, desde 2004,o Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC).
Este espaço disponibiliza, entre outros serviços, renovações de carta de condução, sob a chancela do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT); registos criminais, etc. O posto é procurado diariamente por dezenas de pessoas, não só de Lordelo, como também das freguesias limítrofes, evitando o incómodo das longas deslocações, longas filas de espera, e tudo isto a preços mais baixos do que os praticados, por exemplo, pelas escolas de condução.
As limitações actuais a nível de serviços, levam a que a junta de freguesia tenha a médio prazo a pretensão de alargar esse leque a outra áreas de actuação como a emissão de cartões únicos, passaportes e documentos ligados ao ramo automóvel…
O PAC funciona na sede da Junta todos os dias úteis entre as 9-12horas e as 14-16horas.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Acto de Vandalismo


Após uma longa “corrida” o “condutor” de um contentor do lixo, “despistou-se” e o dito ficou completamente destruído, devido a um incêndio. Se foi por maldade ou por falta de entendimento do local mais apropriado para a colocação do contentor não se sabe, certo é que nada justifica este tipo de actos de vandalismo, que privam os outros moradores da sua utilização, já para não falar nos custos inerentes a este tipo de atitude.
No entanto, a CM de Paredes, facilmente resolveu a situação, substituindo o antigo contentor por um em metal, colocando-o a escassos metros do que foi vandalizado.

IV Torneio de Malha Inter-Freguesias em Lordelo

Com organização do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Paredes, vai realizar-se no próximo dia 8 de Novembro, no Parque da Cidade de Lordelo, com início pelas 14h30, o IV Torneio de Malha Inter-Freguesias.

Com a presença das 24 freguesias do concelho de Paredes a Câmara Municipal pretende proporcionar a todos os presentes uma agradável tarde desportiva e de lazer, uma vez que a competitividade inerente a este evento será substituída por uma onda de amizade e companheirismo.

Será, de certeza, uma actividade que decorrerá de uma forma agradável tendo sido, na opinião de vários participantes na edição anterior, um evento de elevado nível, com bom ritmo e uma dinâmica competitiva bem conseguida.

Depois da adesão do ano anterior espera-se um elevado número de assistentes.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Arte do Cavaquinho


“Cavaquinho, uma arte fazedora de arte”, é o tema da nova exposição patente desde o passado sábado, na sede da Fundação A Lord, que tem como protagonista o Cavaquinho, a sua história e todo o processo de construção. E porque estamos no mês em que se celebra o dia mundial da música, o tema não podia ser mais sugestivo.
Na abertura solene da exposição, estiverem presentes o presidente da “A Lord”, Francisco Leal, e como principal promotor, Alfredo Machado, um artista e artesão, que juntamente com seu pai, Domingos Machado, são proprietários de uma oficina da arte, em Tebosa-Braga. Há dezenas de anos que “dão música” aos ouvidos de muita gente anónima e famosa, dos quais se destacam o antigo produtor dos Beatles e Amália Rodrigues.

Alfredo Machado, através de uma visita guiada à exposição, elucidou as cerca de 30 pessoas presentes, sobre o processo de construção deste pequeno instrumento, e o quanto esta arte exige grande técnica, mas também inspiração. A abertura terminou com a actuação do grupo de Cavaquinhos de Lordelo, Vir’Agora.

A mostra prolonga-se até ao final do mês de Novembro, e pode ser visitada todos os dias úteis entre as 9 e as 17horas. A entrada é livre.

Nova descarga no Rio Ferreira


No final da semana passada, a ETAR de Arreigada (Paços de Ferreira) fez nova descarga no leito do Rio Ferreira, para revolta de toda a população de Lordelo, que se vê desta forma confrontada há uma série de anos, com a agressão sistemática do ambiente, e que apesar de ser considerada um crime público, as autoridades competentes não actuam devidamente.
Há já vários anos que a referida ETAR, procedeu à construção de uma conduta, que se arrasta ao longo de vários quilómetros no leito do Rio Ferreira, e que termina em Lordelo, imediatamente abaixo da Levada do Souto, onde tem início o novo parque urbano. E é precisamente nesse local que são efectuados os despejos a céu aberto, e que comprometem o bem-estar da população de Lordelo, bem como a saúde do parque fluvial do Rio Ferreira, que é munido de espaços de lazer, desporto e merendas, ao dispor de toda a população.
Os cheiros provocados pelas descargas são nauseabundos, bem como a contaminação das águas e consequente mortandade de peixes.
Perante mais esta infeliz ocorrência, Joaquim Mota, presidente da junta de freguesia de Lordelo, procedeu à recolha de amostras da água, pouco tempo depois da descarga, e contactou as entidades responsáveis, que destacaram para o local a brigada do SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza) da GNR de Penafiel, para recolha de provas e meios de análise.
Contudo, o intervalo de tempo até à chegada da brigada do SEPNA, fez com que muitos vestígios já tivessem sido levados pela corrente. Este facto é preocupante, visto que a denúncia às autoridades não tem qualquer efeito, uma vez que só as amostras recolhidas pelos serviços do ambiente têm valor probatório em tribunal.
A Junta de freguesia, já chegou em outras ocasiões semelhantes, a instaurar um processo contra aquela ETAR, junto do Ministério Público, sem que sortisse qualquer efeito.
A situação é lamentável, e causa rebelião entre a população, que vê cada vez mais longe, a esperança de ver erradicada a poluição no Rio Ferreira.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Novo Inquilino


No fundo da Avenida Adelino Amaro da Costa, ao lado de locais como a Piscina Municipal de Lordelo ou o Parque do Rio Ferreira, podemos encontrar em cima do passeio, um novo morador.
Trata-se de um Renault 5, abandonado naquele local há mais de um mês, e que certamente estará à espera de ser rebocado. Contudo os dias passam, e o veículo lá continua à mercê dos olhares curiosos de quem lá passa. Espera-se que as entidades procedam à sua rápida remoção, para bem da estética e da segurança de todos os habitantes.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Para quando as obras?


Em plena EN 209, principal artéria da cidade de Lordelo, e em pleno coração da cidade, com a escola EB 2/3 de um lado, e correios e farmácia de outro, está um pequeno lago com vários repuxos construído há mais de dez anos com vista a embelezar aquele local.
Durante muito tempo, este lago cumpriu as suas funções até que deixou de funcionar por completo, vai para um bom par de anos, entrando num adiantado estado de abandono e subsequente degradação. Lixo, pedras partidas, águas depositadas que acabam por provocar maus cheiros, sem esquecer os inúmeros buracos dos passeios circundantes, tornam-se verdadeiras armadilhas para alunos e transeuntes que por ali passam, às centenas, diariamente.
Segundo consta, existe, há já algum tempo, um projecto aprovado pela C.M. de Paredes, que vai modificar de forma radical toda aquela área até à Estátua de Ribeiro da Silva. No entanto, enquanto as obras não arrancam, o cenário piora de dia para dia e o “lago” é já uma referência anedótica para os forasteiros que visitam a cidade.
Não estará já na hora de acelerar o processo?

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mega operação da GNR no nó de Lordelo-Seroa A42


No passado dia 7 de Outubro, foi levada a cabo pela GNR, uma mega operação stop, no nó de Lordelo- Seroa da A42.
Durante várias horas, todos os automóveis que circulavam na auto-estrada, no sentido Porto-Paços de Ferreira, eram desviados para a rotunda de Lordelo, uma vez que a A42 havia sido cortado pela GNR. A estratégia passou por uns quilómetros antes da saída Lordelo-Seroa, se começarem a suprimir vias (da esquerda para a direita) até que todo o transito circulasse na via da direita e consequente arrasto para fora da A42.
Perante o engarrafamento, a maioria dos condutores julgou tratar-se de um acidente e/ou obras. O trânsito foi-se acumulando sendo que o tempo médio de espera para percorrer os últimos 3km até Lordelo foi cerca de uma hora.
Os 80 militares da brigada de trânsito, núcleos de investigação de crimes de droga, armas, etc, passaram a pente fino todos os automobilistas, camionistas e motociclistas que ali passavam
No final, a operação saldou-se em cinco detenções (quatro das quais por posse ilegal de armas), e o levantamento de centenas de autos. Foram ainda apreendidas 14 viaturas e mercadorias.

Um facto curioso nesta operação foi a quantidade de automóveis que se encontravam parados na berma da auto-estrada. Por certo já tinham sido alertados para o que se estava a passar, motivo pelo qual resolveram não avançar. Porque será??

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Concerto de Canto Gregoriano

A Igreja Matriz de Lordelo foi palco do 1º Concerto de Canto Gregoriano, levado a cabo pelo Coro Gregoriano do Porto.
Pese embora a pouca afluência de público, o grupo brindou os presentes com um vasto reportório de música gregoriana, repartida por 3 partes: Natal, Quaresma e cânticos de louvor a Nossa Senhora.
Este coro nasceu em Novembro de 1995, fruto do encontro entre antigos alunos do Seminário do Porto, e conta actualmente com as vozes de 21 elementos do sexo masculino, entre os quais se destaca o presidente da Assembleia de Freguesia de Lordelo, Duarte Menezes Soares.
Esta foi mais uma iniciativa levada a cabo pela Junta de Freguesia, inserida nas Jornadas Culturais.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Lordelo no "Porto Canal"

Na primeira semana do mês de Setembro, foi transmitido em horários e dias diferentes, um breve documentário sobre a cidade de Lordelo, no programa Pontos Cardeais, do Porto Canal-Tv Cabo.
Qualquer lordelense que se preze, apreciou com entusiasmo aqueles 25 minutos tão bem conseguidos. Sem dúvida o que de mais bonito há em Lordelo, foi ali transmitido.
Para quem não teve a possibilidade de ver, aqui fica o vídeo, ainda que com pouco qualidade de imagem.






Corrida de rolamentos ao rubro


A quarta edição da corrida em carros de rolamentos foi um êxito, tanto no que se refere à competição, como também no tocante aos vários aspectos da organização. Foram muitas centenas de pessoas que acorreram à Avenida Amaro da Costa, em Lordelo, para ver os cerca de 40 carros em acção.
A prova organizada pela associação Lordelo Aventura com o apoio da Junta de Freguesia, contou com participações de várias entidades da zona e não só, e com um ambiente de festa, em que houve tempo para comparar inovações tecnológicas, invejar a qualidade dos rolamentos dos adversários, e sorrir de felicidade ao cruzar a meta.
Os pilotos percorreram cerca de 500 metros “em alta velocidade” com as suas máquinas sem fumo.
No final, foram atribuídos prémios ao carro mais original ( Moto Mário), e ao que apresentava melhores técnicas de construção (BV Paços de Ferreira). Houve ainda distinção para o carro mais rápido e para a melhor participação feminina.

Teatro no Auditório da Fundação A Lord


O auditório da Fundação A Lord, acolheu no passado dia 20 de Setembro, a peça intitulada “Nem tudo começa com um beijo”, levada a cabo pela companhia ovarense Sol d’Alma, pertencente ao grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira.
A História da autoria do jornalista e escritor Cabo-Verdiano, Jorge Araújo, retrata a vida de dois mundos diferentes e opostos: a cave e o sotão, que é como quem diz, o esgoto e a cidade. Uma peça com tanto de actual quanto de perturbadora, levou as cerca de 150 pessoas presentes, numa viagem ao fundo de si mesmas, onde todas as fragilidades da sociedade contemporânea vieram ao de cima: o racismo, a sede do poder, a pobreza, o abandono, a solidão, o segredo, a discriminação. Mas também há esperança, há compromisso, há amor, há o sonho que, afinal, comanda a vida e talvez também a morte.
Um espectáculo de alto nível, que contou com a presença do vereador da Câmara Municipal, Manuel Ruão.

Abertura do Ano Pastoral

No passado dia 20 de Setembro, a paróquia de Lordelo assinalou a abertura de um novo ano pastoral, com uma eucaristia solene, presidida pelo pároco da freguesia, Pdr. Rui, e pelo Pdr. Rocha, natural de Lordelo, em férias da sua missão na Amazónia.
A Igreja Matriz foi demasiado pequena para acolher mais de um milhar de pessoas, na sua maioria crianças, que fizeram questão de marcar presença. Todos os grupos da paróquia estiveram representados neste momento especial para todos os cristãos da freguesia de Lordelo.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Secretário de Estado entrega "Magalhães"

A Escola EB1 Vila de Lordelo foi uma das escolhidas para a entrega dos computadores portáteis "Magalhães" aos 119 alunos do 1º ciclo. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos; da Directora da DREN, Margarida Moreira; do presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira; da directora do Agrupamento Vertical das Escolas de Lordelo, Beatriz Castro e do presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Joaquim Mota.
Para a presidente do Conselho Executivo, Beatriz Castro, a “aposta na educação – neste caso através do Plano Tecnológico - é imprescindível para os desafios que a sociedade de conhecimento impõe”.

Defende a aposta na qualificação dos portugueses e diz que com esta iniciativa “vamos sentir a escola mais próxima e mais atractiva para combater o insucesso escolar. As famílias vão beneficiar, melhorar as competências na área e contribuir para o aumento da competitividade”, afirmou.
Foi com grande satisfação que a coordenadora da escola, Lígia Rocha, encarou “mais um desafio na área das novas tecnologias”. Agradeceu as apostas da autarquia paredense e da DREN num dia que “será uma referência na forma de encarar a escola”.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, o dia de ontem foi o “primeiro de uma nova era, marcado pela cooperação estratégica com os municípios”.
O edil afirmou que a educação “não pode dividir tanto os portugueses pois estamos a tratar do futuro das crianças” e “que deve ser um factor de cooperação estratégica com o Governo”.
Celso Ferreira garante que o Município de Paredes continuará a ser um parceiro estratégico do Governo” por forma a garantir que Paredes terá uma educação ao nível dos modelos europeus de referência nesta área.
O autarca lembrou o “esforço ímpar” que o município paredense está a desenvolver no âmbito da Carta educativa, que permitirá a construção imediata de 7 centros escolares que já se encontram em fase final de adjudicação. Em Janeiro de 2009 o Município de Paredes e o Governo terão no terreno 35 milhões de euros de investimento”.
Garante que haverá um “melhor ambiente escolar e melhores condições no que respeita à componente pedagógica”, que tornarão as novas escolas locais agradáveis e convidativos, verdadeiros centros educativos.

Paredes, Concelho sem fios: uma realidade já no próximo ano

Celso Ferreira elogiou a iniciativa de entrega dos computadores Magalhães e avançou que “queremos ser um bom aluno no domínio das tecnologias”. Neste sentido, asseverou de dentro de seis ou sete meses todo o concelho terá rede de wireless”.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Emoção e espectáculo no Mundial de Trial


Emoção, espectáculo e muito público marcaram a prova portuguesa do Mundial de Trial, que se realizou no último domingo em Lordelo, Vilela e Rebordosa.No final, tal como o esperado, o número um mundial, Toni Bou, venceu, mas não sem antes passar por muitas dificuldades.


Com a vitória em Paredes, o piloto da Montesa tem praticamente assegurada a revalidação do título mundial. Para tal basta que, já este fim-de-semana, fique apenas em décimo na última etapa do Campeonato do Mundo de Trial.
A prova decorre em Castelloli, província espanhola que dista apenas 20 quilómetros da casa de Toni Bou.

Paredes marcará o mais que provável título mundial de trial de Toni Bou. O espanhol conquistou o primeiro lugar na etapa portuguesa do Campeonato do Mundo e praticamente assegurou a renovação do ceptro. Depois de percorrer as 15 zonas desenhadas pelo Moto Clube de Paços de Ferreira, que juntamente com a Câmara Municipal de Paredes, foi o principal responsável pela organização da prova, Toni Bou consolidou uma vantagem de 14 pontos sobre Adam Raga, que, no domingo, não foi além do terceiro lugar.
Na segunda posição ficou a grande surpresa do dia. Jeroni Fajardo, aos comandos de uma Beta, somou o mesmo número de pontos que o inglês da Gas Gas e do que Takahisa Fujinami, mas levou vantagem sobre os mais directos adversários por ter ultrapassado mais zonas sem qualquer penalização.
Este empate entre o segundo, terceiro e quarto concorrentes mostra bem o equilíbrio que caracterizou a etapa de Paredes. Até Toni Bou passou por dificuldades, pois, na zona sete, uma queda fez com que a sua moto ficasse totalmente submersa no rio Ferreira. Na zona seguinte, e devido à água acumulada na moto, uma nova queda atrasou ainda mais o espanhol. No entanto, Bou recuperaria e acabaria, como já se referiu, na primeira posição.
Para além do Campeonato do Mundo de Trial, os montes de Lordelo, Vilela e Rebordosa receberam também o Troféu FIM Júnior. Nessa competição, o triunfo sorriu a Loris Gubian, que fez menos um ponto do que o espanhol Alfredo Gomez. Nesta categoria participaram ainda os portugueses Pedro Maia e Filipe Paiva, que fecharam a tabela nos 16.º e 17.º lugares.
Já no sábado, no mesmo local que recebeu a prova do Mundial, decorreu a última prova do Campeonato da Europa de Trial. Aqui, o mais forte foi o britânico Alexz Wigg.

sábado, 13 de setembro de 2008

Campeonato do Mundo de Trial em Lordelo


Os primeiros concorrentes já estão em Lordelo e está tudo a postos para receber o Grande Prémio de Portugal/Paredes – Rota dos Móveis, inserido no Campeonato do Mundo FIM SPEA de Trial. Os treinos já começaram ha dois dias, mas as provas só tiveram início hoje, sábado, com o Campeonato Europeu. A atenção está virada para domingo e para as provas da competição mundial.
Esta é a penúltima etapa do Campeonato do Mundo de Trial, uma competição de elevada dimensão a nível internacional. O percurso da prova, que tem de ser percorrido duas vezes, tem uma dimensão de cerca de 10 quilómetros, percorrendo as freguesias de Lordelo, Rebordosa e Vilela.
A pedra granítica, símbolo marcante da região, é a base para a maior parte dos obstáculos da prova. Os pilotos têm um período de 5 horas e 30 mnutos para cumprir o percurso e as primeiras partidas vão dar-se às 8h30.
Para além do percurso da prova foi criada uma zona espectáculo, junto ao Parque Municipal em Lordelo, com obstáculos artificiais e concebido para uma maior visibilidade do público.
Esta etapa acontece numa altura decisiva para a classificação final do Campeonato Mundial depois de o ainda líder da competição e campeão em título, Toni Bou, ter visto o seu posto ameaçado com as exibições do piloto Adam Raga nas etapas anteriores.
O Europeu de Trial também reserva alguma emoção para os espectadores. O piloto inglês Michael Brown vai tentar manter a sua «maré» consecutiva de vitórias, depois de ter ganho as cinco provas anteriores.
A última vez que uma etapa do Campeonato do Mundo de Trial passou por Portugal foi há dois anos, em Mortágua.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Passeio-Convívio do Grupo de Leitores de S. José



No passado dia 6 de Setembro, o grupo de leitores de S. José realizou um passeio-convívio a terras do Alto Minho. O autocarro com 27 pessoas, partiu rumo à Senhora da Cabeça, em Monção. Uma vez lá, seguiu-se um almoço partilhado, num alegre e são convívio entre todos os elementos do Grupo, e alguns familiares e amigos que os acompanharam.
Foi um dia marcado pela alegria, amizade, fraternidade, paz e bem de um grupo há muito unido na fé. De regresso a casa houve ainda tempo para uma paragem na Fortaleza de Valença, e na Basílica de Santa Luzia em Viana do Castelo.

Eurobasket 2009

No próximo dia 20 de Setembro, sábado, pelas 16h30, o Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, será palco do jogo de basquetebol entre Portugal - Letónia (Seniores Masculinos - Div. A). A entrada é livre e o jogo terá transmissão em directo na Sport Tv.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Alameda de Portugal

A Alameda de Portugal, situada num dos principais acessos ao Pavilhão Rota dos Móveis, é o mais recente espaço de estadia e lazer ao dispor de toda a população de Lordelo e arredores. Apesar de ainda não ter sido oficialmente inaugurada, esta obra, concluída no Verão passado, é já um ponto de paragem obrigatório para dezenas de pessoas. Bonita de dia e de noite, é um espaço agradável, diversificado e apelativo, que assume, em pleno, as funções de estadia e de lazer para que foi criado.
Com um percurso serpenteante, acompanhando o acentuado declive do terreno, este local conta ainda, com áreas de recepção, marcadas por um pavimento diferente, áreas de estadia que comportam equipamentos destinados a esse fim, como bancos e bebedouros; um parque infantil e equipamentos diversos de desporto.
É, sem dúvida alguma, uma mais-valia para a cidade. Espera-se, contudo, que o civismo de todos e de cada um prevaleça. É um lugar que a todos pertence, pelo que convém preservá-lo, e não destrui-lo por passatempo e/ou maldade, como já tem acontecido com outras obras.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Hidrosementeira aplicada no Parque do Rio

Férias à beira rio


Foram centenas as pessoas que neste Verão passaram pelo lugar denominado de Levada do Souto, em Lordelo. Tardes de lazer, em família ou com os amigos, banhos, jogos de futebol ou corridas de sacos, foram várias as actividades praticadas neste local à beira rio, com uma envolvente paisagem verde.
Bastante apreciado por muitos, este lugar só foi possível graças ao trabalho exemplar figurado pela associação Moinho, que nos últimos anos “criou” este espaço tal e qual como o vemos hoje...limpo, com parque de merendas, churrasco, lenha, etc.

E se nem todos possuem condições económicas para gozarem as férias longe de casa, esta foi uma boa solução para muitos lordelenses e não só. O único ponto negativo é mesmo a água que não se encontra nas melhores condições. Para quem frequenta, fica a esperança de que nos próximos anos a situação se possa alterar.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sunshine Party


Durante 2 noites do passado fim-de-semana, numa tenda montada para o efeito nas imediações do jardim central, foi levada a cabo pela comissão de festas da cidade 08/09, uma Sunshine party. Cerca de meio milhar de pessoas fez questão de marcar presença nas noites animadas pelos dj´s Lauren Bug, Zippie e Mário Franca. Escusado será dizer que os lucros reverteram a favor das festas da cidade de Lordelo.

Aliados Fc vence eliminatória

Após o arranque da época com um empate a uma bola frente ao Sanjoanense, o Aliados FC de Lordelo, obteve a primeira vitória da temporada por 0-2, numa eliminatória para a Taça de Portugal, onde teve de se deslocar aos Açores para defrontar o Capelense. Este fim de semana, com nova deslocação às ilhas, mas desta feita a contar para o campeonato, terá como adversário o União da Madeira.

Corrida de Carros de Rolamentos

No próximo dia 21 de Setembro, durante a tarde, vai realizar-se uma vez mais a corrida de carros de rolamentos em Lordelo.
Já se encontram abertas as inscrições para todas as pessoas que queiram participar na prova. Para o efeito e/ou para qualquer esclarecimento adicional deverão contactar Nuno Serra através do número 937854300.

domingo, 24 de agosto de 2008

Noite de Fados

No próximo dia 30 de Agosto, a Alameda de S. Salvador vai ser palco de uma grande noite de fados, a partir das 21 horas, em mais uma iniciativa inserida nas Jornadas Culturais.

Festa da Cerveja chega ao fim


Chegou ao fim a festa da cerveja que esteve patente no jardim central ao longo de 10 dias. Apesar da adesão não ter sido a esperada, a animação diária foi uma constante, com karaoke, actuações e grupos de baile. Esta foi uma iniciativa que visou a angariação de fundos para o Aliados FC Lordelo.

sábado, 16 de agosto de 2008

Aliados FC apresenta equipa aos sócios

Ao contrário do anunciado, o jogo de apresentação do Aliados FC de Lordelo, não se realizou contra o Leixões, nem na data prevista.
A equipa foi oficialmente apresentada aos sócios no passado dia 15 de Agosto, contra o recém despromovido Boavista FC, do mister lordelense Jaime Pacheco. Com muito público apoiar, o certo é que o jogo foi bastante equilibrado, terminando a partida sem golos, ou seja, num empate a zeros.
O Aliados prepara-se agora para o início da temporada, em que vai disputar a 2ª divisão B, com o primeiro jogo agendado para o próximo dia 24 de Agosto frente ao Sanjoanense.

Torneio do AFCL

Chegou ao fim, o torneio de futsal realizado no ringue das piscinas de Lordelo, cuja organização esteve a cargo do Aliados FC. Durante cerca de um mês, foram milhares as pessoas que por ali passaram para assistirem aos jogos disputados entre as 24 equipas participantes.
Foram entregues troféus até ao oitavo classificado, e taça de disciplina, de melhor marcador e da melhor defesa.
Os três primeiros classificados deste torneio foram: 1º Supermercados Europa; 2º Café Feliz; 3º Estofos Janus.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Lavradeiras de Lordelo fazem arriga do linho

Festa do Emigrante

Nos dias 9 e 10 de Agosto, a cidade de Lordelo proporcionou a todos os emigrantes da região mais uma edição da Festa do Emigrante, numa organização da junta de freguesia local.
As centenas de pessoas presentes foram brindadas com a actuação do Grupo de Cavaquinhos e Música Tradicional Portuguesa, “Vir’Agora”, que proporcionou um serão bem animado, onde não faltou a boa disposição e o habitual “pezinho de dança”, mas sobretudo o convívio dos emigrantes que nesta época do ano regressam para junto da sua família e das suas terras de origem para gozar uns dias de férias.
A homenagem aos emigrantes terminou com a missa dominical, na Igreja Matriz.

domingo, 10 de agosto de 2008

Dia do Bombeiro


Inserido no programa das jornadas culturais, realizou-se uma vez mais o dia do bombeiro. Em frente a sede da junta de freguesia, o público presente pode assistir a alguns simulacros, nomeadamente de incêndio e acidente.
Esta é uma actividade deveras interessante, que capta atenção e a curiosidade de miúdos e graúdos, e que ajuda a enaltecer o papel crucial dos bombeiros na sociedade.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Festa da Cerveja

No próximo dia 14 de Agosto terá início a Festa da Cerveja, no Jardim Central, com actuação de Tino de Rans. Ao longo de 11 dias, a animação vai ser uma constante, com Karaoke diário, e com actuação do grupo “Bad Noise” no dia 16 (21horas) e do grupo de Vila das Aves no dia 23 (21horas). O encerramento da festa será no dia 24 de Agosto.
Esta iniciativa visa sobretudo a angariação de fundos para ajudar o Aliados FC Lordelo.

Fim-de-semana do emigrante

Este fim-de-semana, decorrerá a Festa do Emigrante, com a seguinte programação: dia 9, a partir das 21hr,no Jardim Central-desfile da escola de Samba da Casa do Povo seguida da actuação do Grupo “Vir’agora”. Domingo, dia 10-Missa dedicada ao emigrante, ás 11 horas na Igreja Matriz.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Mini-Chuva de Estrelas ao rubro

No passado dia 2 de Agosto, Lordelo foi palco da X Edição do Mini-Chuva de Estrelas, no Jardim Central. Cerca de um milhar de pessoas quiseram apoiar e aplaudir os pequenos, mas grandes talentos da cidade.
A noite esteve ao rubro, com 18 actuações, e participação de 39 crianças, distribuídas por dois escalões etários: o 1º dos 3 aos 9 anos:


e o 2º dos 10 aos 12 anos: Mais que uma noite de disputa, esta foi sem dúvida uma grande noite de diversão, que com ajuda de um novo cenário, fez as delícias das crianças participantes.
Para ajudar na difícil tarefa de apurar os vencedores contou-se com ajuda de um júri formado por 5 elementos do grupo de Jovens "Forças Vivas", que de forma imparcial, deram a sua votação de acordo com 3 critérios: interpretação, dança e caracterização.
No 1º escalão, o primeiro lugar foi atribuído a “Moulin Rouge” de Christina Aguilera, interpretado por Leonor Rios, Emília Ferreira, Ana Alves e Ana Coelho.
A 2ª classificada foi Inês Silva, com "Umbrella" da Rihanna. Em 3º lugar , "Mexe Mexe que Eu Gosto" da Rute Marlene, interpretado por Lisandra Carneiro, Carolina Carneiro e Mª de Jesus Sousa.

No 2º escalão, os vencedores foram Diogo Ribeiro, Diogo Filipe, Hugo Machado e Isabela Mota (na foto) com o tema “What have you Done” dos Within Temptation. A 2ª classificada foi Bruna Gonçalves com "Memórias" da artista brasileira Pitty. O 3º lugar foi atribuído à dupla Carlos Neves e Filipa Silva, com o tema "4 minutes" de Madonna ft Justin Timberlake.

Esta foi mais uma iniciativa de sucesso englobada nas Jornadas Culturais, com o apoio da Junta de Freguesia de Lordelo.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você