sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Joaquim Mota candidato do PSD em Lordelo


O presidente da Comissão Política Concelhia do PSD em Paredes, Celso Ferreira, deu uma conferência de imprensa na última terça-feira, dia 9, para apresentar o primeiro candidato social-democrata para as eleições autárquicas de 2009. Joaquim Mota, depois de ter vencido a Junta de Lordelo, em 2005, pelo MIL (Movimento Independente de Lordelo), volta a candidatar-se em 2009, mas agora pelo partido a que teceu duras criticas há três anos. “É com orgulho que começamos a preparar as eleições de 2009, justamente por Lordelo”, afirmou Celso Ferreira. Natural de Lordelo, o presidente da Comissão Política e, também, presidente da Câmara Municipal de Paredes, garantiu que agora “nada nos divide. O PSD está unido. O que nos dividiu em 2005 foi colocado para trás das costas”. Recorde-se que na “turbulenta” campanha de 2005, e na sequência da troca de candidatos do PSD (Granja da Fonseca foi substituído por Celso Ferreira na corrida à autarquia), Joaquim Mota deixou o partido de Sá Carneiro e enveredou por uma candidatura independente, que lhe viria a dar a vitória na Junta de Lordelo.
Três anos depois, “a concelhia vai propor a readmissão de todos os elementos suspensos no processo eleitoral de 2005”, revelou Celso Ferreira, salientando que a “actual estabilidade interna do PSD não vai permitir uma candidatura independente em Lordelo”.
A apresentação da candidatura de Joaquim Mota contou com a presença de vários elementos da Junta, amigos e familiares do candidato. Também Filipe Carneiro, presidente do núcleo social-democrata de Lordelo, marcou presença. “Tendo em conta o trabalho realizado nos últimos três anos e o bom entendimento da Câmara com a Junta, este é o nosso melhor candidato para Lordelo”, referiu Carneiro.
O actual candidato revelou que “o meu partido é, acima de tudo, Lordelo. Trabalhar por Lordelo e servir a nossa terra é o meu lema e o da equipa que me acompanha”.
Recorde-se que em 2005 Joaquim Mota pensava que seria vereador na autarquia paredense (um cargo prometido por Granja da Fonseca). Um sonho que ainda não perdeu. “Gostaria de ser vereador, um dia. Neste momento para mim Lordelo é tudo, até porque só posso ser presidente de Junta por mais um mandato”, esclareceu o candidato que tem por finalidade, entre outros projectos, criar um centro histórico junto à Torre dos Alcoforados.
Mota revelou também que vai tentar influenciar o presidente da Câmara a ter mais uma pessoa de Lordelo na sua equipa. Uma influência que não vai dar frutos, uma vez que Celso Ferreira garantiu, de imediato, que “Lordelo não terá outro vereador na autarquia”.
Joaquim Mota acredita que os lordelenses poderão ficar com algumas dúvidas, com esta sua candidatura laranja, mas ainda assim acredita que “estamos aqui para ganhar por uma maioria considerável”.
E se o processo eleitoral de 2005 “não foi bem gerido e o PSD viveu uma fase quase negativa”, a verdade é que “não há um culpado para o que se passou. Tudo aconteceu devido a um acumular de situações”, esclareceu Celso Ferreira aos jornalistas.
O presidente da Concelhia nega que esta revelação tenha acontecido agora, por estratégia política. “Já podíamos ter avançado com esta notícia há 4 ou 5 meses. Não o fizemos porque era demasiado cedo”, revelou.
O facto de Mota ser agora o candidato do PSD à Junta prende-se apenas com uma realidade: Mota “nunca votou contra uma deliberação. Apesar de independente nunca se afastou do projecto do PSD”, lembrou Celso Ferreira, aproveitando para afirmar que o mesmo não se passou com outros elementos do partido.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Biblioteca da “A Lord” festejou 8º aniversário


Desde o dia 2 de Dezembro do ano 2000, que a freguesia de Lordelo passou a dispor dos serviços da Biblioteca da A Lord. Este serviço adquiriu extrema importância ao longo destes últimos anos, promovendo o Livro e o hábito da Leitura, contribuindo, desta forma, para a dinamização cultural da população de Lordelo e concelhos vizinhos.
A data foi assinalada com uma vasta programação cultural que se estendeu ao longo de uma semana. A actuação da Banda de Música da EB 2/3 de Lordelo abriu o cartaz, seguindo-se espectáculos de teatro de fantoches, sessões de cinema, leitura dramatizada… A semana encerrou com apresentação de uma pequena peça de teatro infantil intitulada «Os Sarilhos do Amarelo», interpretada pelos alunos do 3º ano da EB1 de Soutelo, seguindo-se o tradicional bolo de aniversário.
Relembre-se que a Biblioteca promove mensalmente um conjunto de actividades muito diversificadas, que pretendem atrair à Biblioteca uma grande variedade de utilizadores, nomeadamente as crianças e os jovens. Está dotada de um fundo de cerca de 15.000 títulos, 1.500 audiovisuais, 35 periódicos e também um fundo multimédia.

Animações de Natal

Com a aproximação da quadra natalícia a cidade de Lordelo, já de si fértil em eventos que animam a freguesia grande parte do ano, assiste a todo um conjunto de actividades dinamizadas pela junta local em parceria com a Associação Empresarial de Paredes.
É esta a forma encontrada para reunir toda a população no espírito natalício e de desejar um “Feliz Natal Lordelo”, com momentos de animação, magia e confraternização.
E para que todos possam gozar estes dias verdadeiramente especiais que se aproximam, encontram-se agendadas uma série de iniciativas que vão decorrer nos fins de semana de 13-14, 20-21 e dia 24 de Dezembro. De destacar será o desfile de Pais Natal, os passeios de charrete, e a Aldeia Natal que será montada no jardim frontal ao edifício da Junta de Freguesia.
O ponto alto será mesmo no dia 24 de Dezembro, com a chegada do Pai Natal de helicóptero, pelas 16horas ao Jardim Central, com entrega de presentes às crianças, seguida de um passeio de charrete por várias artérias da cidade.

Maior Árvore de Natal do Vale do Sousa


Este é o primeiro ano em que uma grande estrutura de luzes ilumina a cidade de Lordelo. Falamos da maior árvore de Natal do Vale do Sousa, situada em frente ao edifício da Junta de Freguesia, com uma altura superior a 13 metros e composta por cerca de 20.000 lâmpadas.
A árvore montada no passado sábado, capta a atenção de crianças e adultos que por ali passam, que mais depressa se deixam envolver pelo espírito natalício.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Arranque das obras junto ao Entroncamento


Lordelo vê finalmente arrancar as obras de requalificação viária e urbana junto ao Entroncamento.
Uma espécie de praça, irá nascer naquele local, que será contemplado com alguns espaços verdes, locais de estacionamento e duas rotundas. Após a conclusão das obras será feito um reajustamento à circulação na EN 209, com a alteração dos sentidos de trânsito naquele local. O prazo de conclusão não se encontra ainda definido.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Acidente com autocarro escolar


O despiste de um autocarro escolar que transportava crianças para a E.B. 2, 3 de Lordelo, Paredes, causou 14 feridos ligeiros. Apenas uma rapariga ficará internada no Hospital Padre Américo, de Penafiel.

O autocarro, transportando entre 30 a 40 pessoas, despistou-se, pelas 7.50 horas, na Estrada Nacional 209, quando descia o Alto da Parteira em direcção a Lordelo. O motorista apercebeu-se que tinha perdido o controlo do veículo, mas não conseguiu travar.
O pesado, da Auto Viação Pacense, ainda colidiu na traseira de um outro autocarro de passageiros e acabou por cair numa pequena ravina, com cerca de dois metros de altura. Durante o deslize, o motorista terá conseguido que o veículo passasse entre duas árvores, evitando consequências mais graves.
Foram os próprios alunos da E.B. 2, 3 de Lordelo que avisaram as autoridades do acidente. Alguns deles, regressaram a casa pelo seu próprio pé.
Os feridos, 12 crianças e dois adultos, incluindo o motorista do veículo pesado, foram transportados para o Hospital Padre Américo de Penafiel.
Seis deles já tiveram alta e os restantes deverão deixar o hospital nas próximas horas. Apenas uma rapariga, de 15 anos, ficará internada para ser sujeita a uma intervenção cirúrgica ao cotovelo.
As causas do acidente ainda não estão apuradas mas, segundo declarações, ao JN, do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, tudo aponta para falha mecânica.
Os bombeiros de Lordelo, Rebordosa, Valongo, Baltar e Ermesinde estiveram no local do acidente.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Derrocada de prédio desabitado

Um edifício desabitado e com mais de cem anos anos, ruiu no lugar de Santa Marta, ao que tudo indica devido ao mau tempo que se fez sentir nas últimas semanas. As paredes de pedra por pouco não atingiram a estrada, facto que ao acontecer poderia ter consequências mais graves. Esta é uma situação que devia servir de exemplo aos proprietários de habitações no mesmo estado, pois deviam tomar medidas para evitar males maiores.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você