quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Aliados cede instalações

O Aliados FC Lordelo cedeu gentilmente as suas instalações ao União de Paredes, para efeito de treinos. Esta feita vem deste modo mostrar que o Aliados é uma instituição aberta ao desenvolvimento desportivo, pronto ajudar outros clubes do concelho.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Nova colheita de sangue


Superando as expectativas, cerca de 1400 pessoas responderam ao apelo feito para doarem medula óssea, nas instalações dos B.V. Paredes, e desta forma terem a oportunidade de salvar a vida da pequena Claúdia, do Miguel e de tantas outras pessoas que em todo o mundo padecem da mesma doença. A escassez de material levou a que muitas outras colheitas ficassem sem efeito. Para resolver o problema e dado que a ajuda de todos é imprescindível, vão realizar-se duas novas recolhas pelo Centro de Histocompatibilidade do Norte: DIA 28, ENTRE AS 9 E AS 17HORAS, NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE PAÇOS DE FERREIRA, E SÁBADO, DIA 29, ENTRE AS 14 E AS 20HORAS NO RECINTO DA FEIRA AGRIVAL, EM PENAFIEL.
O Centro de Histocompatibilidade do Norte, funciona ainda todos os dias úteis, entre as 9 e as 17:30 horas no Hospital de S. João.
Se é saudável, com peso superior a 50Kg, e idade compreendida entre os 18 e os 45 anos, inscreva-se como dador voluntário, sendo que, para o efeito, apenas se procede à recolha de uma pequena amostra de sangue, para apurar as características genéticas de cada um.
Um simples gesto pode salvar muitas vidas. Não deixe de ajudar!

Estacionamento do CTT em mau estado


A situação não é nova e parece não ter resolução à vista. Paralelos levantados e pavimento esburacado é o cenário presente no passeio e estacionamento existente, frente à estação dos CTT, nesta cidade.
Quem por ali passa ou tenta estacionar, está sujeito a quedas, estragos nos veículos e outros incómodos desnecessários. Para evitar males maiores, cabe a quem de direito resolver, o quanto antes, esta anomalia para o bem de todos os cidadãos.

Fundação festeja aniversário

De modo a assinalar os dez anos de existência, a Fundação A Lord recebeu no passado sábado, no seu auditório, a Banda Militar do Porto. Durante o espectáculo, o público, foi presenteado com um vasto reportório do panorama musical. A tarde pereceu com a entrega dos prémios do concurso de selos, seguida de bolo e champanhe aos presentes para festejar o aniversário da Fundação.

ATL ganha computador

O ATL da ADIL, recebeu na semana passada um computador, pelas mãos do edil paredense Celso Ferreira, acompanhado pelo Vereador Pedro Mendes. Este prémio surge na sequência da participação nas marchas populares da cidade de Paredes, no passado mês de Junho, que tinham como tema “Pegada Ecológica”.
De entre as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Jardins-de-infância, Creches, ATL’s e Centros Sócio-Educativos que participaram, oriundos de todos os pontos do concelho, o ATL da ADIL foi assim o vencedor da edição de 2008, primando pela originalidade e trabalho desenvolvido para esta iniciativa.

Passadeiras pintadas na EN209


Praticamente esbatidas, as passadeiras existentes na EN209, foram na semana passada alvo de uma nova pintura. Esta era uma acção à muito aguardada pela população, que via com perigo a travessia da respectiva estrada. Contudo esta pintura não resolve todos os problemas… numa extensão de 5,5Km, apenas existem 3 “zebras” sendo que duas delas se encontram a uns escassos 100metros. Daqui advém que em muitos quilómetros de estrada não se encontra uma única travessia para peões, nesta que é a principal artéria da cidade.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Rota dos Móveis na rota das castanhas

No dia de S. Martinho, decorreu em Lordelo, o tradicional magusto, levado a cabo pela Junta de Freguesia. Inicialmente previsto para o novo Parque Urbano, o magusto acabou por decorrer no Pavilhão Rota dos Móveis devido à chuva. Esta é uma iniciativa que decorre na freguesia há vários anos, e que envolve todas as escolas da cidade, promovendo assim, o contacto mais amplo entre alunos, docentes, auxiliares e população em geral. A abrilhantar a festa estiveram os tradicionais insufláveis, para gáudio dos mais pequenos.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ajude a Claúdia!!


Vamos ajudar a Cláudia, uma menina de apenas dois anos de idade, natural da freguesia de Lordelo, que padece de leucemia. A esperança da cura está no transplante de medula. Um simples gesto pode salvar a vida da Cláudia. Para o efeito, estará presente uma equipa do Centro de Histocompatibilidade do Norte, amanhã, DIA 15 DE NOVEMBRO, NA SEDE DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PAREDES, ENTRE AS 9 E AS 17:00HORAS. Todas as pessoas saudáveis, com peso superior a 50Kg, e idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, podem inscrever-se como dadoras voluntárias, sendo que, para o efeito, se procede à recolha de uma pequena amostra de sangue, para apurar as características genéticas de cada um.
Os Bombeiros Voluntários de Lordelo também vão participar activamente nesta causa, transportando até Paredes todos aqueles que compareçam no quartel, e que não tenham meios para se deslocarem.

Com esta nobre atitude, estaremos não só ajudar a pequena Cláudia, mas também todos aqueles que sofrem com a mesma doença. Na impossibilidade de comparecer no dia marcado, o Centro de Histocompatibilidade do Norte, funciona todos os dias úteis, entre as 9 e as 17 horas no Hospital de S. João. PARTICIPE!

sábado, 8 de novembro de 2008

Incêndio em prédio devoluto


Deflagrou no passado dia 6 de Novembro, um incêndio no edifício devoluto da antiga tipografia de Lordelo, situado em plena EN 209.
Faz muitos anos que aquele edifício se encontrava abandonado e em avançado estado de degradação. Ultimamente servia de “habitação” a toxicodependentes, facto que preocupava as entidades responsáveis, dado o perigo eminente de ruína do edifício.

Felizmente tudo acabou em bem, e este incidente propositado ou não, acabou mesmo por resolver de uma vez por todas essa inquietação, dado que o pouco que ainda restava do edifício ficou totalmente destruído.

Comissão avalia Agrupamento de Lordelo

Nos dias 4, 5 e 6 de Novembro, o agrupamento de Lordelo, pelas mãos da presidente, Beatriz Castro, recebeu a comissão de Avaliação Externa aos Agrupamentos, da parte do Ministério da Educação.
Ao longo dos 3 dias, a comissão deslocou-se a todas as escolas e jardins de infância da freguesia, analisando documentos fundamentais, ouvindo professores, auxiliares e alunos, de modo a avaliar o bom/mau funcionamento das mesmas, a vários níveis.
Aguarda-se agora pelo relatório final, onde serão apontados os pontos fortes e fracos deste agrupamento, bem como a classificação atribuída.

PAC de Lordelo


No Edifício da Junta de Freguesia de Lordelo, encontra-se em funcionamento, desde 2004,o Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC).
Este espaço disponibiliza, entre outros serviços, renovações de carta de condução, sob a chancela do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT); registos criminais, etc. O posto é procurado diariamente por dezenas de pessoas, não só de Lordelo, como também das freguesias limítrofes, evitando o incómodo das longas deslocações, longas filas de espera, e tudo isto a preços mais baixos do que os praticados, por exemplo, pelas escolas de condução.
As limitações actuais a nível de serviços, levam a que a junta de freguesia tenha a médio prazo a pretensão de alargar esse leque a outra áreas de actuação como a emissão de cartões únicos, passaportes e documentos ligados ao ramo automóvel…
O PAC funciona na sede da Junta todos os dias úteis entre as 9-12horas e as 14-16horas.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Acto de Vandalismo


Após uma longa “corrida” o “condutor” de um contentor do lixo, “despistou-se” e o dito ficou completamente destruído, devido a um incêndio. Se foi por maldade ou por falta de entendimento do local mais apropriado para a colocação do contentor não se sabe, certo é que nada justifica este tipo de actos de vandalismo, que privam os outros moradores da sua utilização, já para não falar nos custos inerentes a este tipo de atitude.
No entanto, a CM de Paredes, facilmente resolveu a situação, substituindo o antigo contentor por um em metal, colocando-o a escassos metros do que foi vandalizado.

IV Torneio de Malha Inter-Freguesias em Lordelo

Com organização do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Paredes, vai realizar-se no próximo dia 8 de Novembro, no Parque da Cidade de Lordelo, com início pelas 14h30, o IV Torneio de Malha Inter-Freguesias.

Com a presença das 24 freguesias do concelho de Paredes a Câmara Municipal pretende proporcionar a todos os presentes uma agradável tarde desportiva e de lazer, uma vez que a competitividade inerente a este evento será substituída por uma onda de amizade e companheirismo.

Será, de certeza, uma actividade que decorrerá de uma forma agradável tendo sido, na opinião de vários participantes na edição anterior, um evento de elevado nível, com bom ritmo e uma dinâmica competitiva bem conseguida.

Depois da adesão do ano anterior espera-se um elevado número de assistentes.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você