quinta-feira, 26 de junho de 2008

24 horas BTT de Lordelo


As 24 Horas de LORDELO em BTT - PAREDES ROTA DOS MÓVEIS desenvolver-se-ão em sistema «Open Road», num percurso circular marcado no terreno, com extensão de 9Kms, com grau de dificuldade médio, piso variado e irregular, declives ascendentes e descendentes entre obstáculos naturais, onde serão testadas as capacidades atléticas, a destreza e a estratégia de todos os participantes / equipas, durante 24 horas contínuas.
Com início e meta nas imediações do Parque da Cidade de Lordelo, junto às piscinas, o evento inicia-se às 12 horas do dia 5 de Julho e termina às 12:00 horas de 6 de Julho.
As inscrições para a prova ainda se encontram abertas até ao próximo dia 1 de Julho, e podem ser feitas online, no sítio www.celisports.com, ou entregues pessoalmente no secretariado (Na loja Célisports, Rua José Dias Carneiro nº310 em Lordelo). As participações podem ser a solo, em equipas de 2, 4 ou 8 elementos.
Haverá classificações separadas para cada categoria: individual feminino e masculino, equipas de masculinos, equipas de femininos e equipas mistas.
Os 3 primeiros de cada categoria receberão prémios e os vencedores um pulsómetro da marca POLAR.
No final da prova, irá ainda ser feito um sorteio pelos participantes de 3 bicicletas de MTB e vários acessórios.
A noite do dia 5, será animada com Cantares ao Desafio, no Jardim Central, Zona da Meta.

Lordelo Agradece 2008


No próximo dia 1 de Julho, Lordelo festeja o 5º aniversário da elevação à categoria de cidade.
De modo assinalar a data, e mantendo a tradição dos últimos anos, celebrar-se-á o “Lordelo Agradece”, cerimónia na qual são homenageadas personalidades/instituições que mereçam destaque pelo trabalho que desenvolvem ou já desenvolveram na ou em prol da freguesia.
Serão seis os galardões entregues este ano, nas seguintes categorias: Imprensa, Comércio Tradicional, Desporto, Acção Humanitária, Arte e Personalidade do Ano.
Durante a comemoração haverá ainda lugar para a actuação do Grupo de música Barroca de Paredes, e no final da noite, para uma sessão de fogo de artifício, seguida de bolo e champanhe.
A festa decorrerá pelo 2º ano consecutivo no Salão paroquial da Igreja, e terá início às 21horas. A entrada é livre.

Encontr'artes 2008 e Campeonato da Petanca

Este fim de semana Lordelo vai acolher uma vez mais o Encontr’Artes, com espectáculos e performances teatrais e musicais ao ar livre, e o campeonato da Petanca. Assim:

- Dia 27, pelas 21:30, no Jardim Central-“Circulando com Charanga”, esp. musical e teatral;
Sinopse: Charanga constitui uma das partes do projecto alargado Ciclo das Minas. Com ele Circolando parte para as terras esquecidas que são as minas abandonadas em busca das vidas que lá persistem.
Das vidas que perduram nas histórias e nos sonhos das suas gentes.
Vidas negras de homens-toupeira onde luz a sempre persistente “tenebrosa e maravilhosa
loucura”. A loucura que deforma porque não se conforma. Desobedece, com o sonho de outros
mundos. Subverte, procurando a beleza, o prazer e o espanto.
Vidas que Charanga celebra tomando por pontos de partida dois objectos simbólicos: a bicicleta e a evocação do vento e da viagem; a fanfarra e as imagens associadas do brilho e da luz.
A estes objectos vieram juntar-se a turba de água que traz consigo o mar e os sonhos de criança
nos círculos de um carrossel... sonho com sóis e cabeças de vento.

Entidade Artística: Circolando

- Dia 28, pelas 21:30, no Jardim Central, “Tascas Tour”, esp. musical;
Sinopse: Os O’queStrada estão a caminho! Universal e indescritível, a sua sonoridade ousa uma fusão única impregnada do espírito do fado, do ska, do pop, do funáná e de outras histórias que cruzam o seu caminho.
Este clã desenha o seu mapa de fronteiras musicais e traça a estrada no encalço de todos vocês, numa saga de enredo, fugas, amor, mistério e acção. Com os seus instrumentos base: a guitarra à portuguesa, a contra-bacia, a guitarra rítmica, a voz e o acordeão, falam entre eles uma língua singular, energética e popular numa viagem sonora 99% acoustic style.

Entidade Artística: O’queStrada

- Dia 29, pelas 15horas, na Zona Industrial de Lordelo, Campeonato Petanca Rota Dos Móveis; às 16 horas, no Jardim Central, Teatro “Dona Catafunha e o Resto do Mundo”.
Sinopse: Três personagens de uma antiquíssima fábula, cruzam-se com Dona Gatafunha e uma nova história acontece. Entre o sono e o sonho, habilidades e desassossegos de quem por tudo e por nada anda nas bocas do mundo. As piruetas aflitas e clownescas de querer acertar a vida pela cabeça dos outros.
Espectáculo inspirado no universo da banda desenhada e na fábula O Velho O Rapaz e O Burro de Esopo e La Fontaine.

Entidade Artística: Teatro Joana

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Festa da Paróquia


No 3º domingo de Junho de cada ano, Lordelo realiza a festa da paróquia no alto do cruzeiro de Meda, para assinalar o fim do ano pastoral.
Foi assim no passado domingo, um dia de convívio intenso, que se desenrolou durante todo o dia.
Da parte da manhã, celebrou-se a missa campal, presidida pelo pároco de Lordelo, Padre Rui, e da parte da tarde, todos os grupos da paróquia, desde catequese, leitores, ministros… mostraram as suas “habilidades” de canto, dança, teatro, etc.
São muitas as famílias que neste dia rumam a Meda levando consigo a merenda, e outros apetrechos para um dia bem passado em contacto com a natureza.
Mais do que uma festa, na verdade, é a oportunidade de as pessoas estarem juntas, numa vida que nem sempre permite este tipo de contacto, que enche a alma de quem partilha ideais cristãos comuns.

domingo, 22 de junho de 2008

Música na Alameda

Em mais uma iniciativa inserida nas jornadas culturais, no passado sábado dia 21, a Alameda de São Salvador foi palco de um espectáculo musical ao ar livre, que contou com a presença de muito público. O Rancho Típico de Santa Maria da Reguenga, e o grupo musical lordelense “Tradições”, que celebra agora o primeiro ano de existência,, animaram a noite.
Em simultâneo, decorria no mesmo local uma actividade para angariação de fundos, que consistiu numa tasquinha, onde se podia jantar, bem como comprar objectos, e que foi levada a cabo pela Associação de Pais da Escola E.B. 1 e Jardim de Infância de Soutelo.

sábado, 21 de junho de 2008

Aliados mantém equipa técnica

Após a conquista da subida de divisão, do Campeonato Nacional da 2ª divisão B, o Aliados FC Lordelo, já se encontra a preparar a próxima época 2008/09.
A continuidade da equipa técnica está desde já garantida, constituída pelo mister José Augusto, (treinador principal), coadjuvado por Prof. Paulo Mesquita (preparador físico), Jorge Rocha (treinador adjunto) e Paulo Figueiredo (observador). Paulo Cabreiro deverá continuar ainda no departamento de futebol e o Eng. Valente, como Presidente da Direcção.
Um dos objectivos do clube para a próxima época será estabilizar a equipa na 2ª B. O arranque da temporada, está previsto para o próximo mês.

IV OrffLord

O auditório da Fundação A Lord, em Lordelo, recebeu, na sexta-feira passada o OrffLord, que vai na sua IX edição. Este evento, organizado pelo orfeão local contou com a presença dos orfeões da Associação Cultural de Recardães; da Associação Orfeão Dr. João Antunes (Condeixa-a-Nova) e Orfeão de Águeda.
Durante mais de uma hora o público, que encheu a sala por completo pode apreciar o que de melhor se faz no canto “à capela”, com temas bem conhecidos do panorama musical popular e religioso. No final do espectáculo decorreu o tradicional cocktail convívio entre todos os presentes.
No próximo dia 26, o orfeão da Lord vai deslocar-se, pela segunda vez, a São Pedro da Cova para mais uma actuação.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Jorge Sousa eleito árbitro do ano


O árbitro lordelense, Jorge Sousa foi o primeiro classificado da época 2007/08, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol. A decisão foi anunciada após a aprovação das classificações em reunião do Conselho de Justiça e coincidiu com a celebração do 33.º aniversário do árbitro, para quem esta prenda acabou por não ser uma surpresa. "Tinha traçado este objectivo e, em função da temporada, achei que podia alcançá-lo", afirmou, satisfeito por ver "concretizado o sonho de uma carreira". "São já muitos anos a trabalhar com o objectivo de ser cada vez melhor e chegar a número um de Portugal", sustentou.

Jorge Sousa sucede a Pedro Proença (Lisboa), esta época quinto classificado, com um total de 3,726 pontos, à frente de Olegário Benquerença (Leiria), com 3,720, e Artur Soares Dias (Porto), com 3,680 pontos.

terça-feira, 17 de junho de 2008

7ª Resistência TT em Lordelo

A prova organizada pela Associação Lordelo Aventura, no passado dia 14 de Junho, contou com a presença de 35 pilotos, (portugueses e espanhóis) entre os quais, Paulo Gonçalves, que tendo dado 23 voltas ao percurso, foi o grande vencedor da 7ª edição da Resistência TT em motociclismo. De salientar foi também a prestação de Filipe Nogueira, melhor lordelense em prova, com 20 voltas e 13º classificado.
A prova, com meta nas imediações do Jardim Central, teve um circuito de vários quilómetros, que se estendeu pelo parque do rio, até á zona envolvente ao Pavilhão Rota dos Móveis.
Apesar do calor intenso que se fazia sentir, e de muito pó, foi muito o público presente que de forma entusiasta apoiou os concorrentes em prova.
Os prémios foram atribuídos do 1º ao 10º classificado, de 25 a 700 euros, para além de um prémio especial para os três melhores de Lordelo.
Esta foi mais uma iniciativa inserida nas Jornadas Culturais, com o apoio da Junta de Freguesia.

Utentes da Piscina Lordelo no Parque Peneda-Gerês


Os utentes da Piscina Municipal de Lordelo deslocaram-se recentemente ao Parque Nacional da Peneda do Gerês, num passeio/convívio, integrado no seu Plano Anual de Actividades.
A esta iniciativa aderiram cerca de 70 utentes acompanhados por 5 professores. Na parte da manhã fizeram um pequeno percurso pedestre percorrendo as margens da albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas, até à aldeia. A esperança era encontrá-la emersa e visível, mas com a chuva que se fez sentir, tal não foi possível. Valeu o enquadramento paisagístico e a queda de água da ribeira das Furnas.
O almoço decorreu no Parque de Merendas em Campo de Gerês, junto ao Museu. Ali houve oportunidade de experimentar e jogar vários jogos tradicionais: jogo da malha; andas e tracção da corda. Para alguns foi novidade, pois nunca tinham tido contacto com esta actividade física tradicional.Na parte da tarde estava reservada uma surpresa, a subida da “Fenda da Calcedónia”. Foi explicada aos participantes a dificuldade e o que poderiam encontrar pela frente. Após o percurso até à fenda (com relativa dificuldade para alguns), apreensão nos olhares à sua entrada. Porém, ninguém ficou para trás. Com a ajuda dos professores e dos utentes mais jovens, todo o grupo conseguiu chegar ao “planalto” da fenda.
Mais uma vez, a Piscina Municipal de Lordelo e o seu grupo de trabalho proporcionou aos seus utentes uma experiência única e original.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Lordelo saiu à rua para celebrar subida do Aliados

O Aliados concluiu este domingo, na sede do concelho (Paredes), a participação na poule de acesso à 2.ª Divisão. A subida, confirmada uma semana antes, foi festejada antes do jogo, subiu de tom no final, alcançada a vitória diante do vizinho e rival União de Paredes(1-2), e ganhou maior expressão na chegada à cidade, onde o plantel foi recebido em apoteose na sede da junta. Tal como prometera o autarca Joaquim Mota, um dos mais eufóricos da festa.


Todos os oradores enalteceram o feito da equipa, depois de um início de época pouco animador: o último lugar à 7.ª jornada levou à mudança de treinador, e o passivo herdado pela direcção rondava os 225 mil euros – entretanto encurtado para 30 mil. O segredo para o final feliz em que poucos acreditavam pode sintetizar-se em "esforço, dedicação e amor ao clube". Palavra de presidente. Manuel Valente, no dirigismo há apenas dez meses, promete "não entrar em loucuras", apesar de o emagrecimento do passivo permitir pensar em "reforçar mais a equipa".
O treinador da subida é também o mais desejado, mas José Augusto aguarda por uma conversa com a direcção. "A 2.ª Divisão é mais exigente e, normalmente, os maiores orçamentos valem os primeiros lugares", observou, procurando, assim, refrear os ânimos de quem já antecipava uma nova festa. Sobre a subida, a primeira enquanto treinador, disse ser "mérito de todos, em especial dos jogadores".
O capitão de equipa Filipe, 34 anos, com uma carreira feita em divisões superiores, explicou a caminhada de sucesso com "a dinâmica de vitória" que permitiu à equipa entrar nos seis primeiros lugares, que davam acesso à poule de subida. "A partir daí, acreditámos e lutámos muito", revelou, confessando disponibilidade para continuar.
A festa incluiu um lanche, a actuação do agrupamento "os Lordes" e a entrega das faixas de subida ao plantel.

Sócio especial

O presidente da Câmara de Paredes, natural de Lordelo e sócio do clube, conteve-se nos festejos, apesar de confessar "estar a ferver por dentro". "Muito orgulhoso", lembrou que a subida do Aliados, perto de ser repetida pelo Paredes, só veio validar a política desportiva do município. "Temos um compromisso com a formação e a juventude, de que não abdicámos", anunciando, à imagem do que já está previsto noutras clubes, apoio à construção dos balneários para a formação e um sintético, para daqui a "dois ou três anos".

sábado, 7 de junho de 2008

"A Birra do Morto" no auditório da Fundação A Lord


A peça "A Birra do Morto" do grupo dos Expansivos, vai subir novamente aos palcos em Lordelo, desta feita no auditório da Fundação A Lord, amanhã pelas 21 horas. Será um espectáculo com a casa cheia, visto os bilhetes já estarem esgostados.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

7ª Resistência TT-Cidade de Lordelo

No próximo dia 14 de Junho, a partir das 15horas, a cidade de Lordelo vai ser palco da 7ª Resistência TT, organizada pela Associação Lordelo Aventura, com o apoio da Junta de Freguesia.
A prova inserida nas jornadas culturais, vai desenrolar-se no jardim Central de Lordelo e imediações, com uma duração de duas horas, e com a presença de cerca de 70 participantes.
Esta é uma iniciativa de sucesso em Lordelo, e tem contado com a participação de nomes sonantes na modalidade, como Paulo Gonçalves e Hélder Rodrigues.

Festa de Subida do Aliados

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Prova de orientação assinala dia mundial da criança


De modo assinalar o dia mundial da criança, a equipa responsável pela catequese de Lordelo, levou a efeito uma prova de orientação, que se realizou durante a tarde do dia 1 de Junho, na Alameda de S. Salvador, em frente a Igreja Matriz. O evento juntou cerca de meia centena de equipas, (num total de 160 participantes), compostas pelas crianças da catequese do 5º ao 10º ano e grupo de jovens, e respectivos familiares e amigos. Na partida, cada equipa recebeu um mapa (onde estava impresso o percurso, constituído por uma sequência de Pontos de Controlo e uma chegada), e uma bússola, como único instrumento de Orientação que foi permitido utilizar pelos praticantes em competição. O percurso com uma extensão de cerca de 5km, teve passagem obrigatória em locais como o Pavilhão Rota dos Móveis, o Parque do Rio Ferreira, etc.
A par da prova de orientação decorreu no mesmo espaço uma série de actividades para os mais novos, que incluíram jogos tradicionais e insufláveis, num lugar que reuniu cerca de 1000 pessoas.
No final da tarde foram entregues os prémios aos três primeiros classificados (1ºOs Motas, 2º Jovens Sem Fronteiras 2, 3º Jovens Sem Fronteiras 1), seguida de uma missa campal presidida pelo pároco da paróquia, Padre Rui.

"Os Motas", equipa vencedora da prova.

Aliados festeja a passagem à II divisão

O Aliados de Lordelo garantiu ontem, subida à II Divisão B do Nacional de futebol. Depois de bater por 2-0 o Serzedelo, os comandados de José Augusto alcançaram um verdadeiro milagre, numa época em que, ao final de sete jogos, a equipa só tinha dois pontos. A alegria explodiu para os lados de Lordelo. Estava consumada a promoção, a um jogo do final do campeonato.
O presidente da Junta de Lordelo, Joaquim Mota, realça que esta é uma conquista em que poucos acreditavam. “Isto é um verdadeiro milagre. O clube estava de rastos, mas desenvolvemos todos um trabalho fabuloso para que esta alegria fosse possível”, desabafou.Quanto a fazer a festa nas Laranjeiras, “isso vai ser um prazer em dobro. Depois do confronto com o Paredes vamos fazer a festa no Parque da cidade de Lordelo, mas as comemorações começam lá”.No que concerne a objectivos a longo prazo, aponta a II Liga como “uma meta possível, tendo em conta que o clube e a cidade têm capacidade para uma estrutura profissional”.O presidente da direcção, Manuel Valente, também não cabia em si de tanta felicidade. Afinal de contas, iniciou um mandato, numa altura em que, para além do insucesso desportivo (dois pontos em sete jogos) o clube estava próximo da ruptura financeira. Para dar a volta, Manuel Valente lembra que “foi preciso esforço e trabalho a dobrar. Tínhamos um passivo de 225 mil euros e uma equipa na mó de baixo. Hoje, o passivo é de 30 mil, temos todos os salários em dia e ainda alcançamos este feito”, explica.O segredo do sucesso parece residir na união. “Todos tivemos grande apoio, sobretudo da empresa Jocilma que acreditou em nós. Mas o que é importante destacar é o amor de todos os elementos por este clube”.

16ª Mostra de Mobiliário de Paredes-7 a 15 de Junho


A Câmara Municipal de Paredes, com o apoio e colaboração da Associação Empresarial de Paredes vai organizar, de 7 a 15 de Junho, a 16ª Mostra de Mobiliário “Paredes – Rota dos Móveis”, certame que voltará a ter como palco o Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.
Com mais esta iniciativa e depois do assinalável êxito das edições anteriores pretende-se reafirmar a pujança do concelho de Paredes, no que se refere à indústria de mobiliário, apostando-se no seu reconhecimento como o maior centro produtor, responsável por 65% da produção nacional.
O certame, que estará aberto ao público e a profissionais, terá nove dias de duração e pretende-se que se distinga pela qualidade apresentada, quer ao nível dos stands, quer ao nível da sua decoração e design.
Os objectivos da 16ª Mostra de Mobiliário “Paredes – Rota dos Móveis” passam, claramente, pela promoção e dinamização do sector, apresentando produtos e/ou serviços que se relacionam com a indústria, por divulgar o concelho como local ideal para adquirir mobiliário e afirmar “Paredes – Rota dos Móveis” a nível nacional.
Pretende-se, ainda, reeditar um certame de elevada qualidade, capaz de proporcionar aos industriais do concelho uma oportunidade excepcional de promoção dos seus produtos e marcas.

A edição de 2008 da Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis cuja abertura vai ser presidida Secretário de Estado do Emprego, conta com a participação de 66 expositores, mais 20% do que em 2007, na sua esmagadora maioria oriundos do concelho de Paredes, ou com fortes ligações a empresas sedeadas no concelho.
Depois dos 33 mil visitantes registados no ano passado, por força de um maior conhecimento do certame, do reforço da campanha promocional e aumento do espaço para quase 6 mil metros quadrados, estima-se que seja possível atingir a meta dos 50 mil visitantes.
O protagonismo é dado por inteiro ao design, à inovação, às novidades, ao mobiliário e sua integração no ambiente de casa, daí o cuidado de se proporcionar condições de exposição acolhedoras para os expositores/empresas.
TRATA-SE DO MELHOR EVENTO DE ALTA DECORAÇÃO E DESIGN DO NORTE DE PORTUGAL, onde podemos encontrar as últimas tendências, que vão desde o mobiliário clássico ao contemporâneo, sem esquecer a indústria de estofos (sofás) e o sector de decoração, quartos, salas, cozinhas, salas de estar, estantes, mobiliário de casa de banho, tudo quanto é necessário para mobilar e decorar uma casa com bom gosto e modernidade.

“Cadeira Parade 2008”

À semelhança da edição anterior, a Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis volta a receber nas suas instalações uma exposição única – a “Cadeira Parade”.
Recorde-se que esta exposição revelou-se um sucesso, tendo sido convidada para estar presente em diversos eventos no país. Numa acção concertada entre a Escola EB 2,3 de Cristelo e a Câmara Municipal de Paredes, que contou com o apoio dos empresários de mobiliário do concelho, os alunos daquele estabelecimento de ensino lançaram mãos à obra, retratando obras dos melhores pintores e artistas plásticos do último século e criaram 39 cadeiras inspiradas em grandes nomes da arte contemporânea.
O mesmo estabelecimento de ensino prepara uma nova exposição, com outras tantas cadeiras, que estará presente na 16.ª Mostra de Mobiliário.


Estará disponível nas instalações da Mostra um “Restaurante Design” e um Espaço dedicado ao Euro 2008, com ecrã gigante disponível para a transmissão dos jogos. Ao mesmo tempo está a ser preparado um conjunto de actividades, que decorrerão em simultâneo com a Mostra de Mobiliário, designadamente conferências e workshops.

Horários:
-
7 e 14 de Junho: 10h – 23h;
- 8, 10 e 15 de Junho: 10 – 23h;
- 9, 11, 12 e 13 de Junho: 17 – 23h
.

Actividades a decorrer nas instalações da 16.ª Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis
-12 de Junho
- Conferência “A eficiência Energética e o Ambiente na Rota dos Móveis”
-13 de Junho - Workshop de Soluções de Gestão (15h00 às 18h00)

 
© 2007 Template feito por Templates para Você