terça-feira, 27 de maio de 2008

"Vozes da Rádio" no Auditório da Fundação

O grupo "Vozes da Rádio", irá actuar no próximo dia 31 de Maio, pelas 21horas, no auditório da Fundação a Lord. Este é mais um espectáculo inserido na programação mensal deste espaço, que promete fechar em grande o seu primeiro mês de existência.

sábado, 24 de maio de 2008

Orfeão A Lord edita cd

Ao fim de uma década de existência, o orfeão da Fundação A LORD acaba de lançar o seu primeiro CD. O evento, que decorreu hoje, no novo auditório da Fundação, contou com a presença de alguns membros desta instituição, sendo de destacar o seu presidente Francisco Leal. Durante a apresentação, os 26 elementos que compõem este orfeão presentearam a numerosa assistência com alguns dos 23 temas deste novo trabalho.
Nascido em 1998, o orfeão da Fundação A LORD, conta, no seu historial, com um vasto número de actuações de norte a sul do País. No final deste espectáculo, o Clube de Teatro da Biblioteca da Fundação A Lord, apresentou, em palco, a peça Guerra no Tabuleiro de Xadrez.


“Guerra no Tabuleiro de Xadrez apadrinhou apresentação do CD do orfeão A LORD”

Aliados comemora 58º aniversário em grande

Foi ontem, dia 23 de Maio, que o histórico clube de Lordelo, festejou as suas 58 primaveras. Cerca de 400 pessoas marcaram presença, desde dirigentes, jogadores, camadas jovens, apoiantes… destacando-se a presença do Vice-Presidente da Associação de Futebol do Porto, Eng. Madeira, do edil paredense, Celso Ferreira, do presidente do Aliados, Manuel Valente, e do presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Joaquim Mota.


A efeméride arrancou com a celebração da missa comemorativa, na Igreja Matriz de Lordelo, seguida de romagem ao cemitério para homenagear os sócios e directores já falecidos.
O jantar de aniversário decorreu no pavilhão Rota dos Móveis, com a animação do grupo Os Lordes, intercalado com alguns discursos de circunstância. No final, seguiu-se o tradicional cântico de parabéns e o cortar do bolo.

Um dos objectivos da festa foi a obtenção de fundos para ajudar o clube, que se encontra numa fase decisiva de subida de divisão.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Centenas de crianças na VIII Feira do Livro

No mesmo mês a Biblioteca da Fundação A LORD realizou duas iniciativas de carácter anual – a VIII Feira do Livro de Lordelo e a Biblioteca de Jardim – ambas com o mesmo objectivo: atrair as crianças para a leitura mostrando a Biblioteca de uma forma diferente.

Segundo a Biblioteca d´A LORD estas acções foram mais uma vez um sucesso, contando com a participação de cerca de 700 crianças em cada uma das iniciativas.
Leitura para os mais novos
A VIII Feira do Livro de Lordelo realizou-se entre os dias 5 a 9 de Maio, no Jardim Central de Lordelo e foi especialmente vocacionada para o público infantil e juvenil, apresentando uma variada oferta de livros destinada especialmente a este tipo de público. Ainda de 12 a 16 de Maio efectuou-se a Biblioteca de Jardim, que decorreu no mesmo local, e que foi visitada por muitas crianças de Lordelo. Aí brincaram, leram e deram largas à imaginação, participando na oficina de artes que a Biblioteca dinamizou.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Seniores de Lordelo “invadem” Fátima


Realizou-se no passado dia 20 de Maio, o passeio anual dos seniores, integrado no programa “Encontro Entre Nós – Verão 2008”, levado a cabo pelo Pelouro de Acção Social da Câmara Municipal de Paredes e que levou perto de 600 idosos, da cidade de Lordelo, distribuídos por 12 autocarros, ao Santuário de Fátima. Acompanhá-los foram muitos elementos da Junta de Freguesia, inclusive, o presidente Joaquim Mota, e a vereadora responsável pelo pelouro, Raquel Moreira da Silva.
Já no santuário, os idosos tiveram a oportunidade de conhecer a nova Igreja do Santíssimo Sacramento, seguindo-se a eucaristia na Capelinha das Aparições, presidida pelo pároco da Paróquia, padre Rui, que contou com a presença de Celso Ferreira, presidente do município paredense.
No regresso, houve ainda tempo para paragem na praia da Tocha, em Cantanhede, para uma tarde de lazer e convívio salutar.
A chegada a Lordelo deu-se por volta das 23 horas.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Núcleo PSD Lordelo protesta contra portagens


É com hilariante e engraçado cartaz junto à estátua que imortaliza o ciclista Ribeiro da Silva, que o Núcleo do PSD Lordelo, marca a sua posição em relação ao "Não" ás portagens na A42 que também serve a região lordelense de uma forma mais do que directa.
Deste modo, é com uma imagem do Ministro, uma frase histórica do mesmo e um gráfico/quadro, que sustentam os laranjas que a A42 não deve ter portagens.
"Portagens na A42- Jamé!!!" é o slogan que o núcleo utilizou para ironizar o ministro contra as portagens. Mais uma posição assumida e contrátria ao governo.

Grande Prémio Paredes-3ª etapa:V.N.Gaia-Lordelo

17-Maio(sábado)-3ª Etapa Vila Nova de Gaia - Lordelo (138,3 kms) com meta junta ao Cruzeiro de Meda.

Fotografias:

domingo, 18 de maio de 2008

Conferência sobre futebol junta vedetas de Lordelo

“O desporto é sempre um tema que atrai as pessoas, sobretudo quando se tem o privilégio de ter atletas da terra de grande valor, como é o caso de Lordelo” (Francisco Leal)

A Fundação A Lord reuniu, na última sexta-feira, no seu auditório quatro filhos de Lordelo e figuras destacadas do desporto nacional, a que se juntou o moderador José Neto. Os treinadores José Mota e Jaime Pacheco, o árbitro internacional Jorge Sousa e o futebolista Mário Sérgio – concentrado no estágio do Porto para a final da Taça, Rui Barros não pôde comparecer – integraram o painel convidado a falar sobre “Futebol: um jogo solidário”, título oficial da iniciativa, e solitário, conforme constava na brochura.

Solitário(s)
Este pequeno lapso serviu de mote a vários dos presentes, que reclamaram a ideia para as funções que desempenham. “O treinador é o homem mais solitário no jogo (Jaime Pacheco) e a profissão é extremamente ingrata, não a desejando a ninguém nos momentos difíceis (José Mota)”. Sustentando esta ideia, o treinador do Boavista falou da “dependência dos jogadores” e da importância da “gestão dos recursos humanos”, sobretudo nos momentos difíceis, aproveitando para reclamar o título de “campeões da dignidade”; já o ex-treinador do Paços de Ferreira recordou a “situação dramática de Leiria, lembrando que “no fim a única pessoa que tentou confortar a equipa foi o treinador”.
O internacional Jorge Sousa ripostou ao lembrar que “os árbitros são os patinhos feios e os únicos a quem não existe praticamente margem para errar”. E provocou mesmo as gargalhadas nos presentes ao afirmar: “Num campo de futebol nunca tenho um adepto ou alguém que esteja a torcer por mim”.
No colóquio evidenciou-se ainda o papel solidário do jogo e dos seus agentes. O mestre e moderador José Neto testemunhou as funções dos intérpretes do jogo (jogador), dos “conciliadores de atitudes” (treinadores) e daqueles que “ouvem e falam o que os outros não conseguem ouvir ou falar” (árbitros). Destacou o trabalho, a competência, os caminhos da dificuldade e solidariedade ou a aplicação das regras como meios de preparação para a vida, o crescimento individual e o sucesso.


Espaço para todos
Relataram-se ainda experiências e debateram-se algumas relações, como a que envolve treinadores, jogadores e árbitros, incluindo um pedido de desculpas público de Jaime Pacheco a Jorge Sousa. Mas todos, sem excepção, elogiaram a iniciativa e a qualidade do auditório, outrora espaço de peladas na infância, como lembrou emocionado Jaime Pacheco.O presidente da Fundação Francisco Leal justificou esta acção, a primeira depois da inauguração do equipamento, com “a necessidade de fazer sentir às pessoas que este é um auditório para a população de Lordelo”.

O que eles disseram:
“Só no dicionário é que o sucesso vem antes do trabalho”-José Neto

Tenho pena do Paços – a quem devo muito – e do meu amigo Mota pela descida, mas oxalá, como compreendem, que o clube não fique na I Liga”-Jaime Pacheco

“Joguei no Porto e no Sporting e nunca fui expulso; quando fui para o Setúbal, vi o vermelho por uma palavra vulgar na região”-Jaime Pacheco

“O José Mota fez muito por mim; até boleia me dava para os treinos”-Mário Sérgio

“Vi coisas no túnel das Antas feitas por José Mourinho que se fosse o José Mota a fazer seria irradiado”-José Mota

“Há jogadores que se julgam carros de alta cilindrada, mas, nesses casos, armo-me em camião e arrumo com eles”-Jorge Sousa

sábado, 17 de maio de 2008

Festa dos 58 Anos do Aliados FC Lordelo


No próximo dia 23 de Maio, o Aliados FC de Lordelo vai festejar o 58º aniversário. Para assinalar este dia, está marcado para as 8horas da manhã o hastear da bandeira no Estádio. Ás 20 horas, será celebrada missa na Igreja Matriz pelos sócios e directores já falecidos, seguida de romagem ao cemitério. A festa prosseguirá a partir das 21 horas com um jantar no Pavilhão Rota dos Móveis, e actuação ao vivo dos “LORDES”.

GNR de Lordelo com novo quartel

O novo quartel da GNR de Lordelo deverá estar pronto em meados de 2010. As obras de construção do edifício ainda não começaram, mas já é certo o aval do Governo quanto à sua construção. A obra terá um custo de cerca de um milhão de euros, suportado pelo Governo. A assinatura do protocolo entre a administração central e a autarquia de Paredes aconteceu na última terça-feira, dia 13 de Maio, no âmbito de uma visita do Secretário de Estado da Administração Interna ao concelho.
O novo quartel da GNR de Lordelo vai ser construído num terreno, propriedade da Câmara Municipal de Paredes, situado atrás da Escola Primária da Igreja. O edifício, construído de raiz, terá uma área de construção de 1200 metros quadrados, num total de 2600 metros quadrados de área de implantação.
Esta decisão do governo veio pôr fim a um impasse que durava há vários anos e que obrigava os militares da GNR a trabalhar num quartel sem o mínimo de condições. Mas esta é uma decisão que ainda coloca dúvidas em algumas pessoas. Para o presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Joaquim Mota, “este é um dia feliz, mas ainda me custa a acreditar que este protocolo seja verdade”. Isto porque, recorda, “foi celebrado um protocolo do género com o Governo de Durão Barroso, em 2004, em que me disponibilizei a ceder um espaço do edifício da sede da Junta para a instalação do quartel da GNR. Um protocolo que nunca andou para a frente. Espero que este (protocolo) seja diferente”.
E será. Pelo menos a fazer fé nas palavras de Rui Sá Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna. “Este protocolo é um reflexo do nosso investimento nas forças de segurança. Queremos melhorar as condições das forças de segurança para oferecer um melhor serviço aos cidadãos. Não se trata de um protocolo para ficar perdido numa qualquer gaveta, mas de um protocolo que é para cumprir”, garantiu o governante.


A construção do novo posto da Guarda Nacional Republicana representa um investimento financeiro de um milhão de euros. Mas, e agora que “temos terreno, que temos dinheiro e que há vontade de avançar, temos todas as condições para daqui a dois anos estarmos aqui a inaugurar o novo quartel”, referiu Rui Sá Gomes, durante uma visita ao terreno onde será construída a infra-estrutura.
O quartel vai ser construído atrás do edifício da Escola Primária da Igreja, a cerca de 100 metros do parque do Rio Ferreira, e terá capacidade para acolher cerca de 60 militares.
Na sua visita a Paredes, o Secretário de Estado falou na importância da segurança, sendo esta a “primeira das liberdades”. E para que exista cada vez mais segurança no país, o Governo vai contratar, até ao final da legislatura, mais 4.500 novos elementos para as forças de segurança, quer seja a GNR, quer seja a PSP. Um investimento superior a 62 milhões de euros que vem de encontro à prioridade deste Governo: paz pública e prevenção da criminalidade.
Segundo Rui Sá Gomes “esta obra parecia talhada para não sair de uma gaveta. Esta obra arrastava-se há vários anos”. E isto acontecia, segundo o governante, “porque, durante alguns anos, a segurança não era uma prioridade neste país”.
O protocolo assinado entre o Governo, a autarquia e a DGIE (Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos) foi assinado a 13 de Maio e visa a construção do Posto Territorial da GNR de Lordelo. Um quartel que “vem reforçar o papel da segurança neste território”, salientou o presidente da autarquia paredense, Celso Ferreira. O edil lembrou que em Paredes existe um agente para 1350 cidadãos, ao passo que há localidades onde existe um agente para cada 800 pessoas.Visivelmente satisfeito, Celso Ferreira lembrou que o novo posto da GNR servirá uma população de 50 mil habitantes.


terça-feira, 13 de maio de 2008

Procissão das Velas

Na noite do dia 12 de Maio, mais de um milhar de pessoas, oriundas não só de Lordelo mas também de freguesias vizinhas, participou na Procissão das Velas, que se realiza todos os anos neste dia, com o andor da imagem de Nossa Senhora de Fátima. A procissão partiu da Igreja Matriz, até ao cruzeiro do Padrão, passando por Santa Marta, e regressando novamente á Igreja.
Tal como noutras terras espalhadas por Portugal, a população saíu à rua para acompanhar o percurso feito pela imagem da Virgem Maria e durante o caminho foi possível ver crianças vestidas a rigor, de forma a encarnarem algumas figuras tais como Nossa Senhora e os Pastorinhos. Muitas das casas por onde a procissão passou tinham as janelas ornamentadas com velas acesas, enquanto no ar se ouviam o terço e cânticos a Nossa Senhora, sinais de uma fé inquebrantável.

38º Aniversário dos BVL


Os Bombeiros Voluntários de Lordelo, celebraram no passado dia 11 de Maio o seu 38º aniversário. O dia foi assinalado com uma romagem ao cemitério em homenagem a membros já falecidos, seguindo-se a missa comemorativa na Igreja matriz. O evento contou entre outros, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira e do executivo da Junta de Freguesia, Joaquim Mota. Actualmente a associação conta com cerca de 100 elementos no seu corpo activo.

3º Grande Prémio Internacional de Ciclismo

Realiza-se de 15 a 18 de Maio, o 3º Grande Prémio Internacional de Ciclismo Paredes Rota dos Móveis. A província espanhola da Corunha é, mais uma vez, a região privilegiada para iniciar esta prova inscrita no calendário da União Ciclista Internacional com estatuto 2.1. Além de Espanha, a competição desenrolar-se-á no norte de Portugal e concretamente na Rota dos Móveis. Com passagem por Paredes, capital da Rota dos Móveis, a prova tem início em Santiago de Compostela e final na Rebordosa.
A terceira edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo Paredes Rota dos Móveis será a próxima prova por etapas a discutir-se em território português contando à partida com algumas das mais fortes equipas do pelotão mundial. Vão alinhar 16 formações com um total de128 corredores que terão pela frente 614 KM divididos por quatro dias de competição.
À semelhança do ano anterior, a corrida vai começar na capital galega. A 15 de Maio, a Plaza Obradoiro, ponto emblemático no centro histórico de Santiago de Compostela, verá sair a primeira etapa totalmente disputada em território espanhol. Após 156,9 KM a corrida terminará na vila de Padrón, conhecida internacionalmente devido à especialidade gastronómica que são os pequenos pimentos verdes. É famosa a frase: “Pimientos de Pádron (unos pican otros non)”
O segundo dia de prova será o mais longo deste Grande Prémio Internacional. A partida será em Pontevedra, ainda do lado de lá da fronteira, mas a chegada será feita em território português. A meta estará instalada na cidade de Paredes, município que dá nome à competição e centraliza a denominação Rota dos Móveis. Após duas etapas de dificuldade média, a montanha irá surgir no caminho do pelotão no sábado, 17 Maio, quando se cumprir o percurso entre Vila Nova de Gaia e Lordelo. O relevo da terceira tirada irá exigir por parte dos corredores mais algum esforço devido às três contagens para o prémio de montanha. A etapa terminará no Alto do Cruzeiro, em Lordelo, após dois mil metros bastante acentuados que, junto à linha de meta, são considerados prémio de montanha de 2ª categoria.
Final dificílimo a fechar 3º Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos MóveisPara o quarto e último dia de prova, domingo 18 de Maio, está reservada a etapa mais pequena com quase 137 KM, mas também a mais exigente. A começar na Gandra, freguesia de Paredes, o traçado prevê muitas dificuldades tendo inscritas seis contagens para a camisola verde, símbolo que nas provas organizadas pela PAD/LagosSports premeia o melhor trepador. O entusiasmo das gentes da região pelo ciclismo e o fervor da competição que deverá estar ao rubro antevêem um grandioso final para este 3º Grande Prémio Internacional. A 4ª etapa irá percorrer as freguesias mais emblemáticas do concelho percorrendo seis vezes um circuito de cerca de 20 KM que terá como epicentro a passagem por Vandoma, uma montanha de 2ª categoria. No fim, o pelotão, concerteza muito fraccionado pela dificuldade do terreno, fará a subida para o Campo de Futebol da Rebordosa onde estará a meta final e o cenário que vai coroar o vencedor da prova.

Resumo das etapas

-15-Maio (quinta) Santiago de Compostela (ESP) - Padron (ESP) 156,9 kms

-16-Maio (sexta) Pontevedra (ESP) - Paredes 182,0 kms

-17-Maio (sábado)Vila Nova de Gaia - Lordelo 138,3 kms


-18-Maio (domingo) Gandra - Rebordosa 136,8 kms

Passeio Pedestre


Inserido no Plano Anual de Actividades da Piscina Municipal de Lordelo decorreu, no passado dia 11 de Maio, um passeio Pedestre à Serra da Freita, em Arouca.Contou com a participação de 80 utentes de todas as faixas etárias, acompanhados por 5 professores. Chegados ao Parque de Merendas, do Parque de Campismo do Merujal, fizeram uma pequena pausa para um rápido lanche e iniciaram o Percurso Pedestre.Foram escolhidos 2 percursos com grau de dificuldade e distâncias diferentes; o Percurso n.º 15 "Viagem à Pré-História" com 18 Km e grau de dificuldade médio/alto e o Percurso n.º 16 "Caminhada Exótica" com 8 Km e grau de dificuldade baixo/médio. A opção por estes 2 percursos teve como critério a possibilidade de todos os utentes puderem participar, pois ambos se cruzavam na Frecha da Mizarela (uma queda de água com cerca de 70 m). Após uma pequena recuperação, o grupo mais fresco ("os caminheiros), continuou o seu percurso nas margens do Rio Caima até ao Junqueiro, atravessou a serra pela zona das Mamoas, passou pela aldeia de Albergaria da Serra e chegou ao Parque de Merendas por volta das 17h30, juntando-se ao 1º grupo para um lauto e atrasado almoço e alegre convívio.De realçar a inexcedível colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa, Núcleo de Vilela – Paredes, que acompanhou todo o grupo com um veículo de emergência, disponibilizando meios de comunicação que permitiram manter permanente contacto entre vários postos.

domingo, 11 de maio de 2008

Encontro Entre Nós-Verão 2008

O Pelouro de Acção Social da Câmara Municipal de Paredes vai dinamizar, como já vem sendo habitual, a actividade “Encontro Entre Nós – Verão 2008”, uma iniciativa direccionada à população com mais de 60 anos de idade e portadora do Cartão Sénior da autarquia.
Esta actividade tem como objectivo proporcionar aos mais idosos momentos de cultura e lazer, colmatando, para além da solidão em que vivem, carências a nível cultural e social, sendo para muitos a única oportunidade de vivenciarem novas experiências.
Este ano, o dia atribuido para o efeito, á freguesia de Lordelo é o próximo dia 20 de Maio, onde os idosos da freguesia terão a oportunidade de conhecer a nova Igreja do Santíssimo Sacramento no Santuário de Fátima, seguindo-se uma passagem pela Praia da Tocha, a fim de usufruírem de uma tarde de lazer e convívio salutar, bem como o contacto com uma das raras praias do país que mantém ainda viva a arte Xávega.

Ecocentro de Lordelo


Localização: Zona Industrial de Lordelo (em frente ao Cruzeiro de Meda)
Telefone: 962 050 233

Horário: Segunda a Sábado: das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Auditório da Fundação A Lord


Programação Maio 2008 do Auditório da Fundação



Auditório da Fundação A LORD inaugurado



Desde o passado sábado, dia 10, que Lordelo, e também o concelho de Paredes, dispõe de um novo espaço dedicado à cultura e educação. O Auditório da Fundação A LORD, é um investimento de três milhões de euros de capitais próprios, que pretende colmatar uma "lacuna", oferecendo um espaço com variada programação cultural e democratizando o acesso à cultura. A inauguração deste equipamento moderno, com capacidade para 251 espectadores, veio também coroar a comemoração dos 75 anos da Cooperativa A LORD.



A cerimónia oficial contou com a presença do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva. O espaço situa-se no edifício sede da instituição, foi assinado pelo arquitecto Carlos Fonseca e custou cerca de três milhões de euros. O auditório da Fundação A Lord teve um custo aproximado de três milhões de euros, suportados por capitais da instituição, e destina-se à realização dos mais variados espectáculos de cariz social, cultural e educacional. A polivalência do espaço permite a realização de peças de teatro, concertos musicais, conferências e palestras, assim como a projecção de filmes.
Moderno e funcional, o auditório tem capacidade para 251 lugares (4 deles destinados a pessoas portadoras de deficiência), estando equipado com mecanismos inovadores que permitem uma rápida mudança de cenários. Os oito camarins, divididos por três pisos, permitem a realização de grandes produções teatrais. É esse, aliás, o objectivo da instituição, que pretende apostar nas produções locais, como o teatro amador, mas, sobretudo, nas produções nacionais. A ideia passa por “trazer para Lordelo os espectáculos, exposições e demais realizações culturais que são vistas apenas nos grandes centros urbanos”, referiu Francisco Leal, presidente da Fundação. O responsável adiantou ainda que “este espaço permite a realização dos melhores eventos, fazendo d’A Lord um importante pólo cultural da região”.



A apadrinhar o momento esteve o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva; a Governadora Civil do Porto, Isabel Oneto; o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira; o arquitecto responsável pela obra, Carlos Fonseca; e o representante do Inscoop – Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo, Canaveira de Campos.
A assistir à cerimónia estiveram muitos convidados, colaboradores e amigos da instituição. Todos quiseram ver de perto mais um momento marcante na história d’A Lord, que comemorou as bodas de diamante.
Augusto Santos Silva, que já havia visitado a instituição no passado e que tem ligações ao concelho de Paredes (os pais já tiveram uma casa de campo em Recarei e o próprio já deu aulas em escolas paredenses), é “testemunha do quanto Paredes progrediu nos últimos anos e das condições que tem para progredir ainda mais”. O Ministro, salientando a importância das instituições para o desenvolvimento das localidades, referiu que “a responsabilidade social está inscrita no ideal e na prática das Cooperativas”. As apostas na solidariedade, na formação profissional, na cultura e na educação “são apostas que valem a pena fazer e que têm sido feitas pel’A Lord”, reconheceu o governante. Augusto Santos Silva lembrou o dinamismo e a capacidade de iniciativa que marcam as pessoas do Vale do Sousa. Um dinamismo que, defende, tem de ser cada vez mais modernizado e mais qualificado. Um dinamismo que está “presente nas acções levadas a cabo pel’A Lord, que tem feito um grande esforço para abrir novas oportunidades às famílias lordelenses”, rematou.
Com uma programação mensal, o auditório estreia-se com uma conferência dedicada ao “futebol – um jogo solitário”. Moderada por José Neto (formador da Federação Portuguesa de Futebol), a conferência, que se realiza hoje à noite, dia 16 de Maio, contará com o testemunho de cinco paredenses: Mário Sérgio (futebolista na 1.ª liga), José Mota (treinador do Paços de Ferreira), Jaime Pacheco (treinador do Boavista), Jorge Sousa (árbitro de futebol) e Rui Barros (treinador adjunto do Porto).
Para o presidente da Câmara Municipal de Paredes “este auditório é fundamental para uma comunidade, que é a maior do Vale do Sousa. E era uma comunidade necessitada em termos de espaços culturais”. Celso Ferreira acredita que este novo equipamento vai favorecer uma maior interacção entre a autarquia e a instituição, nomeadamente no que se refere ao projecto do PT-Paredes Com Teatro, que abarca 14 grupos de teatro amador do concelho.
Ciente de que este projecto “vem beneficiar não só Lordelo, como o concelho de Paredes”, o edil comprometeu-se também a ter uma colaboração directa com A Lord “para um projecto de combate ao insucesso e abandono escolares. Podemos trabalhar em conjunto para criar um espaço que desmistifique a aprendizagem, que seja desenvolvido um centro cultural com valências mais amplas para, juntos, lutarmos pelo fim do abandono escolar”.
Canaveira de Campos falou na ambição das pessoas de Lordelo que iniciaram esta cooperativa “que se tem revelado tão importante no desenvolvimento desta terra e que pretende melhorar a qualidade de vida da sua população”.
Carlos Fonseca, cuja colaboração com a instituição já vem de longe, salientou que este espaço pretende ser um “centro de dinamização social e cultural de Lordelo e da região”. O arquitecto falou ainda num novo projecto d’A Lord relativo a uma Quinta Biológica – um projecto ambiental, que será organizado por vários espaços.
A abertura da cerimónia, depois da tradicional bênção do espaço, foi da responsabilidade do presidente da instituição. Francisco Leal lembrou o 10 de Maio de 1933, dia em que um grupo de lordelenses decidiu fundar uma Cooperativa de Electrificação. Este foi “o primeiro passo para a criação de uma rede de abastecimento de energia eléctrica à população local”. Com o passar dos anos a “Cooperativa afirmou-se como um motor preponderante no desenvolvimento de Lordelo, tendo alargado as suas preocupações a outros sectores: cultura, solidariedade e educação”. Nos dias de hoje, a Fundação conta com uma Biblioteca e com um auditório para proporcionar um maior número de ofertas culturais às suas gentes. E para o mês de Maio, o auditório tem agendado para dia 17, um espectáculo de dança, levado a cabo pela Academia Arte e Ritmo de Virgínia Cardoso. No dia 23, realizar-se-á uma conferência dedicada ao tema da “Justiça vista pelo povo”. No dia seguinte será a vez de uma peça de teatro subir ao palco. Trata-se de “Guerra no Tabuleiro de Xadrez”, interpretada pelo Grupo de Teatro da Biblioteca da Fundação A Lord. Dia 30, acontecerá mais uma conferência dedicada às “Doenças Infecto-contagiosas” (doenças sexualmente transmissíveis). No dia 31, sábado, a programação do mês termina com um concerto musical, oferecido pelas Vozes da Rádio.

Piscina Municipal de Lordelo


Inaugurada a 31 de Julho de 1999, a Piscina de Lordelo, foi sem dúvida um a mais valia para a então vila. É constituída por um tanque principal com 25 x 12,5m, com profundidades entre 80cm e 1,10m e um tanque de aprendizagem com 12,5 x 6m. Dispõe de gabinetes de apoio e um sistema de acesso informatizado. Este equipamento está também dotado de uma galeria para albergar o público, um court de ténis, com um bar de apoio.


Localização:
Praça Francisco Sá Carneiro, n.º 204580 - 824 Lordelo PRD

Telefone: 224 449 043


Horário de Serviço
-2ª a 6ª: Das 9h00 às 13h0 e das 15h00 às 22h30
-Sábado: Das 9h30m às 12h30 e das 15h00 às 20h00
-Domingo: Das 9h30m às 12h30

Origens e Evolução histórica

No local onde é hoje Lordelo existiram duas freguesias. Uma, chamada Lordelo, situava-se na margem esquerda do rio Ferreira e fazia parte do concelho de Aguiar de Sousa. Outra, designada por Castanheira, localizada na margem direita do rio, pertencia a Refojos de Riba d'Ave. As duas povoações acabaram por se fundir numa só, constituindo a actual freguesia de Lordelo, que é a mais populosa do concelho de Paredes.
O topónimo “Lordelo” encontra-se relativamente difundido um pouco por todo o país e terá origens etimológicas, tudo o indica, na palavra “loureiro”, a tal espécie arbórea que também por aqui seria abundante.
Tal como sempre acontece em relação às origens etimológicas, outras hipóteses são avançadas, uma delas pouco crível a apontar “Lordelo” derivando do inglês “Lord” (“Lordesinho”). A acreditar nesta versão, e atendendo à tal profusão do topónimo a que já se fez referência, muitos Lords teriam existido em Portugal. Ao contrário da primeira, bem mais verosímil, mesmo tendo em conta a actual ausência local de loureiros, já que poderia ter sido uma espécie bastante abundante no passado.
Efectivamente, e seguindo a tradição de várias outras terras e locais, também Lordelo terá germinado em torno de um remoto mosteiro, cuja origem e até a localização precisa se desconhece. As poucas informações documentadas referem-se ao Mosteiro de São Salvador como pertencendo à ordem de Santo Agostinho (documento de 1329). Será, depois, posteriormente unido e anexado à mesa pontifical da Catedral do porto, em 1475.
Por volta de 1542, a freguesia de Lordelo “recebe” o território da então extinta freguesia de São Paio de Parada, o correspondente ao que ainda hoje popularmente se chama de “Lordelo de Cima”, na margem direita do Rio Ferreira.
A freguesia de Lordelo possui um património edificado que denota o seu extraordinário passado histórico. Da passagem dos romanos pela região ficou uma ponte romana, exemplo da alta técnica de construção daquele povo e da atenção que dedicou a esta região. A passagem por Lordelo permite-nos ainda uma viagem ao passado reflectida nos canais de irrigação e transporte de água, nos incontáveis moinhos de farinha e no engenho de cortar madeira. Este último elemento faz com que a população de Lordelo, reivindique para si a invenção da arte de trabalhar madeira.
Dizem os populares que nesta região nasceu a indústria do mobiliário. Uma das justificações para esta afirmação está relacionada com existência na freguesia de inúmeros Soutos e Soutelos, que poderiam ter sido usados como matéria prima.
A freguesia de Lordelo foi crescendo e desenvolveu-se ao longo dos tempos e dos séculos. Com um crescimento populacional algo contido até finais do século XIX, conheceu a partir daí uma aceleração muito mais efectiva, contando actualmente mais de 13.000 habitantes.
Mas o desenvolvimento não se verificou somente a nível demográfico. Lordelo foi elevada a vila em 1984. Menos de 20 anos volvidos, foi elevada a cidade, em 2003. Um factor elucidativo da forte e rápida progressão que perpassou a então aldeia, depois vila, e agora cidade de Lordelo, hoje um pólo atractivo e dinamizador de toda a região envolvente.
Lordelo desenvolveu-se muito à custa da sua indústria, primeiramente ligada à panificação e aos típicos moinhos, proporcionada pelo rio que a atravessa, e mais tarde virada para o mobiliário, que ocupa actualmente um lugar de superior destaque na economia local. O enorme parque industrial aqui existente comprova a importância que a indústria representa para a freguesia. Mas o progresso que a elevou até à categoria de cidade dotou-a simultaneamente de condições urbanas suficientes para a tornarem num autêntico centro comercial e de serviços. Com as principais agências bancárias aqui instaladas, bem como agências de seguros, de contribuintes, mediação imobiliária, e tantos outros ofícios igualmente indispensáveis ao bom funcionamento de uma comunidade moderna, Lordelo não apenas se apresta a atender às necessidades dos seus habitantes, como também às dos muitos que para aqui se dirigem, das freguesias vizinhas ou dos municípios contíguos. A acompanhar este progresso institucional e empresarial, o seu comércio, cada vez mais pujante e diversificado, empresta-lhe uma cor e uma animação muito próprias, urbanizando-a ainda mais. Com uma oferta gastronómica capaz de cobrir todos os gostos e paladares e agradar ao mais exigente visitante, também não será certamente por aqui que a freguesia fica a perder. O Centro de Saúde de Lordelo bem apetrechado em termos de pessoal e de equipamento, assegura todos os cuidados básicos da saúde, enquanto os Bombeiros Voluntários e a GNR proporcionam a segurança necessária aos seus habitantes. Modernamente equipada com piscinas cobertas, court de ténis, biblioteca, Pavilhão multiusos e infra-estruturas desportivas, como o estádio relvado, a cidade de Lordelo tem tudo para justificar o galardão de cidade e continuar na senda evolutiva que tem marcado a sua história mais recente.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Galeria de Fotos





Mapa de Lordelo


terça-feira, 6 de maio de 2008

Biblioteca Jardim

Durante os meses de Verão a Biblioteca da Fundação A Lord, instala um pólo num Jardim de Lordelo, isto é, uma pequena Biblioteca de livros acessíveis a todas as idades, e que podem ser lidos no local. Crianças, jovens, adultos e idosos podem consultar periódicos e livros de leitura, passando assim os seus momentos de lazer, ou de serão.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

75 anos da Cooperativa de Electrificação A LORD


A Cooperativa de Electificação a Lord vai festejar 75 anos de existência dia 10 de Maio. O ponto alto das comemorações será a inauguração do novíssimo auditório da Fundação A Lord, á muito esperado pelas hostes Lordelenses. Os festejos vão estender-se até domingo, dia 18 de Maio, com a missa comemorativa, na Igreja Matriz de Lordelo.

domingo, 4 de maio de 2008

Inscrições para a 3ª Edição do 24 hrs BTT Lordelo


Nos dias 5 e 6 de Julho, Lordelo vai ser palco da 3ª Edição do 24 horas BTT Lordelo - Rota dos Móveis. O evento, que vem sendo um sucesso, está a ser organizado pela primeira vez, pela conterrânea Célisports. A informação bem como as inscrições para a prova podem ser efectuadas no sítio www.celisports.com. As equipas poderão ter 1, 2, 4 ou 8 elementos, sendo as equipas de oito elementos uma novidade na prova deste ano.
Num percurso circular de 9 quilómetros, devidamente assinalado, com grau de dificuldade médio, é onde será testada a resitência e a estratégia de todos os participantes, durante 24 horas contínuas. Um evento a não perder.

E.Primária Corregais festeja o dia Mundial do Livro


No passado dia 23 de Abril, comemorou-se o Dia Mundial do Livro. Para assinalar a efeméride realizaram-se, um pouco por todo o país, actividades culturais e literárias, como aconteceu na Escola Básica do 1.º ciclo de Corregais, que ofereceu aos seus alunos um livro infantil, escrito por um paredense.
“A Girafa e o Guindaste”, publicado em 1988, é um dos três livros infantis escritos por António Mendes Moreira. O médico paredense, de 81 anos de idade, escreveu mais 20 livros para adultos e tem mais alguns a ser preparados.
No dia em que se assinalou o Dia do Livro foi convidado para vir à EB1 de Corregais falar sobre a história do livro que a escola ofereceu aos alunos. A história da girafa, do guindaste e do amor que os uniu mereceu a atenção dos petizes que se juntaram para ouvir o escritor.
Mendes Moreira pediu às crianças para que leiam muito, pois “não basta ver televisão ou ir para a Internet. A leitura é indispensável”, e lembrou que “
todos devem respeitar os livros e os professores, pois são os professores que vos irão ajudar a ser alguém na vida”.

Lançamento de Livro sobre Abandono Escolar


(Na foto: Francisco Leal e Beatriz Castro, autora do livro)
De forma a assinalar o dia Mundial do Livro, foi apresentado nas instalações da fundação A Lord no passado dia 19 de Abril, “O Director de Turma e o Abandono Escolar- Contributos para o Concelho de Paredes”, livro da autoria de Beatriz Castro, presidente do Conselho Executivo da escola EB 2,3 de Lordelo.
O evento, que foi orientado pelo presidente da cooperativa e fundação A Lord, Francisco Leal, contou com a presença de figuras ligadas ao mundo escolar, elementos da DREN, bem como docentes e encarregados de educação, que encheram o auditório. O abandono escolar em Lordelo foi o tema principal desta apresentação, tendo Beatriz Castro chamado a atenção dos presentes da necessidade de se deitar mão a todos os meios oportunos para tornar o meio escolar mais atractivo e para o facto dos pais e professores terem uma responsabilidade acrescida para mudar o cenário pouco animador que se tem vindo a verificar nas escolas.
Foi também entregue o prémio de mérito escolar aos alunos das várias escolas do concelho, que se destacaram este ano lectivo. Entre os premiados, destaque para Ana Luísa Neto, aluna do 9.º ano da escola EB 2,3 de Lordelo. O Clube de Teatro da Fundação A Lord levou ainda a cabo a peça “Guerra no Tabuleiro de Xadrez”, e o programa terminou com a entrega dos prémios do V Concurso de Jornais Escolares.

25 de Abril comemorado em Lordelo



A Câmara Municipal de Paredes comemorou o 34.º aniversário da Revolução dos Cravos com um programa musical. Tratou-se da actuação da Banda de Música de Vilela, no Jardim Central de Lordelo.
A centenária Banda de Música de Vilela, constituída por cerca de 70 elementos, animou a tarde do 25 de Abril com um repertório variado. O público era pouco e mostrou-se pouco interessado na data.
A festa dos cravos foi assim comemorada em Lordelo, que já tem por hábito organizar diversas iniciativas para assinalar a data. O 25 de Abril já pouco diz à juventude. Os jovens não sabem o significado da data, no entanto é uma data que deve ser sempre assinalada, pois significou muito para os portugueses.

Alunos EB2/3 debatem o “Corpo Humano e a Escola”

O estudo do Corpo Humano e a sua adaptação à realidade escolar, nas suas diferentes vertentes de funcionamento, serviram de mote para quatro dias de debate na escola EB 2/3 de Lordelo. Este debate envolveu as turmas do 6º e 9º ano de escolaridade. Durante a apresentação deste projecto, os intervenientes tiveram a oportunidade de abordar o funcionamento de cada um dos órgãos vitais do nosso corpo, repartido por dois módulos: aos alunos do 6º ano, foi explicado, ao pormenor e de forma mais acessível, o funcionamento dos sistemas Digestivo; Excretor; Respiratório e Imunológico: No segundo módulo, os alunos do 9º ano tomaram conhecimento dos potenciais perigos dos comportamentos de risco, como a contracepção; doenças sexualmente transmissíveis e, por último, a dependência de drogas. Dado o sucesso desta edição, foi mostrado desejo na continuidade deste projecto já no próximo ano lectivo, envolvendo, se possível, os encarregados de educação.

Baptismo de Mergulho na Piscina de Lordelo


A Piscina Municipal de Lordelo foi palco de um Baptismo de Mergulho, no passado dia 13 de Abril, domingo. Esta actividade teve a prestável colaboração da Escola de Mergulho do Norte, empresa que colabora frequentemente, com a Piscina Municipal de Lordelo, nas actividades subaquáticas ali desenvolvidas. Estiveram presentes 15 utentes a quem lhes foi entregue um Diploma de Mergulho.

50 anos da morte de José Ribeiro da Silva

No passado dia 9 de Abril, fez 50 anos que o grande ciclista lordelense, Ribeiro da Silva, perdeu a vida, com apenas 23 anos, vítima de uma colisão entre a mota que conduzia e um camião que transportava móveis, em Lagoas, Lousada. Decorria o ano de 1958.
Para não deixar cair no esquecimento os feitos desportivos do ciclista a quem um jornal francês chegou a chamar “o português voador”, o café com o mesmo nome atleta tem patente uma exposição, na qual é retratada com grande destaque e pormenor a carreira de um dos maiores ciclistas portugueses de todos os tempos.
Do currículo deste Lordelenses, que envergou a camisola do Académico do Porto, fazem parte duas vitórias na Volta a Portugal (1955 e 1957), um quarto Lugar na Vuelta e uma vitória de etapa do Tour de França.
José Manuel Ribeiro da Silva nasceu em 16 de Fevereiro de 1935, em Lordelo, Paredes. Desde tenra idade que cultivou o gosto pelas bicicletas. Apesar de fazer parte de uma família que vivia com algumas dificuldades, usuais na época, conseguiu que a paixão pelo ciclismo passasse a ser uma realidade. Tornar-se uma referência na modalidade foi o passo mais lógico.
Aos 17 anos participou pela primeira vez numa prova oficial no Porto, na categoria “populares”. Em 1955, o “rei da montanha”, como ficou conhecido, conquistou a primeira Volta a Portugal em Bicicleta. Um feito que repetiu dois anos depois. Faleceu no dia 9 de Abril de 1958. Como forma de recordar para sempre este ciclista fora de série, podemos encontrar bem no coração de Lordelo, uma estátua em sua homenagem.
Desapareceu há cinquenta anos, mas continua bem vivo na memória de todos os Lordelenses.



Futura Alameda de Portugal

A Câmara Municipal de Paredes apresentou na última assembleia de freguesia do ano findo, o projecto da Alameda de Portugal, que será uma realidade no acesso ao Pavilhão Rota dos Móveis e área circundante ao Rio Ferreira, num sonho de cerca de 10 anos, obra orçada em cerca de 390 mil euros, que deverá avançar até ao final do mês de Fevereiro.
Refira-se que esta intervenção surge da necessidade de se criar um espaço agradável, diversificado, apelativo, que assuma funções de estada e de lazer, bem como de ligações e articulações, conferindo dignidade àquela zona de expansão da cidade de Lordelo. Os objectivos da obra prendem-se com a criação de um espaço agradável com uma unidade forte e estruturante; com a possibilidade de vivência informal e estadia ao longo da alameda entre as rotundas, garantindo condições de conforto e segurança com a articulação dos acessos pedonais directos entre os vários armamentos e edifícios que rodeiam a alameda. Ao mesmo tempo pretende articular o centro da cidade com o Pavilhão Rota dos Móveis através de um percurso serpenteante como forma de atenuar o acentuado declive do espaço, permitindo a vivência da área por pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada e potenciar um espaço atractivo, com ritmos de volumes, cores e floração.
A Alameda de Portugal terá ainda, um Parque infantil com equipamentos resistentes, seguros e atractivos, para crianças dos 2 aos 12 anos bem como um parque geriátrico para os menos jovens.

Portagens na A42?

Foi com enorme desagrado, que a população de Lordelo ouviu as declarações do Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, anunciar a cobrança de portagens na A42, ainda no corrente ano. Aquando da inauguração daquele troço, no ano de 2006, o Sr. 1º Ministro, o Eng. José Sócrates, garantiu nesta cidade, que jamais aquele lanço teria qualquer tipo de custo para o utilizador.
Existe um sítio: http://www.naoasportagensnasscuts.com/ , criado pelo movimento contra o pagamento de portagens nas scuts onde todos temos oportunidade de participar no abaixo-assinado. Todos os que se sentem lesados com esta situação, têm deste modo oportunidade de o demonstrar.

Exposição de Fotografia

Está patente na sede da Fundação A Lord, desde o dia 19 de Abril, uma exposição de fotografia intitulada de “O Nosso Património”, fruto do Concurso de Fotografia desenvolvido pela Patrium, juntamente com o Shopping Ferrara Plaza. A exposição pode ser vista até amanhã, dia 5 de Maio.

Obras na Rua de S. Jorge estão paradas!

A Rua de S. Jorge, no lugar de Corregais, está a ser alvo de obras de remodelação desde o mês de Janeiro. Recorde-se que a expansão da rua já teve início há alguns anos, mas até à data ainda não se encontra concluída. Numa primeira fase, foi colocado piso em macadame em mais de metade da sua extensão, no entanto a pavimentação encontra-se parada. A circulação rodoviária nesta via será de grande importancia, pois irá encurtar distância entre os moradores daquela área e zonas de cariz importante como é o caso do Jardim Central, Centro de Saúde,etc. Esta obra insere-se no plano de intervenção urbanístico levado a cabo pela Junta de Freguesia de Lordelo.

Encontro anual dos Jovens Universitários de Lordelo

Realizou-se no passado dia 26 de Abril o encontro anual da Juventude Universitária de Lordelo (JUL), pelo 5º ano consecutivo. Cerca de meia centena de estudantes marcaram presença, desde caloiros a finalistas, sendo que estes últimos receberam das mãos do Pároco de Lordelo, Pe.Rui, as suas fitas de curso assinadas. Criado em 2003, este grupo visa a união dos universitários, e consequente aproveitamento dos conhecimentos adquiridos por cada um, e sua aplicação em diversas acções em prol desta freguesia. Num breve discurso, no seu primeiro encontro anual, António Manuel, fundador e principal dinamizador deste grupo aconselhou os futuros quadros a “não procurar saber o que Lordelo pode fazer por vós, mas o que vocês podem fazer por Lordelo (...) e se por alguma razão, profissional ou de outra ordem, tiverem de abandonar as origens, nunca percam aquela mística nem o orgulho de dizerem, eu sou de Lordelo".Ao longo destes cinco anos de existência a JUL avançou com algumas iniciativas junto da comunidade, destacando-se o encontro anual, e a edição do jornal "Capas Negras”. Estima-se que em Lordelo existam mais de uma centena de universitários.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você