sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Obras de reestruturação e alargamento do cemitério


O cemitério de Lordelo está a ser alvo de reestruturação e alargamento. Da responsabilidade da Junta de Freguesia de Lordelo, as obras de ampliação surgiram da necessidade, de dotar o referido cemitério de um maior número de sepulturas, dado que este se encontrava no limite da sua capacidade. Nesta 1ª fase, foram construídas cerca de setenta sepulturas, das quais dez já se encontram ocupadas. No espaço contíguo que termina junto à na nova rotunda, estão projectados perto de 500 novos jazigos, intervenção esta que será levada a cabo durante os próximos anos. Tendo em consideração que, em Lordelo, registam-se, anualmente, uma média de 60 óbitos, prevê-se que, após a última ampliação, o cemitério adquira uma ciclo de “vida” de 10/20 anos. É agora uma preocupação da actual Junta de Freguesia estudar e delinear sobre o local mais apropriado, onde dentro de alguns anos irromperá o novo cemitério da cidade de Lordelo.
A par da sua ampliação, a parte “velha”, está a ser alvo de uma intervenção profunda que passa pela construção das paredes subtérreas de cada sepultura, dada a sua inexistência, bem como uma nova reorganização do espaço, que origina, por vezes, a necessidade de transladar corpos da parte antiga do cemitério para a nova.
Todas estas remodelações têm como fim proporcionar um maior conforto e espaço para todos aqueles que visitam as sepulturas dos seus familiares/amigos, adquirindo um aspecto semelhante á parte nova do cemitério. Estas serão umas obras que se prevêem longas, visto dependerem dos proprietários das sepulturas, que terão de financiar parte da obra.

Oliveiras embelezam edifício da Junta de Freguesia


O jardim contíguo ao edifício da Junta de Freguesia de Lordelo, passa a contar com mais cinco novos “inquilinos”. Tratam-se de cinco oliveiras que foram plantadas pela CM, de forma a dar um toque mais agradável aquela área, que se encontrava, um tanto ao quanto, vazia.

Campeão Nacional de Ralicross


O piloto lordelense Mário Barbosa sagrou-se campeão nacional de ralicross-Divisão 3, no ano transacto. Ao fim de algumas épocas a lutar pelo 1º lugar do campeonato, e depois de na época passada ter sido relegado para o 2º lugar, o certo é que Mário Barbosa alcançou o tão desejado 1º lugar, apesar de não ter começado o campeonato da melhor forma, devido aos inúmeros problemas técnicos que surgiram com o seu carro.

Cortejo 2008

Devido ao mau tempo, o cortejo de Carnaval acabou por não sair á rua, para desilusão de muitas pessoas. Os vários comerciantes presentes acabaram por ficar com prejuízo, bem como a organização, que avança com um valor na ordem dos 10 mil euros de perda.

O cancelamento do Carnaval deste ano,levou a organização a decidir, juntamente com a comissão de festas da cidade de Lordelo, sair á rua no próximo dia 28 de Julho, a jeito de marchas luminosas, num cortejo alegórico das festas da cidade de Lordelo.



Vai realizar-se no próximo dia 3 de Fevereiro, o tradicional cortejo de Carnaval de Lordelo, um dos maiores do género no Vale do Sousa.
Com saída prevista da Rua da Ferrugenta, às 14:30 horas, o cortejo irá percorrer algumas das principais artérias da cidade, terminando o seu percurso na Escola Eb 2/3 de Lordelo.
Este é um acontecimento que ano após ano se vem afirmando e solidificando, contando com a participação de inúmeros carros alegóricos que contemplam o humor, a crítica social e política, bem como a presença obrigatória neste tipo de acontecimento das escolas de samba, gigantones, grupos de bombos, fanfarras e também muitos populares, maioritariamente mascarados que se associam à folia.
Visite a Cidade de Lordelo.

Concerto de Reis


Em data dos festejos natalinos, (5 de Janeiro), e pelo 2º ano consecutivo, no Pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo, festejou-se a noite que a tradição dedicou à celebração da visita dos Reis, com um grandioso Concerto de Reis, cuja organização esteve a cargo da Câmara Municipal.
Em palco estiveram reunidas as três Bandas do Concelho (Vilela, Cete e Baltar) , com repertórios variados. Uma assistência entusiasta e multi-etária contribuiu para transformar o encontro num momento de plena alegria e esplendor musical.


Lordelo entra em 2008 com o pé direito

Alegria e muito champanhe foram o ponto forte da passagem de ano que decorreu no Pavilhão Rota dos Móveis. Organizado pela comissão de festas da Cidade de Lordelo, este evento visou angariar fundos para as citadas festas, bem como a sua promoção , dado que as festas da cidade estão a dar os primeiros passos, que se esperam seguros e duradouros. Centenas de pessoas deram as boas vindas ao novo ano, animadas pelo “set” do Dj Bruno R, que se prolongou madrugada fora.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você