sábado, 29 de dezembro de 2007

Exposição de Presépios

O Centro Paroquial da Igreja está a ser palco da 1ª exposição de presépios organizada pelo Grupo de Catequese da Paróquia. Esta mostra, que está a decorrer desde o dia 23 de Dezembro, terá o seu enlace no dia 1 de Janeiro.
A exposição conta com cerca de 25 presépios desde os mais tradicionais aos mais vanguardistas. Ao longo destes dias, foram em grande número os visitantes que já ali acorreram para apreciar estas “obras de arte” construídas pelas crianças da catequese infantil, adolescentes, grupo de jovens e respectivos catequistas, que deram largas á sua imaginação, sem nunca fugir ao tema proposto.


Orçamento da Junta de Freguesia para 2008
Ascende a cerca de 740.000€ a verba aprovada por unanimidade, na última assembleia de freguesia que remonta ao dia 27 de Dezembro último. Esta será a quantia que a Junta de Freguesia de Lordelo terá ao seu dispor para aplicar em beneficência desta cidade.


"CFPIMM" debateu qualidade em Educação e Formação

O CFPIMM, Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, localizado na cidade de Lordelo, organizou, no passado dia 14 de Dezembro, um Seminário subordinado ao tema “Procedimentos e Indicadores da Qualidade em Educação e Formação Profissional”, que contou com a presença de oradores representantes de várias instituições nacionais com vocação específica nesta
área, a saber: Agência Nacional para a Qualificação, Instituto Português da Qualidade, Associação Portuguesa para a Qualidade e Associação Portuguesa para a Certificação.
Este Seminário representou o encerramento do trabalho realizado no âmbito de um projecto aprovado pela Comissão Europeia (programa LEONARDO DA VINCI), trabalho parao qual o CFPIMM contou com a colaboração das seguintes instituições nacionais e estrangeiras: CFPIMM - Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (Coordenador) (Portugal); IFW – Institut für Wissenstransfer -
Universitãt Bremen (Alemanha); AIDIMA – Instituto Tecnológico del Mueble, Madera, Embalaje y Afines (Espanha); Seinãjoen Kouiutuskeskus, Sedu (Finlândia); PRKK - Pécsi Regionális Kepzo Kózpont (Hungria); AIMMP -Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal; CE-QUAL - Centro de Formação Profissional para a
Qualidade (Portugal); e ICCOPN - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (Portugal).
O referido projecto, designado PROQUALITY- Procedimentos e Indicadores da Qualidade em Educação e Formação Profissional, teve como objectivo principal a criação de um Quadro de Procedimentos e Indicadores da Qualidade em Educação e Formação Profissional. Este Seminário reuniu responsáveis pela gestão de instituições de Educação e Formação Profissional, técnicos responsáveis por Sistemas de Gestão de Qualidade e outros profissionais com intervenção nas áreas da Qualidade.

"Feira da Saúde" para a população de Lordelo

Nos passados dias 14 e 15 de Dezembro, decorreu na cidade de Lordelo, uma Feira da Saúde, promovida pela Servilord, que contou com o apoio da Fundação A Lord. Realizaram-se vários rastreios gratuitos da diabetes, audição, visão, podologia e dentista, que decorreram em várias salas do Salão Paroquial de Lordelo. Uma iniciativa muito participada e apreciada pela população, que assim pode analisar de uma forma gratuita, livre e descomprometida a sua saúde do momento.Este tipo de iniciativas está cada vez mais em voga, face ao facto de ser promovida em diferentes locais, o que descentraliza os espaços onde a saúde da população pode ser analisada.

Biblioteca "A Lord" festeja o seu 7º Aniversário

De 21 a dia 30 Novembro, a Biblioteca da Fundação A Lord festejou o seu 7º Aniversário, com um sem número de actividades (A Biblioteca e a Comunidade; Sessão de Cinema; Atelier de Expressão Dramática, A Branca de Neve e os Sete Anões; Um Roubo na Véspera de Natal e Vamos ouvir uma História) já habituais neste espaço. “A Tradição do S.Martinho” foi a exposição do mês de Novembro, depois de Mulheres Escritoras em Outubro, Povos de Africa em Setembro, A Peneda Gerês em Agosto e a Biblioteca Vai à Escola em Julho. Vamos ouvir uma história, Sessão de Cinema, A Billioteca Vai á Esco1a, Exposição, Teatro de Fantoches, Caixa e Baú da Biblioteca são outras das actividades desenvolvidas.

Homenagem merecida ao Sr. Álvaro do "Ronfe"

A cidade de Lordelo, numa organização da sua Junta de Freguesia, esteve em festa, no passado dia 19 de Outubro, para homenagear o sr. Álvaro Moreira Leal, ele que, neste momento, conta com 78 anos de idade, mas que, desde sempre, se dedicou a causas da Junta de Freguesia, o Aliados, e também a Paróquia e Cooperativa.
Deste modo, na Igreja Matriz, reuniram-se em missa de Acção de Graças, na qual foram ofertadas várias prendas ao homenageado, numa cerimónia presidida pelo pároco local,
Padre Rui. Destaque na cerimónia para a mensagem do seu neto, o missionário Álvaro, que se encontra na Coreia.
Logo de seguida, teve lugar o jantar de Confraternização, que juntou cerca de 180 amigos e familiares nas instalações da ADIL.
O Presidente da edilidade paredense, Celso Ferreira, e o da Junta de Freguesia, Joaquim Mota, nos seus discursos, mostraram-se sensibilizados em, num futuro breve, o homenageado contar com o seu nome numa rua da cidade, muito provavelmente na zona do Vinhal à Torre.

XIX Encontro Nacional JSF em Lordelo


A cidade de Lordelo acolheu cerca de 300 Jovens Sem Fronteiras (JSF), entre os dias 5 e 7 de Outubro, no seu XIX Encontro Nacional. “Móveis na Missão” foi o tema escolhido porque a indústria do mobiliário é uma das principais actividades económicas.
E foi com grande disposição e de uma forma alegre e criativa que os grupos das
quatro regiões Douro, Minho, Centro e Sul — se apresentaram na noite de sexta-feira. O 5 de Outubro deu o mote para um início de Nacional com pompa e circunstância que abriu caminho para o convívio, reflexão, oração e partilha ao longo dos dois dias que se seguiram.
Sábado de manhã permitiu reflectir sobre a mobilidade como jovens, cristãos e missionários. O padre Almiro Mendes, director do secretariado diocesano da missão relembrou que “na vida como na fé, nada é estático”.
Para além dos móveis, Lordelo é conhecida pela promoção do desporto. Por isso três personalidades da cena desportiva nacional (José Mota, Jorge Sousa e Cândido Barbosa) foram convidados a falar sobre o desporto como forma de partilha, conhecimento e interacção entre culturas. O fim de semana prosseguiu com inúmeras actividades, como visita a vários locais da freguesia.


I Arraial Sénior no Pavilhão Rota dos Móveis


O pelouro de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Paredes levou a cabo a I Edição do Encontro Entre Nós – I Arraial Sénior, no passado sábado, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.
O evento juntou mais de três mil pessoas e teve como objectivo dinamizar um encontro em simultâneo com todos os seniores do concelho, para que, desta forma, tivessem oportunidade de conviver e trocar experiências.
Esta iniciativa vem dar resposta à necessidade sentida por grande parte da população sénior, que sente que não é valorizada na actual sociedade e esquecido o seu bem-estar, em detrimento de outras faixas etárias.
O convívio teve início com um almoço, ao qual se seguiu uma tarde recheada de animação. Quim Barreiros, cantor bem conhecido e muito apreciado, em especial pelos mais velhos, proporcionou-lhes momentos inesquecíveis e de grande satisfação. A alegria estava estampada no rosto das centenas de pessoas que dançaram praticamente toda a tarde.
O presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira, presente no “Encontro” esclareceu que esta iniciativa tem como principal objectivo “reduzir o sentimento de solidão e ampliar a solidariedade”.
Revelou, ainda, que a autarquia vai continuar a dinamizar vários projectos junto dos mais idosos.

Cavaco Silva visita Lordelo


Foi com grande entusiasmo e satisfação que os lordelenses, receberam o Presidente da Républica, Aníbal Cavaco Silva, no passado dia 14 de Setembro, em visita ao concelho.
O presidente da Républica, presente numa das cerimónias em destaque do dia, a assinatura da APPIS, que decorreu no CFPIMM (Centro de Formação Profissional da Indústria da Madeira e Mobiliário), em Lordelo, felicitou de forma muito especial todos os parceiros esperando que "este exemplo possa fortificar", pois "será benéfico para todos", sendo que destacou ainda o facto d a aposta de Paredes no combate ao abandono escolar ser "o caminho certo".

 
© 2007 Template feito por Templates para Você