quinta-feira, 26 de julho de 2007

Festas da Cidade Salvador de Lordelo 2007



Realizam-se este fim de semana as Festas da Cidade de Lordelo, que ao contrário do que vem sendo hábito não se realizaram no 2º fim de semana de Julho . A organização das festas teve este ano a cargo da Associação Desportiva Unidos de Sta. Marta e da Junta de Freguesia de Lordelo.
Tendo as festas o seu inicio no passado dia 21, com o Festival de Folclore do Grupo de Danças e Cantares "Os Expansivos", o certo é que o ponto alto das festas ocorrerá dias 27, 28, 29 e 30.


De dar realce, ao já habitual Festival de Tunas, dia 27 pelas 21 horas, e que contará com a actuação da:


-Tuna Acad. da Univ. Moderna-Setúbal


-Oportuna-Tuna Académica CESPU-Gandra

-Tuna Acad. Inst. Ciênc. Bioméd. Abel Salazar-Porto


-Tuna Académica da Faculdade de Economia-Porto


-Tuna da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto


No dia 28, terá início ás 21:30 horas a actuação do grupo "Irmãos Verdade", seguida da Sessão de Fogo de Artifício, e terminará com a actuação, pela noite dentro, da artista internacional Cristiane Sollari.


No dia 29, ás 17 horas terá lugar a Grandiosa Procissão com andores do Salvador de Lordelo. Ás 21:30 haverá a actuação do Conjunto Típico "Os Lordes", seguido do grupo "Turma Musical" e no final uma sessão de Fogo Preso.
No dia 30, a actuação do grupo "Tradições" de Lordelo terá o seu início ás 21 horas e será seguida da actuação da Orquestra "Novo Espaço".




Um grandioso fim de semana a não perder!

domingo, 22 de julho de 2007

Jardim Central


No núcleo central de Lordelo encontra-se um espaço moderno que marca decisivamente a imagem urbana da cidade. Trata-se do jardim central, situado em frente ao edifício da Junta de Freguesia. Este espaço concilia actividades de lazer e recreio com actividades culturais, possuindo zonas pedonais, pista para velocípedes e áreas infantis, instaladas em três plataformas distintas que se destacam no parque cuja área global ronda os 5000metros quadrados. Numa dessas plataformas encontra-se um anfiteatro ao ar livre que suporta diversas realizações culturais e artísticas.

Moda Lordelo-14 de Julho de 2007

Em mais uma iniciativa das Jornadas Culturais, a Junta de Freguesia com a colaboração do grupo de jovens "Forças Vivas", realizou mais um Moda Lordelo, este ano com a 6ª edição. O público uma vez mais fez-se notar.
A noite começou com uma "actuação" da Escola de Samba de Lordelo e logo de seguida deu-se início ao desfile. Crianças e Jovens de várias idades desfilaram com várias colecções da Boutique Flor Zé, que teve ainda a colaboração da loja Tico e Teco, que nos presenteou com alguns dos seus cães para o desfile.


É muito bom ver gente bonita e conhecida da terra, que por uma noite nos mostra o seu talento no ramo da moda.
Uma grande iniciativa, que todos os anos vem sendo do agrado do público, e por isso será com toda a certeza algo a manter nos anos vindouros!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

VI Moda Lordelo

Amanhã, dia 14, decorrerá mais um Moda Lordelo, este ano com a 6ª edição. Este evento, como já vem sendo hábito, realizar-se-á no Jardim Central de Lordelo, e terá início ás 21 horas.
Contará com a participação de uma loja da freguesia (Flor Zé), que deste modo terá oportunidade de mostrar as peças de vestuário por si comercializadas, através de um desfile de moda. Esta é mais uma iniciativa englobada nas Jornadas Culturais, e que como já vem sendo tradição chama muito público. A não perder...

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Campeonato Nacional de Trial


Realizou-se em Lordelo a 7ª prova do campeonato nacional de trial outdoor 2007, no passado dia 8 de Julho.Esta 7ª e penúltima jornada do Campeonato disputou-se em quatro voltas a um percurso com oito zonas de obstáculos, com pedras de granito entremeadas com terra muito seca. O piloto do Porto, André Garcia, sagrou-se campeão nacional de Trial pela décima vez consecutiva. O piloto mostrou-se sempre imbatível, instalando-se no comando desde a primeira volta. Nas restantes classes, os vencedores foram José Alves (Promoção), Carlos Alves (Veteranos), José Miguel Nogueira (Iniciados), Pedro Marques (Open) e Lucas Lorblanchet (Infantis).O Nacional de Trail termina agora com uma prova na cidade do Porto. A prova teve a organização da No Limite e o apoio da Junta de freguesia de Lordelo.

II Edição do 24horas BTT de Lordelo


No fim se semana de 7 e 8 de Julho, Lordelo foi palco de mais uma edição do 24hrs BTT Lordelo. Num percusro de cerca de 13 km pedalaram ao longo de 24 horas cerca de 344 atletas, de ambos os sexos, quer individualmente, quer em equipas de 2 ou 4 elementos. Uma prova já de si desgastante, por ser de várias horas em cima do selim da bicicleta, para além das dificuldades do percurso, que teve no calor e no sol outros opositores de grande nível. Ricardo Melo, em masculinos, e Célia Janeiro, em femininos, respectivamente com 28 e 12 voltas, foram os grandes vencedores ao nível individual desta prova. O evento foi organizado pela Candibyke, e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Lordelo e a Câmara Municipal de Paredes.
Pelo 2º ano consecutivo, mais uma prova de sucesso.




Prova de Atletismo em cadeira de rodas

Alexandrino Silva, de Barcelos, com 5 voltas ao percurso de 8 km, em 28minutos e 31 segundos, seguido de Pedro Barroso (2º) e Fernando Mendonça (3º), foi o grande vencedor da prova de Cadeiras de Rodas que teve lugar em Lordelo no passado dia 30 de Junho.
A prova disputou-se com partida e chegada no Jardim Central de Lordelo, e teve uma adesão de cerca de 20 atletas, fazendo com que 0 muito público que se concentrou nas bermas da estrada se entusiasmasse no apoio aos atletas.
Uma prova diferente, que foi organizada pela Associação Portuguesa de Deficientes, com o apoio da Junta de freguesia de Lordelo.

"Encontro Entre Nós"-2007

Realizou-se hoje, depois da 1ª data ter sido cancelada, o passeio anual proporcionado pela Câmara Municipal, onde participaram cerca de 600 idosos, da Freguesia de Lordelo, acompanhados por muitos elementos da Junta de Freguesia, incluindo o presidente da mesma, Joaquim Mota.

O destino escolhido foi Puebla de Sanabria, uma pequena localidade na Província de Zamora, no nosso país vizinho-a Espanha.
Os 11 autocarros partiram ás 8 da manhã do Jardim Central, com o bom tempo ajudar. A boa disposição estava presente, e a expectativa para um bom dia de diversão era grande.
A primeira paragem do dia ocorreu para o pequeno-almoço, em Vila Pouca de Aguiar, e a tão esperada chegada ao destino final ocorreu por volta da 1hora da tarde. O almoço foi junto ao Parque Natural do Lago de Sanabria, e foi acompanhado por muita animação.










Da parte da tarde, seguiu-se a visita pela zona histórica, e aqueles que preferiram continuaram a "festa" junto ao Parque Natural.
No final do dia, e já no regresso a casa, foi efectuada uma paragem para jantar,novamente em Vila Pouca de Aguiar, e foram muitos os que quiseram dar um ar da sua graça num "bailarico".
A chegada a Lordelo, após este grande dia foi por volta da meia-noite.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Jornadas Culturais:7 e 8 de Julho

BTT 24 HORAS LORDELO: Este fim de semana arrancará a 2ª edição do 24 Horas BTT de Lordelo. O percurso deste ano, totalmente diferente do ano passado, terá uma extensão 13,2Kms, com grau de dificuldade médio/alto, piso variado e irregular, declives ascendentes e descendentes entre obstáculos naturais. Grande parte será desenrolado á margem do Rio Ferreira, com paisagens fantásticas sem dúvida.






Para o efeito, encontram-se inscritos mais de 300 participantes, que estão divididos por "equipas" individuais, de 2 e de 4 elementos. Os participantes são oriundos de diversos lugares, em especial número de Lordelo.




Com início e meta nas imediações do Jardim Central, o evento inicia-se às 12 horas do dia 7 de Julho e termina às 12:00 horas de 8 de Julho.



Para mais informações: http://www.candibyke.com/







CAMPEONATO NACIONAL DE TRIAL:

Lordelo Agradece 2007

Foi em 1 de Julho de 2003,que Lordelo passou a ostentar o título de “cidade”. Para comemorar a data celebrou-se nesse dia o Lordelo Agradece 2007, no Salão Paroquial da Igreja. Inicialmente previsto para o jardim Central de Lordelo, devido ao mau tempo, com ameaça de chuva e frio, optou-se por uma mudança de local. Esta mudança acabou por ser bem positiva, pois o salão encontrava-se completamente cheio, quer nos lugares sentados, quer nas galerias superiores, quer em pé. Eram várias as personalidades de vários quadrantes, que marcaram presença, tais como, o presidente da câmara, Celso Ferreira, membros do executivo camarário, presidente da junta de Lordelo. O ambiente estava propício para uma noite de festa, simples, mas muito especial. Tudo começou e finalizou com a apresentação e actuação de um novo grupo musical lordelense “Tradições”, constituído por homens e mulheres de várias idades, que com os seus cantares e sons de instrumentos tradicionais, fizeram a sua estreia nacional.
De seguida, a entrega dos galardões, incluída nas comemorações do 4º aniversário da elevação de Lordelo. A cerimónia teve um ponto alto na homenagem com rosas, música “Chuva” de Marisa, projecção de fotos e muitas palmas e lágrimas, à família do Sr. Albano Amaral, ex-Presidente da ADIL, e já falecido.
Padre Zé e Sr. António Coelho, na acção humanitária, “As carreteiras", e Sr. Costa da Empresa na arte/comércio e indústria, Milene Coelho no desporto e o Centro sócio Educativo de Parteira, nas instituições, e “Tribuna Pacense”, o órgão informativo. Para finalizar, ainda antes de cortar o bolo e champanhe e também do fogo de artificio, teve lugar a entrega do galardão de Personalidade do Ano, ao Arquitecto Vítor Martins, natural de Lordelo, que já projectou grandes obras, pela cidade, concelho, região, Portugal e estrangeiro.

Campeonato Nacional de Matrecos adiado

Devido há chuva que ameaçava cair no fim de semana passado, o Campeonato Nacional de Matrecos acabou por não se realizar sendo adiado para nova data a agendar. O Lordelo Agradece, pelo mesmo motivo, acabou por ser realizado no Salão Paroquial de Lordelo, e não no Jardim Central como tinha sido anunciado. Mesmo assim, pode contar com a "casa" cheia.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você