sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Carnaval Lordelo 2007



domingo, 4 de fevereiro de 2007

JUL- Juventude Universitária de Lordelo


Foi no ano de 2003 que foi fundado este grupo pelas mãos do Sr. António Manuel. Na sua primeira reunião, para a qual foram convidados todos os alunos lordelenses que frequentam o ensino universitário e ou politécnico, estiveram presentes 26 estudantes,e na primeira aparição pública 52, desde caloiros a finalistas sendo que estes últimos receberam das mãos do Pároco de Lordelo, Pe.Rui, as suas fitas de curso assinadas.

No 1º encontro foi dito pelo mentor do grupo, o Sr. António Manuel, entre muitas, as seguintes palavras:"Não procurem saber o que Lordelo pode fazer por vós, mas o que vocês podem fazer por Lordelo... ... e s por alguma razão, profissional ou de outra ordem, tiverem de abandonar as origens, nunca percam aquela mística nem o orgulho de dizerem, eu sou de Lordelo".


Este grupo avançou com algumas iniciativas na comunidade. Entre elas destacam-se o encontro anual, e um jornal a que se chamou "Capas Negras", que já conta com sete números.
O 1º Encontro da Juventude Universitária de Lordelo decorreu no dia 19 de Outubro de 2003.
O 4º encontro decorrerá este ano de 2007, já no próximo dia 11 de Março.

Lordelo, seus Missionários e Ordenações

Lordelo preza-se de ter seis padres missionários da terra. São eles:




Padre Zé Costa ordenado em 2 de Setembro de 1979;












Padre Fernando Rocha ordenado em 21 de Julho de 1991, em missão na Amazónia;









Padre Fernando Carneiro ordenado em 21 de Julho de 1991, em missão na África;







Padre Loureiro, ordenado a 28 de Maio de 2000;









Padre Álvaro Pacheco, em missão na Coreia do Sul.







sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

O Rio Ferreira depois de dois dias de fortes chuvadas!

Todos os dias faço o mesmo percurso, a caminho da entrada da A41 em Sobrado. Uma das coisas que nunca deixo de reparar é sem dúvida no Rio Ferreira. Quando deambulamos sozinhos, temos mais a tendência de reparar no que nos vai surgindo no caminho. Passava lá eu no dia 5 de Dezembro, um dia de grandes chuvadas, e olhando para o estado do rio, achei o que via fabuloso. As margens estavam completamente galgadas. Resolvi então parar o carro para poder apreciar melhor. O barulho das águas, e a força da corrente estavam num estado que eu nunca tinha visto, ou pelo menos nunca tinha reparado até aquele dia. Tive pena de naquele momento não ter comigo uma máquina fotográfica.
No dia 6, saí de casa já prevenida. Contudo estava um bonito dia de sol. Quando lá passei, já o nível das águas do rio tinha descido consideralvelmente. Resolvi parar à mesma, e descer até ao pé do seu leito. Já no Verão quis várias vezes ir aquele local pois estava sem dúvida excelente, devido ao trabalho de várias pessoas que tinham transformado a nossa "Praia dos Pobres" num agradável local de convívio. Desde balizas improvisadas, cabana nas árvores para os mais pequenos, vedação de toda aquela área, uma ponte de passagem para o outro lado do rio...Tudo isto feito somente com troncos de árvores!!
Nesse dia quando lá cheguei vi que já pouco restava desse cenário de Verão. As águas tinham destruído já muita coisa, inclusivé a ponte. Contudo não deixava de ser um cenário bucólico.
Após ter tirado inumeras fotografias, segui o meu caminho.
No dia 7, após uma noite intensa de fortes chuvadas, lá passava eu pela manhã e não resisti a parar. O cenário já era completamente diferente do dia anterior. O rio estava a começar a ganhar as proporções do que tinha visto dois dias antes. Ao fim da tarde, quando regressava a casa, já se encontrava nesse estado. Chovia imenso e estava um vento muito forte. Mas não resisti em sair do carro e tentar tirar algumas fotos.
Apesar de nada conseguir retratar aquele cenário, deixo-vos com algumas das fotos que tirei naqueles dois dias-6 e 7 de Dezembro de 2006.


 
© 2007 Template feito por Templates para Você