terça-feira, 24 de abril de 2012

Festa em Honra de Nossa Senhora do Alívio



No 3º Domingo da Páscoa, Lordelo celebra a Festa em honra da Nossa Senhora do Alívio. Durante muitos anos, esta era uma festividade que atraía muita população, quer fosse para as grandes noitadas animadas por cantores/grupos do panorama nacional, quer para a parte religiosa. 

Hoje, a festa apenas compreende a celebração eucarística da parte da manhã e a procissão solene da parte da tarde. Contudo, ainda são muitos aqueles que fazem questão de marcar presença, quer por devoção, tradição ou gosto.


Fotos: 2011

37 comentários:

Anónimo disse...

que javardisse nem fazem festa

Anónimo disse...

ou menos pudiao chamar a banda os the gift sempre animava um pouco a banda-

Anónimo disse...

metallica em lordelo para o ano 2012 era mesmo brutal nas nossas festas er uma boa ideia. miguel metaleiro

Anónimo disse...

Sra do alivio 2024 era bom que voltasse a vir as festas em honra a esta santa de lordelo.

Anónimo disse...

O culto da sra do alivio é justo e é uma tradição antiga a tradição tem de ser mantida pra toda a vida.

Em Lordelo também devia de existir a cultura de mais divindade de outras tradições antigas como por exemplo cultuar as a tradição afro-brasileiro a tradição umbanda e quimbanda são tradições de varias divindades chamadas de orixás-exus para vários ritos por exemplo ritos de prosperidade, limpeza astral etc..

Lordelo devia de crescer mais na tradição religiosa esotérica era muito bom que isso acontece-se

Anónimo disse...

Halloween


Hoje é dia de Halloween fazer uma homenagem aos defuntos de quem já faleceu á muito ou pouco tempo, pôr aboboras com velas ou então só as velas era um ótimo culto, era uma ideia original , devia-se de fazer esta festa pagã em Lordelo na rua do vinhal para a haver mais cultura e tradição pra frente é que é caminho.

Era bom que existisse esta possibilidade de fazer este ritual da paz na rua do vinhal, porque essa parte de Lordelo tá muito ao abandono e desertificado, era da maneira que o povo vinha mais á rua para festejar, estar em momento de amizade pra socializar e estar em comunidade era fixe que acontece-se isso

Lordelo tem de ter mais tradição e cultura.






Anónimo disse...

O são martinho é daqui a uns dias, deviam era de fazer na rua do vinhal um magusto tradicional.


O melhor local para se fazer um magusto era a onde antigamente ponham os carroceis nas festa do vinhal tem bem espaço pra fazer uma festa a este santo.

Lordelo tem que crescer, crescer e crescer muito em tradições.

Anónimo disse...

É já manha o São MARTINHO, era de fazer uma homenagem a este santo divinal uma festa com magusto e fogueiras acesas para homenagear este santo divino espiritual da parte da caridade para com este santo porque este santo era de fazer o bem aos pobres.

O melhor sitio para esta festa tradicional a este santo, seria fazer na rua do Vinhal a onde tem os campos onde ponham os carroceis na festa da sr do alivio ai era o melhor local, mas ninguém faz nada por Lordelo.

O povo do vinhal precisa de uma festa bem grande para haver movimento cultural e para com as pessoas do povo para DIVERTIREM-SE mais, era fixe que existisse essa possibilidade.

O vinhal está sempre deserto e abandonado se houvesse mais festas culturais havia mais movimento na rua e mais socialização do povo do vinhal isso era bom para crescer um Lordelo melhor na parte social e cultural.


Lordelo tem que crescer mais em tradições e origens da cultura Lordelense,

Por um Lordelo melhor.


Anónimo disse...

Devia-se era de fazer em Lordelo a onde era o "palco da festas do vinhal no #campo antigo" uma tenda de umbanda. um mini parque ecológico, e uma mini capela das almas.

ótimo seria um parque para trabalhos das divindades dos exus-orixás afro-brasileiros da religião umbanda e quimbanda. Era bom que existisse no vinhal esta oportunidade porque assim havia mais tradição e sabedoria da religião espiritual em Lordelo era mesmo ótimo que viesse esta religião dos orixás para Lordelo.

A ideia do terreiro de umbanda no "tal campo antigo no vinhal" o terreiro é para cultuar exus e fazer trabalhos amorosos, limpeza espiritual etc...

Na parte do mini parque seria para por oferendas para prosperidade etc...

#Capela das almas para quimbanda também dá para trabalhos e oferendas,

Também na quimbanda á trabalhos pesados mas depende da situação, trabalhos amorosos, trabalhos de prosperidade e trabalho de limpeza astral de descarrego estes ritos de limpezas astrais é bom para o dia a dia e é uma ajuda ótima espiritualmente na vida.

Todo isto pra dizer que era uma ótima ideia que Lordelo crescesse na situação da parte religião espiritual de orixãs.

Lordelo tem de ter novas tradições religiosas espirituais, por um Lordelo melhor.

Á que ter bom respeito pela umbanda e quimbanda.





Anónimo disse...


Uma ótima ideia para Lordelo ter uma parte espiritual magnifica, era fazer uma pequena capela á beira do fontanário enfrente á capela do vinhal para por uma estatua do BUDA porque é um espirito que traz felicidade e é prospero assim fazia-se oferendas de velas ou fazer orações sobre felicidade etc... a esta divindade e cultuar na rua do vinhal.

Crença é crença e fé é fé, o povo de Lordelo iria gostar de certeza é só uma sugestão e opinião positiva para Lordelo ter locais sagrados, a ideia de uma capela para o buda era de facto excelente.

Lordelo tem de crescer sempre na cultura pra frente é que que é caminho.

Anónimo disse...

Era magnifico que se fizesse um pinheiro na capela do vinhal e iluminação de natal pelas ruas de Lordelo na torre alta e no vinhal só para dar um ar de época "natalícia"

Antigamente ponham iluminação na mini rotunda do stop perto do "café por do sol" agora nem isso, Lordelo é só lai pra baixo no centro, tá a ficar uma tristeza em tradições antigas.

Lordelo tem que estar mais forte nas tradições de antigamente.

Anónimo disse...

Em certos sítios fazem o maior paio natal do mundo, só em Lordelo é que não fazem estas tradições natalícias, podiam fazer um grande pai natal na rua do vinhal para festejar esta época de natal.

Fazer uma ótima festa com feira tradicional de natal era uma grande ideia para o povo do vinhal, sempre animava aquele local e assim havia mais socialização e comunicação com as pessoas, esse sitio tá muito esquecido e muito desertificado, tem que existir mais vida da cultural e tradições.

Anónimo disse...

Fazer uma festa fim de ano 2023 para 2024 na rua do vinhal e para o povo da da torre alta, era bom e era da maneira que o povo tinha mais divertimento naquela rua do vinhal, era uma ideia espetacular tem de haver mais tradição cultural em lordelo isso é importante para a comunidade lordelense.

Anónimo disse...

Á aldeias de Portugal que tem a tradição do bolo rei mais grande do natal

Podiam era fazer também esta tradição do natal na "RUA DO VINHAL", ou seja o vinhal também tem o direito á tradição e ao "bolo rei mais grande do natal", por isso á que manter as tradições antigas sobretudo para o povo da rua do vinhal.

Anónimo disse...

O que é A fogueira do galo que se fala tanto sobre esta historia e o ritual natalício de Bragança, ou seja a tradicional da fogueira do galo, é fazer uma fogueira tradicional do povo , dizem que fazem a missa do galo e o costume cultural lá pra cima é fazer essa tal fogueira dai mantem esse costume divertido.

O galo canta nesse dia 24 de dezembro e a lenda é verdadeira pra estes lados de lordelo, e na realidade é que á meia noite de 24 pra 25 de dezembro o galo canta mesmo. :)

EM bragança fazem a tradição da fogueira do galo, também deviam de fazer esta tradição da fogueira em Lordelo na rua do vinhal, era fixe manter a tradição , era uma maneira divertida de sair para a rua conviver, socializar, estar em harmonia, manter a tradição e estar em união com o povo da rua do vinhal, e também o povo da rua da torre alta , seria um dia de natal alegre e feliz em lordelo, alguém que pense nestas ideias e tradições antigas para a cultura estar viva na cidade de lordelo .

Anónimo disse...

Deviam de fazer uma festa de passagem de ano para recebe 2024 na rua do vinhal em lordelo, isso é quera era mesmo fixe, tem de haver uma oportunidade de fazer uma festa naquela rua antiga de lordelo.

Anónimo disse...

Iemanjá do brasil

A santa Iemanjá é conhecida também Yemọjá, pela historia Iemanjá é da Nigéria e é muito sagrada no brasil.



Ela é uma santa espiritual, é uma "orixá da religião umbanda que é muito conhecida pelo povo afro-brasileiro" e que cultuam esta santa no brasil.

Iemanjá é e segundo se fala que protege o mar, é Padroeira dos pescadores, e do rios, pode-se fazer oferendas de prosperidades etc.....

Esta divindade devia de ser cultuada em Lordelo na "rua do vinhal", poderia alguém fazer uma capela pequena para CULTUA-LÁ e manter um local de culto á tradição de umbanda para esta santa protetora, isso era mesmo uma ideia espetacular.


Era bom ter a umbanda em lordelo, a cidade de lordelo tem de crescer mais na religião espiritual esotérica para frente é que é o caminho

É PRECISO TER força crença fé ESPIRITUAL .



Anónimo disse...

Á certas tradições dos reis que são muito fixes, por exemplo em Mirandela fazem a fogueira dos dos reis e noutro local aqui por Portugal fazem uma tradição do bolo rei gigante, era bom fazer estas duas tradições em lordelo na rua do vinhal fazer algo parecido e "manter as tradições antigas" á que fazer mais festas de "convívio" naquela "rua do vinhal" por um lordelo cultural melhor. :)

Anónimo disse...


Mais uma ideia para a cultura em Lordelo



Á certa tradições de Lordelo que se mantem é verdade, e que tal a sugestão de existir na rua do vinhal ter um forno comunitário, era mesmo uma ótima ideia para o lordelo.

Se existem aldeias antigas em Portugal o "forno comunitário" então Lordelo também devia de ter um forno para o nosso povo, á que manter as origens e tradições antigas para melhorar a cultura na rua no vinhal.

Anónimo disse...

Alguém devia era de fazer uma capela das almas na rua da Sra. do alivio para cultuar trabalhos afro-brasileiros da umbanda e quimbanda, rituais de prosperidade limpeza espiritual, magias de amarração e firmeza de proteção espiritual para a divindade "tata caveira" é um exemplo.

Em português Tatá é uma palavra do idioma do povo banto por isso em Portugal significa é "pai caveira".

Anónimo disse...


Carnaval da rua da torre alta


Dizem por ai que havia coscuvilhice no dia de almoço do cozido de "domingo gordo na rua da torre alta", essa situação é desagradável se é que é verdade essa cena entre as pessoas da rua que faziam esse tal almoço carnavalesco .

Gente intrometido não devia andar nesses eventos festivos.

Tudo isto pra dizer que esse almoço de carnaval de domingo gordo do bom cozido á portuguesa devia de voltar ao ativo, ou seja deviam de fazer e manter a tradição viva, mas lordelo em vês de manter essas festas tradicionais na rua só perdem coisas boas, perdem a tradição e perdem a cultura em lordelo.


Tem de se manter estas tradições antigas do carnaval, seja na rua , ruela ou outro sitio qualquer, devia era alguém ter continuidade da cultura do nosso povo de lordelo é uma ideia pra refletir e pensar nessa situação.


E o que deviam era de fazer marchas carnavalescas, o almoço na rua da torre e uma fogueira acompanhada como fogo de artificio isso é que era uma grande festa bem animada, era tao fixe que isso acontece-se .

Anónimo disse...

A ideia de uma fogueira tradicional carnavalesca em lordelo


Deviam de fazer na Rua Nossa Senhora do Alívio ou na rua da torre alta, uma marcha de carnaval, fogueira de carnaval de purificação dos males da vida, queimar bonecos de trapos ou ferreirinhos com pirotecnia e uma sessão de fogo de artificio, isso é que era bué fixe mesmo, ia ser divertido para a população de lordelo estar, em união e num convívio alegre, era grande ideia para a terça feira de carnaval.

Anónimo disse...

MAXIMON ou San Simón


A HISTORIA de MAXIMON ou também san simon o nome original da entidade espiritual, mas é mais conhecido por maximon.

O país de origem deste espirito maximon é do Mexico-Guatemala.


Este espirito é falado por certos pedidos que se pode pedir como por exemplo: pedidos para ter amor , SAUDE, prosperidade e proteção.

A oferenda É bebidas, e charutos ou cigarros, flores, velas, comida , incenso, DINHEIRO.

A PARTE DA COMIDA OFERENDICA É DESCONHECIDO, mas basta ir á net ver alguma informação que haja por lá.

Mas atenção a oferenda mesmo original é bebida, cigarro / charuto e velas para o espirito atender os pedidos importantes.


Tudo isto pra dizer que em lordelo devia de ter este santo espiritual pagão para manter uma religião espiritual mais FORTE na nossa terra.

FIXE era fazer uma Capela na "RUA do Vinhal" para cultuar o espirito MAXIMON e oferenda-lo para estes bons pedidos da vida.


Lordelo tem de ter uma capela própria para varias divindades pagãs e um local santo para dar oferendas a todos os santos.

lordelo tem de cresce mais na religião espiritual.

Anónimo disse...

É oficial á varias oferendas para o santo MAXIMON ou San Simón


Afinal de contas á comida tradicional para o santo espiritual MAXIMON.

A 1ª oferenda- whisky, aguardente e cigarros ou charuto, copo com agua, refrigerante de coca-cola de 2 litros segundo consta a lenda, flores, moedas ou incensos e velas de cores para vários significados.

A 2ª oferenda é uma comida original para o santo- tortilha mexicana chamada de pão de folha, feita de farinha de milho.

A 3ª oferenda - cerveja, doces, bolos é o que consta a historia.

O que resta é fazer as oferendas com crença e muita fé no mundo espiritual.

Crença é crença e fé é fé

Mais uma vez é de refletir a ideia de fazer em lordelo uma capela apropriada na "RUA do Vinhal" para fazer oferendas espirituais para pedir proteção, SAUDE e prosperidade.


Anónimo disse...

O santo argentino chamado Gauchito Gil Protetor contra Violência

Gauchito Gil este santo é da argentina dizem que é contra violências da sociedade , mortes violentas, é o que se ouve falar deste santo, é uma historia muito comprida da vida desta divindade espiritual, o que interessa é que ele como santo espiritual é muito bom para proteger tudo e todos destes problemas e sociais.

Existe o culto a este espirito de um forma fácil pra pedir proteção.

A oferenda é vinho tinto, cigarro , cerveja e vela branca segundo se fala no ritual.

Por isso á que fazer uma capela de culto pagão na "RUA do Vinhal" era uma excelente ideia para quem gostar do mundo espiritual e oferendar estes santos.

Anónimo disse...


Maria Antónia Deolinda Correa a santa milagrosa da argentina


Mais uma história de uma santa em que foi uma situação complicada.

Dizem que era uma santa que gostava do marido, mas o marido teve que ir para a guerra, a mulher foi atrás no marido, seguindo a trilha da tropa, com seu filho nos braços. Depois de longa uma caminhada, cansada, pelo caminho de um deserto e sem água, Deolinda morreu de sede.

FALA-SE que um milagre da santa aconteceu a apos a morte da santa Deolinda.

E reza lenda que então a mãe morreu, mas o filho estava vivo porque amamentou-se ainda mesmo com a mãe já morta, dai é este o " MILAGRE" que aconteceu.

A oferenda da santa Deolinda dá-se flores, vela branca pra pedidos e uma garrafa de agua.

A agua representa saciar e satisfazer a sede da santa.

Ate se pode acrescentar que ela é padroeira da agua, dos filhos, do amor e família oficialmente.

Pode-se pedir á santa milagres de saúde e proteção para viagens. E também como oferenda pode-se dar um objeto de carro talvez seja pra proteção do carro , seja qual for intenção da proteção e do pedido o que conta é a crença e a fé.

Mais uma vez é de pensar seriamente em fazer uma capela para este tipo de cultos de religião espiritual, mais uma santa que devia ser cultuada em lordelo na "rua do vinhal" era muito fixe ter uma capela pagã para oferendar estes santos divinos .









Anónimo disse...


SANTO António Moreira Lopes

O santo mais humilde de Beire


Dizem que era um santo por ser bondoso e humilde para os pobres e mais necessitados, dizem que ele Cozinhava pão de noite para andar a distribuir aos pobres dai dizem que este santo espiritual era venerado e cultuado por fazer o bem a toda gente, hoje em dia o povo pede pedidos ao santo, milagres para a situações de saúde e doenças em geral.

A oferenda são vários velas, rosas e entre outros coisas.

Mas numa opinião sincera também se devia dar como oferta e OFERENDA ao Santinho de beire, uma broa ou mesmo qualquer tipo de pão ou molete ou regueira para manter o culto e homenagear o santo, por ele dar pão aos pobres naquela altura, se era um santo de fazer o bem então era uma grande oferta e pedir ao santo que nunca falte o pão na mesa das famílias isso é o mais importante para pedir ao santo e cultua-lo de uma forma com muita caridade e bondade.


Era mesmo fixe em lordelo na rua do vinhal ter uma capela de cultos de religião espiritual, dar ofertas a todos os espíritos do bem e homenageia-los para toda a vida.

Anónimo disse...


Gauchito Gil o santo padroeiro e Protetor

Resumindo uma 2 ªparte das historia de Gauchito Gil, dizem que gil viu um anjo e o anjo disse que não devia derramar sangue entre irmãos, dizem que gil fugiu, foi capturado e penduraram de cabeça para baixo numa árvore e o degolaram.

Antes de Gil morrer, disse que perdoava o soldado que iria matá-lo e que este, quando voltasse para casa, iria encontrar curado o filho que estava doente, o filho era do soldado .

Dai o filho do militar ficou curado é este o milagre segundo consta.

Ou seja gil é santo milagroso da cura originalmente dizem também que é padroeiro do motoristas, á que ter a crença neste santo protetor de saúde e de doenças.


A oferenda é cigarro , cerveja e vela branca segundo é a oferta deste santo espiritual.

Anónimo disse...

ALGO mais importante sobre Gauchito Gil

Gauchito Gil é santo padroeiro dos camionistas e Protetor de cura e contra violência e também é protetor dos mais pobres, agricultores e camionistas

Resumindo o texto de ontem, o soldado que ia matar santo gil, tinha o filho doente mas se o tal soldado mata-se o santo perdoava-o se reze pra ele, e o filho ficava curado dai deu-se o milagre deste santo.

DIZEM que nas "estradas de Argentina se vê centenas de capelas dedicadas a Gauchito Gil", onde os viajantes põem OFERENDAS de cigarros, vinho tinto ou branco, cerveja e vela branca como pedido de pessoas que pedem favores ao santo e que o cultuam com estas ofertas pedindo milagres.

Este santo deve ser bem cultuado com caridade se ele fez este milagre de cura á que manter a devoção e a sua oferta nas ruas como manda o culto espiritual.


URGENTEMENTE alguém que faça em "lordelo na rua do vinhal a capela das almas" para os "cultos pagãos" e dar oferendas em ruas como manda a tradição espiritual.

Anónimo disse...

A Oferenda deveria ser o pão entregue ao santo de beire como oferta original


Numa opinião sincera também se devia dar como oferta e OFERENDAR ao Santinho de Beire-Paredes, uma broa de milho, moletes ou regueifa para manter o culto e homenagear o santo, por ele dar pão aos pobres naquela altura, se era um santo de fazer o bem então era uma grande oferta e pedir ao santo que nunca falte o pão na mesa, isso é o mais importante para pedir ao santo e cultua-lo de uma forma com muita caridade e bondade.

Anónimo disse...

Por um lordelo melhor e mais pagão espiritual


Em de lordelo na rua do vinhal podia haver uma forma de se fazer uma capela das almas para se puder cultuar e oferendar as ofertas para todo tipo santos e santas, deuses e divindades seja da parte de espíritos pagãos do próprio povo.

A cultuar religião exus orixás afro-brasileiros da religião espiritual umbanda e quimbanda.

Cultuar o budismo o buda entre outras espiritualidades do mundo pagão era muito fixe que isso acontecesse á que manter a tradição espiritual.

Lordelo tem algumas igrejas e capelas católica, agora têem de dar a vez de haver mais cruzeiros nas ruas do vinhal, na rua da torre alta etc...., mais pequenas capelas das almas nas estradas e também existir uma capela pagã para se ofertar as oferendas aos santos espirituais.

E também não esquecer de cultuar os nossos ente queridos que já faleceram pôr numa capela fotos de familiares e oferecer velas acesas em homenagem a quem já partiu e que deixam saudades.

Anónimo disse...

Espíritos pagãos do próprio povo

Quando na parte da frase do texto em cima onde tá referido, "espíritos pagãos do próprio povo " é a referir que naquela aldeia pode ter, um santo ou mais santos daquele aldeia, onde em vida viveu e morreu e ficou como santo de um povo por um motivo ou situação de milagre é um exemplo.

Por exemplo em arreigada existe uma santa chamada a santa de arreigada, esta santa é daquele próprio povo é uma maneira de falar, á outro exemplo o santo de Beire é um santo daquela povoação propriamente dito lá está é só um maneira de dizer.

Mas é claro que um povo pode ter todos os santos de uma aldeia de origem o tal exemplo a santa de arreigada, os deuses, santos católicos ou orixás e outras divindades de outras espiritualidades dai é obvio que todo um povo é pagão .

Anónimo disse...

Drusuna Deusa do povo lusitano

Os lusitanos é de uma família celta, segunda reza é a historia, existe uma deusa do povo celta o nome da deusa é Drusuna.

O mais impressionante é que ninguém cultua esta deusa aqui em Portugal, devia de haver o ritual sempre ativo desta divindade, porque dizem que ela a representação da floresta, isto significa que é a deusa protetora da floresta e da natureza numa sincera opinião sobre este assunto.

Por uma informação originalmente á uma oferenda pra esta deusa ser cultuada

A oferenda são partes de azinheira as bolotas, e folhas de carvalhos como simbologia á deusa espiritual

A que manter a tradição da religião pagã e respeitar este rito e culto espiritual.




Anónimo disse...

Tongoenabiago o deus lusitano das aguas


Este ser espiritual ele é conhecido por, o deus da Fonte, deus das águas, mas também deus do rio.


A oferenda não se conhece.


O melhor é renovar uma tradição um pouco desconhecida pois a oferenda seria e vai ser oficialmente feita.


A "OFERENDA" é fácil, pôr num papel o nome do deus e fazer um pedido de milagre e colar na garrafa de agua e pôr um copo com agua para energizar o espirito para que o pedido seja realizado e vela branca acesa.

Sendo um deus das aguas á que pedir a este deus para que nunca falte agua para beber, que nunca falte agua nos rio e que não falte agua nos fontanários, á que oferenda-lo sobre tudo em dias de calor extremo quando vier a época do verão é uma ideia original.

Nunca esquecer a oferenda, então é escrever o nome do tal deus, fazer o pedido e colar na garrafa, copo com água e vela acesa e manter crença e fé.

Anónimo disse...

A tradições de Lordelo que nunca se fez



Á tantos lados aqui no norte de Portugal que fazem a serragem da velha e entre outro ritos, só em Lordelo é que não fazem essa festa espiritual, Lordelo tem que crescer mais nos cultos paganicos.

Deviam de fazer na rua do vinhal esse ritual da serragem e a fogueira dessa tradição antiga, era uma ideia fixe para Lordelo crescer mais nos cultos espirituais.

Anónimo disse...

A ideia do culto de velas para Lordelo



Em Lordelo na rua do vinhal, podiam pôr um local de devoção e culto para as pessoas queimar as velas para pedir orações de cura aos santos, e orações aos familiares doentes, era uma ideia espetacular.

Lordelo devia de ter um local igual ao de Fátima, faz- se o pedido queima-se a vela e tá o culto feito.

Anónimo disse...

A arvore figueira é local de culto

A figueira fala-se que é uma arvore mística no tempo de jesus, dizem que é um sitio de paz e prosperidade, fala-se que pode se fazer cultos de cura com as folhas de figueira, á quem diga que podem auxiliar no tratamento da asma, bronquite, isto é, as folhas ajudam na parte da saúde respiratória.

Podiam plantar figueiras em lordelo na rua do vinhal nos campos onde se ponha o palco da festa da sr do alivio era uma ideia fixe.

Este culto é Afro-brasileiro dos rituais da Umbanda á que manter estas tradições de cura em lordelo.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você