segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Jocilma exporta toda a produção


Estamos numa altura em que as notícias se fazem sobre empresas a fechar, sucumbindo às dificuldades trazidas pela crise. Mas não é essa a história que pretendemos contar. A Jocilma, empresa de mobiliário, sedeada em Lordelo, Paredes, que está a completar 20 anos, é um exemplo de apostas certas. Emprega 133 pessoas e facturou 13,5 milhões de euros em 2011. E toda a sua produção é exportada, chegando a 44 países.

A história é igual à de tantas outras empresas de móveis paredenses. Tudo começou numa pequena marcenaria na casa dos pais dos actuais administradores da fábrica. Chamava-se Abel Machado e Filhos, Lda.. Só em 1992 Joaquim Machado e Ilídio Machado fizeram nascer a Jocilma, que, na altura, teria pouco mais de uma dúzia de funcionários.

A empresa iniciou então um percurso de crescimento, material e humano. Dois anos mais tarde, a 10 de Julho de 1994, foi uma das primeiras fábricas a deslocalizar-se para a Zona Industrial de Lordelo. E esse foi, explica António Couto, responsável pela produção da Jocilma, "o ponto de viragem".

Até 2007, as instalações da unidade fabril sofreram uma série de ampliações, quadruplicando o seu tamanho inicial. Faltava espaço para aumentar a capacidade de produção e corresponder às exigências do mercado, até porque, em 2000, a empresa lordelense tinha celebrado uma parceria com um grupo francês que iria mudar o seu futuro.

Nessa altura, os responsáveis pela Jocilma perceberam que esta forma de crescimento seria insustentável: "Já tínhamos a produção repartida por diversos pavilhões e, ainda assim, não conseguíamos ter capacidade de produção suficiente". Resolveram assumir o risco e avançar para a construção de uma nova e moderna infra-estrutura, que aposta nas novas tecnologias e no know-how acumulado, num investimento de 25 milhões de euros.

Em 2007, e já com 110 funcionários, foi inaugurada a nova unidade fabril, também na Zona Industrial de Lordelo. Até então, a empresa desenvolvia produtos no segmento clássico, mas com a chegada da crise, decidiu diversificar um pouco a produção e avançou para a aposta no segmento contemporâneo, incluindo a produção de contemporâneo na Jocilma e criando o pólo de acabamento contemporâneo. A aposta permite-lhes estar posicionados em duas linhas de mercado.

O sucesso está à vista. A empresa, que fabrica quase todo o tipo de mobiliário (excepto cozinhas e cadeiras), vende toda a sua produção - que ascendeu a cerca de 26 mil móveis em 2011 –, sendo que, no ano passado, a facturação foi de 13,5 milhões de euros.

O segredo? A parceria feita em 2000 com um grupo francês líder mundial na distribuição de mobiliário que assume todas as encomendas da Jocilma e funciona como o braço comercial da empresa. "A fábrica faz apenas o que sabe fazer bem, que é produzir, e não tem que se preocupar em vender o produto", referem os responsáveis pela empresa. Numa altura em que muito se fala na internacionalização, esta rede permite que os lordelenses exportem a totalidade da sua produção para 44 países, há já mais de 10 anos. Os principais países onde estão representados são a China, a França, a Inglaterra e os Estados Unidos.

A esta aposta junta-se uma outra. O lema da empresa de dizer "sim" ao cliente. "Nunca abandonamos um projecto e apesar da dimensão não perdemos a forma individualizada de trabalhar", assegura o responsável pela produção. "Temos uma grande capacidade de resposta em termos de prazos e da flexibilidade de adaptação das peças standard aos pedidos especiais dos clientes, efectuada pelo Gabinete de I&D", acrescentam.

Fruto da parceria que permite exportar toda a produção, a Jocilma lança colecções semestrais. "Poucas empresas da região aguentariam este ritmo. Temos recursos só direccionados para esta área e quando um produto está a nascer já está outro na incubadora", adianta António Couto. Um sistema que permite seguir as tendências mais actuais do mercado.

A mão-de-obra desta empresa, certificada em Qualidade, Ambiente e Segurança pela SGS, aumentou ao longo dos anos, e só desde 2007 foram contratados mais 50 funcionários.

Os projectos de futuro passam sobretudo por duas áreas, sustentam os responsáveis pela empresa: o desenvolvimento de uma nova unidade industrial de produção de mobiliário contemporâneo e hotelaria; e a criação de uma marca própria do grupo Jocilma, onde será integrado o know-how nas áreas do clássico, contemporâneo, hotelaria e painel.


Empresa em números

133 Funcionários trabalham na Jocilma;
44 Países para os quais exportam o mobiliário produzido; 
26 Mil unidades de móveis produzidos no último ano;
25 Milhões de euros investidos na construção de uma unidade de raiz inaugurada em 2007;
13,5 Milhões de euros foi o que a empresa de Lordelo facturou o ano passado.

Fonte: Verdadeiro Olhar

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você