domingo, 29 de janeiro de 2012

Paredes ( Lordelo) vai acolher Europeu de Hóquei em Patins


Lordelo vai acolher o próximo Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, prova que se realiza em Setembro deste ano. O protocolo com a Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) foi assinado nesta quarta-feira e prevê que os jogos se realizem no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo. A última vez que esta competição ocorreu em Portugal, também foi uma cidade do Vale do Sousa a receber as várias selecções europeias. Em 1998, o Europeu decorreu em Paços de Ferreira, concelho onde a Selecção Nacional também se sagrou campeão pela última vez.
No início do ano, a FPP anunciou que iria organizar o próximo Campeonato da Europa de Hóquei em Patins. Nessa altura, os responsáveis federativos afirmaram também que a cidade organizadora só seria revelada em Março, mas o protocolo com os anfitriões foi assinado esta semana e em Paredes.
A Câmara Municipal local chegou a acordo com a FPP para que os jogos se realizem no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, entre 9 e 15 de Setembro deste ano. O protocolo prevê ainda que a autarquia pague 25 mil euros à FPP e suporte os custos, durante duas semanas, com a estadia e alimentação da Selecção portuguesa. As viagens das restantes equipas entre o aeroporto e os hotéis e entre estes e o pavilhão, assim como a estadia e alimentação dos elementos do Comité Internacional e dos árbitros, também serão a expensas da autarquia.
Em contrapartida, a Câmara fica com as receitas da bilheteira e da publicidade e poderá, igualmente, promover a marca Rota dos Móveis. "Não temos números certos, mas contamos não ter prejuízos com este evento", frisou o vereador Cândido Barbosa.
Já para o presidente da autarquia, Celso Ferreira, o Europeu de Hóquei em Patins "é uma oportunidade de valorizar o território". Agradecendo o emprenho do presidente da Casa do Povo de Sobreira, Vítor Soares, na vinda do evento para Paredes, o autarca defendeu que esta é também uma oportunidade para promover a prática de hóquei em patins no concelho. "Vamos organizar um conjunto de iniciativas paralelas durante o Europeu", prometeu.
Presente na cerimónia esteve o presidente da FPP, Fernando Claro, que justificou a escolha por Paredes por este ser um município "que respira hóquei em patins". "E o Pavilhão Rota dos Móveis reúne todas as condições para os atletas darem o melhor de si", acrescentou.
Seleccionador acredita na vitória
A última vez que Portugal se sagrou campeão europeu foi em Paços de Ferreira, há 14 anos.
Agora, de regresso ao Vale do Sousa, o seleccionador Rui Neto quer repetir o feito. "É a minha primeira competição em casa. A responsabilidade é maior, mas tem de ser um ponto de viragem no que diz respeito à conquista de títulos", afirmou Neto em Paredes.
O seleccionador conta com "o 6º jogador que é muito importante neste tipo de competições" e, como tal, espera ver o Rota dos Móveis cheio de adeptos de Portugal. "Iremos fazer duas semanas de estágio em Paredes antes da competição. Queremos adaptar-nos ao piso e à região", revelou.
 Fonte: Verdadeiro Olhar

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você