domingo, 20 de junho de 2010

"Corrente do Rio Ferreira"


Arrancou 2.ª fase do projecto “Corrente do Rio Ferreira” em Lordelo

Os objectivos continuam a ser os mesmos: promover a qualidade da água, a despoluição e a limpeza das margens do rio. Depois de ter sido iniciado, há cerca de um ano, o projecto Corrente do Rio Ferreira, transversal aos quatro municípios que o curso de água atravessa – Paredes, Paços de Ferreira, Valongo e Gondomar –, vê agora arrancar a segunda fase.

No passado sábado, para marcar de forma simbólica o reinício dos trabalhos, hasteou-se a bandeira do projecto no Parque do Rio Ferreira, em Lordelo, procedendo-se ainda há tomada e passagem do testemunho, por alguns ciclistas, entre os limites do concelho de Paredes com os de Paços de Ferreira e Valongo.
A iniciativa, que começou em 2009 e é um projecto a três anos, recebe do município paredense uma comparticipação de 35 mil euros, sendo que cerca de 15 mil já foram investidos, explicou a vereadora do pelouro, Raquel Moreira da Silva.
Na actividade estiveram também presentes os autarcas de Lordelo e Rebordosa. Para o presidente da Junta lordelense, Joaquim Mota, este é um projecto importante para um rio onde quase todos os habitantes locais aprenderam a nadar. "É preciso deitar mãos à obra e tratar deste bem fundamental", frisou. O autarca de Lordelo referiu ainda que até agora nada tinha sido feito em Lordelo para este programa, tendo sido a Junta e uma associação local quem se dedicou à limpeza das margens do rio nas últimas três semanas.

Depois de terem feito limpezas no primeiro ano, respondeu Raquel Moreira da Silva, a vegetação e a poluição começam a voltar ao que eram antes, pelo que o projecto precisa de ser levado a cabo não só pelas juntas de freguesia, mas necessita também do apoio da comunidade. "É um trabalho constante e sucessivo. Não basta limpar um ano", sustentou, dizendo que durante a semana dois funcionários da autarquia já ajudariam na limpeza na zona de Lordelo de Rebordosa.

Os rios e ribeiras, adiantou também a vereadora, vão ter este mandato "tratamento especial" apesar de ser "difícil" e "desanimador" descobrir onde estão as fontes de poluição.

Não escondendo a preocupação com o Rio Ferreira, a vereadora adiantou que a construção de uma nova ETAR e o avanço do saneamento em alta no concelho melhorarão a qualidade de vida dos munícipes. Entretanto, referiu, a autarquia paredense tem reunião marcada com a AGS de Paços de Ferreira "que é quem coloca o rio no estado em que ele está".

Mas segundo a mesma vereadora, foi feita recentemente uma recolha de água para análise junto ao local onde a água da ETAR de Paços de Ferreira é descarregada, em Lordelo, não tendo sido detectados sinais de toxicidade a mais.
Fonte:Verdadeiro Olhar

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você