segunda-feira, 19 de abril de 2010

Biblioteca da Fundação destruída num incêndio


Este domingo, pouco passavam das 10 horas da manhã, quando foi dado o alerta de incêndio na Biblioteca da Fundação A Lord. Uma cortina de fumo invadiu o prédio e obrigou à evacuação das 4 famílias residentes no edifício. Além das habitações, o prédio alberga ainda uma clínica dentária, escritórios e um salão de cabeleireiro, que dado o dia da semana, se encontravam encerrados.
Ao longo de 4horas, 49 bombeiros de 5 corporações (Lordelo, Rebordosa, Baltar, Paredes e Cête) combateram as chamas que em simultâneo com a água e o fumo destruíram quase todo o espólio da biblioteca, material informático e multimédia. Apesar disso foi a rápida intervenção dos bombeiros que evitou que o fogo se propagasse aos andares superiores.
Para facilitar as operações, a GNR cortou o trânsito na EN 209, tendo sido reaberto apenas ao início da tarde.
Cerca de 15mil livros foram afectados, provocando um prejuízo superior a 150 mil euros.
Recorde-se que esta infra-estrutura era a única disponível para milhares de alunos que frequentam as escolas da região e, como tal, estava, sobretudo, apetrechada com livros escolares ou obras com informação adequada aos diversos programas curriculares.
A Fundação A Lord, entidade proprietária da biblioteca, garante, no entanto, que não vai baixar os braços e mostra-se empenhada em reabrir aquele equipamento o mais rapidamente possível.

2 comentários:

B. disse...

É de todo uma grande perda para a cidade de Lordelo...
:(

Anónimo disse...

foi muito mau para a cidade.
agora e preciso ter calma e fazer tudo de novo.
vamos todos ajudar a biblioteca.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você