quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jornadas de Gestão e Modernização Autárquica



Com a presença da Ministra do Ambiente, a Engª Dulce Pássaro, o Presidente da CM de Lisboa, Dr. António Costa, Dr. Pedro Santana Lopes entre outros.

Para mais informações ou inscrições: http://www.jornadas.smartvision.pt/

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia

Dia 25 de Abril, às 9h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia

Ordem de trabalhos:
1 - Período antes da ordem do dia;
2 - Votação e aprovação da acta da sessão anterior;
3 - Relatório de actividades do primeiro trimestre de 2010;
4 - Documentos de prestação de contas da freguesia de Lordelo - ano 2009;
5 - Toponímia - atribuição de nomes de algumas ruas da cidade;
6 - Apresentação geral do programa das jornadas culturais 2010;
7 - Período de trinta minutos para intervenção do público.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

"As Mulheres de Atenas" já em cena


“As Mulheres de Atenas” do dramaturgo brasileiro Augusto Boal é a nova peça trazida à cena pelo grupo de teatro “Os Expansivos”, de Lordelo.
A estreia decorreu no Auditório da Fundação A Lord, com casa cheia, e regozijou o público presente. Ao longo de mais de uma hora, os 18 actores em palco mostraram uma peça construída tomando como ponto de partida duas comédias de Aristófanes.
A primeira parte, baseada em “Lisístrata”, retrata a greve de sexo feita pelas mulheres para obrigarem os homens a acabar com a guerra. A segunda parte, baseada em “Assembleia de Mulheres” fala-nos sobre a ocupação do poder político por parte das mulheres.

Tudo se passa numa fictícia Atenas, sem nenhum realismo. Augusto Boal dedicou “As mulheres de Atenas” a todos os movimentos de libertação feminina e a todas as feministas que o ajudaram a escrever esta peça, quer através dos seus livros, das suas pesquisas ou através dos seus exemplos de vida.
A digressão deste grupo teatral e o mais representativo desta cidade, vai continuar nos próximos meses pelas várias freguesias do concelho de Paredes, com actuações ainda em Valongo, Paços de Ferreira e Ribeiro de Pêna. Se não teve oportunidade de ver a estreia, aqui ficam algumas datas das próximas actuações deste grupo de teatro, que apesar de amador, tem feito um trabalho notório.
25 de Abril-Cête
15 de Maio-Paços de Ferreira
23 de Maio- Casa da Cultura de Paredes
29 de Maio-Cristelo
26 de Junho-Lordelo (Salão Paroquial)
Nota: Horários-Sábado-Noite
Domingo-Tarde


Ficha Técnica:

Encenação e direcção de actores: Inês Leite

Interpretação:Alice Moura, André Oliveira, Arminda Machado, Daniela Borges, Duarte Menezes, Eduardo Ferreira, Elisabete Machado, Igor Alves, Isabela Mota, Joaquim Carvalho, Joaquim Gonçalves, Marcela Alves, Luísa Dias, Nuno Serra, Rafaela Machado, Rosa Gonçalves e Sérgio Machado.
Desenho de Som: Grupo de Música Tradicional Portuguesa "Viragora"
Apoios: Câmara Municipal de Paredes, Junta de Freguesia de Lordelo, Paróquia de Lordelo e Fundação A Lord

PT-PAREDES COM TEATRO

Biblioteca da Fundação destruída num incêndio


Este domingo, pouco passavam das 10 horas da manhã, quando foi dado o alerta de incêndio na Biblioteca da Fundação A Lord. Uma cortina de fumo invadiu o prédio e obrigou à evacuação das 4 famílias residentes no edifício. Além das habitações, o prédio alberga ainda uma clínica dentária, escritórios e um salão de cabeleireiro, que dado o dia da semana, se encontravam encerrados.
Ao longo de 4horas, 49 bombeiros de 5 corporações (Lordelo, Rebordosa, Baltar, Paredes e Cête) combateram as chamas que em simultâneo com a água e o fumo destruíram quase todo o espólio da biblioteca, material informático e multimédia. Apesar disso foi a rápida intervenção dos bombeiros que evitou que o fogo se propagasse aos andares superiores.
Para facilitar as operações, a GNR cortou o trânsito na EN 209, tendo sido reaberto apenas ao início da tarde.
Cerca de 15mil livros foram afectados, provocando um prejuízo superior a 150 mil euros.
Recorde-se que esta infra-estrutura era a única disponível para milhares de alunos que frequentam as escolas da região e, como tal, estava, sobretudo, apetrechada com livros escolares ou obras com informação adequada aos diversos programas curriculares.
A Fundação A Lord, entidade proprietária da biblioteca, garante, no entanto, que não vai baixar os braços e mostra-se empenhada em reabrir aquele equipamento o mais rapidamente possível.

Portagens nas Scut's! Jamais?

Cerca de um milhar de viaturas participaram em mais uma acção de protesto contra a implementação de portagens nas Scuts, pelo actual Governo. Os carros, provenientes de vários pontos do norte do país encheram por completo a Avenida dos Aliados onde os esperavam os responsáveis pelo Movimento de contestação das portagens nas SCUT's.
Na semana passada, também a Associação de Municípios do Vale do Sousa, do qual fazem parte concelhos como Paredes e Paços de Ferreira, fizeram um comunicado de imprensa, garantindo fazer tudo o que estiver ao alcance para impedir que seja posta em prática esta medida, que em muito vai prejudicar o Vale do Sousa, uma das regiões mais desfavorecidas do país.

Veja a reportagem clicando na imagem.

domingo, 11 de abril de 2010

Nova marcha lenta contra a introdução de portagens


Dia 17 de Abril (sábado)
PONTOS E HORAS DE PARTIDA
a sair em direcção à Av. dos Aliados, no Porto

Viana: Campo da Agonia - 14h
Esposende: Largo do Mercado - 14h30m
Barcelos: Campo da Feira - 14h
Vila do Conde: Av. Dr. Júlio Graça - 14h30m
Póvoa de Varzim: Central Camionagem - 14h30m
Sto. Tirso: Rotunda Agrela - 14h30m
Matosinhos: Piscinas Perafita - 14h30m
Maia: Largo Requeixo, junto ao Maia Jardim - 14h30m
Porto: Rotunda Castelo do Queijo - 14h30m
Gaia: Centro Tecnológico em S. Félix da Marinha - 15h
Vale do Sousa: Largo da Feira de Lousada - 14h30m
Gondomar: Ex Mercado Rio Tinto - 14h30m
Valongo: Rotunda da A41 em Alfena - 14h30
Aveiro: Rotunda EN 109 em Avanca/Estarreja - 14h30m

PARTICIPA!

Expansivos estreiam "As Mulheres de Atenas"

O Grupo de Teatro Os Expansivos de Lordelo, vão estrear o seu mais recente trabalho, no próximo dia 17 de Abril, pelas 21h30, no Auditório da Fundação A Lord. Esta peça intitulada "As Mulheres de Atenas", promete ser mais um sucesso, recheado de humor e que vai com toda a certeza proporcionar ao público presente um serão bem passado. A entrada é livre, mas limitada ao número de lugares do auditório.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Os que cuidam também sentem"

“Os que cuidam também sentem” , é o título da obra da lordelense Ana Cristina Alves Ferreira,apresentado no passado dia 26 de Março no Salão Paroquial de Lordelo.
O livro, tese de mestrado da autora,aborda os preconceitos etários em relação aos idosos, idadismo – preconceito baseado na idade – , discriminação e marginalização dos idosos; centra-se nos cuidadores – ajudantes de lar – e nos efeitos destes preconceitos no seu comportamento e bem estar e conclui pela existência desses preconceitos nos cuidadores, tornando aconselhável a sua submissão a acções de formação, para os atenuar .

Ana Cristina Alves Ferreira é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior do Serviço Social do Porto e Mestre em Psicologia do Idoso pela Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

63 participantes no 3º Encontro Nacional de Minis


Foram 63 os participantes no 3.º Encontro Nacional de Minis que decorreu, no passado dia 27 de Março, em Lordelo.
A iniciativa contou com o apoio do Clube Mini de Portugal, e pela terceira vez, decorreu em terras lordelenses. A organização fez um balanço positivo pretendendo repetir o encontro no próximo ano.
Do programa constou a recepção no Jardim Central de Lordelo, a realização de uma prova de trial seguida de uma visita à fábrica de mobiliário (LIGA). Depois do almoço uma prova de perícia no Jardim Central com prémios para os 10 primeiros classificados, sendo o primeiro, em masculinos, entregue a Ferraz (Paredes) e, em femininos, a Márcia Andreia (Lordelo).
O objectivo deste encontro anual é, além do convívio, mostrar a terra e o que esta tem de bom.
No 3.º Encontro Nacional de Minis participaram pessoas da região, mas também oriundas de vários pontos do país, como Mirandela, Oliveira de Azeméis, Amadora ou Porto.
Este ano a organização ficou a cargo de César Machado e de mais oito pessoas. César Machado fez também questão de agradecer o apoio de todos os que ajudaram a levar a organização deste encontro a bom porto, sobretudo à Associação Lordelo Aventura.

Para visualizar a reportagem referente ao evento clique na imagem abaixo.

I Feira de Emprego em Lordelo


O projecto "Paredes Meias" pôs em prática, nos dias 28, 29 e 30 de Março, a primeira feira de emprego, formação e empreendedorismo no pavilhão Rota dos Móveis. Nesta primeira organização do certame, ainda de dimensão reduzida, o público-alvo abarcou a população de todas as faixas etárias e compreendeu workshops de formação profissional, técnicas de procura de emprego e de elaboração de currículos e cartas de apresentação.
Em parceria com a Câmara de Paredes, a mostra é entendida pela própria organização como sendo particularmente pertinente, numa altura em que a freguesia de Lordelo se debate com um sério problema de falta de qualificação da mão de obra.
Entre cerca de duas dezenas de expositores de diversas áreas, em destaque na feira estiveram também os stands de recrutamento das Forças Armadas, cuja vantagem por si assinalada consiste numa taxa de empregabilidade próxima dos cem por cento.
Esta primeira feira de emprego foi impulsionada pela Associação de Desenvolvimento Integrado de Lordelo, cujo objectivo será expandir e o projecto nos próximos anos de forma a abarcar o maior número de empresas e desempregados possível.


Para visualizar a reportagem da Tv Vale do Sousa sobre este evento, clique na imagem abaixo.


Centros de Saúde transformados em USF's

Os centros de saúde de Rebordosa e Lordelo vão ser transformados em unidades de saúde familiares (USF). Esta medida ainda não tem um prazo definido para ser implantada, mas deverá ser concretizada ao longo deste ano.
A novidade saiu da reunião entre o Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde de Lordelo e Rebordosa (MUSS-L/R) e o Agrupamento dos Centros de Saúde Tâmega II - Vale de Sousa Sul, que decorreu na semana passada.

No final deste encontro, os representantes do Movimento mostraram-se satisfeitos com os melhoramentos introduzidos desde que a falta de médicos de família em Lordelo foi denunciada em vários jornais.

Na reunião, que contou com a presença de três elementos do MUSS-L/R, da directora do Agrupamento, Fátima Gonçalves, e do presidente do Conselho Clínico, Baptista Pereira, foram discutidos várias temáticas relacionadas com a saúde nestas duas cidades de Paredes.

No entanto, entre as principais conclusões, destaca Miguel Correia do MUSS-L/R, está o facto de os centros de saúde de Lordelo e Rebordosa passarem a funcionar como USF's. "Segundo os responsáveis do Agrupamento, os centros de saúde estão em condições de serem transformados em USF's. No entanto, essa é uma medida que será para ser concretizada ao longo do ano. O próximo passo vai ser escolher a equipa", revela Miguel Correia.

Antes disso já deverão estar em funcionamento as novas instalações do centro de saúde de Rebordosa, cujo atraso na abertura já provocou trocas de acusações entre PSD e o actual executivo da Junta de Freguesia. "Disseram-nos que a abertura do centro de saúde está para muito breve. Depende apenas das ligações da Portugal Telecom no interior", afirma.

Outro tema em foco na reunião da semana passada foi o número de utentes sem médico de família. E, no que a isto diz respeito, Fátima Gonçalves e Baptista Pereira defenderam que a recente contratação de médicos, mesmo sem ser com horário completo, está a suprimir lacunas antigas. Segundo foi transmitido aos responsáveis pelo MUSS-L/R, os novos médicos responderam, na totalidade, às necessidades de Rebordosa. Já Lordelo continua com 3600 utentes sem médico de família. "O panorama está ligeiramente melhor do que há umas semanas. A evolução tem sido positivo", admite Miguel Correia. Mesmo assim, o MUSS-L/R mantém algumas reservas até "que as promessas sejam cumpridas".

O presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) afirmou que Paredes e Penafiel, mas também Amarante e Marco de Canaveses são os concelhos nos quais é mais difícil colocar médicos.

As declarações de Fernando Araújo foram feitas ao jornal "Público", no âmbito de uma entrevista na qual o responsável defende que as Unidades de Saúde Familiar (USF) são a solução para resolver a falta de clínicos nos centros de saúde.

O líder da ARS-N admite que dez por cento da população da região Norte, ou seja 400 mil utentes, não tem médico de família. E, dentro desta área, os piores concelhos são os de Paredes e Penafiel. "[Os pontos críticos] são Paredes, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses… É uma zona muito complicada. Temos muita dificuldade em convencer colegas a irem para lá", afirmou ao diário.

Segundo Fernando Araújo, nem com uma estratégia de sedução que prevê o pagamento de 750 euros a mais por mês a quem queira prestar serviços nestes concelhos, os médicos aceitam deslocar-se para o Vale do Sousa, sub-região que fica a pouco mais de 20 quilómetros do Porto. "Com urgências e horas extra, os médicos têm capacidade para ir buscar esse dinheiro, se ficarem na cidade", diz o responsável.

Neste contexto, a solução para a ARS-N deverá passar pela criação de USF's, medida que prevê a criação de uma equipa multidisciplinar gerida pelos próprios médicos e enfermeiros e que recebe do Estado conforme a sua produtividade.

O número de internos em formação na região representa, de igual forma, uma esperança para Fernando Araújo que só não é uma certeza devido ao elevado número de pedido de aposentações. "[O Norte] é a região que tem mais internos em formação. Houve uma aposta muito grande e os especialistas estão a começar a sair. Mas coloca-se o problema das aposentações. Com as novas leis, o número de pedidos de aposentação nestes dois meses de 2010 foi igual ao que tivemos no ano passado. Mais de 80 em Fevereiro, por exemplo", pode ler-se no "Público".

Fonte: "Verdadeiro Olhar"

 
© 2007 Template feito por Templates para Você