domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cancros da cabeça e pescoço

Um estudo recente do IPO do Porto revelou que os fabricantes de móveis de Paredes e Paços de Ferreira têm grande incidência de cancro no nariz.


Os cancros da cabeça e do pescoço incluem os tumores da laringe, faringe, hipofaringe, nariz, seis perinasais, boca e glândulas salivares, ocupando o quinto ou sexto lugar no ranking dos mais frequentes.
Segundo o Jornal de Notícias, os dados do Registo Oncológico Regional do Norte permitem ligar alguns destes tumores a profissões, como o fabrico de móveis ou o trabalho em postos de combustíveis. Em declarações a esse jornal, Eurico Monteiro, director do serviço de Otorrino do IPO, realçou que existe uma elevada taxa de cancros dos seios perinasais em operários da indústria de mobiliário, sendo os concelhos de Paredes e Paços de Ferreira os "maiores clientes" do Instituto portuense.

Ainda segundo este estudo, são os homens quem tem mais probabilidades de desenvolver estas patologias, pelo que foram estabelecidas algumas causalidades profissionais. É o caso dos cancros dos seios perinasais nos operários da indústria do mobiliário, e dos tumores da laringe, associados aos doentes que trabalharam com poluentes, por força da inalação, como, por exemplo, os empregados de gasolineiras e/ou polimentos.
Apesar dessa associação, o principal factor de risco dos cancros da cabeça e pescoço é o tabaco (em 85% dos casos), seguindo-se o álcool.


Sendo a população activa de Lordelo maioritáriamente ligada à indústria da madeira, será importante ter cuidado redobrado com quaisquer sintomas que possam surgir.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você