segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"Juntos pelo nosso Rio"


Com a elevada precipitação que se fez sentir este inverno, o caudal do Rio Ferreira subiu consideravelmente. Com esta subida, ficou também uma considerável quantidade de lixo suspenso nas margens e arbustos que ali estão alojados. Não deixa de ser curioso ver que a população apenas se preocupa com a poluição do rio na época estival. E a primeira medida a tomar é sempre atacar o poder local.
O nosso rio é dotado de uma extrema beleza natural, que é seriamente afectada com a poluição que o atinge. No entanto, e apesar de serem inúmeros os factores que contaminam as águas tais como os resíduos das fábricas, os esgotos, as Etar’s, os produtos tóxicos provenientes da agricultura… certo é que o lixo que podemos “deslumbrar” nas margens é fruto da actividade doméstica, que vem provar uma vez mais que a mentalidade da população pouco ou nada se tem alterado nos últimos tempos.
Os 4 municípios atravessados pelo Rio Ferreira, sendo Paços de Ferreira, Paredes, Valongo e Gondomar, iniciaram no dia 22 de Abril de 2009, um projecto de requalificação ambiental do rio considerado um dos mais poluídos do distrito do Porto (Ver peça). No entanto este é um projecto nada fácil de concretizar, sobretudo se a população não der o seu contributo.

Muitas vezes aqueles que criticam o estado em que o rio se encontra são os primeiros que sem qualquer consciência deitam lixo para o chão e/ou para os rios.
Por isso, se aspiramos um dia ter um rio limpo, bonito, onde possamos passar bons momentos e dar uns bons mergulhos, temos de fazer por isso, e não esperar que sejam as autarquias a fazer milagres.
Pequenos gestos podem fazer a diferença, tais como, reciclar, não mandar lixo para o chão, rios e mares, usar produtos biodegradáveis, andar mais a pé ou de transportes públicos, utilizar as energias renováveis… Não são só as grandes descargas que afectam o ambiente, pois um simples papel de pastilha pode provocar a morte de vários seres vivos.
É muito importante que se entenda que a poluição afecta o ambiente e que é nosso dever protegê-lo.

“Juntos pelo nosso Rio”

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você