quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Utentes do C. de Saúde Lordelo REVOLTADOS

A situação já não é nova, e foi finalmente "denunciada" por um jornal da região. Pode ler-se na edição do passado dia 29 de Janeiro, no jornal regional "O Verdadeiro Olhar".


"Todas as quintas-feiras o ritual repete-se. Dezenas de utentes da cidade de Lordelo, passam a noite em frente à porta do centro de saúde para conseguir marcar uma consulta para a semana seguinte. Chegam a levar cobertores e almofadas para dormir durante a longa espera. As primeiras pessoas sem médico de família chegam pouco após as 23h00 e, às 4h30 da madrugada, já estão ocupadas mais de 20 das 40 vagas anunciadas numa folha de papel afixada no vidro.
Perante a necessidade dos utentes, há quem passe a noite ao relento para, pela manhã, vender a sua vaga a cinco euros, mas quem não tem dinheiro para desperdiçar é obrigado a enfrentar o frio da madrugada e, a seguir, enfrentar mais um dia de trabalho.
Aliás, só a presença do quartel dos Bombeiros Voluntários dá coragem a estes utentes para passar a noite ao relento e para se deslocarem à casa de banho mais próxima, situada no edifício da Junta de Freguesia, a cerca de 300 metros de distância.O barulho provocado pelas conversas que se vão mantendo entre todos até às 8h00 da manhã, hora a que o centro de saúde abre as portas, é tal que os moradores dos prédios em redor da unidade de saúde chegam a chamar a GNR.
Os mais azarados podem ainda ver uma espera de nove horas resultar… em nada. Basta que o médico falte no dia para o qual a consulta seja marcada. Nestes casos, o ritual repete-se na quinta-feira seguinte.
O centro de saúde de Lordelo serve uma população com cerca de dez mil habitantes e tem ao seu serviço quatro médicos a tempo inteiro. Feitas as contas dá, em média, 2 500 utentes para cada clínico, quando as entidades competentes apontam que o rácio ideal é de 1 500 pacientes por cada médico existente.
Há ainda um quinto clínico nesta unidade de saúde que dá consultas às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h00 às 14h00, mas que também não se revelou suficiente para acabar com os utentes sem médico de família.
Desta forma, os utentes de Lordelo não estão satisfeitos com o serviço que tem vindo a ser prestado e estão a promover um abaixo-assinado que pretendem entregar à Direcção Regional de Saúde do Norte."

1 comentários:

Anónimo disse...

é uma vergonha m médico para 2000 utentes, demora mais de 2 anos a conseguir consulta-los a todos...

 
© 2007 Template feito por Templates para Você