domingo, 3 de janeiro de 2010

Expectativas para 2010

Hoje tem início um novo ano, cheio de expectativas para milhões de pessoas. Para trás fica 2009, o último ano da primeira década deste milénio. Certamente será recordado em todo o mundo pelas melhores e piores razões. Lordelo, não é por isso excepção.
Na memória de muitos lordelenses , 2009 perdurará como o ano em que Lordelo se vestiu de branco corria o dia 9 de Janeiro; ou como o ano que a 20 de Setembro viu finalmente inaugurada a sede da Junta de Freguesia, considerada por muitos a melhor do país. Foi ainda ano de Eleições Autárquicas, que deram mais um mandato a Joaquim Mota e um número expressivo de votos (5002) à vitória de Celso Ferreira na Câmara Municipal de Paredes.
Com a chegada de um novo ano, e após ter sido aprovado no orçamento municipal uma verba de cerca de 6milhões de euros para esta cidade, são já muitos os lordelenses que sonham ver sair do papel muitos projectos ambiciosos, que mudarão de certo, o ambiente citadino de Lordelo. Obras como a nova travessia sobre o Rio Ferreira, o Centro de Ciência Viva, a 2ª fase do Parque, os novos Pólos Educativos ou o novo Quartel da GNR têm grandes possibilidades de saírem do papel ao longo deste ano (ver Menu Projectos).
Outra obra emblemática, mas que tem gerado grande controvérsia não só no concelho, mas um pouco por todo o país, é a construção de um mastro, provavelmente no Cruzeiro de Meda, com 100 metros de altura, para assinalar as comemorações do Centenário da República a 5 de Outubro de 2010. Uma ideia brilhante, que a ser levada avante, em muito vai favorecer esta cidade no panorama nacional. E se um milhão de euros, custo estimado do mastro, é para muitos uma verba exorbitante, que deveria ser gasta na reparação de estradas ou em subsídios a desempregados, levantam-se algumas questões: Lordelo ficará mais conhecido por ter estradas arranjadas? Não que não seja um aspecto importante, mas é algo que a qualquer momento se pode fazer. Quanto a subsídios, à mercê do governo socialista, existem para todos os gostos e feitios. E infelizmente alguns deles, como o Rendimento Mínimo, só servem para criar vícios numa parte da população que não quer trabalhar. Será por aqui que se alcança o progresso de uma terra? Penso que não. Por isso sou uma das lordelenses que com ansiedade aguarda pelo momento em que possa avistar a Bandeira Nacional no alto daquele belo monte, um pouco esquecido e abandonado.
Palavras sábias, proferiu Duarte Menezes, na última AF, que merecem destaque: “Só se atiram pedras às árvores que dão fruto”. E nós cá estaremos para as apanhar.

A todos os lordelenses um óptimo ano de 2010.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você