quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Parque Florestas do Mundo

Futuro Parque Botânico na zona das Agras, junto à Capela de S.Roque. Dividido em 5 áreas distintas simulando os cinco continentes, onde estará patente a flora relativa a cada um deles.


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lançada a 1º Pedra do Novo Centro Escolar



Na presença de mais de uma centena de pessoas, na sua maioria crianças provenientes de alguns estabelecimentos de ensino da freguesia, o Presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira, na presença do vereador Pedro Mendes, da Presidente do Agrupamento de Escolas de Lordelo, Beatriz Castro e do presidente da Junta Lordelo, Joaquim Mota, lançou a primeira pedra daquele que será o 1º Centro Escolar da Cidade de Lordelo.


Este estabelecimento, que vai servir a parte de cima da freguesia, contará com o ensino pré-escolar e 1.º ciclo e será dotado das melhores condições. Celso Ferreira, arriscou mesmo a dizer que estas serão as “melhores escolas do mundo”. No discurso habitual realçou ainda que este "é o maior projecto de sempre do concelho de Paredes e o maior projecto municipal em Portugal".
Visivelmente feliz, o autarca sente que o objectivo está prestes a ser cumprido - "fazer uma revolução educativa e pedagógica e criar as bases da justiça e da igualdade no acesso à educação".
Este centro escolar tem data de conclusão prevista para 2010, e terá um custo de 3 milhões de euros.

Resultados das Eleições Legislativas em Lordelo

Nulos – 74
Brancos – 72
PS – 2192
PSD – 2157
MMS – 10
POUS – 7
PNR – 8
CDS-PP – 560
MPT-PH – 7
PND – 9
CDU – 187
PCTP-MRPP – 30
MEP – 9
BE – 292
PPM – 3
PPV – 7

Inscritos - 8725 Votantes - 5624

Abertura do Novo Ano Pastoral

O Pavilhão Rota dos Móveis foi, pela primeira vez, palco da eucaristia solene que marcou a abertura de mais um ano pastoral. A presidir a cerimónia esteve o pároco da freguesia Pdr. Rui, acompanhado pelo Pdr. Fernando Carneiro, natural de Lordelo.
Mais de um milhar de pessoas, na sua maioria crianças acompanhadas pelos pais, bem como todos os grupos da paróquia, marcaram presença neste momento especial para todos os cristãos da freguesia de Lordelo.

Junta de Freguesia com "nova" casa



Lordelo esteve em festa no passado domingo, dia 20 de Setembro, devido à tão aguardada inauguração da nova sede da Junta de Freguesia e da Alameda de Portugal, principal acesso ao Pavilhão Rota dos Móveis, ambas emblemáticas e necessárias.
O edifício da Junta de Freguesia, foi uma obra morosa iniciada acerca de 15 anos. Lordelo, não dispunha até então de uma sede digna desta grande terra. Joaquim Mota, presidente da junta de freguesia de Lordelo, esclareceu os presentes, que perante a verba necessária para a realização desta obra (cerca de 1milhão de euros), foi necessário todo este tempo, não só para que o resultado final fosse o melhor, mas também porque, para a sua conclusão mais rápida, seria necessário esgotar todo o orçamento de um mandato e obviamente que a freguesia tinha outras carências a suprir. A obra foi-se desenvolvendo ao longo do tempo, faseadamente, sendo que a sua conclusão foi marcada por muita alegria e emoção por parte de todos aqueles que trabalharam para que a mesma fosse possível.
A junta de freguesia pretende, dada a sua capacidade, acolher uma loja do Cidadão de 2ª Geração, mas também alojar os CTT e um posto de atendimento da Segurança Social. Possui ainda uma sala dedicada às associações de Lordelo, uma zona de exposições e espaço internet.
Depois da visita às instalações, e no novo salão nobre, não faltaram os discursos da praxe, dos mais altos representantes do concelho de Paredes e da Junta de Freguesia. Houve mesmo quem afirma-se estar convicto de que daqui a 200 ou 300 anos este edifício ainda será a sede da Junta de Freguesia, e que Lordelo possui uma das melhores juntas de freguesia do país. Com casa cheia, foram ainda entregues lembranças deste dia emblemático a pessoas e associações da terra.
A festa prosseguiu em direcção à Alameda de Portugal, onde milhares de pessoas acompanharam a inauguração deste espaço carregado de beleza, que veio dar outro ar de cidade e excelência a esta terra.
A festa continuou durante horas, ao som dos grupos lordelenses, com muita animação, comida e bebida.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Alteração do local de voto

Avisa-se toda a população de Lordelo, que a partir da presente data, todas as eleições, incluindo as legislativas de 27 de Setembro e as autárquicas de 11 de Outubro, realizar-se-ão no Edifício da Junta de Freguesia, e não na Escola EB 2/3 de Lordelo, como tem sucedido nos últimos anos.

Dia de inaugurações


No próximo domingo, dia 20 de Setembro, vão ser inauguradas duas obras de extrema importância para a freguesia de Lordelo: falamos da sede da Junta de Freguesia, que ao fim de longos anos está finalmente concluída, e da Alameda de Portugal, principal acesso ao Pavilhão Rota dos Móveis.
Do programa fazem parte:

13h- Desfile de Bombos;

14h-Recepção aos convidados;

14:15h-Formatura Geral dos BVL;

14:30h- Inauguração da Sede da Junta de Freguesia com sessão de fogo-de-artifício e visita às instalações; ~

16h- Inauguração da Alameda de Portugal e actuação dos grupos lordelenses: “Os Lordes”, Cavaquinhos “Vir’agora”, Rancho Folclórico “Os Expansivos” e Grupo Cultural das “Lavradeiras de Parteira”.

Haverá ainda porco no espeto.

Aliados prossegue na Taça

No passado fim-de-semana, o Aliados FC derrotou, após prolongamento, a equipa 1º de Dezembro por 2-1, mantendo-se deste modo na corrida à Taça de Portugal. Após um arranque de época positivo, com uma vitória frente ao Padroense, a equipa lordelense encontra-se agora a preparar o encontro com o Merelinense, já este domingo.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você