domingo, 23 de agosto de 2009

ETAR faz mais uma descarga no Rio Ferreira




A situação já não é nova, e continua a indignar a população de Lordelo... A ETAR de Arreigada (Paços de Ferreira), fez, no fim-de-semana passado, nova descarga no Rio Ferreira, imediatamente abaixo à Levada do Souto, provocando a morte a centenas de peixes, cheiros nauseabundos, e consequente contaminação das águas do rio. Recorde-se que esta é uma zona muito frequentada, sobretudo no verão, em que muitas pessoas, fazem piqueniques e vão mesmo a banhos.

Fonte Verdadeiro Olhar


Devido ao "sentimento de revolta", o presidente da Junta de Lordelo convocou a população e, na tarde de segunda-feira, promoveu uma caravana automóvel que parou pela primeira vez em frente à Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Nos paços do concelho pacense, o autarca foi o primeiro a despejar um dos baldes cheio de peixe morto apanhado no rio Ferreira.
A acção de protesto repetiu-se uns metros à frente, no exterior das instalações da AGS e, por fim, à entrada da ETAR, mas Mota promete novas iniciativas caso as descargas continuem. A primeira das quais passará pela saída da Corrente do rio Ferreira", projecto criado recentemente e que integra 37 entidades dos concelhos de Paços de Ferreira, Paredes, Valongo e Gondomar com o objectivo de, num prazo de quatro anos, despoluir o rio Ferreira.
Apesar das acusações da Junta de Lordelo, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira assegura que a ETAR cumpre todos os requisitos impostos por lei.
Contudo as descargas estão bem à vista de quem quer ver. "As descargas poluentes são feitas através do terminal da ETAR. Levamos com a merda de Paços de Ferreira", sustenta o autarca lordelense.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você