sábado, 24 de janeiro de 2009

Rua do Loteamento com novo piso

A Rua do Loteamento no lugar de Parteira, está a ser alvo de obras de requalificação, com a colocação de piso em macadame, proporcionando assim aos moradores, uma melhor qualidade de vida. Esta é mais uma obra que se insere no plano de intervenção urbanístico de requalificação das vias da Cidade de Lordelo, levado a cabo pela Junta de Freguesia.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Noite cultural na Fundação A Lord

Na noite do passado dia 17 de Janeiro, o Auditório da Fundação A Lord proporcionou à comunidade dois espectáculos culturais. O primeiro foi um concerto de música Celta, protagonizado pelo grupo Cré Dhatanna, que levaram ao rubro a plateia, com a sua alegria, à vontade e qualidade da música.
Seguiu-se a peça de teatro “O Natal mais triste do Mundo”, representado pelo Grupo de Teatro Juvenil da Biblioteca da Fundação A Lord, acompanhado pelo Orfeão da Fundação.
Este mês, a Fundação vai apresentar um evento dedicado ao dia de São Valentim intitulado Ensemble d’Amore com perfume a poesia.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Capela Mortuária em obras

A Junta de Freguesia de Lordelo, com o apoio da Câmara Municipal, está a levar a cabo a remodelação da Capela Mortuária. Com pouco mais de 8 anos de existência, a verdade é que a capela sempre mostrou algumas lacunas na construção. Muita humidade, muito fria, permeabilidade às águas da chuva, fendas nas paredes, foram factores decisivos para o arranque destas obras há muito necessárias e aguardadas pela população.
O arranjo do telhado, pintura das paredes, colocação de novo mosaico no chão e instalação de ar condicionado são alguns dos melhoramentos que estão a ser introduzidos para uma maior comodidade dos usufrutuários.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Nova direcção da ADIL

Decorreu no passado dia 11 de Janeiro, na sede da Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo (ADIL), a sessão solene de tomada de posse da nova direcção para o biénio 2009-11. Este foi o resultado das eleições que decorreram a 27 de Dezembro, para as quais concorreram duas listas, tendo a lista vencedora obtido 78 votos contra 34 da lista presidida por Joaquim Fernando Moreira Ferreira.
Num breve discurso proferido aos presentes, o novo presidente, Duarte Meneses, aludiu em traços gerais, aos planos de intervenção a curto/médio prazo da nova direcção, apelando à cedência por parte da Câmara Municipal de alguns dos edifícios escolares da cidade, cuja desactivação está prevista para o próximo ano, tendo já em mente a aplicação de projectos de apoio aos deficientes, à infância e juventude nestes mesmos locais. Duarte Meneses, referiu – se ainda à crise de associados que afecta esta instituição de solidariedade social, apelando à consciência de todos para que se juntem a esta obra, num claro esforço para assegurar a saúde financeira que garanta a qualidade dos serviços diários prestados no centro de dia e no apoio domiciliário.
No final da sessão decorreu um pequeno lanche para os convidados e público em geral.



Lista eleita: Direcção: Presidente: Duarte Menezes Soares, Vice-presidente: Maria Arnaldina Moreira Marujo Castelo, Secretário: Maria José Coelho Martins, Tesoureiro: Carlos Aurélio da Costa Fernandes, Vogal: Lúcia de Jesus Barbosa Leal e Silva. Assembleia-geral: Presidente: José Ferreira da Mota, 1.º Secretário: Maria José Dias Gonçalves Barros, 2.º Secretário: António Carlos Fernandes Carneiro. Conselho Fiscal: Presidente: Mário Martins da Costa, 1.º Secretário: José Maria Barros Leal, 2.º Secretário: Manuel Gonçalves Fernandes. Suplentes: José Maria Alves Barbosa, Ilídio da Silva Ribeiro, Joaquim Fernando Ferreira Martins, Fernando Nuno Leal Lamas Serra, Domingos Fernando Taipa de Sousa.

Lordelo vestiu-se de branco




Na passada sexta-feira, dia 9 de Janeiro, a cidade de Lordelo foi surpreendida pela queda de neve. Esta foi, em 20 anos, a primeira vez que nevou na região. A queda de neve foi de tal forma intensa que pintou de branco a cidade. Lordelo ficou vestido de branco e viu-se enfeitado, aqui e ali, por bonecos de neve. As crianças foram as que mais se deliciaram com o cenário. Mas também os adultos saíram à rua para ver o espectáculo. Refira-se que a neve condicionou o trânsito em muitas estradas. A neve começou a cair pelas 10h30, continuando a cair com muita intensidade até perto das 15h. Os termómetros marcaram temperaturas muito aproximadas dos 0 graus.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Lordelo entra em 2009 com o pé direito


Alegria e muito champanhe foram o ponto forte da passagem de ano que decorreu no Pavilhão Rota dos Móveis. Cerca de 400 pessoas, dançaram ao som da X-Produções, com 3 cantores ao vivo, e espectáculo pirotécnico. Organizado pela comissão de festas da Cidade de Lordelo, este evento visou angariar fundos para as citadas festas, e contou ainda com os apoios da Câmara Municipal de Paredes , Junta de Freguesia de Lordelo e comércio local.


Com o objectivo de recolher mais receitas, a Comissão de Festas 2009, vai realizar durante o mês de Janeiro o tradicional cantar das Janeiras pela freguesia.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Assembleia de Freguesia

Na última assembleia de freguesia de 2008, que decorreu no passado dia 29 de Dezembro, foi aprovado por unanimidade, o orçamento da freguesia para 2009 e anunciadas as obras mais significativas que vão avançar ao longo deste novo ano: continuação das obras no Parque do Rio Ferreira, um novo jardim no lugar da Campa, conclusão da sede da Junta de Freguesia; aquisição da Torre dos Alcoforados; requalificação da EN 209; Construção do Campo nº 3 do Aliados FC, com relvado sintético…
Apesar do complicado ciclo financeiro que o país atravessa, não se prevêem contenções significativas ao plano de investimentos do executivo de Joaquim Mota para este ano.

Adeus 2008. E agora 2009?

Num ano em que o descalabro económico assumiu – e continua a assumir – plano de destaque, nem tudo é negativo e, prova disso, é o fecho em alta de Lordelo, no capítulo do desenvolvimento sociocultural e urbanístico. De facto, foram muitos os momentos de glória desta jovem e nobre cidade, ao longo deste ano ido. Aspectos positivos e menos positivos salpicaram a vida de cada um de nós e do mundo à nossa volta.
Obras essenciais como o alargamento do cemitério, novos arruamentos, novos espaços de lazer, um vasto programa cultural, um novo auditório, etc., contribuíram para o desenvolvimento e bem-estar da população de Lordelo.
E não são apenas as obras feitas na freguesia que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, também todo o restante concelho teve -- e tem -- a lucrar com esta nova realidade, graças às obras que estão a ser realizadas um pouco por todo o município.
Contudo ainda há muito trabalho a fazer, muitas lacunas a corrigir, mas também muito tempo pela frente.
Por isso, que 2009 seja o prolongamento do que de muito e de bom se fez ao longo de 2008, com maior e melhor qualidade porque é disso que Lordelo precisa, para que as gerações vindouras se possam orgulhar da sua cidade e dos seus “egrégios avós”.

FELIZ 2009 para todos os Lordelenses

I Festival da Canção da Catequese


Realizou-se na tarde do passado dia 28 de Dezembro o I Festival da Canção, cuja organização esteve a cargo da equipa da catequese. Com casa cheia, as centenas de pessoas presentes assistiram a um espectáculo musical protagonizado pelos diferentes anos da catequese infantil e da adolescência. O júri foi constituído por 5 elementos, nomeadamente o Padre Rui (Pároco da Freguesia), António Alves (Os Lordes), Fernando Rias (Grupo Tradições), José Santos (Vir’Agora) e Isabel Silva (representante dos Grupos Corais da Paróquia).
Os 3 vencedores foram: 4º Ano do Centro de S. José, com o tema “Queremos Seguir Com Jesus” (Música e Letra Original; 1º Ano do Centro do Vinhal, com “Natal de Todas as Raças Humanas” (Letra Original); e 11º Ano do Centro da Igreja, com “Longe do Mundo” (Melhor Interpretação).

Natal para todos os gostos


Pela primeira vez em Lordelo, o Natal ganhou outra cor, principalmente para os mais pequenos, com programas alusivos à época. Foram muitas as crianças que puderam passear na charrete do Pai-Natal, acompanhá-lo para uma fotografia ou vê-lo descer do helicóptero junto á Mega Árvore de Natal implantada no Jardim Central.
Mas, como o Natal não é só para as crianças, foram várias as colectividades que realizaram o seu tradicional jantar natalício. O Aliados FC, que reuniu cerca de 350 convidados, entre os quais os ilustres lordelenses Celso Ferreira (Presidente da Câmara de Paredes), José Mota (Treinador do Leixões S.C.) e todos os atletas dos diferentes escalões do clube. Mais que celebrar o Natal, este jantar serviu também para festejar a boa fase que o clube atravessa no campeonato, ao terminar 2008 na 5ª posição.
A junta de freguesia, também juntou cerca de uma centena de convidados, na Escola Primária de Corregais, tendo o seu presidente, Joaquim Mota, aproveitado a ocasião para falar do trabalho desenvolvido em 2008, e anunciar novos projectos para este novo ano.
O grupo de Cavaquinhos “Vir’Agora”, marcou presença em ambos os eventos.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você