segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Arte do Cavaquinho


“Cavaquinho, uma arte fazedora de arte”, é o tema da nova exposição patente desde o passado sábado, na sede da Fundação A Lord, que tem como protagonista o Cavaquinho, a sua história e todo o processo de construção. E porque estamos no mês em que se celebra o dia mundial da música, o tema não podia ser mais sugestivo.
Na abertura solene da exposição, estiverem presentes o presidente da “A Lord”, Francisco Leal, e como principal promotor, Alfredo Machado, um artista e artesão, que juntamente com seu pai, Domingos Machado, são proprietários de uma oficina da arte, em Tebosa-Braga. Há dezenas de anos que “dão música” aos ouvidos de muita gente anónima e famosa, dos quais se destacam o antigo produtor dos Beatles e Amália Rodrigues.

Alfredo Machado, através de uma visita guiada à exposição, elucidou as cerca de 30 pessoas presentes, sobre o processo de construção deste pequeno instrumento, e o quanto esta arte exige grande técnica, mas também inspiração. A abertura terminou com a actuação do grupo de Cavaquinhos de Lordelo, Vir’Agora.

A mostra prolonga-se até ao final do mês de Novembro, e pode ser visitada todos os dias úteis entre as 9 e as 17horas. A entrada é livre.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você