segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Arte do Cavaquinho


“Cavaquinho, uma arte fazedora de arte”, é o tema da nova exposição patente desde o passado sábado, na sede da Fundação A Lord, que tem como protagonista o Cavaquinho, a sua história e todo o processo de construção. E porque estamos no mês em que se celebra o dia mundial da música, o tema não podia ser mais sugestivo.
Na abertura solene da exposição, estiverem presentes o presidente da “A Lord”, Francisco Leal, e como principal promotor, Alfredo Machado, um artista e artesão, que juntamente com seu pai, Domingos Machado, são proprietários de uma oficina da arte, em Tebosa-Braga. Há dezenas de anos que “dão música” aos ouvidos de muita gente anónima e famosa, dos quais se destacam o antigo produtor dos Beatles e Amália Rodrigues.

Alfredo Machado, através de uma visita guiada à exposição, elucidou as cerca de 30 pessoas presentes, sobre o processo de construção deste pequeno instrumento, e o quanto esta arte exige grande técnica, mas também inspiração. A abertura terminou com a actuação do grupo de Cavaquinhos de Lordelo, Vir’Agora.

A mostra prolonga-se até ao final do mês de Novembro, e pode ser visitada todos os dias úteis entre as 9 e as 17horas. A entrada é livre.

Nova descarga no Rio Ferreira


No final da semana passada, a ETAR de Arreigada (Paços de Ferreira) fez nova descarga no leito do Rio Ferreira, para revolta de toda a população de Lordelo, que se vê desta forma confrontada há uma série de anos, com a agressão sistemática do ambiente, e que apesar de ser considerada um crime público, as autoridades competentes não actuam devidamente.
Há já vários anos que a referida ETAR, procedeu à construção de uma conduta, que se arrasta ao longo de vários quilómetros no leito do Rio Ferreira, e que termina em Lordelo, imediatamente abaixo da Levada do Souto, onde tem início o novo parque urbano. E é precisamente nesse local que são efectuados os despejos a céu aberto, e que comprometem o bem-estar da população de Lordelo, bem como a saúde do parque fluvial do Rio Ferreira, que é munido de espaços de lazer, desporto e merendas, ao dispor de toda a população.
Os cheiros provocados pelas descargas são nauseabundos, bem como a contaminação das águas e consequente mortandade de peixes.
Perante mais esta infeliz ocorrência, Joaquim Mota, presidente da junta de freguesia de Lordelo, procedeu à recolha de amostras da água, pouco tempo depois da descarga, e contactou as entidades responsáveis, que destacaram para o local a brigada do SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza) da GNR de Penafiel, para recolha de provas e meios de análise.
Contudo, o intervalo de tempo até à chegada da brigada do SEPNA, fez com que muitos vestígios já tivessem sido levados pela corrente. Este facto é preocupante, visto que a denúncia às autoridades não tem qualquer efeito, uma vez que só as amostras recolhidas pelos serviços do ambiente têm valor probatório em tribunal.
A Junta de freguesia, já chegou em outras ocasiões semelhantes, a instaurar um processo contra aquela ETAR, junto do Ministério Público, sem que sortisse qualquer efeito.
A situação é lamentável, e causa rebelião entre a população, que vê cada vez mais longe, a esperança de ver erradicada a poluição no Rio Ferreira.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Novo Inquilino


No fundo da Avenida Adelino Amaro da Costa, ao lado de locais como a Piscina Municipal de Lordelo ou o Parque do Rio Ferreira, podemos encontrar em cima do passeio, um novo morador.
Trata-se de um Renault 5, abandonado naquele local há mais de um mês, e que certamente estará à espera de ser rebocado. Contudo os dias passam, e o veículo lá continua à mercê dos olhares curiosos de quem lá passa. Espera-se que as entidades procedam à sua rápida remoção, para bem da estética e da segurança de todos os habitantes.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Para quando as obras?


Em plena EN 209, principal artéria da cidade de Lordelo, e em pleno coração da cidade, com a escola EB 2/3 de um lado, e correios e farmácia de outro, está um pequeno lago com vários repuxos construído há mais de dez anos com vista a embelezar aquele local.
Durante muito tempo, este lago cumpriu as suas funções até que deixou de funcionar por completo, vai para um bom par de anos, entrando num adiantado estado de abandono e subsequente degradação. Lixo, pedras partidas, águas depositadas que acabam por provocar maus cheiros, sem esquecer os inúmeros buracos dos passeios circundantes, tornam-se verdadeiras armadilhas para alunos e transeuntes que por ali passam, às centenas, diariamente.
Segundo consta, existe, há já algum tempo, um projecto aprovado pela C.M. de Paredes, que vai modificar de forma radical toda aquela área até à Estátua de Ribeiro da Silva. No entanto, enquanto as obras não arrancam, o cenário piora de dia para dia e o “lago” é já uma referência anedótica para os forasteiros que visitam a cidade.
Não estará já na hora de acelerar o processo?

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mega operação da GNR no nó de Lordelo-Seroa A42


No passado dia 7 de Outubro, foi levada a cabo pela GNR, uma mega operação stop, no nó de Lordelo- Seroa da A42.
Durante várias horas, todos os automóveis que circulavam na auto-estrada, no sentido Porto-Paços de Ferreira, eram desviados para a rotunda de Lordelo, uma vez que a A42 havia sido cortado pela GNR. A estratégia passou por uns quilómetros antes da saída Lordelo-Seroa, se começarem a suprimir vias (da esquerda para a direita) até que todo o transito circulasse na via da direita e consequente arrasto para fora da A42.
Perante o engarrafamento, a maioria dos condutores julgou tratar-se de um acidente e/ou obras. O trânsito foi-se acumulando sendo que o tempo médio de espera para percorrer os últimos 3km até Lordelo foi cerca de uma hora.
Os 80 militares da brigada de trânsito, núcleos de investigação de crimes de droga, armas, etc, passaram a pente fino todos os automobilistas, camionistas e motociclistas que ali passavam
No final, a operação saldou-se em cinco detenções (quatro das quais por posse ilegal de armas), e o levantamento de centenas de autos. Foram ainda apreendidas 14 viaturas e mercadorias.

Um facto curioso nesta operação foi a quantidade de automóveis que se encontravam parados na berma da auto-estrada. Por certo já tinham sido alertados para o que se estava a passar, motivo pelo qual resolveram não avançar. Porque será??

 
© 2007 Template feito por Templates para Você