segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Concerto de Canto Gregoriano

A Igreja Matriz de Lordelo foi palco do 1º Concerto de Canto Gregoriano, levado a cabo pelo Coro Gregoriano do Porto.
Pese embora a pouca afluência de público, o grupo brindou os presentes com um vasto reportório de música gregoriana, repartida por 3 partes: Natal, Quaresma e cânticos de louvor a Nossa Senhora.
Este coro nasceu em Novembro de 1995, fruto do encontro entre antigos alunos do Seminário do Porto, e conta actualmente com as vozes de 21 elementos do sexo masculino, entre os quais se destaca o presidente da Assembleia de Freguesia de Lordelo, Duarte Menezes Soares.
Esta foi mais uma iniciativa levada a cabo pela Junta de Freguesia, inserida nas Jornadas Culturais.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Lordelo no "Porto Canal"

Na primeira semana do mês de Setembro, foi transmitido em horários e dias diferentes, um breve documentário sobre a cidade de Lordelo, no programa Pontos Cardeais, do Porto Canal-Tv Cabo.
Qualquer lordelense que se preze, apreciou com entusiasmo aqueles 25 minutos tão bem conseguidos. Sem dúvida o que de mais bonito há em Lordelo, foi ali transmitido.
Para quem não teve a possibilidade de ver, aqui fica o vídeo, ainda que com pouco qualidade de imagem.






Corrida de rolamentos ao rubro


A quarta edição da corrida em carros de rolamentos foi um êxito, tanto no que se refere à competição, como também no tocante aos vários aspectos da organização. Foram muitas centenas de pessoas que acorreram à Avenida Amaro da Costa, em Lordelo, para ver os cerca de 40 carros em acção.
A prova organizada pela associação Lordelo Aventura com o apoio da Junta de Freguesia, contou com participações de várias entidades da zona e não só, e com um ambiente de festa, em que houve tempo para comparar inovações tecnológicas, invejar a qualidade dos rolamentos dos adversários, e sorrir de felicidade ao cruzar a meta.
Os pilotos percorreram cerca de 500 metros “em alta velocidade” com as suas máquinas sem fumo.
No final, foram atribuídos prémios ao carro mais original ( Moto Mário), e ao que apresentava melhores técnicas de construção (BV Paços de Ferreira). Houve ainda distinção para o carro mais rápido e para a melhor participação feminina.

Teatro no Auditório da Fundação A Lord


O auditório da Fundação A Lord, acolheu no passado dia 20 de Setembro, a peça intitulada “Nem tudo começa com um beijo”, levada a cabo pela companhia ovarense Sol d’Alma, pertencente ao grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira.
A História da autoria do jornalista e escritor Cabo-Verdiano, Jorge Araújo, retrata a vida de dois mundos diferentes e opostos: a cave e o sotão, que é como quem diz, o esgoto e a cidade. Uma peça com tanto de actual quanto de perturbadora, levou as cerca de 150 pessoas presentes, numa viagem ao fundo de si mesmas, onde todas as fragilidades da sociedade contemporânea vieram ao de cima: o racismo, a sede do poder, a pobreza, o abandono, a solidão, o segredo, a discriminação. Mas também há esperança, há compromisso, há amor, há o sonho que, afinal, comanda a vida e talvez também a morte.
Um espectáculo de alto nível, que contou com a presença do vereador da Câmara Municipal, Manuel Ruão.

Abertura do Ano Pastoral

No passado dia 20 de Setembro, a paróquia de Lordelo assinalou a abertura de um novo ano pastoral, com uma eucaristia solene, presidida pelo pároco da freguesia, Pdr. Rui, e pelo Pdr. Rocha, natural de Lordelo, em férias da sua missão na Amazónia.
A Igreja Matriz foi demasiado pequena para acolher mais de um milhar de pessoas, na sua maioria crianças, que fizeram questão de marcar presença. Todos os grupos da paróquia estiveram representados neste momento especial para todos os cristãos da freguesia de Lordelo.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Secretário de Estado entrega "Magalhães"

A Escola EB1 Vila de Lordelo foi uma das escolhidas para a entrega dos computadores portáteis "Magalhães" aos 119 alunos do 1º ciclo. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos; da Directora da DREN, Margarida Moreira; do presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira; da directora do Agrupamento Vertical das Escolas de Lordelo, Beatriz Castro e do presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Joaquim Mota.
Para a presidente do Conselho Executivo, Beatriz Castro, a “aposta na educação – neste caso através do Plano Tecnológico - é imprescindível para os desafios que a sociedade de conhecimento impõe”.

Defende a aposta na qualificação dos portugueses e diz que com esta iniciativa “vamos sentir a escola mais próxima e mais atractiva para combater o insucesso escolar. As famílias vão beneficiar, melhorar as competências na área e contribuir para o aumento da competitividade”, afirmou.
Foi com grande satisfação que a coordenadora da escola, Lígia Rocha, encarou “mais um desafio na área das novas tecnologias”. Agradeceu as apostas da autarquia paredense e da DREN num dia que “será uma referência na forma de encarar a escola”.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, o dia de ontem foi o “primeiro de uma nova era, marcado pela cooperação estratégica com os municípios”.
O edil afirmou que a educação “não pode dividir tanto os portugueses pois estamos a tratar do futuro das crianças” e “que deve ser um factor de cooperação estratégica com o Governo”.
Celso Ferreira garante que o Município de Paredes continuará a ser um parceiro estratégico do Governo” por forma a garantir que Paredes terá uma educação ao nível dos modelos europeus de referência nesta área.
O autarca lembrou o “esforço ímpar” que o município paredense está a desenvolver no âmbito da Carta educativa, que permitirá a construção imediata de 7 centros escolares que já se encontram em fase final de adjudicação. Em Janeiro de 2009 o Município de Paredes e o Governo terão no terreno 35 milhões de euros de investimento”.
Garante que haverá um “melhor ambiente escolar e melhores condições no que respeita à componente pedagógica”, que tornarão as novas escolas locais agradáveis e convidativos, verdadeiros centros educativos.

Paredes, Concelho sem fios: uma realidade já no próximo ano

Celso Ferreira elogiou a iniciativa de entrega dos computadores Magalhães e avançou que “queremos ser um bom aluno no domínio das tecnologias”. Neste sentido, asseverou de dentro de seis ou sete meses todo o concelho terá rede de wireless”.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Emoção e espectáculo no Mundial de Trial


Emoção, espectáculo e muito público marcaram a prova portuguesa do Mundial de Trial, que se realizou no último domingo em Lordelo, Vilela e Rebordosa.No final, tal como o esperado, o número um mundial, Toni Bou, venceu, mas não sem antes passar por muitas dificuldades.


Com a vitória em Paredes, o piloto da Montesa tem praticamente assegurada a revalidação do título mundial. Para tal basta que, já este fim-de-semana, fique apenas em décimo na última etapa do Campeonato do Mundo de Trial.
A prova decorre em Castelloli, província espanhola que dista apenas 20 quilómetros da casa de Toni Bou.

Paredes marcará o mais que provável título mundial de trial de Toni Bou. O espanhol conquistou o primeiro lugar na etapa portuguesa do Campeonato do Mundo e praticamente assegurou a renovação do ceptro. Depois de percorrer as 15 zonas desenhadas pelo Moto Clube de Paços de Ferreira, que juntamente com a Câmara Municipal de Paredes, foi o principal responsável pela organização da prova, Toni Bou consolidou uma vantagem de 14 pontos sobre Adam Raga, que, no domingo, não foi além do terceiro lugar.
Na segunda posição ficou a grande surpresa do dia. Jeroni Fajardo, aos comandos de uma Beta, somou o mesmo número de pontos que o inglês da Gas Gas e do que Takahisa Fujinami, mas levou vantagem sobre os mais directos adversários por ter ultrapassado mais zonas sem qualquer penalização.
Este empate entre o segundo, terceiro e quarto concorrentes mostra bem o equilíbrio que caracterizou a etapa de Paredes. Até Toni Bou passou por dificuldades, pois, na zona sete, uma queda fez com que a sua moto ficasse totalmente submersa no rio Ferreira. Na zona seguinte, e devido à água acumulada na moto, uma nova queda atrasou ainda mais o espanhol. No entanto, Bou recuperaria e acabaria, como já se referiu, na primeira posição.
Para além do Campeonato do Mundo de Trial, os montes de Lordelo, Vilela e Rebordosa receberam também o Troféu FIM Júnior. Nessa competição, o triunfo sorriu a Loris Gubian, que fez menos um ponto do que o espanhol Alfredo Gomez. Nesta categoria participaram ainda os portugueses Pedro Maia e Filipe Paiva, que fecharam a tabela nos 16.º e 17.º lugares.
Já no sábado, no mesmo local que recebeu a prova do Mundial, decorreu a última prova do Campeonato da Europa de Trial. Aqui, o mais forte foi o britânico Alexz Wigg.

sábado, 13 de setembro de 2008

Campeonato do Mundo de Trial em Lordelo


Os primeiros concorrentes já estão em Lordelo e está tudo a postos para receber o Grande Prémio de Portugal/Paredes – Rota dos Móveis, inserido no Campeonato do Mundo FIM SPEA de Trial. Os treinos já começaram ha dois dias, mas as provas só tiveram início hoje, sábado, com o Campeonato Europeu. A atenção está virada para domingo e para as provas da competição mundial.
Esta é a penúltima etapa do Campeonato do Mundo de Trial, uma competição de elevada dimensão a nível internacional. O percurso da prova, que tem de ser percorrido duas vezes, tem uma dimensão de cerca de 10 quilómetros, percorrendo as freguesias de Lordelo, Rebordosa e Vilela.
A pedra granítica, símbolo marcante da região, é a base para a maior parte dos obstáculos da prova. Os pilotos têm um período de 5 horas e 30 mnutos para cumprir o percurso e as primeiras partidas vão dar-se às 8h30.
Para além do percurso da prova foi criada uma zona espectáculo, junto ao Parque Municipal em Lordelo, com obstáculos artificiais e concebido para uma maior visibilidade do público.
Esta etapa acontece numa altura decisiva para a classificação final do Campeonato Mundial depois de o ainda líder da competição e campeão em título, Toni Bou, ter visto o seu posto ameaçado com as exibições do piloto Adam Raga nas etapas anteriores.
O Europeu de Trial também reserva alguma emoção para os espectadores. O piloto inglês Michael Brown vai tentar manter a sua «maré» consecutiva de vitórias, depois de ter ganho as cinco provas anteriores.
A última vez que uma etapa do Campeonato do Mundo de Trial passou por Portugal foi há dois anos, em Mortágua.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Passeio-Convívio do Grupo de Leitores de S. José



No passado dia 6 de Setembro, o grupo de leitores de S. José realizou um passeio-convívio a terras do Alto Minho. O autocarro com 27 pessoas, partiu rumo à Senhora da Cabeça, em Monção. Uma vez lá, seguiu-se um almoço partilhado, num alegre e são convívio entre todos os elementos do Grupo, e alguns familiares e amigos que os acompanharam.
Foi um dia marcado pela alegria, amizade, fraternidade, paz e bem de um grupo há muito unido na fé. De regresso a casa houve ainda tempo para uma paragem na Fortaleza de Valença, e na Basílica de Santa Luzia em Viana do Castelo.

Eurobasket 2009

No próximo dia 20 de Setembro, sábado, pelas 16h30, o Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, será palco do jogo de basquetebol entre Portugal - Letónia (Seniores Masculinos - Div. A). A entrada é livre e o jogo terá transmissão em directo na Sport Tv.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Alameda de Portugal

A Alameda de Portugal, situada num dos principais acessos ao Pavilhão Rota dos Móveis, é o mais recente espaço de estadia e lazer ao dispor de toda a população de Lordelo e arredores. Apesar de ainda não ter sido oficialmente inaugurada, esta obra, concluída no Verão passado, é já um ponto de paragem obrigatório para dezenas de pessoas. Bonita de dia e de noite, é um espaço agradável, diversificado e apelativo, que assume, em pleno, as funções de estadia e de lazer para que foi criado.
Com um percurso serpenteante, acompanhando o acentuado declive do terreno, este local conta ainda, com áreas de recepção, marcadas por um pavimento diferente, áreas de estadia que comportam equipamentos destinados a esse fim, como bancos e bebedouros; um parque infantil e equipamentos diversos de desporto.
É, sem dúvida alguma, uma mais-valia para a cidade. Espera-se, contudo, que o civismo de todos e de cada um prevaleça. É um lugar que a todos pertence, pelo que convém preservá-lo, e não destrui-lo por passatempo e/ou maldade, como já tem acontecido com outras obras.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Hidrosementeira aplicada no Parque do Rio

Férias à beira rio


Foram centenas as pessoas que neste Verão passaram pelo lugar denominado de Levada do Souto, em Lordelo. Tardes de lazer, em família ou com os amigos, banhos, jogos de futebol ou corridas de sacos, foram várias as actividades praticadas neste local à beira rio, com uma envolvente paisagem verde.
Bastante apreciado por muitos, este lugar só foi possível graças ao trabalho exemplar figurado pela associação Moinho, que nos últimos anos “criou” este espaço tal e qual como o vemos hoje...limpo, com parque de merendas, churrasco, lenha, etc.

E se nem todos possuem condições económicas para gozarem as férias longe de casa, esta foi uma boa solução para muitos lordelenses e não só. O único ponto negativo é mesmo a água que não se encontra nas melhores condições. Para quem frequenta, fica a esperança de que nos próximos anos a situação se possa alterar.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sunshine Party


Durante 2 noites do passado fim-de-semana, numa tenda montada para o efeito nas imediações do jardim central, foi levada a cabo pela comissão de festas da cidade 08/09, uma Sunshine party. Cerca de meio milhar de pessoas fez questão de marcar presença nas noites animadas pelos dj´s Lauren Bug, Zippie e Mário Franca. Escusado será dizer que os lucros reverteram a favor das festas da cidade de Lordelo.

Aliados Fc vence eliminatória

Após o arranque da época com um empate a uma bola frente ao Sanjoanense, o Aliados FC de Lordelo, obteve a primeira vitória da temporada por 0-2, numa eliminatória para a Taça de Portugal, onde teve de se deslocar aos Açores para defrontar o Capelense. Este fim de semana, com nova deslocação às ilhas, mas desta feita a contar para o campeonato, terá como adversário o União da Madeira.

Corrida de Carros de Rolamentos

No próximo dia 21 de Setembro, durante a tarde, vai realizar-se uma vez mais a corrida de carros de rolamentos em Lordelo.
Já se encontram abertas as inscrições para todas as pessoas que queiram participar na prova. Para o efeito e/ou para qualquer esclarecimento adicional deverão contactar Nuno Serra através do número 937854300.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você