domingo, 24 de agosto de 2008

Noite de Fados

No próximo dia 30 de Agosto, a Alameda de S. Salvador vai ser palco de uma grande noite de fados, a partir das 21 horas, em mais uma iniciativa inserida nas Jornadas Culturais.

Festa da Cerveja chega ao fim


Chegou ao fim a festa da cerveja que esteve patente no jardim central ao longo de 10 dias. Apesar da adesão não ter sido a esperada, a animação diária foi uma constante, com karaoke, actuações e grupos de baile. Esta foi uma iniciativa que visou a angariação de fundos para o Aliados FC Lordelo.

sábado, 16 de agosto de 2008

Aliados FC apresenta equipa aos sócios

Ao contrário do anunciado, o jogo de apresentação do Aliados FC de Lordelo, não se realizou contra o Leixões, nem na data prevista.
A equipa foi oficialmente apresentada aos sócios no passado dia 15 de Agosto, contra o recém despromovido Boavista FC, do mister lordelense Jaime Pacheco. Com muito público apoiar, o certo é que o jogo foi bastante equilibrado, terminando a partida sem golos, ou seja, num empate a zeros.
O Aliados prepara-se agora para o início da temporada, em que vai disputar a 2ª divisão B, com o primeiro jogo agendado para o próximo dia 24 de Agosto frente ao Sanjoanense.

Torneio do AFCL

Chegou ao fim, o torneio de futsal realizado no ringue das piscinas de Lordelo, cuja organização esteve a cargo do Aliados FC. Durante cerca de um mês, foram milhares as pessoas que por ali passaram para assistirem aos jogos disputados entre as 24 equipas participantes.
Foram entregues troféus até ao oitavo classificado, e taça de disciplina, de melhor marcador e da melhor defesa.
Os três primeiros classificados deste torneio foram: 1º Supermercados Europa; 2º Café Feliz; 3º Estofos Janus.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Lavradeiras de Lordelo fazem arriga do linho

Festa do Emigrante

Nos dias 9 e 10 de Agosto, a cidade de Lordelo proporcionou a todos os emigrantes da região mais uma edição da Festa do Emigrante, numa organização da junta de freguesia local.
As centenas de pessoas presentes foram brindadas com a actuação do Grupo de Cavaquinhos e Música Tradicional Portuguesa, “Vir’Agora”, que proporcionou um serão bem animado, onde não faltou a boa disposição e o habitual “pezinho de dança”, mas sobretudo o convívio dos emigrantes que nesta época do ano regressam para junto da sua família e das suas terras de origem para gozar uns dias de férias.
A homenagem aos emigrantes terminou com a missa dominical, na Igreja Matriz.

domingo, 10 de agosto de 2008

Dia do Bombeiro


Inserido no programa das jornadas culturais, realizou-se uma vez mais o dia do bombeiro. Em frente a sede da junta de freguesia, o público presente pode assistir a alguns simulacros, nomeadamente de incêndio e acidente.
Esta é uma actividade deveras interessante, que capta atenção e a curiosidade de miúdos e graúdos, e que ajuda a enaltecer o papel crucial dos bombeiros na sociedade.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Festa da Cerveja

No próximo dia 14 de Agosto terá início a Festa da Cerveja, no Jardim Central, com actuação de Tino de Rans. Ao longo de 11 dias, a animação vai ser uma constante, com Karaoke diário, e com actuação do grupo “Bad Noise” no dia 16 (21horas) e do grupo de Vila das Aves no dia 23 (21horas). O encerramento da festa será no dia 24 de Agosto.
Esta iniciativa visa sobretudo a angariação de fundos para ajudar o Aliados FC Lordelo.

Fim-de-semana do emigrante

Este fim-de-semana, decorrerá a Festa do Emigrante, com a seguinte programação: dia 9, a partir das 21hr,no Jardim Central-desfile da escola de Samba da Casa do Povo seguida da actuação do Grupo “Vir’agora”. Domingo, dia 10-Missa dedicada ao emigrante, ás 11 horas na Igreja Matriz.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Mini-Chuva de Estrelas ao rubro

No passado dia 2 de Agosto, Lordelo foi palco da X Edição do Mini-Chuva de Estrelas, no Jardim Central. Cerca de um milhar de pessoas quiseram apoiar e aplaudir os pequenos, mas grandes talentos da cidade.
A noite esteve ao rubro, com 18 actuações, e participação de 39 crianças, distribuídas por dois escalões etários: o 1º dos 3 aos 9 anos:


e o 2º dos 10 aos 12 anos: Mais que uma noite de disputa, esta foi sem dúvida uma grande noite de diversão, que com ajuda de um novo cenário, fez as delícias das crianças participantes.
Para ajudar na difícil tarefa de apurar os vencedores contou-se com ajuda de um júri formado por 5 elementos do grupo de Jovens "Forças Vivas", que de forma imparcial, deram a sua votação de acordo com 3 critérios: interpretação, dança e caracterização.
No 1º escalão, o primeiro lugar foi atribuído a “Moulin Rouge” de Christina Aguilera, interpretado por Leonor Rios, Emília Ferreira, Ana Alves e Ana Coelho.
A 2ª classificada foi Inês Silva, com "Umbrella" da Rihanna. Em 3º lugar , "Mexe Mexe que Eu Gosto" da Rute Marlene, interpretado por Lisandra Carneiro, Carolina Carneiro e Mª de Jesus Sousa.

No 2º escalão, os vencedores foram Diogo Ribeiro, Diogo Filipe, Hugo Machado e Isabela Mota (na foto) com o tema “What have you Done” dos Within Temptation. A 2ª classificada foi Bruna Gonçalves com "Memórias" da artista brasileira Pitty. O 3º lugar foi atribuído à dupla Carlos Neves e Filipa Silva, com o tema "4 minutes" de Madonna ft Justin Timberlake.

Esta foi mais uma iniciativa de sucesso englobada nas Jornadas Culturais, com o apoio da Junta de Freguesia de Lordelo.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Aliados prepara época

Já conta com três semanas de trabalho, a nova equipa do Aliados Futebol Clube de Lordelo, que prepara tranquilamente a época 08/09, em que vai disputar a 2ª divisão B.
A base da equipa manteve-se quase por completo, mas o plantel continua a precisar de reforços. Certo é que ainda há muito trabalho pela frente até ao arranque da época, altura em que a equipa promete estar em forma. A par dos treinos, também já começaram os jogos de preparação frente ao Padroense, Fc Vizela e Rebordosa. O jogo de apresentação da equipa está marcado para dia 8 de Agosto, pelas 20:30, e ao que tudo indica o Aliados irá defrontar o Leixões, equipa da 1ª Liga, do mister lordelense José Mota.

Marchas Carnavalescas

No mês de Fevereiro o cortejo de Carnaval acabou por não sair à rua devido ao mau tempo. Desde logo, a organização o agendou para o fim-de-semana das festas da cidade, em forma de marchas carnavalescas fora de época. O certo é que as marchas terminaram em grande este fim-de-semana de festa.


O cortejo arrancou das imediações do Pavilhão Rota dos Móveis, e apesar do atraso que se fez sentir, foram milhares as pessoas presentes ao longo de todo o percurso.
Carros alegóricos, o humor e a crítica social e política, escolas de samba, gigantones, grupos de bombos, fanfarras e também muitos populares marcaram presença na noite de segunda-feira.

Comissão de festas para o ano 2009

Foi no final da procissão de domingo, que decorreu a sessão solene para tomada de posse da nova comissão de festas do Divino Salvador de Lordelo, para o ano de 2009. A organização do evento estará a cargo de 26 elementos que passo a citar:
-Joaquim Jorge Ferreira da Silva;
-Liliana Carvalho;
-Mário Silva Ribeiro;
-Neide Dias Gonçalves;
-António Moreira de Sousa;
-Milene Rodrigues;
-Manuela Barbosa;
-Arnaldo Gonçalves Pereira;
-José Filipe Ribeiro de Sousa;
-Domingos Taipa de Sousa;
-Fernando Cunha Dias;
-Joaquim Fernando Cunha Barbosa;
-Jorge André Cunha Moreira;
-Jorge Manuel Pontes Coelho;
-José Fernando Barros Teixeira;
-José Fernando Cardoso Ribeiro;
- Nuno Manuel Dias da Silva;
-Paulo Barros de Sousa;
-Roberto Carlos Sousa Castro;
-Ana Margarete Dias Gonçalves;
-Ana Mª Neves Dias;
-Ana Rita Gonçalves Marujo;
-Elisabete Moreira Barros;
-Isaura Costa;
-Mª Armanda Pacheco;
-Vânia Dias.

Milhares de pessoas nas Festas da Cidade

Ao longo de quatro dias, milhares de pessoas encheram a cidade de Lordelo para celebrar as Festas da Cidade, em honra de S. Salvador.
Este ano foi o renascer de uma festa um tanto ao quanto esquecida, tendo pela primeira vez como palco a Alameda de S. Salvador, em frente à igreja Matriz.



Do programa destacaram-se os concertos dos “cabeça de cartaz” escolhidos pela comissão de festas para abrilhantar as noites de romaria, sendo eles os Mundo Secreto e Mickael Carreira. E nem mesmo a chuva que se fez sentir em alguns desses dias, afastou o público.

Na tarde de domingo, e como já vem sendo hábito, saiu á rua a majestosa procissão, com os andores que representam os santos das capelas da freguesia, e com a participação de todas as colectividades de Lordelo. Também algumas individualidades locais se fizeram notar, entre elas o presidente da junta Joaquim Mota e o presidente da Cooperativa A Lord, Francisco Leal.
A nível de diversão, a festa deixou muito a desejar. Apenas dois carróceis para os milhares de crianças e adolescentes, que veêm nisso a maior atracção de uma romaria. Preços demasiado altos parecem ter estado na origem do abandono por parte de outros empresários do ramo que resolveram não ficar. Contudo esta situação já não é nova na freguesia, e vem-se arrastando nos últimos anos, para indignação de muitos lordelenses.
Apesar de tudo ficam aqui os parabéns para a comissão de Festas, pelo seu esforço e dedicação.

Calçada dos Anjos com novo piso


Procede a bom ritmo o plano de requalificação das vias da Cidade de Lordelo. Desta feita, o alvo incidiu sobre a Calçada dos Anjos no lugar de Corregais. Esta via, ainda que pequena, e com poucas habitações, tinha necessidade de ser pavimentada dado o seu estado de degradação. A Junta de Freguesia procedeu deste modo á colocação de piso em mcadam, proporcionando assim aos moradores uma melhor qualidade de vida.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você