sábado, 30 de junho de 2007

Solidariedade "Rota dos Móveis" pelo IPO

Decorrerá hoje, no Pavilhão Rota dos Móveis-Lordelo, pelas 20horas, uma gala de beneficiência, que contará com o espectáculo de vários artistas, e cuja apresentação estará a cargo de Merche Romero e Helder Reis.
O Instituto Português de Oncologia do Porto, IPO – Porto, lançou uma campanha para melhoramento das condições de internamento que deverá receber um importante impulso em Paredes.
Ao abrigo da lei do Mecenato e dada o avultado investimento, o IPO decidiu transformar os 600 mil euros em 20 fracções correspondentes aos 20 quartos e procurar mecenas com disponibilidade financeira.
O Município de Paredes, conjuntamente, com as empresas do Concelho, pretende dar o nome “Paredes – Rota dos Móveis” a um quarto, onde também constará o nome das empresas associadas a esta gala.
O preço mínimo por mesa (10 Pessoas) é de 750 euros.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Fim de Semana de 30 Junho e 1 de Julho

Este fim de semana decorrerão em Lordelo 3 actividades distintas. Deste modo, no sábado da parte da tarde, poderemos contar com uma corrida de cadeira de rodas e com o Campeonato Nacional de Matrecos que continuará no Domingo. No dia 1 de Julho festejamos a 4ª elevação de Lordelo a cidade, e como já vem sendo hábito neste dia, teremos a cerimónia do Lordelo Agradece, em que 6 personalidades e 2 instituições serão homenageadas pelo trabalho que desenvolvem ou já desenvolveram em Lordelo. Durante a cerimónia teremos ainda a apresentação do grupo musical "Tradições", e para terminar a noite em grande haverá uma sessão de fogo de artifício.

8º ORFFLORD


Realizou-se na noite do passado dia 22 de Junho a 8ª Edição do OrffLord. Este acontecimento realizou-se no Salão Paroquial de Lordelo, e para além do Orfeão da Fundação A Lord, actuaram também o Orfeão de Braga, O Orfeão de Ponte de Sôr e o Ensemble Vocal Pro Musica. Foi um espectáculo com entradas livres e gratuitas, que contou com a presença de muito público.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Marchas Populares em Paredes

Uma vez mais, e pela iniciativa da Câmara Municipal de Paredes, realizaram-se as Marchas Populares de S. João, no passado dia 20 de Junho, com as crianças, jovens e professores um pouco de todo o concelho. Vestidos a preceito desfilaram pelas ruas da cidade, numa tarde que teve a ajuda do S. Pedro. Aquilo que parecia um dia de muita chuva, acabou por se transformar num fim de tarde com sol, para alegria de todos. Este ano, e como não poderia deixar de ser, também as crianças de Lordelo estiveram presentes, tendo sido representadas pelo Jardim de Infância de Soutelo, pelas crianças do Centro Sócio-Educativo e Profissional de Parteira e da ADIL. O som das Marchas Populares era bem notório em toda a cidade, assim como o público que aderiu em massa.



Orfeão da Fundação A LORD

Embora a cidade de Lordelo seja de criação recente, possui já uma tradição musical digna de referência. Foi em 8 de Maio de 1932, que o Maestro Vergílio Pereira, à frente do Orfeão Castro Araújo, constituído exclusivamente por trabalhadores rurais de Lordelo, alcançou o primeiro prémio e Medalha de Ouro, no I Concurso Orfeónico da cidade do Porto.

Tentando retomar esta tradição, a Fundação A LORD procurou continuar a sensibilização da população nesta área, com o objectivo de cultivar o gosto pela música e ocupar de forma útil os seus tempos de lazer. Por isso criou o Orfeão da Fundação A LORD em 1999, com o propósito de interpretar música vocal a capela, em diversas línguas.
Apesar disso, este procura ter um repertório diversificado, abrangendo todos os estilos possíveis.O Orfeão tem cerca de três dezenas de elementos de ambos os sexos, distribuídos por quatro vozes, e faz apresentações regulares em eventos de música coral, organizando anualmente dois grandes eventos musicais: o OrffLORD, em que participam vários coros convidados, e o Concerto de Natal/Páscoa em é apresentado ao público um reportório característico da época. Para além destas actividades, representa a Fundação A LORD e a cidade de Lordelo em diversos pontos territoriais do país.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Espectáculos e Performances na Rua

A freguesia de Lordelo convida todas as pessoas a assistirem neste próximo fim de semana, (dias 15, 16 e 17 de Junho) a "Espectáculos e Performances na Rua", mais uma iniciativa inserida nas Jornadas Culturais, que conta com o programa seguinte:

N.B.Devido ao mau tempo que se fez sentir estes espectaculos não se concretizaram. Contudo, todas as pessoas interessadas terão oportunidade de assistir, uma vez que foram adiados,mas para data ainda incerta. É uma questão de aguardarem.

Jornadas Culturais 2007

As Jornadas Culturais são já uma tradição e gozam de grande sucesso entre a população de Lordelo. Este evento cultural visa preencher, através das várias actividades lúdicas, os fins-de-semana entre os meses Junho e Setembro. Do Mini-Chuva de Estrelas, passando pelo Moda Lordelo, Lordelo Agradece, ou a Festa do Emigrante, são já clássicos nas noites estivais desta cidade.
Estes eventos culturais são fruto do trabalho da Junta de Freguesia, e do grupo de jovens “Forças Vivas”, que conta com um universo de cerca de 30 elementos.
Face à aproximação da época estival, as “Forças Vivas” de Lordelo já avançaram com primeiros preparativos para o ano em curso, aproveitando para convidar toda a juventude lordelense a participar, visto toda a ajuda ser imprescindível, para que tudo corra ao mais alto nível.

sábado, 2 de junho de 2007

14.ª Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis




Uma vez mais a Câmara Municipal de Paredes vai levar a cabo, em parceria com a Associação Empresarial de Paredes, a 14.ª Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis, de 2 a 10 de Junho. Pelo 2º ano consecutivo, o certame decorrerá no Pavilhão Rota dos Móveis, na nossa cidade de Lordelo e seguirá o modelo das principais feiras internacionais.


A área útil reservada para a Mostra no Pavilhão Rota dos Móveis atinge este ano cerca de 5 mil metros quadrados, sendo que a tenda exterior criada para o efeito representa cerca de metade desta superfície.

A anterior edição contou com a presença de 43 expositores e, desta vez, com o espaço a triplicar, 70 empresários do concelho de Paredes vão participar no evento.


De acordo com o edil “é obrigação do município de Paredes criar mecanismos para que os empresários possam produzir e vender mais mobiliário”. O nosso concelho possui 1268 fábricas de móveis que produzem 65% do mobiliário a nível nacional. Este será, de resto, o maior investimento de sempre no que respeita ao apoio ao sector do mobiliário.


Contam-se com cerca de 30 mil visitantes nesta 14.ª Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis.
Um ciclo de conferências, a apresentação do projecto para o Parque de Exposições de Paredes, a assinatura do memorando de entendimento para a construção e gestão desta infra-estrutura, diversas acções de animação e um parque infantil são algumas das iniciativas em preparação para a Mostra que contará, este ano, com um restaurante montado no interior do Pavilhão.
A Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis caracteriza-se pela apresentação de um enquadramento original, no qual a organização dos espaços se inspira no modelo das principais feiras internacionais, como Milão, Paris e Valência.


Programa


2 de Junho - 15h00 - Inauguração da 14.ª Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis, pelo Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e da Inovação, Castro Guerra.



Seminários que terão lugar no Pavilhão Rota dos Móveis da responsabilidade da AEParedes:

4 de Junho – 18h00 – 20h00 - E-Business – A importância do comércio electrónico na economia global – IESF – Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais;



5 de Junho – 18h00 – 20h00 - Internacionalização – O novo QREN e os apoios à internacionalização – ICEP – Instituto do Comércio Externo Português;


6 de Junho – 18h00 – 20h00 - Design e Comunicação Gestão da diversidade – ESAD – Escola Superior de Arte e Design.

1ª Feira em Lordelo

A cidade de Lordelo pode contar a partir do mês de Junho, com uma feira quinzenal que decorrerá nos dias 3 e 16 de cada mês, no Jardim Central de Lordelo, e que contará com a presença de mais de uma centena de feirantes.
A inauguração decorrerá hoje, dia 2 de Junho, contando com a actuação do grupo "Os Expansivos" a partir das 15 horas.
Muita da população de Lordelo, especialmente a mais idosa, é frequentadora habitual das feiras das freguesias e concelhos vizinhos. Logo esta nova feira, será de certo uma mais valia para todos, pois não terão mais a necessidade de se deslocarem.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Dia Mundial da Criança 2007

Uma vez mais, o Dia Mundial da Criança foi festejado em grande em Lordelo. Centenas de crianças, oriundas de todos os Jardins de Infância e Escolas Primárias da Freguesia estiveram presentes no Jardim Central durante a tarde de 1 de Junho. Cada uma com um chapéu, sendo que cada cor representava uma escola. Foram ainda muitas as crianças que exibiram as t-shirts por si pintadas para a ocasião.
Contudo a tarde não foi só das crianças, pois também estavam presentes mais de uma centena de adultos que quiseram de uma forma ou de outra verem as suas crianças divertirem-se.


A tarde contou com muita animação, tudo a pensar nos mais pequenos. Desde palhaços, actividades ao ar livre com pequenos jogos pensados na idade de cada um, fizeram as maravilhas das crianças. Durante a tarde houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos, pois estavam presentes nomes bem conhecidos da terra como foi o caso de José Mota (treinador do Paços de Ferreira), Mário Sérgio (jogador do Naval), o árbitro Jorge Sousa, entre outros nomes conhecidos como foi o caso de Malafaia, jogador do Leixões na época 2006/2007.
No final da tarde, todas as turmas de cada escola subiram ao palco, onde receberam da mão do Presidente da Câmara, Dr. Celso Ferreira, e de entre outros elementos da comitiva que o acompanhou a Lordelo, bolas de futebol autografadas por todas as celebridades lá presentes.

A tarde acabou em grande, com a actuação de um novo grupo de Hip Hop de Lordelo os AeroKids.
Esta iniciativa encontra-se já inserida nas Jornadas Culturais da freguesia, e como não poderia deixar de ser, conta com o apoio da Junta de Freguesia.

Em todas as escolas, como forma de assinalar o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Paredes ofereceu ainda a todos as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico público e particular um livro elaborado para o efeito intitulado “História do Concelho de Paredes em Banda Desenhada”, livros estes que retratam em banda desenhada a história do concelho da Rota dos Móveis.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você