terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Homenagem ao ciclista José Ribeiro da Silva.

Em Lordelo, o ciclismo é uma modalidade popular, muito por culpa do falecido ciclista José Manuel Ribeiro da Silva. No nosso país venceu duas voltas a Portugal e conseguiu o 2º lugar em 1956. Também ganhou imensas provas de organização particular; no estrangeiro conquista o Prémio da Montanha da Volta a Pontevedra e foi 5º da classificação geral, venceu em tempo recorde o Paris-Evreux. Foi 4º classificado da Volta a Espanha.
Foi um dos mais brilhantes ciclistas nacionais, vindo a falecer num acidente de motorizada, após um ano de se ter sagrado vencedor. Em homenagem ao campeão de Lordelo, a comunidade local atribui a uma das principais avenidas o seu nome bem como implantou, no centro da cidade, uma estátua com a figura do ciclista.

domingo, 21 de janeiro de 2007

1ª Edição do 24 Horas BTT de Lordelo

Decorreu em Lordelo, nos dias 8 e 9 de Julho de 2006 a 1ª prova BTT-24 horas. A prova teve início às 12 horas de Sábado e terminou às 12 horas de Domingo, com a noite pelo meio.
O evento foi organizado pela CandiByke e recebeu o apoio da Câmara Municipal de Paredes e da Junta de Freguesia de Lordelo. Contou com cerca de 200 participantes. Além dos atletas individuais, (cerca de 62), participaram 29 equipas de quatro elementos e 7 equipas de dois elementos.
O principal objectivo foi promover o verdadeiro espírito do BTT e confraternizar. Se competir é importante, conviver é ainda mais importante.A prova desenvolveu-se num sistema de "Open Road", num percurso circular de 12 quilómetros com um grau de dificuldade médio/alto. O piso era variado e irregular, com declives acentuados e obstáculos naturais. Além disto, era uma prova em circuito aberto. Ou seja, os atletas, ao passarem pela estrada teriam que respeitar as regras normais de trânsito. O percurso abrangeu a zona rural do Rio Ferreira, o campo de futebol do Aliados, as imediações do estabelecimento prisional de Paços de Ferreira, a Liga do Mobiliário e, descendo o monte para São Roque, em Corregais, uma passagem por uma ponte improvisada colocada sob a velha ponte românica junto às piscinas de Lordelo.




Aos atletas nada faltou. No acto da inscrição, o preço incluiu, desde logo, o jantar no dia 8, o pequeno-almoço do dia 9 e a garantia de abastecimento líquido durante toda a prova. Haviam 5 postos de abastecimento espalhados plos 12km de percurso. Dentro do recinto da prova, existiam tendas de massagens, oficina para as bicicletas e assistência médica, que teve a cargo dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira. Nada foi deixado ao acaso. Para o público, também tudo foi feito para que se passassem momentos agradáveis. Conscientes de que 24 horas é muito tempo, os responsáveis do evento não queriam que o mesmo caísse na monotonia. Por isso, durante a prova, na zona de meta, (que se situou no campo de futebol de praia nas margens do Rio Ferreira, ao pé das Piscinas) não faltou animação, boa disposição, muitos e variados prémios em sorteio e litros e litros de cerveja. Uma hora antes do início da prova, já o recinto andava numa autêntica roda viva. Apesar do intenso calor que se fazia sentir, a boa disposição era a nota dominante.
Enquanto a ansieda decrescia, as conversas animadas e as brincadeiras eram a melhor forma de aliviar o stress. . Nesta altura, a tenda da oficina era a mais frequentada. Os mecânicos responsáveis não tinham mãos a medir e, em alguns casos, eram os próprios atletas que davam os últimos retoques, assumindo o papel de mecânicos. Contudo, outros pormenores não podiam falhar. Enquanto os atletas, iam ter com a organização para confirmar a sua presença, as pessoas responsáveis pelo recinto certificavam-se de que tudo estava direitinho e iam remediando e melhorando um ou outro pormenor. Ao mesmo tempo iam-se dando as últimas indicações aos atletas, explicando as regras mais importantes, desta prova em particular. A dez minutos do início da corrida, os atletas que iriam iniciar a corrida já estavam na zona de partida à espera das 12horas. Antes da partida, houve ainda tempo para um discurso de agradecimento por parte do presidente da junta de freguesia de Lordelo, Joaquim Mota. À hora marcada deu-se a partida. A partir daquele momento seguiam-se 24 horas sempre a pedalar.
Apesar de não ser uma prova de competição, os responsáveis pretendiam fomentar o convívio e o lazer. O evento contou com alguns nomes sonantes da modalidade, como Valter Sousa, Jorge Venda e Célia Janeiro, atletas de alta competição.
Nesta prova de BTT, como na maior parte das provas, os vencedores são conhecidos consoante o número de voltas efectuadas ao percurso. O vencedor do percurso era aquele que, durante 24 horas, desse mais voltas ao circuito, independentemente do tempo. A prova permaneceu aberta e os concorrentes podiam interromper e retomar a corrida conforme quisessem, não sendo, portanto, obrigatório haver sempre participantes em pista. Paralelamente, a organização promoveu uma "noitada" com animação contínua, distribuindo litros e litros de cerveja grátis. Em simultâneo, decorria ali mesmo ao lado no Jardim Central de Lordelo, a noitada referente ás festas da cidade. Às 00:00 horas ainda foi possível aos participantes, familiares e amigos, bem como todos os espectadores , apreciarem a sessão de fogo de artíficio.
Às 12horas de Domingo foi finalmente dado o apito final. O cansaço era uma coisa bem patente não só na cara de todos os participantes, mas também de toda a organização que esteve muito mais que 24 horas acordada para que nada falhasse.
A organização atribuiu troféus segundo as seguintes categorias: individual, equipas de dois e de quatro elementos.
Apesar da classificação não ter a ver com o tempo de percurso, é interessante ver a discrepância entre as voltas mais rápidas e as mais demoradas. Tivemos assim entre os participantes masculinos valores que variaram entre os 33 e os 119 minutos.
Resultados

Na competição a Solo Masculino, o grande vencedor foi o dorsal 14, Rui Miranda, com 22 voltas dadas ao circuito. José Gomes e Júlio Jorge, ocuparam os outros lugares do pódio. Em relação à competição por equipas constituídas com dois elementos, a equipa da Associação Dadores Sangue Maia/Primos alcançou a vitória, completando mais voltas do que as equipas do Juniores Team e a Estamos Juntos–BTT –Porto, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já na competição de equipas compostas por quatro elementos, a grande vencedora foi a RIBABIKE PROTEAM, que com 36 voltas levou a melhor sobre a NÓ 8 e a Majorfe–Amigos de Rebordosa.No que diz respeito à competição feminina, a corredora Célia Janeiro confirmou o seu favoritismo e arrecadou o primeiro lugar na prova a solo, depois de ter dado 9 voltas ao percurso de 12 quilómetros. Na prova feminina em equipas compostas por quatro elementos, a vencedora foi a SBC–Sobrado BTT Clube 3.Por último, e a provar que os sexos opostos também se conseguem entender neste tipo de competições, a equipa da RODRIBYKE/STATUS HEALTHCLUB arrecadou o troféu, depois de 25 voltas a pedalar. Mais uma do que a equipa SBC–Sobrado BTT Clube 2, que ficou no segundo posto.
E assim terminou em grande o 1º BTT-24horas-Cidade de Lordelo. Inevitávelmente uma experiência inesquecível para todos os que de alguma maneira poderam participar neste evento.

sábado, 6 de janeiro de 2007

Concerto de Reis



Em data dos festejos natalinos (6 de Janeiro), no Pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo, festejou-s a noite que a tradição votou à celebração da visita dos Reis, com um grandioso Concerto de Reis.Em palco estiveram reunidas as três Bandas do Concelho (Vilela, Cete e Baltar) e a Orquestra Ligeira do Vale do Sousa, com repertórios variados. Uma assistência entusiasta e multi-etária de mil e quinhentas pessoas contribuiu para transformar o encontro num momento de plena alegria e fulgor musical. A noite, essa, foi longa, de luar e boa disposição.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você