sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

A homenagem a Albano Jesus Amaral: 1935-2006

Hoje, Lordelo perdeu uma das figuras que ao longo de dezenas de anos sempre trabalhou e muito deu pela nossa terra. Apesar do seu jeito de ser nem sempre fácil, a verdade é que merece sem dúvida uma última homenagem por parte de todos nós, por tudo o que fez, por tudo o que deu a Lordelo.
É notável que não sendo de cá, não tendo nascido cá, e que nunca cá tenha morado, por ironia do destino na sua juventude veio para cá trabalhar e nunca mais se foi embora.
Ocupou diversos cargos, esteve envolvido em várias instituições (como Bombeiros Voluntários de Lordelo, Cooperativa "A Lord", Junta de Freguesia, entre outros), vereador da Câmara Municipal de Paredes e presidente do PSD-Paredes. Hoje era ainda presidente da Adil-Associação para o Desenvolvimento Integral da Cidade de Lordelo, associação esta que com a sua imprescindível ajuda, fez nascer o Lar de Dia, o ATL e agora recentemente o Lar de Idosos. Uma das suas últimas obras, foi a doação de uma sede para os Escuteiros da Freguesia.
Abandona-nos com 72 anos de idade, neste dia 29 de Dezembro 2006, mas com certeza que as suas obras ficarão para sempre na memória de muitos Lordelenses.


Até sempre Albano Amaral!

A elevação de Lordelo a Vila e a Cidade

A elevação de Lordelo à categoria de vila, foi aprovada pela Assembleia da República no dia 16 de Maio de 1984, mas apenas a 28 de Junho, a Lei n.º 20/84 foi publicada no Diário da República (I.ª série do D.R., n.º 148, de 28/06/84), promulgada pelo então P.R. General Ramalho Eanes.

Cerca de 20 anos volvidos, Lordelo por mérito, aquiriu o estatuto de cidade, corria o ano de 2003. Foi grande a massa apoiante que se dirigiu em ambiente de festa, naquele dia 1 de Julho desse ano, até à Assembleia da Républica, para ver ser aprovado o novo estatuto da nossa freguesia.
O processo ficou terminado no dia 26 de Agosto desse mesmo ano.

O Brasão da Freguesia de Lordelo

No brasão de Lordelo, salta logo à vista uma proeminente árvore, como símbolo da sua actividade económica, cujas raízes abraçam um escudo pertencente a uma provável casa senhorial do século XVII, origem histórica mais verosímil da terra. A ladeá-la, as simbologias do seu passado e presente económico: de um lado, a "roda penada" de moinho e o rio em representação da panificação outrora dominante; do outro, a agora reinante indústria de mobiliário, através das tábuas aqui figuradas. As folhas de loureiro a circundar o próprio escudo pretendem relembrar a abundância desta espécie vegetal na região, principalmente em tempos já idos.

Como chegar a Lordelo


Ver mapa maior

Situação Geográfica

Lordelo é uma das 24 freguesias do Concelho de Paredes, situada no Distrito do Porto. Ocupa uma importante fatia no território do concelho, de aproximadamente 10km2, sendo igualmente das mais populosas, e a maior de todas as freguesias do Vale do Sousa.
Distando cerca de 12 km da sede concelhia, ocupa uma posição priveligiada, estabelecendo fronteira com três outros municípios-Paços de Ferreira (a nordeste), Santo Tirso (a norte) e Valongo (a oeste)- e com duas das suas congéneres paredenses-Vilela (a este) e Rebordosa (a sul).
Atravessada pela EN 209, faz desta estrada a sua principal via de comunicação, nomeadamente com Paços de Ferreira e Valongo, sendo também servida recentemente pela A42, que veio melhorar de forma decisiva a qualidade das suas acessibilidades.
Compreende os lugares da Igreja, S.ta Marta, Guardão, Ribeira, Codeçais, Ferrugenta, Campa, Soutelo, Outeiro, Agrelo, Vila, Corregais, Bouçô, Parteira, Vinhal, Levadinha, Ronfe, Penhas Altas, Corujeira, Cales, Taio, Cruzes, Torre, Cerqueda, Cosme, Padrão.
A topografia do territorio de Lordelo é francamente acidentada, atendendo sobretudo ao seu encaixe na bacia orográfica do Rio Ferreira. Este pequeno curso de água, tributário do Sousa e com as suas nascentes no vizinho concelho de Paços de Ferreira, atravessa Lordelo no sentido nordeste-sudoeste, em trecho particularmente acidentado do seu curso. De facto as suas águas correm aqui algo intempestivas e perssurosas, isto a despeito do seu ainda relativamente magro caudal, pois que o vale surge encaixado e profundo. De uma e outra margem sucedem-se as elevações e pregas do terreno, numa ondulação marcada por alguns outeiros mais proeminentes. A paisagem natural, hoje extremamente alterada pela acção humana, seria outrora de peculiar e rara beleza quando conservava o coberto florestal autóctone. Hoje está praticamente estinta, dado que os poucos terrenos florestados que se conservam, mostram agora larga predominância de espécies "intrusivas", como o eucalipto ou a austrália. É ainda junto ao rio que se poderão detectar alguns amieiros, freixos ou carvalhotos, últimos resistentes de uma flora que se adivinharia rica. Dos bosques de loureiros que terão contribuido para a denominação de Lordelo, sobra um ou outro arbusto de pequeno porte. Se há zona cuja paisagem natural mereça ainda certos cuidados protectores, a despeito das graves adolterações já sofridas, essa é certamente a de Penhas altas, com os seus percursos acidentados (o morro de ERVÕES é verdadeiramente pitoresco), suas pequenas e toscas pontes de arco, seus aglomerados de moinhos e permanente sussurar das inquietas águas, saltitando entre fraguedos e apertados despenhadeiros.
Da freguesia agrícola que foi outrora, Lordelo é hoje uma populosa cidade, densamente urbanizada, industrializada e próspera, sobrando um ou outro campo de cultivo, um ou outro trecho de escalvado monte.
Fábricas de móveis e moradias, aos mais diversos estilos e gostos, constituem-se sem dúvida como o grosso das construções

Localização Geográfica do Concelho de Paredes no Território Nacional:


Lordelo no Concelho de Paredes:

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Lordelo, uma cidade em expansão

São Salvador de Lordelo é a maior freguesia do Vale do Sousa, terra bafejada pela natureza, situada a norte do concelho de Paredes.
A pujança dos industriais (na sua maioria ligados ao ramo do mobiliário) e comerciantes, bem como de todos os lordelenses em geral, fizeram esta cidade, que cada vez mais se impõe no contexto nacional.
Recentemente servida pela A42,com rápida ligação ao Porto,(dista cerca de 30 km),tem vindo a conhecer um aumento populacional,contando nos nossos dias com cerca de 14000 habitantes.
Foi elevada a vila a 28 de Junho de 1984 e a cidade em 26 de Agosto de 2003, por mérito próprio. Maiores são as responsabilidades, numa terra próspera com todas as condições para quem cá vive, e muito para oferecer a quem a visita.
O Rio Ferreira, com as suas quedas de água e os Moinhos, ainda em laboração no lugar de Penhas Altas, a Torre dos Mouros ou dos Alcoforados, a Ponte Romana, a Igreja Matriz, são sinais evidentes de um passado glorioso.
Piscinas cobertas, jardins, biblioteca, zona industrial, courte de ténis, pavilhão multiusos, estádio relvado, são alguns sinais de progresso e modernidade.
Visite-nos!!

 
© 2007 Template feito por Templates para Você